terça-feira, abril 12, 2016

[Resenha] O Príncipe do Prazer - Nicole Jordan

Ontem no blog o assunto foram os clichês nos livros que se classificam no gênero Romance de época [Link], como prometido eu disse que iria falar para vocês um pouco mais sobre um desses romances que apesar de conter alguns clichês em seu enredo acabou me surpreendendo. Lembrando que ainda essa semana teremos ais algumas resenhas do gênero espero que gostem!
O Príncipe do Prazer
Notorious #5
Autora: Nicole Jordan
Editora Planeta / Essência
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob
 

Sinopse: O marquês de Wolverton, Dare para os íntimos, é conhecido em todo o Reino Unido pela sugestiva alcunha de Príncipe do Prazer. Alto, forte, loiro e com penetrantes olhos verdes, dono de um charme arrasador e uma habilidade ímpar de lidar com cada curva do corpo das mulheres, ele tem o figurino perfeito para esse papel.
Porém, essa sua afamada expertise nada mais é do que uma fuga da dor de ter sido traído pelo grande amor de sua vida: a bela Julienne.
Sua vida tem uma reviravolta quando o caprichoso destino volta a colocá-lo frente a frente com a francesa, agora transformada em atriz famosa. Ao ser convocado para investigar um perigoso traidor da coroa, que trama em favor de Napoleão Bonaparte, ele precisará do talento para a dissimulação de Julienne para desmascarar o criminoso.
Quando solicitei o livro O príncipe do Prazer para a Editora Planeta, fiz apenas por achar que seria uma leitura tranquila e gostosa para sair da ressaca literária e de certa forma não me enganei. Porém, este se mostrou ser muito mais do que um Romance de época corriqueiro. Apesar dos clichês que encontramos na obra também nos deparamos com personagens um tanto surpreendentes e situações inusitadas.

Para início de conversa Julienne, a protagonista, não é uma moça ingênua, da alta sociedade que precisa a todo custo se manter de acordo com a moral e os bons costumes, não mesmo, ela é uma atriz e as convenções da época não "valem" necessariamente para ela, o que torna a personagem bem mais interessante levando em conta que o livro é um romance histórico, justamente por ela não precisar se moldar ao que é considerado correto e de bom tom a uma mulher da época. Ainda assim ela não é escandalosamente pervertida, mas uma personagem que não tem medo de usar a sedução para atingir o nobre da vez. Já Dare, é o esteriótipo perfeito dos protagonistas desse tipo de livro, nobre, cafajeste e apaixonante. Porém, antes de conhecermos esse lado dele também conhecemos o Dare perdidamente apaixonado e cavalheiresco que vai definitivamente abalar as estruturas de Julienne.

A questão é que cansado da vida fútil que leva Dare se mete a detetive e está em busca de um terrível assassino, seja por ter suspeitas ou por querer vingança da bela atriz que quebrou seu coração há anos atrás Dare aponta Julienne como suspeita de cumplicidade e precisa provar seu ponto. Para isso, ele a enreda em uma aposta que ambos já perderam há 7 anos atrás, mas é claro que evitam a todo custo revelar seus verdadeiros sentimentos. Em meio a caçada ao assassino, Dare e Julienne vão entrar em uma guerra de vontades em que o jogo principal é seduzir um ao outro. 

O que torna esse livro diferente é a adesão do suspense, mas melhor que tudo são os personagens que não se atêm aos clichês e que acima de tudo usam a liberdade para se provocarem e ignorar as convenções da época, obviamente que cada um para o seu próprio bem. Algo que tive receio no começo da narrativa foi o teor erótico do enredo, quem me acompanha sabe que não me dou bem com livros que abordam o tema muito intensamente, mas no caso aqui as cenas de sexo são bem trabalhadas e nem um pouco vulgares, isso me deixou aliviada e fez a leitura fluir bastante bem. 

Mas o mais importante de tudo é que, assim como disse na postagem de ontem, a autora utilizou uma problematização diferente ao finalizar a obra o que me surpreendeu bastante por não ser mais do mesmo, é claro que não vou dizer o que é, sem spoilers!!! É claro que nem todo momento foí um mar de rosas, Dare e Juliennne me deram nos nervos em muitos momentos, mas ainda assim são um casal a parte e que merecem destaque quando se fala do genero.

Enfim, O Príncipe do Prazer é um romance de época em que a autora teve a preocupação de inovar, ela consegue surpreender o leitor mesmo utilizando alguns elementos bastante corriqueiros do gênero, merece mérito por ter inovado na problematização do seu enredo e principalmente pela audácia de utilizar uma protagonista que realmente desafia convenções. Acho interessante coloca-los a par de que este livro é o quinto e último livro da série Notorious, que se inicia com a história de Sedução, mas pode ser lido separadamente. No mais a edição está muito bem trabalhada exceto por alguns erros de revisão, nada que seja desculpa para não ler este livro mais do que rápido!

27 comentários:

  1. Oi Ju!!

    Estou lendo um romance de época e confesso que adoro, entretanto por ter sempre os mesmo enredos ou parecidos procuro ler de acordo com meu estado de espírito. Já vi esse livro sendo divulgados em vários blogs e que bom que você curtiu o mesmo, abordando as partes impactantes. Gostei da resenha, beijos!

    ResponderExcluir

  2. Olá dona Ju!
    Hum, vamos ler a resenha do livro que você me falou. Normalmente eu leio romances de época para fugir de ressacas literárias, mas também porque eu adoro, tu sabes disso. E quando você comentou comigo desse livro fiquei de orelha em pé. E já curti que a mocinha não é da alta sociedade, acho que foram poucos os livros que li assim, onde a protagonista não é aristocrata. Esse Dare parece ser um homem que eu ia adorar. Sim ou com certeza? HAHA. Fala logo o que é, quero saber. Vou passar logo esse livro para o kindle.
    Até!

    ResponderExcluir
  3. Oi, esses tipos de romances de epoca não chamam muito a minha atenção e achei esse parecido com outros que vi por aí e até já vi, lembrando aqueles romances de banca. Acho que não leria, mesmo gostando da sua resenha e você falando que mesmo sendo clichê, o livro te surpreendeu. Eu vou deixar a dica passar.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho encontrado muitos clichês neste gênero, os protagonistas são sempre belos, másculos e cheio de mulheres em volta, já as mocinhas normalmente costumam ser destemidas e a frente de seu tempo. Acho que todos os livros que tenho lido seguem esta fórmula. No entanto, percebo que este possui alguns elementos à mais, como um assassinato, uma traição e ainda um protagonista que ganha a vida nos palcos...Acho que este cenário me chama a atenção e me faz ter vontade de ler o livro... Seria também meu primeiro contato com a escrita da autora.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Já me indicaram essa série, mas acho que esse e o último livro, estou esperando a editora lançar as novas edições dos primeiros com capas diferentes, para ler um atrás do outro. Que bom saber que se difere dos outros do gênero e como adoro uma boa investigação, tenho certeza de que irei gostar!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju! Tudo bem?
    Por mais que muitas premissas não me atraiam muito, tenho certa curiosidade em ler um romance de época, romântica como sou, rs. Só não gosto, assim como você falou, das parte mais sensuais da narrativa; estejam elas em peso ou não, sejam vulgares ou não, um fato: pulo todas elas durante a leitura, realmente, rsrs. Interessante você ressaltar os pontos mais diferentes de O Príncipe do Prazer, realmente uma mocinha que foge e não precisa, na verdade, seguir o padrão da época já é algo e tanto nesses livros, mas essa do mocinho cafajeste, nobre e sedutor definitivamente me repele, se lesse o livro, muito provavelmente iria querer dar uns tapas nele durante toda a leitura, não é um perfil que eu goste em personagens, rs. Mas para quem curte o gênero e personagens em geral, parece mesmo ser um pouco mais inovador que aparentava à princípio, no meio de tantos outros. Ótima resenha também!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Sou suspeita pra falar pq sou mega fã da Nicole Jordan e de seus livros! Gosto da forma como ela "inova" em suas tramas e do toque sobrenatural que dá em alguns de seus livros.
    O Príncipe do Prazer eu li assim que foi lançado e, apesar de não ser meu preferido da série (meu preferido ainda é Desejo - ahhh Lucian <3), é uma leitura que super indico. Na verdade, a série é toda muito boa e quem curte romances de época precisa ler! <3
    A Julienne é uma protagonista ótima e o fato dela ser bem "a frente do seu tempo" me fez gostar ainda mais(a química entre o casal é perfeita) e achei que no final o livro foi ainda melhor do que eu esperava.
    Não sei se leu os outros livros, mas se não fez, leia. Acho que ai curtir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já li alguns livros de romances de época de banca, onde a protagonista desafia as convenções e escandaliza os parentes que ficam desesperados pela conduta. Espero que esse seja mais ou menos assim, pois seria bem interessante de ler. Sendo uma fã de carteirinha de romances de época, gostaria muito de ter esse livro em mãos par ler.

    ResponderExcluir
  9. Amo este tipo de romance. Tem um encanto que difere de outros romances que costumo ler. Os cenários descritos são apaixonantes e glamourosos. Fiquei encantada com os comentários na resenha. Muito bom. As histórias de época podem até ser clichês como você diz, mas são perfeitos pra mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Juuuuu!!
    Então, que bom né que você gostou do livro e que a mocinha, não segue o estilo das mocinhas encontradas normalmente nos livros de romance de Época, mas você já sabe minha opinião sobre esse gênero literário então nem vou problematizar aqui. Ao menos a autora não foi clichê como a maioria tem sido né?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  11. Ai que legal! Romance de época com um pouco de suspense? Amei a ideia.
    E esse final que você nem contou me deixou muito curiosa.
    Pra falar a verdade nunca tinha ouvido falar desse livro mas conheço a autora. Já li um livro dela e adora a escrita.
    Vou ler esse livro, com certeza.

    bjs.

    ResponderExcluir
  12. Quando vc alertou sobre ele ser livro de uma série me desanimou. Hoje em dia tudo é série meu Deus! kkkk Não estou acompanhando mais séries, já tenho tantas pra iniciar e terminar. Mesmo a história sendo independente, sou meio paranoica e teria de ler os 4 primeiros pra ler esse. Mas a história em si me chamou bastante a atenção. Parece realmente um bom livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amo romances de época e tenho uma imensa vontade de ler essa série da Nicole Jordan há muito tempo! O que mais chamou minha atenção nesse livro foi a questão da protagonista ser diferente dos livro de época que li até hj, pois geralmente são moças que não tem profissão, que esperam apenas a hora de casar, como era comum naquela época. No caso da Julienne, é diferente, é uma cantora conhecida e naquela época as mulheres que não eram tidas como "de família" não eram consideradas "respeitáveis" até certo ponto. Achei muito interessante a protagonista sair do estereótipo e estou ansiosa para saber como vai se desenvolver o romance do casal!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo romances históricos, já tenho o primeiro como desejado faz um tempo, depois que vi essa nova edição eu fiquei mais apaixonada, ainda mais depois de saber que a mocinha não é nenhuma mocinha ingênua cheia de mimimi, adorei, quero mto essa série!

    ResponderExcluir
  15. Hummmm....Principe do Prazer!!!!!Esse livro parece que tem um pouco de mistério ne???Adoro livros assim!!!!Fiquei muito curiosa com a leitura!!!Bjs

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada por romances de época e esse já está na minha listinha de favoritos.
    O livro parece ser beeem interessante, do tipo que eu gosto bastante.
    Romance, suspense, um pitada de momentos eróticos ...
    Estou muito curiosa e espero poder ler ele em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  17. Eu só li os dois primeiros livros da série!
    Apesar de ter gostado muito dos dois primeiros, não é o meu estilo de livro!
    Eu gosto daqueles livros bem fofos e florzinhas!
    O príncipe do prazer está na minha meta de leitura!

    http://www.cantinhodacaro.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Fiquei feliz em saber que esse livro apesar de aborda cenas mais sensuais, as cenas não ficaram tão vulgar, eu também tenho um certo problemas com esse estilo de livro, tenho visto cada vez mais como o gênero romance de época os personagens são cativante e envolventes, e como isso torna a leitura mais fluente,antes eu não tinha interesse em ler esse livro, no entanto após ler sua resenha, acabou me despertando um certo interesse, por isso já vou incluir na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  19. Olhando a capa e o título eu não dava nada pelo livro, mas lendo a resenha me interessei bastante. Gosto de romances com um toque de suspense, e costuma me agradar bastante quando o livro tem tudo para ser clichê e não é. Me pegou pela resenha, agora estou com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Livros de época onde a mocinha pouco se importa em seguir as regras da sociedade me encantam e atraem. Pelo que disse, essa é exatamente assim e eu gostei bastante desse detalhe e gostei mais ainda ao saber que ela também não é uma pervertida, sei que aí posso encontrar uma personagem razoavelmente construída. O mocinho, por outro lado, é um perfeito clichê, um homem que é cafajeste, mas que teve o coração quebrado por alguma mulher, no caso, a protagonista. O suspense parece que vai deixar a leitura mais agitada e provocar curiosidade nos leitores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Bem sedutor e atraente este livro os personagens já vem com dramas amorosos anteriores e uma trama envolvente de amor muito atraente espero conhecer mais sobre a autora e seus livros.

    ResponderExcluir
  22. Adoro romances de época e pelo que pude perceber este sai um pouco dos padrões, nos surpreende!! O casal Dare e Julienne vivem negando o que sentem um pelo outro!! Mas por que será que Julienne traiu Dare, e ele quer se vingar? Ansiosa para ler!!

    ResponderExcluir
  23. Oie, Ju! Eu gosto muito dos históricos e sempre fico procurando diferenciais que tornem aqueles livros únicos e especiais. Ainda não conhecia esse da Nicole, mas só da protagonista fugir ao padrão mocinha inocente já me agrada. O acréscimo do suspense também é bom, já li alguns com a presença dele, como é o caso de alguns livros da Madeline Hunter.
    Agora, preciso encontrar um protagonista diferentão e que mesmo assim me conquiste.
    Beijinhos!
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  24. Já tinha visto alguma coisa sobre esse livro e a serie, mas apesar de gostar muito de romances de época ainda não li nada desta autora, mas já ouvi que ela é muito boa e pelo que pude ver na resenha acho que iria gostar deste livro.

    ResponderExcluir
  25. Esse livro pelo que parece é um pouco diferente daqueles que já li, principalmente por não tratar de uma moça do circulo da sociedade. Por isso fiquei muito curiosa. Imagino que esse livro seja maravilhoso assim como todos os romances de época.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  26. Pelo que vi na resenha esse livro une os dois gêneros de livos que eu mais amo: investigações e romance de época. E ainda tem a protagonista que não é aquela mocinha recatada de todos os demais livros. E tem ainda um protagonista que sofre por amor. Tudo o que eu mais gosto em um livro. Vou ter que ler...

    ResponderExcluir
  27. Nunca li nenhum livro da autora, mas esse em especial me chamou a atenção justamente pelo casal protagonista negarem o que sentem um pelo outro, apesar de se gostarem muito.
    Fiquei curiosa para saber o motivo da traição


    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)