sexta-feira, setembro 23, 2016

[Opinando!!!] Resenhas Negativas


Já há muito tempo venho acompanhando o embate entre blogueiros e autores nacionais sobre resenhas negativas. Por um lado vemos o blogueiro que busca a sinceridade em suas resenhas e não se propõe a dizer maravilhas de um livro que não gostou, do outro nos deparamos com a pessoa que perdeu horas, dias, meses, até mesmo anos escrevendo uma história em que acredita ter colocado todo seu potencial e até mesmo sua alma e que julga piamente que tenha feito um bom trabalho.

Obviamente que nem sempre há atrito, pois alguns raros e maravilhosos autores aceitam as críticas como forma de melhorar seu trabalho, de tomar mais cuidado com o que escreve e como escreve, até mesmo no quesito revisão, que vamos combinar deixa a desejar muitas vezes. Mas há também aqueles que não aceitam de forma alguma, que chegam a pedir para que o blogueiro retire a postagem do ar e até mesmo desdenham do blogueiro, há casos de ameaças e muito desentendimento (acompanhamos um esses dias mesmo). 

Mas qual o real problema por trás disso? Eu respondo, e aqui coloco minha opinião, não é algo que alguém me disse ou alguma influência externa, é simplesmente o que eu acredito. Falta respeito. Tanto de uma lado quanto do outro. Quem acompanha o blog sabe que não é raro encontrar por aqui críticas negativas, eu não me faço de regrada e falo mesmo, mas sempre com embasamento. Se eu não gostei de algo eu explico porque, se algo me incomodou também explico, o que eu não faço é dizer que não gostei porque não gostei.

Além disso, também não tento ensinar o autor a forma de escrever sua história, eu não desdenho de sua capacidade criativa, eu digo o que acho que poderia melhorar. Ok, dou meus pitacos, digo que para mim seria melhor se algo fosse mais desenvolvido, se a história fosse mais profunda, se o personagem não fosse tão chato ou qualquer coisa do tipo, mas isso é algo que pode ter incomodado a mim e não a outrem, é a forma como eu vejo, não como todos veem. Agora me expliquem uma coisa, quando você solicita um livro você solicita só por solicitar ou tem noção de que aquele livro tem um estilo que você possa gostar, porque isso é essencial meu amigo, não adianta apenas querer aumentar sua estante. Pois é, mas aqui estamos falando do blogueiro, e o autor?

Primeiramente vamos combinar que ameaças são inconcebíveis. Assim como opino por não tentar ensinar seu trabalho, já que não sou nenhuma profissional, também não vou opinar em qual deveria ser sua reação, mas mereço respeito porque tive trabalho e dispus do meu tempo para criar conteúdo. A verdade essencial é que à tudo cabe o bom senso, e voltamos a questão do respeito. Tente assimilar aquela resenha como uma forma de melhorar, de trabalhar seus pontos fracos, respeite a pessoa que está por trás daquelas palavras, assim como provavelmente ela deve ter te respeitado ao falar de sua obra é um trabalho de ambos os lados e isso é o mínimo que se espera.

Mas principalmente pesquise antes de tudo se o gênero de seu livro faz o estilo do blogueiro, não adianta nada fazer parcerias com blogueiros que provavelmente não vão gostar do seu livro.  Eu compreendo que dói no âmago da gente ler críticas sobre algo que criamos, quando esperamos sinceramente que tudo esteja perfeito, porém vale a máxima de que "o que é bom para um não é bom para o outro". Como já disse o blogueiro também perdeu seu tempo criando conteúdo, lendo um livro, trabalhando para fazer seu trabalho.

Enfim, ambas as partes só precisam se respeitar, esse é o cerne de tudo, onde há respeito tudo funciona melhor. Se você blogueiro não quer ser desrespeitado respeite e vice e versa. No mais este é um dos motivos pelos quais não faço mais parceria com autores nacionais e que cada um tire suas próprias conclusões, esta aqui é só a minha opinião.

10 comentários:

  1. Ju, não te conheço, mas considero pacas! hhahahahaaa
    Brincadeiras a parte, concordo muito com o que disse!
    Eu não acredito em resenha totalmente negativa. Porque temos que ver o livro como um todo. Se uma pessoa só "meter o pau" é porque algo está muito errado. Sou sincera em dizer se gostei ou não de um livro, falo como senti a escrita, a história, enfim...
    Não faço mais parcerias. As que tenho são com autoras que já conhecia a escrita. Confesso que não leio muitos nacionais. Já me decepcioneis demais... estou redescobrindo, mas as que vierem serão 100% sinceras!
    beijos!

    http://cantinhodacaro.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Este é um assunto delicado, e realmente acredito que falta respeito de ambas as partes, acho que nos dois casos, ambos precisam também pesquisar se será uma parceria viável, no caso do autor, ver se aquele blogueiro é de confiança, se sabe mesmo expor aquilo que leu, afinal, o que mais temos aqui é os blogueiros genéricos, seja para elogiar, quanto para fazer picuinha, mas também o autor deve levar em consideração, que aquela critica, quando bem feita, é para que ele cresça, para que aprimore sua escrita, não adianta, ameaçar, pedir para tirar, nem nada, cada um vai ter uma opinião diferente. Por conta, dessas e outras, não faço mais parcerias com autores, nem mesmo para divulgar, se quiser basta ver o midia kit do blog, assim evito dor de cabeça, pois muitos esquecem que a gente também trabalha, pois ter um blog não é apenas hobbie, não é apenas fazer por amor, é trabalhoso, tem que ter dedicação e cuidado, além de investimento, por tanto, respeito por nós também.

    ResponderExcluir
  3. Ju, eu também tinha parado com as parcerias com autores nacionais porque fiquei chocada com algumas coisas que já vi, como as citadas ameaças. Já levei calote de autor duas vezes também, uma que anunciei a parceria e o livro nunca chegou, uma que resenhei o e-book enquanto o livro estava na pré-venda e me foi prometido um kit igual ao que estava sendo vendido e depois a autora se recusou a mandar. E ainda veio me falar desaforo e tal, como se não tivesse sido ela que ofereceu. Ou seja, tudo se encaixa na falta de respeito que você citou. Sim, felizmente existem autores legais, e é por isso que hoje abro algumas exceções, mas só se eu souber antes que o autor não é um desequilibrado que acha que tudo que faz é perfeito e enlouquece quando alguém diz o contrário - com argumentos, obviamente.

    ResponderExcluir
  4. vc disse tudo Ju, é uma questão de respeito... respeito pelo trabalho, respeito à opinião, o blogueiro tem que criticar sempre com sinceridade mas com embasamento e propor criticas construtivas e o autor tem que estar ciente que ao fechar a parceria pode receber uma critica positiva ou negativa e aceitar isso

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, concordo plenamente com você e também vi umas tretas por aí, mas preferi ficar de fora. Felizmente, isso nunca aconteceu comigo, sempre tive uma boa relação com os autores parceiros e eles sempre aceitaram bem as minhas criticas, mas nem sempre é assim com todo mundo e acho que seu texto só trouxe verdade para pararmos e refletirmos um pouco.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju! Tudo bem?
    Comecei a pouco mais de dois meses com o blog e achei bem interessante ler seu texto, pois eu realmente não sabia deste outro lado, que existiam esses tipos de conflitos entre blogueiros. Agora faz mais sentido para mim, porque muitos blogs só deixam um comentário visível depois de aprovado. É lamentável ver esses tipos de relação, pois, sem crítica, nunca crescemos. Eu sei que não é fácil receber críticas de um trabalho, mas eu sempre parto do ponto de vista de que toda crítica é construtiva. Além disso, uma coisa que me admirou bastante é saber que você se mostra sempre muito sincera com os blogueiros e os ajuda no desenvolvimento do trabalho deles. Aproveitando, eu gostaria de convidar você para conhecer o meu blog, adoraria saber a sua opinião para saber como está o produção do meu trabalho e como eu poderia melhora, pois acredito que sempre há possibilidade de melhorar. Adorei o seu texto e curti muito a sinceridade.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gostei muito da exposição da sua opinião e fico um pouco triste pelo fato de você não fazer mais parcerias com autores nacionais, mas cada um sabe o que é melhor para si e o que aconteceu (ou não) para tal decisão.
    Eu comecei agora com o blog e já fiz algumas parcerias e graças a Deus não tive nenhum problema e estou tendo a oportunidade de conhecer obras maravilhosas.
    Claro que concordo com você em muitos os pontos e acredito que seja fundamental o bom censo e o respeito. É necessário que trabalhemos em equipe para que ambos os lados sejam beneficiados e para que colhamos o melhor.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda bem nunca passei por esse tipo de coisa com autor. Já fiz resenhas negativas, e todas foram aceitas de forma tranquila, e como dito, o autor viu aquilo como uma crítica construtiva para melhorar seu trabalho. É muito triste ver autores fazerem barraco ou ameaçarem, a literatura brasileira já não é tão aceita como deveria, e ainda fazer esse tipo de coisa não ajuda, né? :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Achei super interessante o seu post, até porque ressalta um tema de suma importância para nós, blogueiros. Eu acompanho alguns blogs e fico muito, muito triste quando "detonam" um livro que, como você disse, o autor demorou anos para escrever. Às vezes parece que sentem até certa inveja de alguém que conseguiu publicar um conteúdo. Por outro lado, percebo que alguns autores têm mesmo dificuldade em aceitar críticas. Como você disse, o que é bom para uma pessoa pode não ser para a outra. Eu já tive várias surpresas deliciosas com livros de parceiros e, confesso, algumas leituras não tão agradáveis. Acho que a questão é se utilizar do bom senso, coisa rara nos tempos de hoje.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Concordo contigo em tudo. Em primeiro lugar, seja em qualquer tipo de parceria, ou trabalho tem que haver respeito entre as partes. A minha maior prioridade no blog é ser sincera com meu leitor. Não vou falar bem de algo que não gostei só pra agradar ao autor. É claro que sempre procuro apontar o que não curti, o que eu acho que poderia ser melhor e sempre deixando bem claro que aquela é a minha opinião e sempre convidando os leitores do blog a lerem para tirarem suas conclusões. Nunca agrido, ou repudio nenhum autor, pois no blog como na vida, levo a máxima de "não faça aos outros o que não gostaria que fosse feito a você".
    Como você também não faço mais parcerias com autores nacionais. Já tive problemas justamente por isso e a gente vai apanhando e aprendendo. Estou sempre recebendo pedidos para ler e resenhar livros, mas praticamente não aceito nenhum. Só aceito se for algo que eu realmente queira ler e conhecer, fora isto prefiro recusar, ou passar para uma das resenhistas do blog, se for da vontade delas. Ótimo post.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)