segunda-feira, novembro 07, 2016

[Resenha] O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

O Feiticeiro de Terramar

Ciclo Terramar #1
176 páginas

Sinopse: Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.

Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.
O Feiticeiro de Terramar é um livro que já queria ter lido há algum tempo. Devido ao fato de ser uma obra que inspirou grandes autores contemporâneos da literatura de fantasia, eu esperava que a obra fosse espetacular e tinha altas expectativas. Porém quando começaram a surgir resenhas foi impossível não ficar com um pé atrás, sendo assim resolvi ler esta história sem esperar demais e torcendo para que no fim o saldo fosse positivo. Infelizmente a narrativa não me agradou tanto quanto eu esperava, contudo não foi difícil compreender porque esta foi uma obra tão inspiradora, parece contraditório, mas prometo explicar tudo logo abaixo.

Antes mesmo que a jornada do herói se inicie já somos informados do fato de que o protagonista será um grande mago, o maior de seu tempo, o que faz do início da jornada do personagem bastante compreensível. Duny um jovem que descobre por acaso que pode mexer com magia é treinado superficialmente por uma bruxa da aldeia em alguns poucos feitiços. Durante um ataque seus rasos conhecimentos ajudam a sua aldeia vencer o inimigo. Seu feito atrai Ogion, um mago de uma região distante que pretende treiná-lo nas artes da feitiçaria. Então em seu 13º aniversário o garoto mais conhecido como Gavião recebe seu verdadeiro nome. Sendo chamado de Ged o protagonista arte em uma jornada que o levará ao autoconhecimento, mas que antes disso está repleta de vaidade, inveja e imprudência.
"Esse foi o primeiro passo de Dunny no caminho que ele deveria seguir por toda a vida: o caminho da magia, o caminho que o conduziria finalmente a perseguir uma sombra por terra e mar até as praias sombras do reino da morte. Mas, naqueles primeiros passos, o caminho parecia uma estrada ampla e iluminada."
O Feiticeiro de Terramar tinha tudo para ser um livro cativante, o tipo de história que me prende e sendo Ursula K. Le Guin uma autora aclamada neste gênero eu fico me perguntando onde foi que ela se perdeu nessa história. Mas na verdade eu acho que sei, a autora resolveu escrever este livro depois de muita insistência de seu editor, acostumada a escrever para adultos uma narrativa mais juvenil acabou sendo um desafio e para mim como leitora também soou um pouco forçada. O primeiro detalhe que me desagradou foi a ambientação, acredito que em um livro do gênero o autor precisa conseguir envolver o leitor e inseri-lo no universo criado, a meu ver Ursula não conseguiu isso, achei a ambientação rasa demais e muitas vezes não conseguia visualizar o cenário que ela me apresentava. A ajuda do mapa que veio tanto como brinde como na própria edição não é muita, porque o caminho de Ged é tão confuso que ficou difícil acompanhar.

Além disso, o mesmo acontece com os personagens. Ged sendo um jovem invejoso, vaidoso e imprudente seria algo interessante se não fosse cansativo. O personagem comete erro atrás de erro e não consegue cativar o leitor. Contudo, essas suas características negativas são a base da história, é o começo meio e fim de uma jornada de autoconhecimento em que o protagonista precisa antes de tudo evoluir e se compreender antes de enfrentar seu maior inimigo. E é nesse ponto que compreendi a importância da obra. Apesar de simples e pouco cativante este livro tem um potencial incrível em sua singeleza, ele não procura ser um livro ágil e cheio de ação, não é uma história com um herói incrível e pronto é uma jornada que nos leva a conhecer o pior e o melhor do ser humano, é uma narrativa singela, mesmo que não tenha me agradado de um todo.

Quanto aos diversos autores que dizem ter se inspirado nessa obra, posso dizer que identifiquei o porquê, vi Rowling e Rothfuss nesta páginas, pude perceber a origem dos autores que ganham destaque na minha estante e sou grata por Ursula ter se aventurado a escrever este livro e for inspiração para obras que hoje são minhas favoritas. Então, mesmo tendo achado a história rasa e o desenvolvimento fraco ainda assim achei que o livro vale a pena pelo seu histórico.

Enfim, O Feiticeiro de Terramar não é uma obra como qualquer outra do gênero, ela não busca grandes feitos, mas sim o desenvolvimento gradual de seu personagem e se destaque neste ponto, apesar de ter sido uma história que não me cativou totalmente. Quanto a edição a editora fez como sempre um excelente trabalho e o melhor de tudo é a capa que está aos pés dos grandes livros de fantasia. Não encontrei erros na edição o que é muito bom. No mais, indico O Feiticeiro de Terramar para leitores de fantasia ou pra quem quer se aventurar no gênero, só não espere por muito ação, este livro não é exatamente cheio de adrenalina.


"Nunca lhe ocorreu que o perigo ronda o poder como a sombra persegue a luz? A feitiçaria não é um jogo que jogamos por diversão ou para receber elogios. Pense nisto: toda palavra, todo ato de nossa arte, é falada e é feita para o bem ou para o mal. Antes de você falar ou fazer, você tem que saber o preço a pagar!"

"Você pensava, quando era garoto, que um mago é alguém que pode fazer qualquer coisa. Eu também já pensei assim. Todos nós pensamos. Mas a verdade é que, conforme o poder real de um homem cresce e seu conhecimento se amplia, cada vez mais o caminho que ele pode seguir se estreita: até que, por fim, ele escolhe não fazer nada, exceto apenas e completamente o que deve fazer]…]"

6 comentários:

  1. Oi Ju!
    Meu noivo terminou de ler ele ontem e estávamos conversando sobre ele. Ele estava me contando que o livro foi diferente do que imaginava e que, por ser algo com um tom mais juvenil, ele se imaginava narrando a história para uma criança. Segundo ele, a autora soube trabalhar bem a tarefa que recebeu de criar um livros para jovens e usar questões raciais sem forçar nada.
    Eu não leio livros de fantasia com muita frequência (sou da casa dos romances, confesso - hahaha), mas fiquei curiosa.
    Percebi que algumas pessoas também se decepcionaram um pouco com o livro, mas ao menos não foi uma experiência ruim, não é mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Então, eu acho a capa desse livro linda demais, uma das mais bonitas que já vi, mas confesso que estou bem saturada de fantasia infanto juvenil. Pra te ser sincera eu não conhecia muito o lado fantasioso da Ursula não, eu sei que ela é aclamadissima escrevendo Ficção científica. Apesar de vc ter recomendado o livro, não sei se eu leria não, acho que a vida é deveras curtas pra gente perder tempo lendo livros fracos e rasos né?
    Pena que desta vez a Ursula não conseguiu te deixar imersa na ambientação dela, vc ja leu A mão esquerda da escuridão? Se não leu, recomendo a leitura, acho que vc vai curtir!

    bjs
    Dana - Feed your Head

    ResponderExcluir
  3. Li uma resenha bem positiva do livro, tinha ficado bem empolgada para ler, e agora conferindo a sua já fico com o pé atrás. Não vou deixar de ler, mas os pontos que você citou me chamam muito a atenção no gênero. Adoro livros de fantasia, então saber que a ambientação deixou a desejar me deixa chateada. Vou ler sem muitas expectativas, até porque a obra é bem curta. Não sabia que o livro era tão antigo assim, que bom que a Arqueiro trouxe essa edição. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu ganhei esse livro em um evento, mas como não me identifico com o gênero, acabei trocando por outro. Mas ele é importante sim, apesar de ser um pouco forçado, ele inspirou nomes do calibre de Neil Gaiman. Pra quem gosta, é prato cheio!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!! Tudo bem?

    Eu gosto muito desse livro pelo marco histórico na fantasia. Esse foi o primeiro título a abordar um jovem mago que comete erros (antes eram apenas velhos sábios). O vilão da história é outra coisa inovadora para o estilo da fantasia. Fora que é o primeiro protagonista que não é branco e você só percebe que ele não é branco na metade do livro!! Foi um marco sem dúvidas para a época.

    Não achei a leitura forçada, mas sim mais devagar e isso pode ter deixado algumas pessoas não tão contentes com a obra. Só que mesmo com essa leitura devagar é uma história muito boa na minha concepção.

    Como você disse acima, Ursula inspirou muitos autores consagrados como Neil Gaiman, que declara o tempo todo ser fã dela. E acho que tem muitos motivos para isso.

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha, porém não é o tipo de livro que eu costumo ler. Não gosto muito de ficção e fantasias, mas vou repassar a dica.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)