quarta-feira, junho 15, 2016

[Resenha] Como eu era antes de Você - Jojo Moyes

A Resenha de hoje é sobre um livro que é muito mais que um romance, é uma história sobre saber aproveitar a vida e não permitir que segundos e pequenos momentos mudem todo futuro, por mais que pareça inevitável. Como eu era Antes de Você é livro de emoções e sentimentos que precisa ser lido com o coração e com mente.
Como eu Era Antes de Você
Como Eu Era Antes de Você #1
Autora: Jojo Moyes
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon




Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Acredito que como muitos de vocês eu já tinha ouvido falar muito de Como eu Era antes de Vocês mesmo antes de saber sequer que o livro iria virar filme. Porém, ele só me chamou atenção quando vi quem faria parte do elenco da adaptação. Foi nesse momento que fui atrás para poder conhecer a história melhor. Devido há algumas opiniões dispersas pela timeline do twitter eu já sabia mais ou menos o que esperar, só não sabia como e quais as surpresas que descobriria no final do livro. Infelizmente isto tornou a minha leitura um pouco menos emocionante caso eu não soubesse de nada, mas ainda assim o sentimento foi tão intenso que não dá para dizer que eu perdi algo. Não chorava dessa forma com um livro desde Proibido, e isso é muito.
"Sabe, você só pode ajudar alguém que aceita ajuda."
Bom, acredito que vocês já devem saber o básico, Louisa Clark é uma jovem que devido a situação complicada da família precisa desesperadamente de um emprego, assim como quem não quer nada ela acaba indo parar na mansão dos Tainor para ser acompanhante de Will Trainor, um homem mal humorado, que vive em uma cadeira de rodas e perdeu todo o amor pela vida. A missão de Lou é fazer com que ele enxergue que há muito mas para viver, mesmo na condição em que ele se encontra. O problema é que apesar de todo esse contexto quem parece estar presa a vida é Lou. Há anos ela não tem ambições e leva uma vida no mínimo sem graça, que com certeza não combina em nada com sua personalidade.

Confesso que por algum tempo eu me irritei profundamente com Lou, é perceptível que sua vida teria tomado outro rumo se ela não tivesse se fechado tanto em si mesmo. Mas eu me irritei mais ainda com Will, ele me deixou impotente e ao me colocar no lugar de sua acompanhante me vi tão atada e sem forças como ela deveria se sentir. Como eu era antes de você é sim uma história de amor, mas acima disso é também uma história que nos ensina a aproveitar cada minuto, mesmo enquanto Will parecia ser quem precisava mudar eu senti que ele estava mudando Louisa. Ambos precisavam ver que existia algo além do que estava diante deles e aprenderam isso juntos, mesmo que no fim não tenha feito tanta diferença.

Quando terminei a leitura, depois de assustar os meus vizinhos e minha mãe de tanto chorar eu não sabia bem o que pensar dessa história. Eu não conseguia dizer que tinha simplesmente amado porque ela me deixou paralisada, indignada, assustada mesmo. Por mais que eu compreenda certas partes que permeiam esse final ainda não consigo aceitar. O que mais me assustou é como um minuto, um suspiro pode nos levar a total e completa desesperança, mesmo quando é perceptível que algo pode ser feito para modificar isso.

Enfim, Como eu era antes de você não é apenas um romance, é uma história sobre como os momentos interferem em nossa vida e como ao em vez de olhar para o agora devemos olhar para frente, em vez de deixar que um segundo defina o resto de nossas vidas, por mais cruel que o futuro possa parecer. Não irei favoritar esse livro pelo simples fato de que ainda não compreendo ele em sua totalidade, ainda assim merece a nota mais alta por ter me causado tantos sentimentos, sejam eles a resignação ou a empatia.

Para quem ainda não sabe a adaptação de Como eu era antes de Você estreia amanhã (15/06) nos cinemas, abaixo vocês podem conferir o Trailer:

Melhores Quotes:

"E sabe o que? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim."

"Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente – ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela – obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem."

"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível."

14 comentários:

  1. Oi, Ju! Esse livro provoca mesmo um monte de emoções diferentes na gente. Lou e Will foram construídos de uma forma tão real, que a gente entra de cabeça na história deles, torce, mesmo que o título e os spoilers jogados por aí indiquem um desfecho diferente. Diferente de você, não chorei lendo, mas tenho certeza que vou chorar assistindo ao filme.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju.

    Eu ainda faço parte dos poucos leitores que não teve oportunidade de ler este livro. Não vai ter jeito vou ter que assistir o filme primeiro porque ainda não tenho o livro e sua resenha conseguiu chamar atenção para adquirir o livro e saber da história detalhadamente, pois o filme pode mudar algumas coisas.Mesmo sabendo um pouco da história acho que vou emocionar com o filme e espero ter a chance de ler em breve.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  3. Jú é por esse motivo que ainda não terminei de ler, você saber o fim do livro e não aceita-lo é a pior coisa que existe! sério eu tô nas páginas finais e quero terminar antes de ir ver o filme e eu vou ter que me obrigar a isso... entendo tudo que você falou, pois senti e sinto quase tudo isso quando volto a ler ele.
    Bjs
    Lyh Rocha

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Esse livro é arrasador mesmo, né? Eu ainda não tive a oportunidade de ver a adaptação, mas também não me sinto preparada. Lembro de ter ficado petrificada e chocada quando finalizei a leitura da história, há um tempo, e sei que acontecerá pior com o filme...hehe' principalmente vendo o Sam como Will *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,
    quando eu li esse livro fiquei uma semana inteira concatenando as minhas ideias, para realmente tentar entender a decisão do Will. Ele é um livro que nos causa milhões de sentimentos, mas não posso julgar sua decisão, porque não sei se, me colocando no lugar dele, eu faria a mesma coisa. O que posso dizer é que é um livro que nos faz chorar, ficar com raiva, rir e amar rs.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!

    Bem, por mais que seja uma história que eu tenha muita curiosidade de ler e mesmo tendo pegado vários pontos chaves da história, não sei se estou pronta para o tanto de emoção que a obra desperta, até tento ler uns romances com drama, como na pegada de Como eu era antes de você, mas não curto muito sofrer com uma leitura, só que mesmo assim, pretendo um dia ler essa obra da JoJo, que muitos se emocionam demais.

    ResponderExcluir
  7. HISTÓRIA MARAVILHOSSAAAAA, LINDA, INCRÍVEL!!!!
    Uma história de amor diferente, um história sobre a vida... Sem dúvidas alguma, virou uma das minhas história preferidas.
    2 meses após ler o livro, 1 semana após assistir o filme (Nossa, a uma semana atrás nesse exato momento eu estava assistindo!!), até hoje não me recuperei da ressaca literária. Até hoje fico toda chorosa ouvindo a trilha sonora ou vendo resenhas e posts sobre. haha Percebeu que amei tudo né!?

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está na fila aqui e seria um dos próximos a ser lido, mas fiquei até com medo agora por você ter dito que a história te deixou paralisada, indignada e assustada. Não sei se estou num bom momento para este final que você ainda não consegue aceitar, talvez eu adie um pouco essa leitura até estar mais preparada. Só sei que não vejo o filme sem ler antes!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que delícia saber que alguém teve a mesma sensação que eu ao terminar de ler o livro (não que eu ache legal ver ninguém chorando, mas senti identificação!!!). Fiquei dias para digerir essa intensa história. Tendo assistido no cinema, comecei a chorar no aniversário da Lou e não parei mais. Esse livro significou muito para mim não apenas pelo romance, mas por tudo o que traz além disso, a lição de vida, a questão de aproveitar o tempo... em fim... AMEI, tive uma ressaca gigante dele!
    Parabéns pela resenha. Já assistiu ao filme?
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ju, acredita que optei por não ler o livro e nem assistir ao filme por saber que se chora rios de lágrimas e como sou chorona assumida e sofro horrores com tramas dramáticas, prefiro não dar vexame, porque leio em qualquer lugar e se o livro me faz chorar, choro em qualquer lugar também ônibus, metrô, trem, praça... é um mico só. Além disso, choro quase sempre está ligado a tristeza e algumas vezes faz até meu peito doer, então, não, não lerei.
    Amei a sua resenha e ela só confirma que tomei a decisão certa, este livro não é para mim, ainda bem que nem todos são como eu.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    ODEIO LOUISA E VOU DIVULGAR ISSO EM TODOS OS LUGARES SIM!UAHSUAUHSUAHS mas sério, persnagenzinha de merda que é essa menina, só consegui simpatizar la pro final, quando eles tavam na praia, porque dai senti a dor por ela, e talvez no casamento tnha achado legal, de resto, porra, mulher chata.
    Também fiquei super confusa quando terminei o livro, eu chorava tanto mas tanto, nunca tinha chorado assim por um livro e mesmo com esse chororo eu não entendia muito bem se eu concordava ou não. Não sei até hoje pra falar a verdade, não sei o que faria no lugar do Will.

    ResponderExcluir
  12. Oi Juh!!
    Lembro como se fosse hoje eu com minha cara de idiota, pensei "vou comprar um romance para ler" era 2014 eu só tinha lido YA sobrenatural e queria sair da minha área de conforto e qual romance eu compro? Exatamente Como Eu Era Antes de Você! Eu também fiquei muito desconfortável com a situação da Lou quanto a forma que o Will travava ela, mas o final me deixou destruído também, eu não chorei, mas fiquei desesperado, desgostoso, claro que fiquei mais de uma ano sem tocar num romance depois de ter lido esse né?
    Mas quanto ao significado do livro eu entendi o que a autora quis passar a mudança nunca foi para o Will e ainda assim houveram mudanças, a mudança era e sempre foi para a Lou e ao contrario de muita gente ai em cima e gosto da Lou, e entendo a forma que ela leva a vida, a forma que ela se veste. Ela sofreu um abuso quando mais jovem isso deixa marcas né? E desistir da vida é muito fácil!!
    Então mesmo estando completamente destruído e odiando a autora com todo o meu coração ainda assim eu amei o livro dei 5 estrelas e favoritei, por que sem dúvidas eu leria de novo!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Vou te falar a verdade, viu? Li sua resenha por alto, pois, infelizmente não li o livro ainda, mas, quero muitíssimo ler, então, já viu né?
    Fiquei muito feliz em saber que o livro é muito mais que um romance e que contem muitos ensinamentos, isso me fez desejar ainda mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Existe um livro mais apaixonante que esse? Tenho quase certeza que não!
    Adorei a sua resenha, chorei horrores lendo esse livro e não vejo a hora de assistir esse filme!!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)