terça-feira, junho 27, 2017

Onze Leis a Cumprir Na Hora de Seduzir - Sarah Maclean

Onze Leis a Cumprir Na Hora de Seduzir
Os Números do Amor #3
Autora: Sarah MacLean
Editora Arqueiro
336 páginas


Sinopse: Juliana Fiori é uma jovem ousada e impulsiva, que fala o que pensa, não faz a menor questão de ter a aprovação dos outros e, se necessário, é capaz de desferir um soco com notável precisão. Sozinha após a morte do pai, ela precisa deixar a Itália para viver com seus meios-irmãos na Inglaterra.

Ao desembarcar no novo país, sua natureza escandalosa e sua beleza estonteante fazem dela o tema favorito das fofocas da aristocracia. Pelo bem de sua recém-descoberta família britânica, Juliana se esforça para domar seu temperamento e evitar qualquer deslize que comprometa o clã. Até conhecer Simon Pearson, o magnífico duque de Leighton.

O poderoso nobre não admite nenhum tipo de escândalo e defende o título e a reputação da família com unhas e dentes. Sua arrogância acaba despertando em Juliana uma irresistível vontade de desafiá-lo e ela decide provar a ele que qualquer um – até mesmo um duque aparentemente imperturbável – pode ser levado a desobedecer as regras sociais em nome da paixão.

Dos três livros da trilogia Os Números do Amor o que menos me deixou curiosa era a história de Juliana, apesar dela ser uma personagem interessante por não ser enraizada na sociedade londrina, algo em sua história não me chamou atenção. E isso só se confirmou quando peguei o livro para ler, não que a história seja péssima, mas tive alguns sérios problemas com as atitudes de ambos os protagonistas e isso me desanimou bastante.

Juliana é uma jovem italiana que depois da morte do pai descobre que sua mãe, que a abandonou quando criança, tinha outra família. Não tendo a liberdade de decidir seu próprio destino ela passa a ser tutorada pelo meio-irmão mais velho, o marquês de Ralston. Impulsiva e dona de um temperamento fora do comum de acordo com a sociedade londrina, Juliana Fiori vem se esforçando para provar que não é escandalosa, mas evitar as harpias da sociedade londrina e manter sua reputação intacta não é tão fácil quanto parece, principalmente sendo irmã de quem é, mas o verdadeiro problema se faz quando a paixão e o coração do duque de Leighton, um homem tradicional e com reputação impecável, se torna um desafio tentador e emocionante.

Juliana é uma personagem intensa e passa a impressão de estar no controle durante boa parte da narrativa, ao menos acho que essa era a intenção da autora. Porém, não curti a forma como ela "demonstra" esse controle. A personagem passa boa parte da história entre ter uma boa reputação para ser aceita pela sociedade e atitudes desastrosas que com certeza não colaboram com esse objetivo. Não estou dizendo que há algum problema em ser uma personagem impulsiva, mas pensando nos padrões da época e nos objetivos da personagem eu só consegui me irritar. Poderia dizer que tudo isso acontece porque Juliana faz tudo sem pensar nas consequências, mas ela "erra" tantas vezes e suas atitudes sempre acabam em desastre que eu acabei me cansando da protagonista.
"Nunca em sua vida você levou o futuro em consideração, não é? Nunca imaginou o que viria a seguir."
E Simon, o duque de Leigton, não fica muito atrás. Apesar de ser o oposto de Juliana ele também chega a ser excessivo em sua personalidade e preceitos. Ele é o retrato vivo de como a sociedade londrina pensa e age. Com uma reputação impecável Simon é um homem tradicional, que preza absurdamente as normas de "convivência" da época. A obsessão que tem pelo prestígio fica ainda mais evidente quando o assunto é sua irmã, a jovem que já foi apresentada em um livro anterior está grávida mesmo antes de debutar, e para que a sociedade não descubra a desgraça que acontece nos bastidores de sua vida Leighton está disposto a tudo para não se envolver em um escândalo, chegando até ao cúmulo de arranjar uma noiva com reputação tão impecável quanto a sua, mesmo que não sinta nada pela moça, para que quando o escândalo de sua família vir a tona ele estar protegido. Ele é irritante, prepotente e cansativo de várias formas.
"Ela era tudo o que ele jamais fora - emoção e paixão e entusiasmo e desejo. Ela não se importava nem um pouco com seu nome, seu título ou sua reputação. Juliana se importava com o homem que ele poderia ser. E fazia com que ele quisesse ser esse homem. Mas isso era impossível".
Visto tudo isso é de se pensar a explosão que Simon e Juliana causam juntos. O interessante é que mesmo não gostando muito de ambos os personagens eles conseguiram me fazer rir durante muitos momentos. Talvez eu tenha tido certo problema com esse livro pois havia acabado de ler "Ligeiramente Perigosos" da Mary Balogh e ambos os livros trazem a mesma temática, ou seja, um duque todo tradicional e uma mocinha impulsiva que não consegue controlar seu jeito "escandaloso". Mas não dá para negar que a história é bem divertida. ver a forma como no fim ambos se entregam e aprendem com suas atitudes anteriores foi gratificante. Não que Juliana tenha exatamente mudado, mas ainda assim ela se deu conta de uma coisinha ou outra.
"Ela é só paixão. Ele está preso às tradições."
Enfim, Onze Leis a Cumprir Na Hora de Seduzir não é o meu livro preferido da trilogia, mas é exatamente o que um romance histórico clichê se propõe. A narrativa alternada entre os protagonistas trás uma leitura leve e descontraída que fica muito mais interessante se você ignorar alguns excessos. Confesso que apesar de tudo o que falei quando terminei a leitura senti certa falta dos personagens da trilogia, foi aí que descobri que existe uma outra série da autora que apresenta alguns dos personagens secundários de "Os Números do Amor", é a série "O Clube dos Canalhas" e eu fiquei bastante interessada em conhecer essa outra série, quem sabe mais pra frente quando eu estiver pronta e me curado da ressaca de romances de época que os últimos livros me causaram. No mais indico a série sim, principalmente pra quem gosta do gênero e adora dar boas gargalhadas.

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!

    O que mais gostei nesse último livro da trilogia foi a Juliana. Como não cheguei ainda no Ligeiramente Perigosos, então acho que não tinha com o que comparar.
    Gostei muito dela e acho que foi o que me animou em toda a história - até porque só fui gostar do Simon próximo do fim do livro. Esse negócio de "reputação acima de tudo" sempre é algo que me irrita.

    Mas estou super curiosa sobre o Clube dos Canalhas porque o 4º livro conta a história da Lady Georgiana!! E todo mundo me falou que é simplesmente incrível. <3
    Estou super animada para começar esses livros também.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)