sexta-feira, julho 29, 2016

[Resenha] A Guerra dos Mundos - H. G. Wells

Existem aqueles livros que transcendem décadas, até mesmo séculos, este é o caso de Guerra dos Mundos. Nos últimos anos o livro esteve em evidência principalmente por causa do filme de Steven Spielberg lançado em 2005 (há 11 anos atrás O.o). E mais recentemente a Editora Suma de Letras publicou uma edição comemorativa que celebra os 150 anos do nascimento do escritor H. G. Wells. Edição esta que tive a oportunidade de ter em mãos e que já adianto está maravilhosa.
Guerra dos Mundos
Autor: H. G Wells
Editora Suma de Letras
Skoob


Sinopse: Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior?
Publicado pela primeira vez em 1898, A guerra dos mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores. Esta edição especial contém as ilustrações originais criadas em 1906 por Henrique Alvim Corrêa, brasileiro radicado na Bélgica. Conta também com um prefácio escrito por Braulio Tavares, uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society, e uma entrevista com H. G. Wells e o famoso cineasta Orson Welles responsável pelo sucesso radiofônico de A guerra dos mundos em 1938 , que fazem desta a edição definitiva para fãs de Wells.
Já devem ter percebido que Guerra dos Mundos é um daqueles clássicos que ou são amados ou amargamente odiados pelo publico, mas posso lhes dizer que existe o meio termo, e eu sou esse meio termo. Apesar de ter achado a história boa, não posso dizer que seja um livro que leria mais de uma única vez. Primeiro porque foi um martírio para terminá-lo. Isso se deve a narrativa unilateral, que fica cansativa por falta de ação, apesar de o autor alternar o "ponto de vista" para demonstrar um outro momento e local dos acontecimentos, isso não ajuda muito na fluidez da história, pois ele mesmo continua narrando fatos que lhes foram contados. Ou seja, essa parte da narrativa é tão enxugada e desprovida de ações quanto a inicial e continua massante.

Outro fato que não me passou despercebido é a falta de uma estratégia de ataque. Ok, eu entendo que o narrador-personagem que em nenhum momento revela seu nome, não é exatamente um membro ativo do governo que poderia nos falar mais sobre isso. Na verdade ele é apenas uma testemunha ocular que nos narra a sua experiência, tudo o que vê sem fazer conjecturas, NÃO HÁ AÇÃO NO LIVRO TODO!!! só observação. O livro me passou uma tal sensação de desesperança que por alguns momentos me coloquei no lugar desse pobre personagem que se vê só e desamparado em meio a uma catástrofe de grandes proporções.

Mas o que mais achei risível é que apesar de falar muito em "Fim do Mundo" apenas a Inglaterra estava sob ataque, então a meu ver esse livro é bastante patriótico já que o mundo se resume a Londres e seus arredores. Além disso, diversas situações não ficam bem esclarecidas, o destino de alguns personagens nos é ocultado. Porém o final foi o mais lógico possível e não acredito que diante de tantas pistas deixadas pelo autor desde o início eu não tenha simplesmente previsto aquilo, foi muito WTF, mas sensacional.

Enfim, sou perfeitamente capaz de entender quais os motivos que levaram esta obra a tornar-se um grande sucesso. Ela apresenta o lado mais fraco do homem, o mais vil, a falta de solidariedade do ser humano que remonta desde que o mundo é mundo. Mostra o quanto estamos despreparados para enfrentarmos ameças e tragédias sem olharmos para o nosso próprio umbigo. Enfim, Guerra dos mundos é uma crítica brutal a sociedade e um livro inteligente, mas que com certeza agradou mais quando era publicado em capítulos em um folhetim, porque como um romance ele chega a ser enfadonho.

No mais nem preciso dizer que a edição está maravilhosa, os detalhes, as ilustrações originais, tudo muito bem colocado. Essa é uma história que poderia muito bem ser real, pois ela é crível e palpável, contudo eu simplesmente não me envolvi com a narrativa, foram 10 dias de leitura que me deixaram com uma ressaca tremenda. Mas se você quer se arriscar e é muito fã de Ficção Científica, vai fundo, o livro não é muito técnico, mas como disse é crível o que o torna uma Ficção Científica muito bem fundamentada e inteligente.
Melhores Quotes:

"Talvez um boato corresse pelas ruas dos vilarejos, um assunto novo dominasse as tabernas e, aqui e ali, um mensageiro ou mesmo uma testemunha ocular dos últimos acontecimentos causasse comoção, gritos e correria; mas, de modo geral, a rotina de trabalhar, comer, beber e dormir continuou como fora havia séculos - como se não houvesse um planeta Marte no espaço. [...]"

"Naquele momento senti uma emoção incomum a experiência humana, mas que as pobres criaturas que dominamos conhecem muito bem. Senti-me como um coelho que, ao voltar para sua toca, encontra uma dúzia de operários cavando os alicerces de uma casa. Percebi a primeira insinuação de algo que logo se tornou claro em minha mente e que me oprimiu durante muitos dias – uma sensação de destronamento, a convicção de que já não era o mestre, mas um animal entre outros, sob o tacão dos marcianos. Daí em diante, como os animais, nós espreitaríamos, fugiríamos, buscaríamos esconderijos. O terrível império humano caíra." 

2 comentários:

  1. Oi, Ju!

    Faz um tempo que quero ler algo escrito pelo H. G. Wells, e saber que essa edição comemorativa tem tudo isso me deixou muito curiosa, mas o livro que mais quero ler é O Homem Invisível. Entendo o por quê do livro ter te deixado nesse meio termo, até hoje não consegui ler nenhum clássico de ficção científica, fico sem coragem. Se a narrativa cansar, me sinto pior, porque penso que tenho que me atualizar na leitura de clássicos e não estou lendo nada desses autores importantes de antigamente, embora tenha muita vontade. Apesar da tua opinião, fico feliz em saber que as ilustrações e os extras foram um ponto positivo, e que a história te fez pensar sobre o mundo de hoje.

    Beijos.

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi
    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!

    Quero ler esse livro há anos!! Desde que vi um documentário sobre Orson Welles e o pânico que ele gerou durante a transmissão na rádio americana de "Guerra dos Mundos" em 1938. Achei aquilo simplesmente incrível e desejo esse livro desde então.

    Fico super feliz de saber que você gostou e que está saindo essa nova edição incrível.
    Com certeza vou checar nas próximas promoções!! Hahaha

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)