terça-feira, janeiro 16, 2018

[Resenha] As Fúrias Invisíveis do Coração - John Boyne

As Fúrias Invisíveis do Coração
Autor: John Boyne
Companhia das Letras
536 Páginas
Skoob


Sinopse: Cyril Avery não é um Avery de verdade ou, pelo menos, é o que seus pais adotivos lhe dizem. E ele nunca será. Mas se não é um Avery, então quem é ele? Nascido nos anos 1940, filho de uma jovem solteira expulsa de sua comunidade e criado por uma família rica irlandesa, Cyril passará a vida inteira à mercê da sorte e da coincidência, tentando descobrir de onde veio — e, ao longo de muitos anos, lutará para encontrar uma identidade, uma casa, um país e muito mais. Além das incertezas de sua origem, ele tem de enfrentar outro dilema: é gay numa sociedade que não admite sua orientação sexual. Autor do best-seller O menino do pijama listrado, John Boyne nos apresenta à sua maior empreitada literária até então, construindo uma saga arrebatadora sobre aceitar-se e ser aceito num mundo que pode ser cruelmente hostil. Uma leitura necessária para os dias de hoje, que reitera o poder do amor, da esperança e da tolerância.
John Boyne é comumente conhecido por suas histórias passadas em períodos conflituosos e carregadas de dramas envolvendo seus personagens e cenários. Com As Fúrias Invisíveis do Coração não é diferente. Neste livro Boyne retorna ao seu país de origem, a Irlanda, para transportar o leitor a um período repressor e preconceituoso enquanto nos apresenta a vida de Cyril Every, filho de mãe solteira e adotado por uma rica família irlandesa que nunca lhe deu o carinho, vamos conhecendo sua história, sua dor e evoluindo com o personagem conforme os anos transcorrem. Enquanto a Irlanda é "governada" pela igreja tradicionalista que condena a liberdade e tudo o que julga diferente Boyne nos ensina muito sobre amor e intolerância, trazendo para sua história um protagonista gay que não se define apenas por sua orientação sexual.

Em sua narrativa Boyne traz além do drama momentos engraçados que dosam perfeitamente toda a crueldade a que somos expostos durante a narrativa. É chocante para o leitor se deparar com tanta homofobia e machismo. Notamos no decorrer da história o grande poder que a religião representa em uma nação, mesmo hoje em um momento em que a tolerância e aceitação são assuntos bastante discutidos notamos o quanto o ódio é disseminado em nome da religião. 
"Nada nunca vai mudar naquele país de merda. A Irlanda é um lugarzinho atrasado comandado por padres desalmados, mal-intencionados e sádicos e um governo tão subserviente à batina que praticamente é levado por aí de coleira."
Alternando momentos de dor e sofrimento com passagens engraçadas que buscam aliviar o tormento da obra, Boyne consegue conduzir o leitor até o fim, sem fazer com que o mesmo perca o fio da meada em meio a tão cruel narrativa.

Devo dizer que o autor foi muito feliz na forma como apresenta sua história. Contudo boa parte do drama me pareceu forçado e por vezes exagerado. Além disso, senti que alguns dos personagens foram um tanto quanto forçados, principalmente em se tratando do melhor amigo de Cyril. Julian é um contraste em relação a sensibilidade do protagonista. Um personagem que desde muito cedo se mostra precoce com relação a sexualidade e que se torna um completo babaca com o decorrer da história, mas que ainda assim acaba nos emocionando no final.

Ainda em se tratando de personagens achei que o autor descartou muito facilmente algumas histórias que dariam consistência a obra. É certo que o foco da narrativa é a história de Cyril, mas alguns personagens apresentados poderiam ter sido melhor explorados, mas acredito que isso não aconteceu justamente por se tratar do crescimento de Cyril e não de personagens secundários. O protagonista desta história é tão real que compreendemos os seus erros, mesmo quando nos sentimos chocados com suas decisões. É incrível acompanhar seu amadurecimento, a forma como ele descobre a si mesmo e evolui diante de coisas que acreditava impossíveis de mudar. Nos últimos capítulos de As Fúrias Invisíveis do Coração Boyne aborda um momento crítico, e que tornou a leitura ainda mais emocionante.

Mas o que realmente emociona nesse livro é o relacionamento real que o autor apresenta. Nos mostrando os altos e baixos de um relacionamento entre duas pessoas bastante diferentes mas que se complementam. Isto com certeza foi uma das melhores coisas do livro.

A narrativa é dividida em três partes que abordam a vida de Cyril de seu nascimento até os dias atuais, começando em 1945 quando sua mãe é expulsa de sua aldeia por estar grávida e ser mãe solteira, até 2015 momento em que podemos observar a família de Cyril e um pouco das mudanças conquistadas com o passar dos anos. Boyne tem um talento especial para situar o leitor em seu drama e seus cenários o que colabora para que a leitura flua naturalmente e sem percalços. O autor mexe com o sentimento do leitor a todo momento, uma história com um misto de emoções em que se torna impossível ficar indiferente.

Enfim, As Fúrias Invisíveis do Coração é um livro sobre aceitação, preconceito, amor e libertação, foi muito bem trabalhado por Boyne tanto em seu desenvolvimento quanto em seu enredo. O momento histórico do livro é bem retratado e por vezes pesquisei certas referências para compreender se tudo tinha sido real. Neste livro o autor nos transporta para um cenário cruel, mas o qual nosso protagonista precisou enfrentar para se desenvolver. Mais uma obra bastante interessante e que muitos deveriam ler.
"Largue, disse a mim mesmo.
Largue.
Simplesmente caia…"

Um comentário:

  1. Amo histórias que se passam em períodos históricos e com drama, me dá uma sensação de realidade.
    Mas ainda não tive a oportunidade de ler nada do Boyne, e esse livro é bem interessante. Gostei!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)