quarta-feira, março 08, 2017

[Resenha] Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks

Diário de uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
176 Páginas
Skoob


Sinopse: Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça.

Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão, mas são separados por uma série de obstáculos e mal-entendidos.

Muitos anos depois, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida e se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos. Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida e, às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo.

Diário de uma Paixão é um dos romances mais conhecidos de Nicholas Sparks, contudo eu ainda não havia lido e não por falta de oportunidade, mas acontece que por já conhecer a história através da adaptação não estava muito inspirada a ler. Até o momento em que a Editora Arqueiro republicou o livro e não não vi motivos para não conhecer melhor a história de Allie e Noah. Assim como aconteceu com Um Amor para Recordar, outro livro que eu conhecia apenas a adaptação, Diário de uma Paixão acabou deixando um pouco a desejar. Eu esperava que ele se aprofundasse muito mais no passado dos personagens e em como tudo se desenvolveu depois do reencontro. Mas infelizmente isso não acontece.

Não sei se nesse caso contar o plot twist da trama seria um spoiler, já que acredito que não exista ninguém que não conheça a história desses personagens. Acho que basta dizer que esta é mais uma história de amor e drama, o que não é surpreendente visto que o autor é Nicholas Sparks. Allie e Noah vivem um amor adolescente daqueles arrebatadores e certos, uma paixão avassaladora que mesmo depois de 14 anos desde a separação a faz ir pessoalmente atrás dele para lhe contar que está noiva. Porém, Allie não imaginava que ao reencontrar Noah seus sentimentos iriam voltar com força total. Agora ela precisa tomar uma séria decisão, entre um futuro estável com um homem bem sucedido e que ela também ama ou a paixão ardente que sente por Noah, um jovem gentil que enxerga o mundo diferente de todos que ela conhece.

"O céu ficava mais escuro e a lua subia mais alto à medida que a noite passava. E, sem que nenhum dos dois notasse, foram recuperando a intimidade e o elo de familiaridade que um dia haviam compartilhado."
Como já disse eu esperava mais da história, mais do passado de Allie e Noah e mais do da narrativa que está sendo contada, visto que a história está sendo narrada por um Noah de 80 e poucos anos como forma de alcançar um objetivo (a tal plot twist que que falei ali em cima). Acreditei que o livro traria mais daquele amor que vi nas telas e infelizmente isso não aconteceu. Foi interessante acompanhar a história original, escrita por Sparks, mas ainda assim eu esperei por alguns momentos que não estão no livro. Como o confronto entre Allie e a família, Allie e o noivo, e alguns momentos do casal que pareceram tão reais na tela e que são superficialmente abordados no livro.
"Você não pode viver sua vida para outras pessoas. Você tem que fazer o que é certo para você, mesmo que doa para algumas pessoas que você ama."
Esta resenha não deveria ser uma comparação com a adaptação, ainda assim não consegui me conter. Então, para mudar um pouco o foco e nos atermos apenas ao livro queria dizer que apesar de tudo que não me agradou nesta leitura ainda assim Sparks conseguiu me emocionar. Allie e Noah tem uma história linda e personagens simples. Diário de uma Paixão é uma história sobre o tipo de amor que nos inspira mas que infelizmente só existe na ficção. Noah é com certeza um dos personagens que mais amo do autor, sua simplicidade e apego as coisas que realmente importam é algo que demonstra o quanto esse personagem tem uma personalidade única. Enfim, sou apaixonada por ele! Além disso a escrita fácil e ágil de Sparks colabora e muito para uma leitura leve e emocionante.

Enfim, Diário de uma Paixão não é exatamente o que eu esperava, mas isso porque eu acabei fazendo uma comparação com o filme e também por já ter conhecimento da história e seu fim. Ainda assim este é um livro gostoso de ler com uma história de amor típica de Nicholas Sparks, cheia de emoção e sentimentos. No mais a edição segue o padrão simples da editora e está muito bem feita, não vou dizer que acho a nova capa mais bonita que a anterior, mas ela também segue o padrão das novas capas que a Arqueiro está lançando para os livros. Se ainda não leu esta história deveria ler, mas não faça como eu e leia sem comparações!
"Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas, e no fim das contas qualquer que seja a maneira como você escolha encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que escolhi trilhar."
 

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!!

    Vou te dizer que sou apaixonada por essa história! Hahahaha
    Já vi o filme umas zilhões de vezes e li a primeira edição dessa obra que se chamava "O Caderno de Noah".

    Foi um conto lindo do Nicholas Sparks e fazia muito tempo que tinha lido quando vi o filme e fiquei super empolgada. Depois veio a nova versão da obra e não li ainda.

    Mas adorei a ideia da Allie se lembrar, mesmo que seja só de vez em quando ou por um curto período de tempo do Noah. Foi algo que aqueceu meu coração. Algo no estilo de "o poder do amor". Hahahaha

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)