quinta-feira, setembro 03, 2015

[Resenha] Ligeiramente Maliciosos - Mary Balogh

Hoje é dia de Romance de Época por aqui, apesar de não ser grande fã do gênero eu sempre acabo pagando com a língua quando resolvo ler, sim, Ligeiramente Maliciosos é mais um livro do gênero que eu gostei. Contudo, tenho algumas coisinhas a mais para falar!
Ligeiramente Maliciosos
Os Bedwyn #2
Autora: Mary Balogh
Editora Arqueiro
Comprar: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Após sofrer um acidente com a diligência em que viajava, Judith Law fica presa à beira da estrada no que parece ser o pior dia de sua vida. No entanto, sua sorte muda quando é resgatada por Ralf Bedard, um atraente cavaleiro de sorriso zombeteiro que se prontifica a levá-la até a estalagem mais próxima.
Filha de um rigoroso pastor, Judith vê no convite do Sr. Bedard a chance de experimentar uma aventura e se apresenta como Claire Campbell, uma atriz independente e confiante, a caminho de York para interpretar um novo papel. A atração entre o casal é instantânea e, num jogo de sedução e mentiras, a jovem dama se entrega a uma tórrida e inesquecível noite de amor.
Judith só não desconfia de que não é a única a usar uma identidade falsa. Ralf Bedard é ninguém menos do que lorde Rannulf Bedwyn, irmão do duque de Bewcastle, que partia para Grandmaison Park a fim de cortejar sua futura noiva: a Srta. Julianne Effingham, prima de Judith.
Quando os dois se reencontram e as máscaras caem, eles precisam tomar uma decisão: seguir com seus papéis de acordo com o que todos consideram socialmente aceitável ou se entregar a uma paixão avassaladora?
Minha primeira impressão de Ligeiramente Casados é que eu iria passar muito raiva com a protagonista. Em um primeiro momento ela nos apresenta uma personalidade casta, religiosa e certinha. Afinal de contas ela foi criada por um pastor que tem opiniões bem definidas sobre o que é correto ou não para uma moça, infelizmente na época em que passa a história esse machismo não é uma grande surpresa, e é compreensível a ânsia de Judith por uma aventura. Afinal, ela acredita que sua vida está a um fio de tomar um rumo completamente avesso ao final feliz. Diante das extravagâncias do irmão, e a situação monetária precária que os pais estão vivendo, ela se vê obrigada a viajar até a casa de sua rabugenta tia para que esse não seja o destino de nenhuma de suas irmãs e também para aliviar a situação financeira da família. 
"Sendo realista, Judith só poderia esperar monotonia e trabalho árduo em seu futuro. Nenhum pretendente ou casamento, casa ou família. Estava prestes a se tornar uma dessas mulheres apagadas, abundantes na sociedade, mas que viviam nas sombras."
Sem dote, e prestes a se tornar uma criada ela sabe que todos os seus sonhos românticos nunca irão se concretizar é aí que sua atitude muda bruscamente e ela assume o papel de uma jovem impetuosa, experiente e totalmente independente, que faz o que bem lhe der na telha. O problema é que ao mesmo tempo em que assume esse papel externamente por dentro ela ainda se pergunta se é correto, o fardo de acreditar que é uma garota sem atrativos piora um pouco a situação. Então, nesse primeiro momento da narrativa eu achei bem incoerente a forma como ela se joga nos braços de Rannulf, mesmo que ela não saiba quem ele é. Não condiz com tudo o que ela demonstra ser, o fato dela estar interpretando um papel não fez com que eu me conectasse com o romance.

Contudo, quando a narrativa segue seu rumo e as coisas estão exatamente como são, o livro se tornou muito melhor. Os personagens criados por Balogh neste romance são incríveis, independente de qual o papel que eles representam na história. Neste ponto destaco a avó de Judith, ela me fez dar boas risadas, é um exemplar nada típico de avó, e uma senhora muito divertida e cheia de vida. Porém, me senti triste por ela não intervir mais energicamente na situação de Judith na casa, apesar de ter um carinho pela neta ela não faz muito para que as coisas melhorem. Rannulf é um caso a parte, e neste segundo momento conhecemos mais sobre ele. Apesar do jeito teimoso que todos os Bedwyn tem como característica, ele também é um homem sensível e altruísta, e seu maior ponto fraco é a avó que tanto ama e que quer ver o neto casado e feliz. Então, por mais que seus desejos sejam seguir sua vida em eterna solteirice ele passa aos poucos a entender que precisa tornar-se um homem de verdade e começa a se dar conta das responsabilidades que vem com esse amadurecimento.

O romance vai ganhando forma, mas de jeito sutil, não há rompantes de amor, e nem cenas constantes de sexo, o que desde o primeiro livro senti ser uma marca registrada da autora, acho que este é um dos motivos por ter me assustado com o início de Ligeiramente Maliciosos que é bem mais hot. A autora desenvolve o romance no decorrer da história, sem pressa, ele fica quase em segundo plano diante de todas as situações que a protagonista precisa enfrentar. Judith se torna uma personagem "apagada", mas os momentos em que traz sua luz à vida torna-se fascinante ver como ela realmente é, e neste momento percebemos que em seu âmago ela tem um pouco de Claire (o nome que inventou para si no começo) e de Judith, e que ambas as personalidades estão presente em sua essência.

O mais interessante na escrita de Mary Balogh não é sua narrativa fluída, mas sim a forma como ela acrescenta discussões que ainda hoje são bastante atuais, ela usa Judith para apresentar a forma como a mulher acaba sendo subjugada por sua beleza, ou por sua condição, a autora conseguiu ao mesmo tempo apresentar um romance muito bem feito e fazer uma critica social bastante plausível. Enfim, Ligeiramente Maliciosos é um romance de época como todos os romances de época, cheio de clichês, mas ainda mais delicioso de ler do que qualquer outro que eu tenha lido anteriormente. O próximo livro da série, Ligeiramente Escandalosos, traz Freya como protagonista e não vejo à hora de saber mais sobre sua história, afinal de contas ela é uma das personagens mais intrigantes de todos os Bedwyn, o bom é que ele sai ainda esse mês, estou contando os dias para chegar aqui. No mais vocês já devem ter percebido que eu super indico essa série deliciosa de ler né?!

Melhores Quotes:

"Sonhos e realidade nunca se misturavam. Porque aquele sonho em particular, o mais glorioso de sua vida, acabara batendo de frente coma realidade que vivia?"

"- Gosto do modo como ergue seu queixo, como se desafiasse o mundo a mostrar o que tem de pior. Acho que é nesses momentos que a verdadeira Judith Law sobe ao palco."

"A beleza não é menos bela porque alguns homens se comportam mal em sua presença."

"Insegurança, duvida e ansiedade eram emoções totalmente novas para um homem que cultivara o tédio e o cinismo por toda a vida adulta."

''[...] O amor não é físico, mental ou emocional. É maior do que qualquer uma dessas coisas. É a verdadeira essência da própria vida, não concorda? Esse grande mistério que não se pode expressar, que passamos a compreender melhor através da descoberta do ser amado.''


20 comentários:

  1. Oii Juuuu!
    Esse romance é o meu preferido dos dois já lançados *-*
    Eu acredito que Judith tenha mudado completamente a postura dela durante a viagem porque ela sabia que nunca seria cortejada ou algo assim depois que chegasse a casa da tia... Mas isso é só o que eu acho hahaha
    Particularmente, eu acho o romance desenvolvido nesse livro o mais fofo!
    Adorei as citações ♥

    Mil beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thay, o melhor dos dois que já foram lançados. Entendo a postura tbm, como disse ela achava que não teria um futuro neste sentido e quis aproveitar, mas achei bem louco a atitude devido a criação dela. Tbm achei o romance bem desenvolvido, mas ela desenvolve ele sem pressa, acontece e cresce no docorrer da história :)

      Excluir
  2. estou adorando a familia! este livro foi super fofo, teve humor e um ar de conto de fadas em todas as páginas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju, essa é uma das séries de romances de época que quero muito ler *-* A historia parece ser bem legal e a escrita da autora é muito elogiada, enfim espero lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  4. Oiiii.
    Então eu estou lendo esse livro rsrs. Confesso que e uma leitura que ainda não me capturou, a escrita dela não me cativou ainda. Mais tbm estou super curiosa pra ler escandalosos. Gostei muito do casados. E realemtne esse com o casados tem muita diferença. Mais nada supera minha vontade de ler o Duque kkkk
    Beijos

    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Acho que não preciso nem dizer que, assim como você, romances de época não são meu estilo favorito, a única diferença é que eu não dou nem chance HAHAHAHAH. Gostei de saber que a autora não foca muito só nas cenas de sexo, como está sendo moda nos livros desse gênero atualmente, mas não gostei de saber que o estilo narrativo dela não é muito fluido. Gosto de narrativas bem dinâmicas com bastante diálogo e cenas que me fazem querer devorar cada página, e isso raramente acontece com um livro com narrativa mais lenta. Acho que vou passar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai, Ju, essa sua primeira impressão de que ia passar muita raiva com a protagonista é a impressão que eu tenho, e mesmo você tendo dito que mesmo com o início incoerente as coisas melhoram, ainda assim não fiquei com vontade de ler o livro não. A verdade é que o gênero não me conquistou e não pretendo ler muita coisa que pertença a ele. Mas achei legal a parte da crítica social.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá... eu curto alguns romances de época... e tenho Ligeiramente casados aqui para ler, mas foi o único da série que realmente chamou a minha atenção para a leitura, não pretendo ler os demais livros, porque já li algumas resenhas e as histórias me pareceram desanimadas. Eu curti muito a sua resenha e até entendi o os pontos que você levantou na narrativa, mas confesso que não pretendo ler, achei essa trama tão fraquinha sabe que iria me cansar rapidinho... o que é uma pena porque é série... mas pretendo ficar apenas no primeiro livro... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Essa é uma das próximas leituras *o*
    Sua resenha positiva só me deixou mais animada!
    Adoro a forma como os romances de época, em geral, costumam inserir uma questão social no meio da trama. Já vi que nesse quesito não irei me decepcionar.
    E compartilho sua vontade de já ler o próximo. Fayer <3

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,
    realmente a autora tem uma forma unica de escrever, principalmente tendo em seus romances mocinhas guerreiras. Eu li ligeiramente casados e gostei da escrita, contudo, não me senti encantada. Mas lendo sua resenha do segundo livro estou muito empolgada para conhecer o romance e principalmente a personagem Judith, acho que vou me encantar muito com ela.
    Bom, ainda bem que o livro esta aqui, assim, logo depois dessa resenha, posso mergulhar na leitura.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Eu tbm não morro de amores por romances de época, mas essa capa sempre me chamou a atenção. E essa é a primeira resenha que leio dele =)
    Gostei da premissa do livro, principalmente pela autora criticar o modo como as mulheres são vistas, desde sempre, apenas como um objeto, e não como um ser humano. Acho que seria um livro com o qual eu me identificaria.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito esse série Os Bedwyn, sou encantada por livros de romance de épocas, além das histórias serem muito boas as capas são muito bonitas, sua resenha está muito boa, pretendo começar a ler a série em breve.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre me sinto atraída por romances de época, eles conseguem isso mesmo possuindo cenas hot, o que me faz perguntar que tipo de bruxaria eles possuem, pois quando se trata de livros eróticos eu viro a cara sem pensar. Eu sei, é contraditório, mas algo neste gênero me faz deixar de lado uma certa aversão que criei com cenas de sexo em livros após uma leitura ruim.
    Já li diversas resenhas do livro e estou bem curiosa com a série, mas ainda não tive oportunidade de começar a leitura de Ligeiramente Casados. Judith a partir de uma primeira impressão poderia ser uma personagem irritante ao meu ver, mas admito que ela me deixa curiosa e fico em dúvida do que acharei dela. Por uma primeira opinião ela não me conquistaria, mas as resenhas meio que contradizem esse pré-julgamento.
    Não sei o que esperar da série Os Bedwyns, mas torço para que no fim, a autora me conquiste.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Sobre essa relação de amor e ódio com os personagens: ❤ kk

    Mas eu não tenho vontade de ler os livros dessa autora não '-' As histórias parecem boas, mas é que não suporto, mesmo, romances de época :/

    Abs,
    Jhon.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Eu super amo romances de época e essa é uma das séries que eu mais anseio começar a ler.A história parece mesmo trazer todos aqueles clichês que sempre ocorrem em leituras desse gênero,mas eu sempre gosto então isso não é um problema pra mim.E eu espero que eu me de bem com os personagens,e não ache eles maçantes.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Eu super amo romances de época e essa é uma das séries que eu mais anseio começar a ler.A história parece mesmo trazer todos aqueles clichês que sempre ocorrem em leituras desse gênero,mas eu sempre gosto então isso não é um problema pra mim.E eu espero que eu me de bem com os personagens,e não ache eles maçantes.

    ResponderExcluir
  16. Amo romances de época, e já ouvi falarem de muitos, não que as pessoas falem mal e sim bem deles, isso fez com que eu amasse junto com elas os romances de época, porém ando dando uma paradinha nessas minhas leituras porque tô com um pouco de ressaca literária.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ju. Você não sabe o quão é difícil eu conseguir gostar de um romance de época. Mas, Ligeiramente Maliciosos, assim como Ligeiramente Casados, me encantou e envolveu de uma forma inesperada. Sua estória conteve algo diferente, mas muito bom que fez-me gostar e pensar em uma leitura histórica. Gostei!

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não peguei nenhum romance de época para ler e acho que eu fico um pouco irritada com essa necessidade de que as moças tem que casar e ser assim e assado, entende? Esses clichês não combinam nada comigo e acho que vou acabar me irritando durante a leitura e não gostando da obra, que pode até ser muito boa. Apesar de não gostar de livros hot acho que pode até ser um certo diferencial nessas obras ter esse aspecto; Sem falar no quanto agrada diversas leitoras do gênero.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito de romances históricos então quando a editora anunciou o lançamento dessa série fiquei curiosa.
    Olha depois de ler a sinopse eu já tive o mesmo pensamento que você quando iniciou a leitura. Embora ela se passe por outro alguém como não deixar transparecer todos os ensinamentos que teve durante toda a vida? Fico feliz de saber que apesar disso a autora soube trabalhar os personagens.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)