terça-feira, novembro 08, 2016

[Resenha] Seeker - Arwen Elys Dayton

Seeker 
A Guerra dos Clãs #1
Autora: Arwen Elys Dayton
Editora: Rocco
Selo Fantástica 
415 páginas
Skoob


Sinopse: Primeiro da trilogia de mesmo nome, que marca a estreia da autora Arwen Elys Dayton na literatura young adult, Seeker – A guerra dos clãs é uma fantasia épica com toques de ficção científica perfeita para fãs de séries como Jogos Vorazes, Divergente e Jovens de Elite. A história gira em torno da jovem Quin Kincaid, treinada para se tornar uma Seeker e lutar ao lado de seus companheiros para proteger os injustiçados, levando luz para um mundo mergulhado na escuridão. Na noite de seu juramento, porém, quando está prestes a honrar seu legado e iniciar sua missão, Quin descobre que ser uma Seeker não é bem o que ela havia imaginado. E mesmo sua família e seu grande amor não são exatamente como ela acreditava. A jornada de Quin Kincaid em busca de sua verdadeira identidade vai começar. Uma saga memorável, protagonizada por uma heroína inesquecível.
Quando peguei Seeker para ler e na capa final vi uma comparação com séries distópicas que não tenho a mínima vontade de ler eu desanimei. Acontece que o que eu esperava era algo mais épico, uma fantasia na qual eu pudesse mergulhar, com magia, não queria um livro opressivo. Felizmente logo no início da leitura pude respirar aliviada. Apesar deste livro não ser um épico ele é sim uma fantasia, porém ao contrário dos livros do gênero ele nos apresenta uma ambientação contemporânea e até futurista, em uma geografia que já conhecemos muito bem. Sendo assim Seeker me agradou bastante, muito mais do que eu esperava inicialmente.

Quinn e Shinobu vêm treinando há muitos anos para se tornar um Seeker, até onde eles sabem seu objetivo é tornarem-se guerreiros de honra, proteger os infortunados. Ser um Seeker é trazer luz a escuridão. Mas no dia do juramento tudo muda. Quinn e Shinobu vão descobrir que não existe honra nenhuma, mentiras e histórias antigas é tudo o que lhes contaram sobre a atual missão dos Seeker. John, um jovem que treinava junto a eles e que é apaixonado por Quinn sabia tudo desde antes, mas foi impedido de fazer o juramento e agora sua sede de vingança está maior ainda. É hora de todos eles fazerem sua escolha, mas nem sempre o destino nos reserva o que realmente queremos, a grande questão nesta história é saber o que realmente importa, e como o poder pode transformar algo bom, boas intenções, em crueldade.
"Ao usar um athame, um Seeker poderia aparecer em qualquer lugar... em fortalezas cercadas de guardas, nos cômodos particulares de um rei, em uma grande universidade do outro lado do mundo. E assim poderia... auxiliar o destino. Ele poderia buscar o melhor caminho para a humanidade, não é? Eu acreditava que grandes mentes, munidas de ferramentas apropriadas, tinham o poder de mudar a história."
A narrativa em terceira pessoa é divida entre os pontos de vista de Quinn, Shinobu, John e Maud, além disso, há interlúdios durante a história que nos ajudam a preencher lacunas do presente imediato e a conhecer melhor cada um dos personagens. Inicialmente há pouca informação sobre basicamente tudo, o leitor fica confuso e pouco sabe sobre elementos importantes da história. Contudo tudo vai sendo explicado no decorrer da narrativa e ao fim da obra já temos todas as informações que precisamos para dar continuidade à série de livros. Portanto, é certo dizer que Seeker - A Guerra dos Clãs é um livro introdução, que nos apresenta e nos ajuda a conhecer cada um dos personagens e seus objetivos, bem como o universo e tudo que movimenta a ambições de cada um.

Algo que me conquistou nesta obra é sua imprevisibilidade, apesar de em determinados momentos as coisas ocorrem exatamente da forma como eu imaginava, ainda assim a autora consegue surpreender. E a melhor parte disto é intrínseca aos personagens. Gostei principalmente da forma como a autora desenvolveu cada um dos protagonistas e os fez crescer, a bondade e paixão de Quinn, a ânsia por vingança e obsessão de John e por fim o descaminho de Shinobu, algo que eu definitivamente não espera, está tudo ali para conduzir o leitor e ajudá-lo a conhecer melhor a base desta história. Com uma narrativa fluida e rapída a autora nos conduz por uma história que não é uma simples fantasia, mas que também se torna profunda quando necessária. Vício, vingança, manipulação, poder e desespero são assuntos que estão em cada uma dessas páginas e que tornam a história bastante ágil.
"Ele era como uma espada que fora entortada ao ser forjada. Uma lâmina assim sempre será torta, e seu coração havia sido entortado pela vida e pela morte da mãe, sobre a qual ele nunca havia falado."
Enfim, Seeker - A Guerra dos Clãs é uma fantasia que promete tirar o fôlego do leitor, durante a leitura passamos por angustia, amor e desespero assim como seus personagens e é quase impossível decidir para quem realmente torcer. Quanto à edição da Editora Rocco, só há elogios, desde a capa a todo trabalho gráfico foi tudo muito bem feito e trabalhado, não encontrei erros, a fonte e espaçamento são agradáveis. No mais, se você gosta de fantasia ao estilo mais contemporâneo este é um livro para você!
"Antes, acreditava que aquela marca seria um emblema de orgulho, mas agora o significado era complemente diferente. Ela havia sido amaldiçoada."
 

8 comentários:

  1. Oi!
    Já li uma resenha desse livro que teve uma opinião totalmente diferente da sua e agora confesso que não sei o que esperar da trama. Gosto muito do gênero e fiquei surpresa por você qualificá-lo como algo contemporâneo e futurista pois jamais imaginei que pudesse seguir por esse lado e esse ponto me deixou intrigada a ponto de cogitar dar uma chance ao livro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas confesso que fiquei curiosa. Depois dessa onda de distopias que saíram, fiquei bastante cansada do tema em si, sabe? Acho que exagerei um pouco também, acabei lendo várias de uma vez só ahahha! Mas isso já faz um tempo já... E tenho uma pergunta! Essa mudança de foco nos capítulos, mudando de personagem, é feita de forma bem medida? Lembro disso em Senhor dos Aneis, e quanto queria pular alguns personagens para ler sobre outros!
    Independente dessas coisas, fiquei curiosa, estou sempre à disposição para ler fantasia com histórias imprevisíveis! Vou colocar na lista para acompanhar o preço! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, não tive nenhum problema com a alternância dos pontos de vista, todos são bastante interessante e o legal é que você conhece mais sobre a história e os personagens dessa forma, então não senti aquela vontade de pular pq algum capitulo foi sem graça ou pq queria saber o que acontecia depois do cap anterior

      Excluir
    2. Aaah legal! Acho que só isso já me anima bastante para realizar a leitura! =D

      Excluir
  3. Oii, Ju! Adoro ler suas resenhas de livros de fantasia. <3 Li recentemente Seeker, e gostei bastante do enredo e da narrativa. É uma leitura envolvente e com várias reviravoltas. Infelizmente não gostei muito da segunda parte, quando os personagens se mostram tão mudados, sabe? Eu senti que a autora quis colocar muita coisa ao mesmo tempo na história. Mas mesmo assim gostei muito do livro e estou ansiosa para conferir a continuação.
    Eu fiquei extremamente dividida entre concordar com John em querer vingar a família e pegar o que era seu e aceitar junto com Quin que o melhor era que o athame não fosse para as mãos dele.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! A capa do livro chama a atenção pela beleza e fico feliz que o livro tenha saído do que fala na capa final e tenha lhe agradado. Que bom que, no decorrer do livro, tudo vai sendo explicado de forma que o leitor não se confunda e que, acima de tudo, a autora ainda consegue surpreender, adoro quando isso acontece em uma leitura!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não é exatamente meu tipo de livro e quando comecei a ler sua resenha meio que desanimei, achei que seria uma resenha negativa e que eu diria que com certeza o livro não entraria na minha lista. que bom que a gente pode se enganar não é mesmo?
    Fantasia não é exatamente a minha praia, mas fiquei curiosa com esse livro. e essa coisa de não saber realmente para quem torcer me deixa ainda mais curiosa e querendo muito ler o livro.
    Dica anotada!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ju!! Tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha. Fantasia é um dos meus gêneros favoritos e estou super curiosa sobre esse livro porque estou vendo muitos comentários positivos.
    Achei o conceito super legal e vou ver se consigo pegar para ler também!! :)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)