quinta-feira, julho 28, 2016

[Resenha] Meio Rei - Joe Abercrombie

Resenha de hoje é para falar de um título de um dos melhores autores de fantasia da nossa geração, Joe Abercrombie é um exímio contador de história e sabe como criar personagens que não deixam a desejar. Meio Rei é uma história eletrizante, que mesmo com seus defeitos prende e satisfaz o leitor.
Meio Rei
Mar Despedaçado #1
Autor: Joe Abercrombie
Editora Arqueiro
Skoob


Sinopse: Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.
Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem.
Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava.
Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. 
Em se tratando de livros de Fantasia, existem alguns autores que falam por si, Joe Abercrombie é um deles, foi isto que me levou a solicitar Meio Rei. Além disso, a sinopse prometia o melhor tipo de história do gênero, afinal de contas uma jornada em que o protagonista precisa se desenvolver e provar seu valor tem lá seu peso. Não me enganei de todo com a narrativa, nela o autor acrescenta tudo o que eu esperava, mas ainda assim senti que faltou algo com relação ao protagonista. Contudo, não acredito que seja um erro de Abercrombie, não acho que ele tenha pecado com relação de Yarvi, o problema é que faltou apelo para o personagem.

De qualquer forma a jornada e os mistérios da trajetória de Yarvi compensam por si. Os personagens que o acompanham foram bem construídos e cada um possui sua parcela de importância na trama, algo que é muito característico do autor, que não cria apenas por criar. Seus personagens não são jogados no drama da narrativa para saírem de cena sem protagonizar algo importante. 

O autor não economiza na ação e nos mistérios, apesar de que, em muitos momentos a leitura se torna um pouco lenta devido a situação apresentada, por exemplo um dos pontos massantes foi com relação ao momento em que Yarvi está no mar e lhe resta esperar o momento oportuno. Este é um estágio da história em que o desenvolvimento se deve a inteligência do protagonista e não as suas ações. Contudo, ao chegar ao ápice da questão o autor sabe como escrever uma cena eletrizante, e a meu ver são esses momentos que sustentam a narrativa.

Além disso, a obra é recheada de mistério, tanto os que envolvem a morte do pai de Yarvi quanto o final da trama. Não posso falar muito sobre isso, mas o fato é que no fim o autor com certeza irá surpreender o leitor, então não subestime os personagens secundários, como já falei cada um deles tem um papel essencial na trama. Um detalhe que acredito que deva ser compartilhado é que a narrativa é permeada por frases de efeito, nada que atrapalhe a leitura, já que elas chegam a ser bem originais.
"O tolo bate. O sábio sorri, observa e aprende. Depois bate."
Enfim, Meio Rei é uma fantasia épica que com certeza vai prender o leitor, nem mesmo seus pontos fracos deixam a desejar, já que é intrínseco ao personagem ser fraco para que possa demonstrar um crescimento exponencial e uma frieza cruel em um mundo no qual ser fraco é sinônimo de morte. Prepare-se para ser surpreendido por esta obra que promete e cumpre ser grandiosa, com personagens característicos como só Abercrombie criar. Se você gosta de fantasia, ação e aventura Meio Rei vai te fisgar.
Melhores Quotes:

"Quando você tem um fardo, é melhor carregá-lo do que chorar."

"Escolha seus inimigos com mais cuidado do que os amigos. Eles ficarão mais tempo com você."

"Talvez você precise de duas mãos para lutar com alguém, mas só de uma para dar uma facada nas costas."

"Um bom rei sacrifica tudo para vencer e esfaqueia quem for preciso, como puder. O grande guerreiro é o que ainda respira enquanto os corvos se refestelam. Um grande rei é o que observa as carcaças dos inimigos queimarem." 

Um comentário:

  1. Oi, Ju!!

    Adorei a resenha!! Já tinha ouvido alguns elogios sobre o livro e estou querendo muito lê-lo!!
    Espero gostar tanto quanto você gostou.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)