terça-feira, julho 28, 2015

[Resenha] Eu te Darei o Sol - Jandy Nelson

A resenha de hoje é de um livro que mexeu profundamente comigo, um livro que transborda arte, sentimentos e frustração. A autora conseguiu de forma exemplar fazer com que os sentimentos saltassem aos olhos e me conquistou com uma escrita sensível. É possível sentir a arte e a sensibilidade tão presente na vidas dos personagens, o que torna Eu te Darei o Sol um livro apaixonante!
Eu te Darei o Sol
Autora: Jandy Nelson
Editora Novo Conceito
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.
Quando recebi Eu te Darei o Sol já tinha visto várias manifestações entusiasmadas nas redes sociais, justamente por essa aprovação coletiva eu tive certo receio de que a leitura seria boa para mim. Então, assim que iniciei a leitura e pude ver que se tratava da história de um adolescente a primeira coisa que eu fiz foi torcer o nariz, definitivamente eu não estou no clima para hormônios recém descobertos, assim precipitadamente acreditei que não iria gostar do livro. E foi o melhor exemplo que tive na vida de que a primeira impressão não é a que fica.

Entretanto, como ia dizendo, o princípio da narrativa não me agradou. Inicialmente somos apresentados a Noah e a seu contexto familiar, ele é um garoto ingênuo de 13 anos que sonha em viver de sua arte e sente orgulho de ter como maior admiradora sua própria mãe. Contudo, essa situação causa ciúmes em sua irmã gêmea que é o estereótipo da adolescente que busca chamar atenção. Esta competição entre os dois era o que eu não esperava do livro e confesso que foi algo bem irritante e infantil, obviamente me fez torcer o nariz, mas de qualquer forma acaba sendo até compreensível.
"Sempre foi assim, eu gostando do papai e ele da mamãe, mas a semelhança dele com ela se tornou impressionante, portanto arrebatadora. Ao mesmo tempo, não há nada da mamãe em mim, nunca houve."
Como não sabia muito sobre o livro, pois sou dessas que não lê sinopse, foi uma surpresa quando descobri que os capítulos eram intercalados. Jude narra o presente dessa relação, mas ela está diferente, podemos dizer que algo fez com que o papel dela e de Noah se invertessem em algum momento entre os 13 (narração de Noah) e os 16 anos (narração de Jude). Ambos os períodos caminham de forma a se entrelaçar e com o decorrer da narrativa vamos juntando o quebra cabeça e descobrindo aos poucos o que aconteceu com essa família. Percebemos em determinado momento que a autora usou uma técnica assertiva ao dividir os capítulos dessa forma. Pois com isso ela utilizou da sensibilidade de seus personagens para conquistar o leitor.

Infelizmente o fato de os capítulos serem enormes me desagradou um pouco, apesar de conter linhas de respiração, não esperava que um capítulo durasse 100 páginas. Principalmente quando a autora termina o capitulo anterior em um momento chave. Este fato tornou a leitura um pouco cansativa em alguns momentos. Porém, a autora demonstra um dom exímio ao caracterizar seus personagens. Especialmente Noah, a arte demonstra ser algo bem mais intenso para ele do que para a irmã, apesar de ambos terem talento. Noah torna sua arte concreta de um jeito totalmente abstrato, seus pensamentos são envoltos em cor e vida e conforme ele imagina uma pintura ou um quadro aquilo parece se tornar real, vivo e palpável. É tão surreal, lindo e intenso que, como disse uma amiga blogueira, sentimos vontade de sair pintando os pensamentos do personagem.

Além de toda essa profundidade temos também uma dose de romance, em sua maioria complicados, mas de uma delicadeza tocante. Ademais este livro também fala de amor e das diversas formas de se amar alguém, tudo de forma poética e sutil. Em toda minha vida de leitora nunca tinha me apaixonado por um casal, sempre um dos personagens me transmitia maior empatia, não é o caso de Eu te Darei o Sol. Este livro fez com que eu me apaixonasse diversas vezes pelo sentimento de amor contido em suas páginas e não por determinado personagem.

Enfim, Eu te Darei o Sol é uma obra prima que transmite cor, vida e poesia ao leitor é um livro cheio de nuances e arte. Apesar de não ser necessariamente um drama me fez sofrer esperando por um final feliz, por um momento de paz para aqueles personagens que conseguiram me cativar por sua humanidade e bondade, mesmo quando ser egoísta era sua única escolha diante do sofrimento. Não tenho que parabenizar a Editora Novo Conceito pelo excelente trabalho gráfico e sim agradecer por ter me apresentado uma história tão viva quanto esta!
Melhores Quotes:

"Porque todos nós estamos quebrados. Quero dizer, não estamos? Eu estou. O mundo inteiro está. Tentamos fazer o nosso melhor e é isso o que acontece, repetidamente."

"Digo que vocês têm que fazer escolhas, errar, cometer erros enormes, terríveis, imperdoáveis, realmente estragar tudo. Digo que é a única maneira."

"Afinal, quem sabe? Quem sabe alguma coisa? Quem sabe quem está no controle? Ou o quê? Ou como? Quem sabe se o destino é apenas como você conta para si mesmo a história da sua vida? "


"[...] talvez uma pessoa seja feita de várias pessoas. Talvez estejamos acumulando novas personalidades o tempo todo. Carregando-as ao fazermos nossas escolhas, boas e más, enquanto erramos, organizamos, perdemos a cabeça, encontramos nossa cabeça, desabamos, nos apaixonamos, sofremos, crescemos, nos retiramos do mundo, mergulhamos no mundo, ao criarmos coisas e destruirmos coisas." 

17 comentários:

  1. Juuuu!

    Eu também adorei esse livro! E assim como você também achei que não ia gostar. Mas olha, o fato de os capítulos serem tão grandes quase me fez desistir da leitura no início. Fiquei com muita raiva! Só não desisti mesmo porque foi um dos escolhidos para a Maratona Literária de Inverno. Aí gente, os romances quase me mataram de tanto amor. Ficava com os olhinhos até brilhando nas partes mais fofas!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Jaja!
    Todo mundo tá falando tão bem desse livro e eu ainda tô com um pé atrás para começar a ler (mas bem, se você disse que a primeira impressão não foi a que ficou, talvez eu goste xD). Eu aprendi a gostar de livros que possuem capítulos intercalados entre os personagens, mas um capítulo de 100 páginas? SEM OR!! Fiquei super curiosa para saber o que aconteceu na vida dos irmãos e porque eles inverteram os papéis... E ai, adorei saber que o livro possui um lado mais artístico :') Espero não me decepcionar com a leitura...

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Ju, tudo bom?
    Amei sua resenha, eu li esse livro semana passada e fiquei encantada demais com a história!!
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir
  4. Relação entre irmãos pode ser muito boa, mas tb muito ruim. Tenho dois irmãos e minha relação é muito diferente com cada um... mas nunca competimos pela atenção de ninguém... acho que fui uma adolescente atípica, já que nunca fui rebelde tb.
    Enfim, vamos parar de falar de mim e falar do livro, da resenha.
    Gosto das suas resenhas pois não revelam muito sobre a história em si, mas sim sobre seu olhar sobre a obra.
    Bem, eu não curto este tipo de livro, acho que ia me irritar com o "jogo" entre os irmãos, mas eu confio nas sua palavras e darei uma chance ao livro.
    Só não entendi muito do romance... acho meio descabido para personagens tão jovens e isso aguçou minha curiosidade.
    Curti muito sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?

    Só estou lendo resenhas positivas desse livro e a cada fico mais animada em ler. Já tenho um exemplar dele aqui e vou ler em breve. A escrita da autora é algo que eu amo porque adorei "O céu está em todo lugar", então sei que vou gostar. Só uma coisa: um capítulo de 100 páginas? NOSSA. Além da aflição pelo capítulo anterior, isso acaba cansando mesmo. Enfim, mas quero muito ler e espero gostar. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    Triste porque não recebi esse livro da editora...:(
    Capítulos longos também me deixam cansada da leitura, porque tenho o costume de ler por capítulos, assim não me perco na leitura, porém aqui acho que será difícil seguir esse padrão.
    Nada como se apaixonar pelo amor. Deve ser um livro bem gostoso de ser lido e de aprender as diversas formas de se amar....e se tem um tantinho de drama pela ansiedade de saber o que acontece aos personagens, melhor.
    “A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju! É sempre um prazer visitar o seu blog e ler essas suas resenhas <3
    Vi varias vezes voce comentando no twitter sobre esse livro e apesar de tê-lo solicitado eu ainda não peguei para ler. Com tantas pessoas elogiando eu estou deixando ele por último da listinha da NC :\
    Mas nossa, um capitulo com cem paginas? Me assustou um pouco... Mas enfim, também não sou de ler sinopses e não tinha entendido muito bem o orque do livro vim com aquele kit fofo de colorir. Espero que a leitura me proporcione sentimentos semelhantes ao seu e quem sabe eu consigo fazer uma arte :P

    ResponderExcluir
  8. Já vi que tu adorou o livro né, Ju? Gostei da sinopse, fiquei curiosa para saber o que acontece com essa família, mas estou tentando não esperar muito, já que, como vc no início, eu tenho medo dele não corresponder às minhas expectativas. :/

    ResponderExcluir
  9. Reparei os capítulos enormes, e essa foi a razão porque ainda não li esse livro, até passei os da editora que chegaram depois na frente dele... hehe... mas tenho lido resenhas elogiando muito, e gostei de saber que ele mexeu tanto com você, achei lindo isso do sentimento de amor contido nas páginas. Espero conseguir lê-lo em agosto!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju Rafa! kkkkkkkkkk
    Capítulos grandes são brochantes! Totalmente brochantes! A sensação que tenho é que o autor quer me prender não me deixando dar aquela pausa estratégica pra fazer um lanchinho ou ir ao banheiro. Tolinhos, porque capítulos pequenos bem escritos são bem mais viciantes.
    Já vi outras resenhas positivas sobre o livro, mas como tô bem atrasada nas leituras acabei deixando pra resenhista.
    Gosto de narrativas intercaladas e mais ainda quando são em tempos diferentes. Encaro como um desafio, um quebra-cabeça que preciso montar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Ju lindona a capa é linda desse livro, me chamou atenção o livro ser narrados pelos dois irmãos em fases diferente, mesmo com capítulos enormes se forem bem elaborados não tem como a leitura não fluir. O livro já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, Ju.
    Soube expressar bem os pontos que te agradaram e também os que te desagradaram e isso é importante pois é o que nos desperta vontade de ler ou não.
    Fiquei interessada no livro, mas confesso que os capítulos longos me desanimam um pouco.
    Amei essa sua definição aqui "Enfim, Eu te Darei o Sol é uma obra prima que transmite cor, vida e poesia ao leitor é um livro cheio de nuances e arte. " frase digna de estar na capa do livro ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sua resenha e fiquei com vontade de conhecer a história. Já tinha visto o livro em alguns posts informando os lançamentos do mês das editoras, mas nunca havia parado para ler alguma resenha. Gostei bastante de saber que a história possui personagens bem caracterizados, o que te fez sentir intensamente a história. Adoro bastante histórias marcantes e espero que esse seja exatamente o caso!

    ResponderExcluir
  14. Hey Ju, tudo bem?

    Também tenho essa coisa de que quando um livro é muito aclamado na blogosfera ficar com um pé atrás. Também iria torcer o nariz por ser coisa de adolescente e confesso que apesar do texto bacana e do livro ter mexido com você, esse tipo de leitura não é pra mim. Tenho trauma com capítulos grandes, sério, eu li um livro recentemente que tinha 3 capítulos. TRÊS! Cada um tinha mais ou menos 150 páginas o_O. Dessa vez vou deixar a dica passar. A capa pelo menos é linda.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem? Que resenha maravilhosa. Estou doida para ler esse livro, e até comprei em uma promoção que saiu dele nas Lojas Americanas, mas extraviaram meu pacote e não sei onde foi parar ¬¬'. E nossa, também tenho medo de ler esses livros super elogiados e me decepcionar e acredito, isso tem acontecido bastante esse ano.

    Parece ser uma história envolvente e cheia de nuances, como você disse. Essa relação com a arte e a vontade de sair "pintando as emoções" é bem interessante, pois mostra como conseguimos nos envolver com os pensamentos e ações dos personagens. Imagino que o início seja bem complicado, principalmente pela narração do Noah aos treze e realmente algumas atitudes podem ser meio infantil... mas fiquei interessada por essa mudança na narrativa e inversão dos papeis e fiquei curiosa para saber o que aconteceu com eles. Mas gosto bastante dessa intercalação das narrativas e a diferença da linha temporal.

    Sério, a única coisa que me desanimou um pouco foram os capítulos muito grandes. 100 páginas é muita coisa e geralmente eu torço o nariz para capítulos assim, mas tudo depende da forma como foi escrito, embora, sempre seja um pouco cansativo.

    Amei os quotes, principalmente o último. Esse livro parece ser aquilo que a gente vai marcando tudo e no final está cheio de post-it e de frases maravilhosas e inspiradoras.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ju. Tudo bem?
    Assim que o livro lançou e teve aquele boom, minha vontade de ler se tornou praticamente nula. Assim como você, fico receoso quando falam bem demais de um livro, achando que vou ser apedrejado se não gostar, que o livro é superestimado e tal. Só que lendo sua resenha, percebi que Eu te Darei o Sol tem todos os elementos que eu gosto em um livro. E o que são essas quotes? Amei demais. Com certeza vou dar uma chance ao livro em um futuro próximo. Sua resenha está incrível.

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com,br

    ResponderExcluir
  17. Demorei, mas cheguei :)
    como já conversamos, acho que esse livro é praticamente uma unanimidade. Não acho que alguém possa não gostar (no máximo, estranhar, já que o início é mesmo um tanto estranho, pelo menos até nos acostumarmos com a imaginação do Noah). Só agora me toquei do tamanho dos capítulos, pois inacreditavelmente não tinha percebido isso durante a leitura, não que eu me lembre. Enfim, a delicadeza e a profundidade das emoções é marcante demais nesse livro, não sei se tem como não ser tocado por ele, né? E o medo de dar tudo errado? A tensão de saber que tudo estava por um fio, à beira do penhasco? Surtei, viu? Tenho certeza de que você também. Sua resenha é a primeira que leio, pois quando li me recusei a ler qualquer coisa a respeito. Fui com a cara e a coragem mesmo, sem saber nada dele e, bom, não tem nada a ver com modinha da blogosfera. Só lendo para entender. Já espero por outro livro nesse estilo, que me encante e prenda de forma certeira :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)