terça-feira, dezembro 29, 2015

[Resenha] Amor Fora do Ar - Jessica Park

Desde que a Editora Pandorga anunciou a publicação de Amor Fora do Ar eu fiquei curiosa com a leitura, mas no momento não estava em clima para ler um jovem adulto. Então esperei passar um tempo para poder solicitar, e agora depois de ler vou contar o que achei.
Amor Fora do Ar
Autora: Jessica Park
Editora Pandorga
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Ele era alto, pelo menos 1,80, com cabelos loiros sujos que pendiam sobre os olhos. Sua camiseta dizia “Nietzsche é o meu garoto”. 
Então, esse era Matt. De quem Julie Seagle gosta. Muito. Mas há também Finn. Que ela ama.
Complicado? Estranho? Completamente.
Mas, realmente, como esta recém-transferida estudante de Boston e caloura da faculdade deveria saber que ela acabaria vivendo com a família de uma velha amiga de sua mãe? Isso tudo deveria ser temporário. Não estava previsto Julie ser tão importante para os Watkins, nem se apaixonar pelos irmãos Matt e Finn. Especialmente Finn, que ela nunca viu pessoalmente. Mas isso realmente importa? Finn a entende como ninguém nunca o fez antes. Eles têm uma conexão.
Mas esse é o caminho do amor, em todas as suas estranhas mudanças, ele sempre coloca algumas curvas. E ninguém escapa ileso.
Tudo que eu esperava de Amor Fora do Ar era uma leitura leve e despretensiosa, o que de certa forma é. A Autora utiliza ironia e bom humor para prender o leitor do início ao fim. Mas é impossível não se ater ao drama que se desenrola enquanto os personagens vão se descobrindo e descobrindo uns sobre os outros. Acompanhar esta história e falar dela agora me deixa com um aperto no coração, sabe quando é difícil falar de algo que gostamos e ainda assim ser imparcial? É o que preciso fazer aqui, mas vai ser um pouco impossível devido aos sentimentos que tenho por essa história.

Bom, Julie está prestes a começar uma nova vida em Boston, faculdade, independência e principalmente liberdade de ser quem ela realmente é, sem as convenções sociais e as panelinhas de sempre que a acompanhavam no colégio. Ela pode finalmente ser a garota perfeita que acha é, pode agir como uma adulta sem que alguém a ache estranha, o problema é que ela É bem estranha. Tive certa dificuldade com a protagonista no começo, suas manias e sua forma de pensar me incomodaram, mas acabei relevando um pouco isso depois de alguns capítulos. Porém o que não consegui ignorar é que Julie é bastante intrometida. A forma como ela aparece na casa do Watkins e começa a se intrometer e tentar arrumar tudo, chegando ao extremos de julgá-los pela vida que levam sem saber de nada do que aconteceu realmente com a família me irritou. Ela foi muito mas muito intrometida. Mas é através dessa intromissão que vamos conhecer essa família tão peculiar, então acho que posso perdoá-la.

Já Matt é o Nerd, irmão super protetor e a única pessoa que parece se importar de verdade com os segredos da família, os outros simplesmente fingem que eles não estão ali. Quer dizer, Finn também se importa e de uma forma diferente de Matt ele conversa com Julie sobre os problemas, mesmo guardando segredos, ele é extrovertido, inteligente e completamente diferente de Matt, quase brilhante demais, perfeito demais. Isso os faz se aproximar, e Julie acaba se apaixonando por ele, mesmo contra todas as adversidades, o problema é que Finn está do outro lado do mundo, buscando aventuras e vivendo uma vida cheia de coisas interessantes. 

Mas o que chama atenção é que algo aconteceu de terrível nessa família, alguma coisa que afastou Finn de casa e abalou as estruturas dessa família e Julie está curiosa para saber o que é e determinada a descobrir mesmo que ninguém esteja disposto a contar. Ela se sente na obrigação de ajudá-los, principalmente a Celeste que apesar da pouca idade não se comporta como uma pré adolescente e apresenta algumas peculiaridades um tanto quanto estranhas, e Julie sabe que Finn é o centro de tudo o que falta para essa família ficar inteira, mas ele não tem planos de voltar tão cedo e isso angustia Julie. Bom, eu saquei o drama em um determinado momento, mas ao mesmo tempo esperava que não fosse o que eu imaginava, ia ser duro demais lidar com o que estava por vir. Infelizmente nem tudo o que queremos é, e eu acabei dilacerada pela história dessa família.

Com relação ao relacionamento de Julie e Matt e Julie e Finn eu fiquei angustiada, apesar de os primeiros não apresentarem ser mais que amigos eu sabia que algo estava acontecendo e a cada troca de e-mail/mensagem que lia entre Julie e Finn meu coração sangrava um pouco mais por Matt. Eu não sabia dizer qual dos dois era melhor, mas com certeza Finn era mais descolado, contudo não consegui tirar Matt da cabeça, sua personalidade e suas atitudes demonstravam que ele era algo além do que demonstrava e que estava esgotado de ser quem queriam que ele fosse. Enfim, eu entreguei meu coração para Matt e chorei por Julie não ser capaz de enxergar o quanto ele realmente era mais do que aparentava. Há muitas coisas que amo em Amor Fora do Ar, e Celeste é uma delas por causa de sua evolução e a forma como ela vê o mundo, algo totalmente inusitado e sensível, mas Matt acima de tudo é o melhor personagem da narrativa.

A escrita da autora é fluída e ela não perde a mão nem quando o diálogo é entre mensagens de texto, sem contar as atualizações dos personagens no facebook, pode acreditar eles usam a rede social de um jeito que eu nunca pensei, deu inveja, vontade de ser igual. Enfim, a diagramação é simples, mas a edição está perfeita, não me lembro de ter encontrado erros já que li o livro há um tempinho. Só não dei 5 estrelas além de favoritar por causa de Julie mesmo, mas no geral amei o livro e merece ser lido por todo leitor que adora ou não jovem adulto. Amor fora do Ar não é apenas um romance, é acima de tudo um drama peculiar, cheio de mistérios e que principalmente fala sobre nos descobrirmos e sermos quem temos vontade de ser. Eu simplesmente amo essa história, se você der uma chance tenho certeza que vai amar também.
Melhor Quote:

"Finn é Deus:
Eu alcanço entre nós e solto as fivelas que estão mantendo-nos juntos. Isto é quando eu realmente entro em pânico. O passeio de avião não me assustou. Ou a altura, ou o salto, ou o barulho. Nada disso me assustou. Mas, agora, somente uma coisa me assusta.

Julie Seagle:
Diga-me

Finn é Deus:
Estou apavorado que quando eu soltar a fivela e te soltar, que você se levantará e andará para longe de mim. Não consigo pensar em nada mais excruciante."

Um comentário:

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)