terça-feira, julho 11, 2017

[Resenha] Volúpia de Veludo - Loretta Chase

Volúpia de Veludo
As Modistas #3
Autora:
Loretta Chase
Editora Arqueiro
320 páginas
Skoob


Sinopse: Simon Fairfax, o fatalmente charmoso marquês de Lisburne, acaba de retornar relutantemente a Londres para cumprir uma obrigação familiar.

Ainda assim, ele arranja tempo para seduzir Leonie Noirot, sócia da Maison Noirot. Só que, para a modista, o refinado ateliê vem sempre em primeiro lugar, e ela está mais preocupada com a missão de transformar a deselegante prima do marquês em um lindo cisne do que com assuntos românticos.

Simon, porém, está tão obcecado em conquistá-la que não é capaz de apreciar a inteligência da moça, que tem um talento incrível para inventar curvas – e lucros. Ela resolve então ensinar-lhe uma lição propondo uma aposta que vai mudar a atitude dele de uma vez por todas. Ou será que a maior mudança da temporada acabará acontecendo dentro de Leonie?

Volúpia de veludo, terceiro livro da série As Modistas, é uma história de amor envolvente, com personagens femininas fortes e determinadas que transitam com perfeição entre o romantismo e a sensualidade.
Depois de ler os dois primeiros livros da série As Modistas confesso que não estava tão empolgada com a continuação da série. Se o primeiro livro que conta a história de Marcelline foi interessante e inovador com relação a protagonista o segundo só pareceu mais do mesmo. Ambas as histórias trazem a mesma problemática e personagens muito parecidas, então eu meio que esperava que Volúpia de Veludo seguisse o mesmo caminho. Agora imagine a minha felicidade ao perceber que Leonie Noirot, apesar de ter muitas semelhanças com as irmãs ainda assim é uma personagem diferente? Pois é, acabei ficando animada com o livro, mas logo veio um balde de água fria.

Leonie não tem nenhum talento artístico, diferente de Marcelline e Sophia ela é uma personagem objetiva e prática, sua função na Maison Noirot é administrativa, ela lida com números e possibilidades. Porém, devido as circunstâncias que afastaram suas irmãs do negócio ela precisa passar a agir sozinha para manter a boa reputação do negócio. Seu alvo é Gladys, uma mulher totalmente irascível e sem graça, que precisa desesperadamente de confiança e uma repaginada no visual. Em meio a estratégia de convencer a cliente em potencial de que pode transformá-la na mais bela do baile Leonie precisa lidar com o nobre e sedutor marquês de Lisburne. Simon Fairfax, é um solteiro convicto, que consegue o que quer na base persuasão, e que por sinal adora um desafio. Conquistar Leonie Noirot é seu novo objetivo e ele fará o possível para que ela não escape de suas garras.

Pois é, lendo a sinopse acima seria impossível não comparar a história deste livro com os anteriores, eu mesma cometi esse erro, e como disse fiquei animada quando percebi que havia algo diferente na história. Porém foi justamente essa diferença que acabou por me desanimar novamente. Leonie Noirot é diferente de todas as personagens do gênero que já conheci, apesar de determinada e teimosa ela não é uma pessoa que se entrega facilmente as paixões da vida. Sua profissão e a loja que mantém com as irmãs está acima de tudo, até mesmo da mais louca e arrasadora paixão. Simon por sua vez é um sedutor, adora os prazeres da vida, ainda assim é centrado e objetivo, características que fariam dele o par perfeito pra Leonie. O problema é que o casal não se encaixa, durante muitos capítulos faltou aquela química gostosa entre casais. Não há aquela paixão arrebatadora que tanto encanta em livros assim, falta entusiasmo e ardor. Ambos se tratam como um meio para um fio.
 "- Não veio pela poesia, então.
Ela deu de ombros.
- Sou proprietária de uma loja, milorde. Não tenho sensibilidade romântica."
Além disso, a autora trouxe para esta história uma outra trama que se interliga com a narrativa principal. Um drama que se desenrola na vida do primo do Marquês de Lisbourne, um jovem e sensível poeta que depois da fama se vê alvo de boatos e insinuações sobre sua honra. Já não bastasse a história principal não chamar a atenção de início, somos apresentados a outra história que tira ainda mais o foco da narrativa principal. Porém, quando estas duas histórias passam a conviver juntas a leitura começa finalmente a fluir e é aí que entra aquilo que faltava no livro. Foram necessárias mais de 170 páginas para autora me convencer de que essa nova história das irmãs Noirot tinha potencial, ou seja, basicamente metade do livro. Não fosse minha ânsia de conversar com outros leitores sobre o livro eu teria desistido antes de começar a ficar bom. Então o que mais posso dizer? Nunca abandone um livro antes de ter certeza que ele não vá te conquistar.

Enfim, apesar de Volúpia de Veludo demorar a engrenar,e por isso ter ganhado uma nota baixa aqui, eu recomendo a leitura. Principalmente porque ao fim você passa a compreender melhor certas atitudes e situações da obra. não creio que Loretta Chase tenha errado ou perdido a mão neste livro, acredito sim que ela fez exatamente o que queria, e trouxe aos seus leitores personagens diferentes que transformaram o que seria uma história clichê em algo inovador. Ainda não posso dizer que amei o livro, mas compreendo que a autora alcançou seu propósito. Agora só me resta esperar pela história de Clara Fairfax, livro que encerra a série As Modistas, quanto a você? Sai da cadeira e vá ler Loretta Chase, porque a autora é destruidora.
"Na vida do homem, o amor é uma coisa à parte. Na da mulher, é toda a vida."
 

5 comentários:

  1. Ju!
    Não tive oportunidade ainda de ler nada da autora em relação a essa série e acho até interesante o enredo que conta a história das irmãs modistas.
    Uma pena esse livro não ter sido um dos melhores da série, mas ainda é bom, trazendo uma protagonista perfeccista e cheia de amor para dar.
    A capa é lindíssima!
    Uma maravilhosa semana!
    “Todo homem, por natureza, quer saber.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Eu queria muito ler essa série pelas irmãs serem modistas e terem muito a ver com a minha profissão. Mas confesso que dei uma desanimada.
    Infelizmente, eu já abandonei livros que não me empolgaram pela metade e é como você falou, de insistir porque no fim, pode valer a pena.
    No entanto, fiquei curiosa com o final que dá maior compreensão da obra.
    Quem sabe uma hora eu leia.
    Resenha perfeita!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai Juliana, me dá esse livro :(
    Uma pena que você não gostou tanto assim, eu só não fico totalmente desanimada porque eu gosto mais dessa série do que você rs
    Acho que a Loretta fez bem em cada irmã ter uma personalidade tão diferente assim, dá uma variada né. Mas acho que entendo essa coisa do casal não ter química, montar uma personagem tão centrada assim no trabalho não combina taaanto com o gênero do livro, tem que ter mais aquela coisa sonhadora e suspiradora né.
    Aiiiii eu quero leeeeer

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Como gosto de romances de época, fiquei curiosa para saber mais dessa série e personagens.
    Não conheço a escrita da autora, mas espero ter a oportunidade de conferir. E mesmo com alguns pontos não tão positivos, nesse livro, espero que a leitura seja prazerosa.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler essa série, porém me deu uma desanimada ver que parece ser que as protagonistas dos livros anteriores serem tudo igual e apesar de essa ser diferente,ainda assim ter demorado metade do livro para realmente fluir a leitura. acho que essa é primeira resenha que vejo com alguns pontos negativos dos livros, mas que se como vs disse a autora cumpriu o propósito dela, pode ser que valha a pena. Ainda assim, tenho vontade de ler o livro e espero que não me decepcione.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)