terça-feira, maio 12, 2015

[Resenha] Sangue Mágico - Ilona Andrews

Sangue Mágico
Série Kate Daniels #1
Autora: Ilona Andrews
Editora Saída de Emergência
Compre : Saraiva | Submarino
Skoob

Sinopse: Se não fosse pela magia, Atlanta seria uma boa cidade para viver. No momento em que a magia domina, os carros param e as armas falham.
Quando a tecnologia assume, os feitiços de proteção já não protegem sua casa dos monstros. Aqui, os arranha-céus são derrubados pelo ataque da magia; homens-lobo e homens-hiena rondam as ruas arruinadas; e os Mestres dos Mortos, necromantes impulsionados pela fome de poder, comandam vampiros com suas mentes.
Neste mundo, vive Kate Daniels. Kate gosta um um pouco demais de usar a sua espada e tem dificuldade de ficar calada. A magia em seu sangue a torna um alvo, e ela passa a maior parte da vida se escondendo no meio da multidão.
Mas quando o guardião de Kate é assassinado, ela deve optar entre não fazer nada e manter-se segura… ou perseguir o assassino sobrenatural. Esconder-se é fácil, mas a escolha certa nunca o é...

Quando eu penso que já vi tudo o que tinha para ver no universo da fantasia, acabo por conhecer um autor que consegue me surpreender, no caso autores, a história apesar de levar o nome de Ilona Andrews foi escrita em conjunto com o marido da mesma. Em Sangue Mágico temos em mãos uma premissa clichê e no entanto inovadora, esta Fantasia Urbana mescla seres sobrenaturais com uma realidade mágica bem diferente do que estamos acostumados em livros fantásticos, além de um fundo investigativo que atiça o leitor até o fim. A autora (vamos seguir o livro e menciona-los no singular) consegue unir estes três elementos como se eles sempre tivessem andado em comunhão e fossem indissociáveis.
"A vida inteira fui ensinada a ficar longe do caminho dos poderosos. Não chame atenção para si mesma. Não se mostre. Proteja seu sangue, pois ele a trairá. Se você sangrar, limpe-se e queime o pano. Queime as bandagens. Se alguém obtiver um pouco do seu sangue, mate-o e destrua a amostra. No início, era uma questão de sobrevivência. Mais tarde tornou-se uma questão de vingança."  
Contudo a narrativa é bastante descritiva, o que em certos momentos me fazia dispersar da leitura. Para mim foi como se a autora sentisse a necessidade de narrar nos mínimos detalhes tudo o que Kate Daniels vê ou faz e isso chegou a ser um pouco cansativo. Porém, acredito que isso ocorreu mais por ser um primeiro livro, a autora precisava nos apresentar seu mundo e todas os detalhes de suas criaturas e os poderes que criou, mas infelizmente isso foi um pouco repetitivo. Apesar disso esse foi o único defeito que encontrei na obra.

Os personagens são brilhantes e muito bem construídos. Kate é forte e feminina, não deixando de lado sua vida pessoal para mergulhar em ataques e mistérios, ela foi uma grande surpresa, pois é completamente diferente das personagens que se mostram fortes e no fundo não são. Kate tem fibra, coragem e é verdadeiramente destemida e o melhor de tudo bastante debochada. Já Curran é o típico macho alfa, durão, confiante e sedutor! No início fiquei com um pé atrás com o ele, tive medo que me decepcionasse, mas no decorrer da leitura apenas acabei gostando mais de sua personalidade indomável e séria. A autora também trabalha bem os personagens secundários, contudo em alguns momentos ela deixa personagens para trás só voltando a retomá-los mais a frente, como se eles sempre tivessem estado ali, mas não fossem importantes o suficiente para serem mencionados. Isso não diminui sua maestria em criá-los, mas deixa algo faltando e uma dúvida na cabeça do leitor que se pergunta o que teria acontecido.

A narrativa é feita inteiramente pelo ponto de vista de Kate, em primeira pessoa, o que nos dá uma ideia apenas do que a personagem vê e vive, mas é possível captar um pouco dos sentimentos dos outros através do quadro que formamos em nossa mente. O mais interessante é que a autora não dá enfase ao romance, não como ele acontece geralmente nos livros do gênero, é claro que está presente, mas é bem sútil o que nos faz torcer a cada página para que haja uma explosão e a coisa passe a acontecer, porém ficamos mais na esperança do que qualquer outra coisa. O livro é focado na busca de Kate e os mistérios que envolvem o assassinato de seu Guardião, então não esperem por nada meloso ou adolescente, a autora pega pesado nas cena de ação e é brutal quando a narrativa exige sangue. Eu fiquei absurdamente surpreendida pela frieza da personagem, o que me fez ver Fantasia Urbana com outros olhos.

Enfim, nem preciso dizer que você necessita ler este livro se gosta de ação, investigação e uma personagem cheia de atitude, mas nem só por isso, ao ler Sangue Mágico você terá uma nova visão de um universo que já foi explorado muitas vezes mas nunca tão perfeitamente como neste caso. Com um traço de humor bastante consistente a autora me conquistou de vez. Para finalizar, a edição está muito bem feita, com pequenos erros de gramática mas nada que atrapalhe exponencialmente a leitura, só não gostei muito da capa mas no geral ele tem muito a ver com a história. No mais, corra até a livraria se ainda não o fez.
Melhores Quotes:

"Se as pessoas suficientemente acreditassem que algo era verdadeiro, às vezes a magia consentia e o tornava verdade."

" - Que tipo de mulher cumprimenta o Senhor das Ferras com um "Aqui, gatinho"? "

"Eu sempre saí à procura dos problemas de outras pessoas. Estranhos me contratavam para resolver seus problemas. Passei anos me certificando de que os problemas não bateriam na minha porta e destruiriam minha vida. Não funcionou. Tanto tempo perdido. E qual foi o resultado de todo o meu esforço, além da contagem de corpos?"

31 comentários:

  1. Que pena a narrativa ter ficado um pouco repetitiva, mas isso não diminuiu nem um pouco minha vontade de ler esse livro!
    Amo um mistério e bastante ação, e amei saber que a história não tem os mimimis de adolescentes.
    Muito boa a resenha! Abraço, Júh!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada nesse livro desde um evento da editora que participei aqui no RJ, além de ter visto vários comentários positivos sobre o mesmo (também vi alguns negativos, o que me fez refletir rs). Gosto de Fantasia Urbana, mas por aqui ainda não há muita publicação do gênero.
    Tenho um problema com narração muito descritiva, eu costumo divagar também.
    Que bom que o livro mostrou vários pontos positivos, como os personagens bem construídos, acho isso essencial. também gostei de saber que o foco não é o romance. Mesmo com o problema da descrição, me animei muito a ler e espero ter a oportunidade em breve.
    Ótima resenha!

    Abraços,
    Andresa Dias
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, tudo bem?
    Nossa fiquei muito curiosa com esse livro, quero ler!!!!
    Beijos, o blog ta lindo meu Deus
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quero muito ler essa obra. Me falam muito bem dela. Conheci num encontro que a editora fez aqui na minha cidade. Adoro fantasia.
    Ótima resenha, parabéns. To seguindo seu blog, gostei dele.

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  5. Ola Ju a capa já me chamou atenção, lendo a premissa já me empolguei para ler, amo fantasia e lendo sua resenha , fico feliz em saber que a autora detalhou tudo assim entramos no clima do livro e o romance se faz presente de forma sutil. Acrescentando ainda mais ao livro. Já entrando em minha lista . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!
    A capa é muito bonita.
    Não conhecia o livro e nem o autor.
    Gosto de livros de fantasia, ele são cheios de ação e prendem o leitor do começo ao fim.
    Legal quando os personagens são bem construidos.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Não consigo me interessar por esse livro, mesmo sendo fã de literatura fantástica. E o fato de ser descritivo demais e até mesmo repetitivo só piora a situação.
    Mesmo ele tendo pontos mais positivos do que negativos, ele não entra na lista dos desejados.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Ganhei esse livro numa promoção recentemente e não vejo a hora de chegar pra começar a lê-lo!! Amo fantasia mais adulto e a cada dia fico mais curiosa com esse de tanto que falam bem.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi :)
    cara eu gostei da leitura, mas a Kate falava demais e não fiquei impressionada pelo que ela pode fazer sabe, acho que preciso de mais coisas pra achar ela uma personagem bad ass, porém foi uma boa leitura.
    gostei muito do Curan tbm <3 e com certeza essa autora sabe trabalhar com personagens secundários.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, confesso que não dei muita importância para esse livro no lançamento, mas agora com a sua resenha fiquei interessada, gosto de personagens assim, bem construídos e principalmente fortes! Achei a personagem principal muito cativante e quero muito ler!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju!
    A história desse livro parece ser mesmo muito boa. Tenho visto várias resenhas positivas dele.
    Eu tenho um pouco de medo de narrativa com muitos detalhes, descritivas demais, justamente por ter a grande chance de se tornar uma leitura massante. Mas geralmente os primeiro livros das séries, são sempre mais uma introdução, uma apresentação daquele universo, né. Mas ainda assim, dá um pouquinho de receio da leitura se tornar arrastada. Mas com tudo isso, vi que a leitura foi boa pra você. Então talvez eu siga a dica e tope pegar essa leitura. Vamos ver.

    Beijinhos!
    Jaque.
    Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Gostei muito dos trechos do livro que colocou no final, gostaria que fosse verdade, que quando acreditássemos em algo com muita força, viria a magia e faria tudo acontecer. Mas nada é assim, como disse a personagem, não podemos evitar que os problemas nos alcancem. É um livro de fantasia mas com mensagens bem reais. Gostei muito da sua resenha e mesmo com as ressalvas, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ei Ju, tudo bem?

    Quando vi esse livro pela primeira vez, não despertou meu interesse, aí ouvi falar mais detalhes e despertou meu interesse, mas uma amiga minha começou a ler e não gostou muito.
    Bom saber que ele ganha ritmo depois e que a história é boa mesmo.

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem?
    Eu acho a capa deste livro bem bonita e chamativa... compraria só pela capa... a história parece ser bem legal... porém não sei se eu leria no momento.. por mais que tenha os elementos que gosto... dos seres sobrenaturais... mais ainda vou me decidir... o que sei é que sua empolgação na resenha é bem contagiante... e parece que temos uma bela história digna de adaptação... xero!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem?

    Parabéns, flor. Sua resenha me animou a continuar a leitura desse livro. Comecei a ler ele depois de uma ressaca literária e a leitura estava massante, então resolvi parar e esperar um pouco. Agora vou retomar a leitura e espero gostar do livro. Eu adoro detalhes, mas espero que isso não seja mais um problema na narrativa. Enfim, a protagonista tem uma personalidade bem forte. Espero apreciar a leitura agora.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem?

    Confesso que o livro não faz o meu estilo. Sou um pouco chata com fantasia, então costumo arriscar pouco nas leituras, com medo de me decepcionar. Apesar dos bons personagens e de todos os pontos altos que você ressaltou, acho que vou deixar o livro passar.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Estou bem curiosa em relação a Sangue Mágico por ser uma fantasia urbana (o lançamento dele foi logo quando conheci uma fangirl do gênero), eu não sabia que o gênero tem um lado investigativo e isso me deixou bem mais interessada!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  18. MEU FORNINHO C A I U
    Tem um amigo meu que tava me enchendo o s a co pra eu comprar Sangue Mágico mas eu só falava "não Zzz não quero ZzZ" e nem fui atrás de ler alguma resenha e PIMBA vc resenha e me deixou totalmente "uaaaaaaaaaaaaaaaaal preciso dessa budega1111!!!"
    Já considero pakas a Kate, pq amosou personagem debochada lasdlksadsalkd
    amosou fantasia urbana <3 lakjdklsadsaç~d
    QUero quero QUERO

    Besos
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto do genero, mas este livro não me atraiu tanto...explico eu comecei a ler as resenhas dele, e vi que a grande maioria não curtiu tanto.
    Vejo que vocÊ também achou que a autora se prolonga muito nas descrições..isso pode ficar chato se for demais.
    que pena a autora não ter dado mais espaço para um romance, livros nesse estilo sempre tem um romance, quem sabe no segundo ela de mais espaço pra ele rs,
    não sei se vou ler, quem sabe eu o ache em alguma promo do sub..dai ele vem pra casa rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju, não costumo ler muito o gênero fantasia mas esse livro tem me chamado a atenção. Estava na dúvida se lia ou não, até ler sua resenha e ter a certeza que preciso correr atrás de fazer essa leitura. Adorei a resenha e sua opinião.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju,

    Amo fantasia e parece que vou me surpreender com este livro, embora eu não goste de nada muito descritivo não, porque simplesmente me cansa demais. Em compensação a autora construiu tanto as personagens principais quanto as secundárias muito bem e isto para mim já um ponto muito positivo e ainda tem algo investigativo que também gosto, pronto já me conquistou.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii Ju, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha dele. Achei bem interessante, adoro fantasias, mas concordo com você, algumas vezes o tema fica batido, e gostei de saber que essa é bem diferente e com uma protagonista bem forte, determinada e por vezes com um humor bem sarcástico, adoro isso em protagonista. As vezes a narrativa bem descritiva cansa um pouco mesmo, e fica mais arrastado, mas talvez seja por ser o primeiro livro e a autora queira desenvolver bem o universo. No mais, fiquei bem curiosa e com certeza vou querer ler, principalmente pelo fundo investigativo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    De cara, adorei a capa e a sinopse, e depois sua resenha me cativou de vez. Apesar de alguns pontos negativos que você citou, a história parece ser boa e as personagens incríveis.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Desde o lançamento que quero ler esse livro, mas quem acabou lendo foi o Gustavo lá do blog. Achei a capa dele muito linda e a premissa envolvente, mas não é a primeira vez que vejo comentários negativos quanto ao excesso de descrição dos autores e a forma como torna a leitura cansativa tem hora. Achei a ideia de usar um Urban Fantasy e não uma fantasia normal algo genial, pois como disse, apesar de ter um enredo um pouquinho clichê, a forma como ele foi apresentado foi inovadora. Pena que são quase 10 livros essa série T__T

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adoro história com seres sobrenaturais, mas confesso que não estava dando muito por esse livro. Porém, depois de ler a tua resenha, fiquei super interessada no fato da autora (vamos seguir o livro rs) ter conseguido inovar, mesmo com o fato de criaturas mágicas já serem bem batidas. Acho que só essa originalidade já valeria a leitura!

    ResponderExcluir
  26. Eu amo literatura fantástica, sério. Mas esse livro não me despertou muito interesse, não. Pra falar a verdade, achei a capa um tanto esquisita. Por outro lado, a sinopse me lembrou um pouco Feita de Fumaça e Osso. Agora tô dividida. Muito legal.

    ResponderExcluir
  27. Eu não fico esperando pelo romance não, eu quero mais é que o romance desses livro se exploda uHAUSAUSH então gostei disso, desse enfoque em outras coisas mais importantes de não ter nada meloso adolescente mimimi

    ResponderExcluir
  28. Hey, Ju! Olha, por algum motivo desconhecido, já que é a primeira vez que vejo algum blog comentando sobre ele, esse livro não me despertou nenhuma curiosidade. Acho que a química não bateu. Gosto quando alguns autores fazem questão de narrar no minimo detalhes algumas coisas da história, mas parece que nesse caso foi exagerado e vou torcer para que não ocorra novamente na sequencia.

    ResponderExcluir
  29. Woooow, menina, não sabia que podia esperar tantos elementos diferentes no gênero fantasia nesse livro. Confesso que até agora pouco fazia questão de lê-lo, mas sua resenha tornou meu desinteresse inicial impossível de ser mantido, haha. Sou fã de romances, confesso, mas achei legal que o enfoque desse livro supere o mero apaixonar-se dos personagens. Realmente, conquistou minha vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Ju, tudo bem?
    Quando vi essa capa fiquei com vontade de ler. Acho que também teria dificuldade de me concentrar quando o livro é muito detalhado. E eu curti isso da personagem não querer ser guerreira, mas como você falou, tem fibra, coragem. Espero que o romance possa estar mais presente, pois eu amo romance unido ao sobrenatural, fantasia. Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Ju, ainda estou me acostumando a ler fantasia, apesar de adorar os seres fantásticos. Fico com um pouco de medo de estar lendo sempre mais do mesmo, mas parece q aqui não é o caso. Quanto ao romance, me lembrei de Cemitérios de Dragões, onde tbm é assim, bem sutil. Espero ter a oportunidade de ler esse livro um dia.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)