quarta-feira, julho 27, 2016

[Resenha] Na Estrada Jellicoe - Melina Marchetta

Solicitei Na Estrada Jellicoe para a Editora Seguinte por indicação da Diana no evento do Companhia das Letras no início do ano. Porém não sabia bem o que esperar desta leitura, estava realmente em dúvida se seria um bom livro, contudo ele superou as minhas expectativas e abaixo conto um pouco do quanto esse livro é tocante e singelo de uma forma intensa.
Na Estrada Jellicoe
Autora: Melina Marchetta
Editora Seguinte
Skoob


Sinopse: A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa.
Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança. Hannah, a única adulta em quem Taylor confia e que poderia ajudar, desaparece repentinamente e a pista sobre seu paradeiro é um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoito anos atrás...
Na Estrada Jellicoe se inicia com uma leitura bastante confusa, tanto que durante os primeiros capítulos me perguntei se valia mesmo a pena insistir na leitura. Devido a falta de informação sobre alguns acontecimentos eu me senti perdida na história, mas creio que essa foi a intenção da autora, visto que vamos descobrindo os detalhes com o desenvolvimento da narrativa. Então quando começar a ler não se deixe levar por esse detalhe, pois ele é crucial para tornar a história ainda mais perfeita.

Sabe quando lemos um livro e durante a leitura sentimos aquela sensação de contentamento, aquele calorzinho no coração que nos faz sentir bem? Na estrada de Jellicoe é assim, uma leitura que conduz o leitor e que ocasiona uma certa satisfação em determinados momentos. Contudo também é uma narrativa triste, é aquele tipo de livro sensível, que aquece o coração mas ao mesmo tempo despedaça. 

Em um primeiro momento tive a sensação de que era uma narrativa atemporal, até me dar conta que seu desenvolvimento se dava em dois momentos (não eu não tinha lido a sinopse). Acompanhamos dois grupos de garotos que tiveram sua infância/adolescência em momentos distintos e que vivem duas faces de uma "guerra". Jovens que se unem pela amizade e pelas adversidade. Conforme fui compreendendo a história ela deixou de ser uma incógnita e ainda assim manteve um certo ar de mistério. A meu ver Na Estrada Jellicoe é diferente de todos os Jovens Adultos que já li, apesar de sua singeleza está é uma história intensa, que utiliza os clichês mas que ainda assim consegue transformá-los em algo novo. Melina Marchetta soube criar uma narrativa na medida certa, de forma sutil ela utilizou, drama, romance, amizade e polêmica para criar uma história que com certeza vai tocar o coração do leitor.

Enfim, terminei a leitura de Na Estrada Jellicoe com um nó na garganta e uma dorzinha no coração, antes mesmo de acabar senti saudades de todos os personagens que fizeram parte desta narrativa, eles conseguem nos tocar de diversas maneiras e deixam sua marca ao fim da leitura. Recomendo este livro para quem gosta de história intensas, mas acima de tudo singelas, que se provam pelo seu todo e não por algumas partes.
Melhores Quotes:

"É engraçado como esquecemos tudo, menos de sermos amados. Talvez seja por isso que os humanos achem tão difícil superar relacionamentos amorosos. Não é a tristeza que eles precisam superar, é o amor."

"- Se você não estivesse dirigindo, eu te beijaria loucamente - falo para ele.Ele encosta na beira da estrada e freia o carro abruptamente.- Não estou mais dirigindo."

"Nada há de encoberto que não venha a ser descoberto, nem de oculto que não venha a ser revelado."

11 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Pelo o que você escreveu, me parece uma história bem interessante -- e o fato de você ter lido sem saber nada realmente da história por nem ter lido a sinopse deixou todos os acontecimentos mais surpreendentes, né?
    Vou colocar na minha lista e ler quando possível :D

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, você não é a única pessoa que me fala que o início desse livro é bem confuso, e que da vontade de não continuar a leitura, mas depois dizem a mesma coisa falando que o livro termina bem. Esse já está na minha lista de desejados.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Um amigo meu leu esse livro e falou o mesmo que vc. Ele ficou meio perdido inicialmente, mas quando se encontrou na leitura simplesmente amou! Foram tantos elogios que não consegui ficar imune. hahaha
    Quero muito ler esse livro, tô só esperando minha pilha de não lidos baixar pra poder pegar ele emprestado e começar a ler. Por tudo que já li, é certeza gostar dele. Ainda mais por se tratar de uma história que envolve tantos elementos que eu amo (se tem drama e romance eu já fico doida pra ler).
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ooi Ju!
    Essa é a segundo resenha que leio desse livro, mas mesmo com as duas positivas ainda não senti vontade de lê-lo. Nem sei bem o porque. Maas, fico feliz que tenha gostado! haha

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ju, como vai?
    Garota eu estou louquinha para ler esse livro, todo esse mistério e o que sera que irá acontecer, confesso que também iria solicitar esse livro, achei incrível <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler livros em que não lemos a sinopse e vamos como um tiro no escuro. Essa capa sempre me chamou a atenção porém nunca parei pra analisar ou procurar sobre ele. Sua resenha ficou ótima e me instigou a lê-lo. Quero livros que me façam aquecer o coração haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Bem, essa confusão do inicio como é proposital pelo visto, dá para relevar, afinal, depois temos uma obra grandiosa, com uma história incrivel, eu sinceramente fiquei interessada, até pensei em solicitar esse daquela ação da Seguinte, mas ainda fiquei com medo, por isso escolhi o livro da Sarah, já que agora conheço o estilo da autora e até gostei, mas enfim, Na Estrada Jellicoe é interessante e vou dar uma chance, quem sabe eu goste?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oii!!

    Ju, acredita que eu não conhecia o livro? Não vi nenhuma divulgação dele ainda :( e só sua resenha já me encantou!
    Gostei bastante do estilo do livro e da felicidade que ele te deixou durante a leitura.
    A dica está anotada e me encantei pela capa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu li uma resenha que apontou essa confusão como algo negativo, e confesso que fiquei desanimada. Mas você despertou meu interesse dando a impressão que era uma estratégia, era necessário e que o desenvolver da história irá valer a pena. Acredito que ire me emocionar, pois as histórias singelas tendem a ser lindas. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Eu quase solicitei esse livro por indicação sua, mas confesso que essa coisa de ser meio confuso, faltar informação me desanimou um pouco, mesmo que seja importante pra história. Eu to precisando de umas leituras mais leves no momento e ter que ficar pensando, esperando as respostas não ta dando kkkk no entanto, como você gostou muito e confio em sua opinião, quero muito ler esse livro futuramente.

    ResponderExcluir
  11. Oi miga!

    Nossa, no começo do livro eu tava mais perdida que cego no tiroteio... Também fiquei pensando se valia a pena terminar o livro né, mas ainda bem que terminei! Sei muito bem o que é esse calorzinho no coração viu, coisa mais feliz é ler um livro que proporciona isso né? Eu acho que Na Estrada Jellicoe é maduro demais pra ser tratado com YA, não sei se você concorda comigo... Acho que é o tipo de livro que até aquele cara mais chato do mundo vai gostar. HUAEHAUEHAE

    Beijo. <3
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)