quinta-feira, julho 23, 2015

[Opinando!!!] Poxa... Quanta sofrência!


O leitor que nunca sofreu durante uma leitura que atire a primeira pedra! 

É quase inevitável seja qual for o motivo do sofrimento, às vezes uma leitura ruim, uma despedida, uma angústia, não importa, de alguma forma sempre acabamos sofrendo mesmo que seja a história mais engraçada do universo.

Portanto, a postagem do Opinando!!! de hoje é justamente sobre alguns tipos de sofrimento. Mas não vamos falar aqui de espera por continuações, escrita ou qualquer coisa ligada a editora ou edição, mas sim, sobre as histórias e as diversas formas que podemos sofrer lendo um livro. Senta que lá vem...lágrimas!

1. Tem um olho na minha lágrima!

É aquele sofrimento típico das histórias mais dramáticas. Aquela que ou tem morte ou tem sofrimento pingando feito sangue de um ferimento. Autores como Nicholas Sparks e Kristin Hannah são especialistas nessa arte. E muitas vezes é aquele tipo de narrativa que pegamos para ler para descobrir que nossa vida é linda e dar graças a deus por não ser personagem de um desses autores. Pera aí que vou ali limpar uma lágrima de felicidade por isso!

2. To sofrendo aqui mas to bem, tá tudo Bem!

Ok, você sabe que por tudo que é mais sagrado aquela história não pode terminar de forma trágica, você torce por isso do início ao fim, você se apega tanto aos personagens que cogita matar o autor caso ele resolva te fazer sofrer amargamente no fim. Este tipo de sofrimento é aquele que faz você ir até o último parágrafo do livro para ter certeza que não vai sofrer.  O que acaba jogando um maldito spoiler na sua cara de enxerido, mesmo assim tudo bem, você fica mais calmo. MENTIRA! BLASFÊMIA!!! Você não para de sofrer até que tenha certeza que tudo vai acabar bem. Bons exemplos desse tipo de livro são Eu te Darei o Sol e Beleza Perdida.

3. Sai daí seu burro! Não idiota, não faz isso!

Caso típico de filme de terror! Você sabe que a anta do personagem vai se manter em encrenca e não pode interferir, ele nunca vai te escutar. E isso causa uma sofrência tão grande que você pensa seriamente se seria uma boa ideia jogar o livro na parede, quem sabe assim resolve alguma coisa? Não meu amigo, o personagem vai continuar sendo burro e impulsivo, além de insensível as suas observações tão sensatas. Veja bem, na maioria das vezes ele não ouve nem o melhor amigo, quanto mais você pobre leitor sofredor. Isobel de Nevermore merece umas sacudidas, mas infelizmente nunca me deu ouvidos, nem a Gwen na verdade, triste vida!

4. Não se vááááá, não me abandone por favor/Pois sem você vou ficar loucooooo. ♫

Despedida... Ah! As malditas despedidas. Para ser sincera não tem muito o que falar sobre essa forma tão cruel de sofrimento. Ninguém em sã consciência gosta de se despedir, de ver o objeto de sua obsessão criar asas e voar. É tão aterrorizante se apegar aqueles personagens, entidades que passam a fazer parte do seu dia, e saber que em algum momento eles terão de partir. Este trágico caso acontece na maioria das vezes quando amamos alguma série ou livro, e é o que nos faz implorar insanamente por mais, dia após dias. Você poderá reconhecer casos extremamente gravíssimos se for ou tiver um amigo Potterhead. 

5. O que foi que aconteceu aqui?

Típico final ruim. Você passa a vida com aquele livro (pelo menos é assim que parece) para no fim o autor te fazer de otário e terminar o livro sem respostas, sem nexo, sem nada do que importa. Você passa a se perguntar que mer...(piiiiii) foi aquela e porque perdeu tanto tempo com aquela leitura. É de uma crueldade sem tamanho, mas ainda não cheguei no pior. O maior problema não é quando o final é desprezível, mas quando o livro todo é assim. TRÁGICO!!! Obrigada pela opção de abandonar. Próximo!!!! Passei isso com Príncipe da Noite, livro absurdamente desnecessário.


21 comentários:

  1. Oie,
    Ótimo post!
    Para mim de longe o pior é o último... detesto final sem sentido, me deixa realmente frustrada por ter pedido tempo o lendo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juh!

    Eu sou a rainha do drama. Choro lágrimas de sangue mesmo dependendo do livro. Agora sobre ser Potterhead: ô sofrencia mesmo. No último filme mesmo, mal tinha começado e eu já tava chorando justamente porque era o último. Agora nem comento sobre finais ruins, principalmente quando o livro tem tudo pra ser bom.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Tinha que ser essa postagem depois de sua sofrência com Enshadowed! kkkkkkkkkk
    Ai, nem me lembra de Nicholas Sparks!! Ô ódio desse homem, tá igual certo autor de As Crônicas de Gelo e Fogo.
    Tô passando pelo tipo 3 de sofrência com o Will gay de Will e Will. Mas tá melhorando, tá melhorando.
    Eu tô lendo Deslembrança e morrendo de medo do final, tá repreendido essa número 5, pois o livro tá muito bom!!
    Amei a postagem, Júh! Ri muito!!! Bjooo <3

    ResponderExcluir
  4. O mais legal é saber que a gente não tá só, todos leitores passam por isso huahea.
    E realmente isso acontece demais! Eu já sofri um bocado, por morte de algum personagem, ou por algum personagem que mexeu tanto comigo que me fez refletir sobre a vida. Decepção trágica com finais eu não passo tanto, me decepciono de leve mas nada que tenha atrapalhado o livro todo.
    E essa cara de Carminha aí? Hilária hahahahaah

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    É muita sofrência mesmo, só escutando 'arrocha' para acompanhar...kkk
    Para mim o maior sofrimento é quando perdemos um tempo danado, lendo um livro medíocre e o final terrível... É sofrência demais. Tem autor que é bem sem noção e deixa nosso sofrimento ainda maior...
    “A imaginação é mais importante que o conhecimento.”(Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Boom dia flor do dia ♥
    Eu vi você comentando alguma coisa sobre esses sofrimentos de leitores no twitter, e agora entendi o motivo, hehe. Geralmente eu sofro por antecedência, sempre imagino que vai dar merda e que nada vai ser como eu gostaria que fosse, e no final acabo me surpreendendo... E também sou muito chorona (vc me conhece, hehe). Mas o que mais me irrita é quando o livro termina de um jeito meio merda... é horrível e desmotivador :(

    Mil beijos e um maravilhoso fim de semana :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Ju amei essa postagem , menina tem alguns personagens que já leio com uma conta na mão, ohhh vontade de dar uma surra com as atitudes deles, e essas cenas de despedidas então. Sofro muito que chegar a dar um aperto no coração. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?

    Adorei sua postagem e realmente isso já aconteceu com todos os leitores. Histórias dramáticas sempre acabam comigo (principalmente Nicholas Sparks e recentemente Por lugares incríveis).

    Nossa..essa angústia e sofrimento em saber o que vai acontecer com os personagens me dar um nervoso (muito bem citado Beleza Perdida). Mas também fico indignada quando sei que uma personagem vai fazer algo idiota, sempre fica na cara que vai dar erro, mas mesmo assim faz.

    Realmente se despedir de uma série é muito sofrimento, principalmente aquela que você gosta muito. Não sei qual o pior sofrimento: quando um personagem favorito morre ou quando o autor estraga o final. É o mesmo tipo de sofrimento, credo. Sofro desesperadamente quando isso acontece.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem? Adorei o post, super criativo.

    Bom, eu não sou uma pessoa que chora muito lendo, mas quem disse que precisa chorar para sofrer não é!? Me identifiquei com o 2, e nossa, quero muito ler "Eu Te Darei o Sol" e "Beleza Perdida" então já imagino que irei sofrer. Já cansei de dar meus conselhos a personagens, mas quem disse que eles me escutam!? E depois acabam se metendo em uma grande confusão e a pobre leitora aqui é que sofre. AAh, sério, o que é Harry Potter!? Estou relendo e sofrendo antecipadamente pelas futuras despedidas que terei que enfrentar.

    Quanto a final ruim, sério, dá um ódio e vontade de catar o escritor e fazer ele sofrer por ter feito isso, e o pior, é quando o livro é bom, e no final ele estraga tudo, ou quando os volumes anteriores são bons, e o último livro, aquele que define tudo, é super estragado. Ainda não perdoei a Veronica Roth pelo que ela fez de Convergente.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bom?

    Vi você comentando sobre "sofrência" no Twitter e agora entendi o motivo HAHAHAHAHAH Adorei a sua postagem, geralmente não sou de chorar tanto. Apenas quando me apego demais aos personagens, dai sim, faço o show. Acho que o único que ainda me arranca lágrimas em todos os livros é Nicholas Sparks, mesmo que eu lute bravamente para contê-las, não dá. Choro pra valer. Isso em livros únicos. Agora série... Ai gente, sofro desde o primeiro. Chorei horrores em Estilhaça-me, não aceitava o final. Isso que mais me incomoda, finais com ganchos para mais livros D:

    Adorei a sua postagem! Um ótimo final de semana!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju! Poxa, pra que tanta sofrência? haha
    Eu sofro, mas moderadamente... Eu acho. Tenho certeza que só sofri de verdade com Estilhaça-Me, pois por algum motivo que eu não sei essa se tornou minha trilogia preferida. Já tive umas tristezas com outras séries e livros, mas nada que chegou a taaanto assim. Na real o meu problema não é a sofrência e sim o desespero. Digamos que eu passe por tudo que voce disse mas ao invés de sofrer eu me desespero IUAHUHAUAOHi :(

    ResponderExcluir
  12. Ai socorro, concordo plenamente que Príncipe da Noite é um livro absolutamente desnecessário, e o pior é que não tive a capacidade de abandonar e li até o final... u.u Esse último tipo de de sofrimento é o que acho mais cruel. Mas esse aí de querer jogar o livro na parede pra ver se o personagem se torna menos imbecil é de enlouquecer também. "Tem um olho na minha lágrima" descreve meu tipo de sofrimento preferido... rs... o único que acho legal, na verdade... hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, curti muito a postagem... você sempre arrasando nos temas escolhidos rs... Devo dizer o quão o ultimo tópico mexeu comigo, quer me ver morrer de raiva é um livro que termina com final tão aberto e escancarado que você simplesmente passa quase uma hora repetindo: Não Acredito Nisso!!!! Nossa quero esganar o autor com isso... O Tópico 1 também mexe comigo, apesar de não curtir a escrita do Nicholas Sparks, eu adoro um drama e um sofrimento kkkkkk ontem mesmo morri de chorar lendo As Batidas Perdidas do Coração... achei que fosse até ficar depressiva, mas no fim, ficou tudo bem kkkkk já quero ler a sequência, olha como adoro um sofrimento! Xero!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, adorei o post. Realmente tem livro que é uma perda de tempo. Mas o pior para mim é ter que me despedir de uma série ou ter que sofrer a morte de um personagem querido, sinceramente não sei o que é pior.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  15. O texto era de sofrência, mas eu ri! kkkkkkkkkkkkkkk Me encaixo em todas as situações, principalmente na de pegar spoiler e ficar sofrendo, mas calma por saber o que vai rolar (sempre faço isso). E a última é de dar raiva mesmo, muita raiva! Sentimento total de perda de tempo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem?
    Ah, leitor sofre mesmo, e passa por tudo isso. Me identifico com tudo que você citou nesse post.
    Eu sou dessas que abandona um livro sem dor na consciência, já fiz muita leitura que foi mera perda de tempo, quando percebo que o enredo é desses sem noção, largo no ato.
    Realmente se despedir de um enredo envolvente e de um personagem queridinho é muito triste, doído.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Bacana este post!!
    Eu até tolero os 4 primeiros tipos de sofrimento; agora o último nãooo... final sem sentido, sem respostas não são de deus!!
    O final tem que responder algo, deixar satisfeito (um pouco pelo menos, né?).
    E eu já to me acostumando melhor com despedidas, morte dos meus personagens queridos... hoje em dia faz parte, hahaha :D

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Essa tag é maravilhosa!
    É verdade, sempre sofremos por algum motivo com os livros.
    Gosto muito de românce e drama, então acabo sofrendo bastante quando tem um final triste para tal personagem, uma despedida ou aquele surpreendente e triste....
    Acho que já tive todos esses tipos de sofrimento rsrs...
    É horrivel quando o final acaba "estragando" todo o livro, quando não faz sentido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiiiiii
    Ameeeeei o post!!! Me identifiquei em todos, mas o que mais me identifique foi nas despedidas e nos finais terríveis! Da vontade de matar o autor do livro hahaha
    Parabéns pelo post!

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Vida de leitor é um sofrimento só!!!!
    Sinto-me uma masoquista, pois mesmo sofrendo eu gosto de ler algo que me deixe inquieta, que me faz ficar presa aquilo até que venha o desfecho; nessa parte eu sofro ainda mais, porque mesmo querendo saber o que acontece de forma alguma eu quero que o livro acabe rsrsrs Sofro sempre com tudo o que citou e sua última situação retrata bem a dor de um final horrível. Odeio mesmo quando isso acontece!!!! Aquela insatisfação de ver um final terrível e incoerente ugh não desejo a ninguém mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Socorro!!! Hahahahahaha! Todos são horríveis, mas o pior com certeza é o quinto. Os outros, normalmente, eu consigo superar, mas quando o autor termina sem mais nem menos é que nem terminar relacionamento sem um porquê: "OI?"! Haahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)