segunda-feira, março 14, 2016

[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

A resenha de hoje é sobre um livro bastante peculiar e cheio de aventuras, que une fotografia e literatura em uma história inovadora que promete desertar o interesse de leitores que são Potterheads declarados.
O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Srta. Peregrine #1
Autor: Ransom Riggs
Editora Leya
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.
Antes de decidir ler O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, eu já tinha ouvido falar sobre o livro, mas até saber sobre a adaptação que está sendo dirigida por Tim Burton e que tem Asa Butterfield no elenco eu não estava muito empolgada com a narrativa. Primeiramente confesso que esperava encontrar uma história bastante sombria e até aterrorizante, o que não faz muito meu estilo, e depois porque na verdade o livro não tinha me chamado muito atenção. Porém com as novidades que falei acima fui procurar saber um pouco mais da obra e percebi que poderia ser o tipo de livro que eu estava precisando ler depois da leitura de Precisamos falar sobre o Kevin.

A verdade é que O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares não é uma história aterrorizante, mas ainda assim tem um toque sombrio, principalmente por causa das fotografias antigas que o autor utilizou na obra. Deixe eu explicar isso para vocês, as fotografias presente na história são em sua maioria bastante estranhas, e através delas o autor retrata fatos e cria sua narrativa, é como se as fotografias fossem um mapa sobre o qual ele desenvolve seu enredo. Nos acostumamos tanto com isso que toda vez que ele menciona alguém ou um fato já estamos esperando para dar uma olhada na próxima imagem.
"Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo."
Quanto ao personagens todos são muito bem trabalhados, só fiquei triste porque o autor não se aprofundou mais nos poderes de alguns personagens, sendo tantas crianças ele se focou apenas em um pequeno grupo de privilegiados, tanto que quando ele falava sobre alguém que tinha sido citado brevemente eu não me recordava quem era a pessoa ou o que ela podia fazer, quel sua peculiaridade. Mas no geral o autor trabalhou bem os personagens centrais. Ao menos no que tange a proposta do livro que como disse para vocês não é nada aterrorizante.

Mas se não é terror e ainda assim é sombrio, o que essa obra é na verdade? Bom, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um Infanto Juvenil cheio de aventura e coisas estranhas. Na verdade eu até indicaria a leitura para aqueles que assim como eu são Potterhead. Sobre o enredo não há muito mais o que dizer do que o que está posto na sinopse, e é muito bacana acompanhar a leitura. Só tive um único problema com a obra é que o final da leitura não me deixou ansiando pelo próximo livro, não gerei expectativas nesse quesito, mas ainda assim estou curiosa para saber qual o rumo que o segundo volume irá tomar e também para conhecer outros tipos de poderes entre as Crianças Peculiares que ainda não foram retratados no primeiro livro.

Quanto a capa e diagramação não há nada a falar a não ser que o trabalho da Editora Leya está magnifico, infelizmente não estou com o livro aqui para mostrar para vocês, mas o trabalho foi realmente muito bem feito. O que não posso dizer sobre a revisão, já que encontrei algumas falhas. No mais, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é uma leitura bastante interessante e cheia de magia que você deveria largar tudo o que está fazendo para começar a ler neste exato momento.
Melhores Quotes:

"Agarramo-nos a nossos contos de fadas até que o preço por acreditar neles se torna alto demais..."

"– Eu? – Ele deu de ombros. – Desisti de tentar entendê-lo há muito tempo.
– Isso é triste. Você não estava interessado?
– Claro que estava. Mas, depois de algum tempo, perdi o interesse.
– Por quê?
– Quando alguém não lhe deixa entrar, você acaba parando de bater. Entende o que quero dizer?"

"Sempre soube que era estranho. Nunca sonhei que fosse peculiar."

15 comentários:

  1. Oi Ju, esse livro está na minha lista de desejados há um bom tempo, e agora mais ainda que quero ler, para depois poder assistir o filme quando estrear. Gostaria de ler justamente por ter um toque sombrio, dentre outros elementos que devem se destacar bastante. A propósito, adorei a sua resenha!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ju, tudo bem?
    Este livro eu estou querendo comprá-lo desde que vi o seu lançamento, quando olhamos pela capa é possível "achar" que o livro é de terror realmente parece que são crianças que são assombradas. E com essa sua resenha pude perceber que a capa muita das vezes nos engana e nos leva a pensar algo completamente diferente do que achamos que fosse. Posso dizer que ainda quero realizar a leitura deste livro, é realmente incrível a história em si, com todo este lado sombrio como falou e sobre ser infanto juvenil me conquistou mais ainda <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ju.
    Eu quero muito ler esse livro. Todos dizem que as fotos são bem sombrias mesmo e eu já estou até com medo de ver hehe. Vou ver se consigo ler antes do filme, porque com certeza será um bom filme. Adoro o Tim Burton, os filmes dele são todos ótimos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá dona Ju,
    Primeira coisa que meio que me decepcionou um pouco, se é que se pode dizer isso, eu pensava que era uma obra de terror, mas vi algumas resenhas e comentários, dizendo que era mais sobrenatural, por causa das fotografias bem peculiares. Mas como sou cagona, só essas fotos me causam medo, sei lá, vai que sonho com elas. HAHA. Uma coisa que achei interessante assistindo o snapchat da editora intrínseca, é que o autor para compor os dois livros visitavas lugares abandonados e sombrios, bem doido né? Eu quero ler os dois livros, por causa desse ar sombrio, ter magia e poderes estranhos. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, eu tenho muita curiosidade com o livro mas eu morro de medo de terror e por isso eu ainda não o peguei para ler, mas quando você falou que não é tão aterrorizante assim, me deu uma acalmada mas o fato de ser sombrio e de ter essas figuras, ainda me trava um pouco. Gostei da sua resenha e espero que eu consiga ler esse livro porque ele realmente me interessa.

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Mesmo não sendo muito fã de histórias macabras (essa parece ser muito),tenho curiosidade de conhecer o livro, principalmente por conta da adaptação que vai sair no final do ano (?). Saber que não é terror terrorzão me deixou mais animada para lê-lo, pois eu não gosto de histórias de terror *-* é uma pena que a história não tenha te prendido a ponto de você ficar ansiosa pela continuação, mas espero que goste do próximo livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sou doida por este livro desde que foi lançado e ainda não consegui comprá-lo e muito menos lê-lo. Mesmo com o filme batendo à nossa porta, eu ainda quero lê-lo primeiro, tenho certeza de que vou adorar cada página.
    Pois é, você falou que esperava que fosse uma história de terror, eu também pensei isto quando coloquei os olhos nele, mas daí começaram a surgir as resenhas e o pessoal começou a falar que não era terror e que ainda assim era um livro incrível, aí mesmo que minha vontade cresceu mais e mais.
    Não sou Potterhead, mas ainda assim quero muito ler este livro. Fico imaginando as fotografias...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não adianta, não consegui me envolver com esse livro, concordo nos pontos que você citou Ju, realmente é um bom livro, mas como eu esperava um livro de terror, acabei ficando sim frustada, qualquer um que olhe esse livro e gosta do gênero, pensa que se trata disso, as fotos então, dão mesmo aquele ar sombrio, mas foi um desgosto ler esse livro e ver que não era nada do que eu estava imaginando, do que estava esperando, li a metade e se fosse dar uma classificação seria 3, pois todo o encanto que o a obra tinha em mim se foi no momento que descobri que era uma aventura com toques de fantasia, esse lance de poderes, bem alá X-man, não é mesmo para mim, nem mesmo o filme quero ver mais... Ainda não sei se continuarei a leitura, estou pensando sinceramente em abandonar.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!
    Já ouvi falar desse livro, mas não sabia maiores detalhes dele! Adorei a sua resenha e fiquei super interessada na leitura! Adoro livros profundos e complexos como esse parece ser. E gostei mais ainda porque você mencionou que ele não é dos mais aterrorizantes.
    Depois de ler "Precisamos falar sobre o Kevin", fiquei tempos sem conseguir ler nada, incomodada, sabe?
    Quanto à diagramação do livro, bom saber que é interessante, pois a capa não fica atrás.
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito ler esse livro, depois não queria mais, depois queria, depois não queria, agora ja não sei mais HAUSHAUS Eu sempre achei que ele fosse terror e contava com isso, saber que não é realmente me desanimou um pouco. Mas, ainda fico curiosa com os poderes das crianças e como o autor vai utilizar isso na trama. Eles ficam só presos na escola? Saem em missões especiais tipo X-men? São alugados pra assombrar casas de terror? Quero saber.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!

    Eu sempre quis ler esse livro, desde um vídeo que a Tati Feltrin fez sobre ele. E por esse vídeo, eu também tive a impressão que seria uma história totalmente medonha e aterrorizante, fico feliz em saber que não é.

    Eu gosto bastante quando o autor utiliza outros meios para narrar a história, como mapas e fotos. Sempre dá um toque a mais. E sim, tô com medinho já de olhar para as fotinhas, mas sigo firme.

    Eu acho que se o autor cria diversos personagens, ele deve dar atenção a cada um deles e não apenas a um grupo. Acho que isso seria um ponto negativo para a obra. Eu também sou Potterhead né, então se você tá falando que vou gostar, provavelmente vou gostar mesmo!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Que pena saber que o livro não é quase nada voltado para o terror, queria tanto ler uma história bem arrepiante, e achei que essa trama se encaixava, mas bem, me contento com o toque sombrio e estranho. Gostei da premissa, fiquei bem curiosa para entender melhor esses poderes das crianças.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Pela capa e sinopse sempre achei que esse livro fosse assustador, mas pela sua resenha, me parece que não. Gostei bastante do estilo do autor em colocar fotografias no decorrer da história. Eu sou bem medrosa então acho que teria medo dessas fotografias "estranhas" que para mim significam macabras, pois é uma junção de antigas + estranhas.
    Eu fiquei com vontade de ler esse livro, mas tenho tantas séries em andamento e aguardando lançamento que vou aguardar esse terminar de ser lançado. Pensei que fosse volume único.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  14. Ei, tudo bem?
    Eu já estava empolgada para ler esse livro, com as últimas novidades do filme, minha empolgação aumentou bastante. Estava com receio de ler, pois achei que era terror, principalmente por conta das fotos, mas parece mais um sobrenatural meio creepy, e fiquei mais tranquila. Espero poder ler logo e curtir bastante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  15. Oie, Ju! Desde o lançamento, eu quero muito ler esse livro, mas sempre adiava porque ficava com medo de ser um terro muito forte, ai descobri que não é terror. Moral da história, perdi boa oportunidades de comprá-lo, não posso comprar agora e estou louca para ler. Sem contar que eu fiquei apaixonada pelo trailer do filme que lançaram esses dias.
    bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)