quinta-feira, agosto 27, 2015

[Top 5] 5 Lugares que os livros me fizeram ter vontade de conhecer!

Há alguns meses atrás fiz uma postagem dessa coluna falando dos lugares fictícios que os livros me fizeram ter vontade de conhecer (aqui). Hoje vamos falar dos lugares reais, países ou cidades, que eu gostaria de visitar e tudo por culpa dos livros. Espero um dia ter essa oportunidade!

Russia - Jardim de Inverno (Kristin Hannah)


Se as lindas paisagens russas já não são motivo suficiente para eu querer conhecer o país, a sua história é, principalmente a capital São Petersburgo. Confesso que antes de ler Jardim de Inverno eu desconsiderava completamente o papel russo na 2º Guerra Mundial, mas esse livro me fez ver o quanto esse povo precisou ser forte para sustentar-se durante esse período histórico. Escolhi Jardim de Inverno como referência por causa da bela história de Anya, mas também não poderia deixar de citar aqui o segundo livro da trilogia O Século de Ken Follett, em Inverno do Mundo o autor utiliza história e ficção para mostrar os horrores da guerra e a força do povo russo. Seria uma viagem incrível para conhecer mais desse período histórico que tanto me chama atenção.

Barcelona - A Sombra do Vento (Carlos Ruíz Záfon) 
 

Em A Sombra do Vento, Záfon nos apresenta a Barcelona do anos 40, mais especificamente 1945, o aguardado fim da Guerra bate as portas do país e junto com Daniel Sempere somos transportados por um país que está se reconstruindo de todo o horror causado pelo período. Mais uma vez o quesito histórico me fascinou, mas mais do que isso o que me encantou foi acompanhar a evolução do protagonista e da cidade no decorrer dos anos. Espanha é um dos países que mais me causam fascínio, mas acima de tudo tenho imenso desejo de caminhar pelas ruas de Barcelona, com suas vielas e histórias escondidas.

Escócia - Outlander (Diana Gabaldon)


Quem leu Outlander e não gostaria de conhecer a Escócia pode se retirar desse blog neste exato minuto. Brincadeirinha!!! Mas fala sério, a forma como a autora retrata o país tanto na década de 40 quanto em 1743 é maravilhosa. Mas confesso que diante do caos que era o século XVIII prefiro desembarcar por lá no século XXI mesmo. Pena que não vou ter a chance de conhecer Jamie Fraser. Mas o que mais encanta neste país é sua história e seria incrível conhecer suas ruínas e tudo que remete ao passado desse país.

O Despertar do Príncipe - Egito (Collen Houck)


Depois de ler O Despertar do Príncipe meu interesse por este país se elevou a níveis estratosféricos. Collen não fala muito sobre as paisagens e os cenários em si, seus livros são mais focados em crenças e mitologia, mas seria fantástico visitar as pirâmides e sabe um pouco mais sobre a cultura e as tradições do Egito. Este é um lugar que eu gostaria de visitar apenas por sua história e conhecimentos milenares. Posso dizer o mesmo sobre a Índia de A Maldição do Tigre.

Nova York - Para onde ela Foi (Gayle Forman)


De todos os lugares citados um que eu sempre quis conhecer é com certeza Nova York, e creio que o único que meu motivo seja a modernidade. Se nos tópicos anteriores citei tradições e história Nova York eu quero conhecer pois para mim é quase o centro do mundo, é onde as coisas giram. Posso estar enganada mas meu fascínio por essa cidade tem a ver com isso. Esse desejo só aumentou depois de ler "Para onde ela Foi". Acompanhar a história de Adam e Mia, a reconstrução e superação de ambos, me fez ver essa cidade com mais paixão do que já via. Talvez esse seja um sonho bastante floreado, mas não deixa de ser um sonho.



15 comentários:

  1. Oi Ju!
    É muito bacana quando os livros nos transportam para vários lugares, não é mesmo? Além de viajarmos na história, parece que estamos conhecendo cada um desses lugares.
    O lugar que me recordo para citar é Dublin, Irlanda. De tanto ler chick-lit, esse com certeza é um lugar que eu gostaria muito de conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Muitos lugares gostaria de conhecer, mas do que citou, primeiro seria Egito e Escócia. Gostaria de conhecer Japão, Paris. Irlanda e Itália também.
    E é por isso que gosto de ler, podemos conhecer vários lugares sem nem sair de casa.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem? É ótimo quando os livros nos fazem viajar e querer conhecer os lugares em que passamos só pelos livros. Eu fiz um post tipo esse há um tempo, e no meu tinha Londres (sempre, esse é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer), Amsterdã (por causa de "A Culpa é das Estrelas", e depois do filme a minha vontade só aumentou), Paris, Praga (esses foi um dos que mais me chamou a atenção, a história da cidade é incrível) e Provença (lugar simplesmente maravilhoso). Aqui no Brasil eu adoraria conhecer Campos do Jordão.

    Adorei os lugares que você escolheu, e também sinto vontade de conhecer Barcelona, nunca pensei em ir para a Escócia, mas quem sabe depois de Outlander eu mude de ideia. Nova York nunca me encheu os olhos.

    Adorei o post!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Outlander também me despertou uma enorme vontade de conhecer a Escócia, assim como os vários livros da Nora me fazem querem mergulhar na Irlanda e vários outros me desertaram o desejo de conhecer as terras gregas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju! Eu fico com raiva dos livros por me deixar com vontade de conhecer lugares ~impossíveis~ (ah! vai que um dia rola, né... kk).
    Eu não me importava muito com a Escócia até assistir e ler Outlander, fiquei bem curiosa com seus costumes e acho que até hoje algumas coisas devem prevalecer. Sem falar em homens de kilt, MEU DEUS! :P
    NY eu sempre tive vontade de conhecer e pensando bem agora eu nao consigo me lembrar de algum livro que eu tenha lido que se passa em NY :(
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Muito legal a postagem e anotei algumas dicas aqui. Dos livros mencionados é só li Outlander e, claro, que desejo visitar esse país. O despertar do príncipe ainda vou ler e já imagino que vou querer visitar também..rsrsrs. Fiquei curiosa quanto a Russia e Barcelona.
    Depois de ler tantos livros na Irlanda, esse país é outro que tenho super vontade de visitar.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Barcelona realmente parece ser um lugar MARAVILHOSO! Egito não me interessa tanto, parece fazer muito calor e eu detesto calor. Agora, New York é um capítulo à parte, né? Acho que todo mundo tem vontade de dar uma passadinha lá algum dia.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Nova York me deu vontade também, mas por conta de outro livro hehehe
    E como te disse gostaria de conhecer Zurique por conta da Identidade Bourne.
    Ótimo top esse!

    ResponderExcluir
  9. QUERO TODOOOOS ESSES LUGARES! COMO FAZ?! <3 <3 <3

    Beijos!

    Dyana

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, que post lindo! Acho que é impossível para nós leitores embarcarmos em tantas histórias e não ficarmos imaginando como seria conhecer os cenários em que cada personagem vive. Eu também quero conhecer esses lugares citados e muitos outros. Adorei o post.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, sua linda, tudo bem
    Eu acabei de ler uma resenha do livro O Despertar do Príncipe, adoro o Egito, e por casa de filmes de aventura, maldições, mistérios, também gostaria muito de conhecer. E o melhor de tudo, gente, as múmias existem, risos.. Você escolheu excelentes lugares, além do Egito a Escócia me atrai muito. Estou adorando essas suas postagens.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem??
    Super legal a sua postagem viu... bom eu queria conhecer muito a Índia, por causa dos efeitos que a Maldição do Tigre me causou durante a quadrilogia.... Quero conhecer Paris, por causa dos cafés e lugares românticos... li a trilogia Os Revenants e me apaixonei pelo lugar. Quero conhecer Buenos Aires, porque amo apresentação de Tango e esse sonho está mais próximo de realizar rs....
    Adorei a forma como colocou os lugares que deseja conhecer por causa dos livros... porque se pararmos para pensar já conhecemos um pouco por causa da leitura certo??? Dos lugares que você citou... fiquei curiosa pelo Egito! Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ju, os lugares fictícios até que eu fico com vontade de conhecer, mas acho que os livros não me fizeram acrescentar lugares à minha lista dos que quero conhecer no mundo real não... rs... não sou muito de viajar. Dos que você citou, só quero conhecer Nova York.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Quem nunca ficou com vontade de visitar um lugar por causa de um livro? HAHAHA De todos os que citou, o que mais quero visitar são: NY, Barcelona e Egito, também por motivos de Colleen Houck HAHAHA. Ela criou um cenário tão bacana que fiquei morrendo de curiosidade de visitar, mesmo com o calor infernal que deve fazer lá.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, não li ainda nenhum dos livros citados, mas tem vários que li e me fizeram desejar conhecer vários país e cidade que parecem bem legais nas paginas deles *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)