quarta-feira, outubro 22, 2014

[RESENHA] Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Para Onde Ela Foi
Autora: Gayle Forman
Editora Novo Conceito
Skoob


Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Estou aqui sentada pensando em tudo o que poderia falar sobre esse livro, mas a verdade é que não consigo evoluir, é como se em meio a tantas ideias minha mente estivesse em branco. Porém, vou tentar passar tudo de forma clara para vocês, não garanto, o fato é que mesmo depois de ter passado algum um tempo que o li esse livro ainda está me consumindo e não sei se consigo elaborar uma boa resenha sobre ele, mas vou tentar! 
"Se você ficar, farei tudo o que você quiser. Abandono a banda, vou com você para Nova York. Mas, se precisar que eu vá embora, faço isso também. Talvez voltar para sua velha vida seja doloroso demais talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faria. Posso perder você assim se não te perder hoje. Vou te deixar ir. Se ficar.
A citação acima é a promessa que Adam faz a Mia, sem imaginar o quanto sua vida iria sofrer drasticamente por causa dela. Nesta nova narrativa vemos tudo pelo olhar de Adam, que alcançou a fama que tanto almejava, mas que não é feliz, sofre de ansiedade e se isola do resto do mundo preferindo se fechar. Ele está a beira da depressão e seus sentimentos são tão intensos que chegam a ser angustiantes. Eu me vi perdida na dor do personagem enquanto lia, o tom melodramático da narrativa embala o leitor, tornando a angústia algo quase palpável.

Três anos depois do acidente, quando todos nós esperávamos que tudo estivesse bem não é bem assim que as coisas estão. Mia seguiu em frente deixando Adam pelo caminho, e este precisou aprender a aceitar e principalmente a cumprir sua última promessa, o que não tem sido fácil para ele. Com essa nova oportunidade, a do reencontro, tudo pode ser esclarecido, mas nem sempre é simples tocar no assunto, o encerramento pode ser mais doloroso do que a espera. 

O maior destaque, é claro, vai para autora. De forma sútil Gayle Forman deu sequência a narrativa esclarecendo pontos por meio de flashbacks e dos sentimentos de Adam. Através de sua escrita compreendemos cada atitude e faceta do personagem, o por que de tanta dor e como ele chegou onde está, apenas tentando seguir em frente. É doloroso sim, mas é como uma reconciliação com si mesmo e seus medos, é maravilhoso acompanhar o desenrolar de todo esse sofrimento no seu tempo certo.

Nesta segunda parte da história, conhecemos um Adam totalmente diferente daquele apresentado em Se Eu Ficar, mas muito mais consistente. O livro é baseado na dor, na sensação da perda e do verdadeiro perdão. Todos estes são pontos que colaboram para que a história se torne realista. E o melhor de tudo é que a narrativa já começa no ritmo e não para um segundo sequer, somos levados pela história de Adam e Mia como se tivéssemos envoltos em uma avalanche de sentimentos. Em certo momento de Se Eu Ficar, Adam pede para que Mia não o faça escrever um música para ela, mas, com os acontecimentos, um álbum inteiro é lançado como se fosse um Efeito Colateral (Collateral Damage), mas a sensação que fica é que o próprio livro é result
ado deste efeito.

Enfim, não disse tudo o que teria para dizer, ainda me sinto superficial enquanto acabo esta resenha. Se posso resumir ainda mais eu diria que Para Onde Ela Foi superou o primeiro livro, e ainda ganha bônus no quesito emoção. Este é um livro realista, que demonstra muito mais do que um simples relacionamento romântico, ele esmiúça uma vida que parece verídica. Super recomendado! 
Melhores Quotes:

"Então é assim que ficou? É assim que fiquei? Uma contradição ambulante, sou cercado por gente e me sinto sozinho. Clamo por um pouco de humanidade, mas, agora que tenho um pouco, é como se não soubesse o que fazer com isso, não sei como ser uma pessoa normal."

"Quem quer que diga que o passado não está morto voltou no tempo. É o futuro que já está morto, já acabado. Essa coisa toda foi um engano. Não vai me deixar rebobinar. Ou desfazer os erros que cometi. Ou as promessas que fiz. Ou tê-la de volta. Ou ter a mim mesmo de volta."

"Deixar para trás. Todo mundo fala como se fosse a coisa mais fácil. Abrir seus dedos uma auma até sua mão ficar aberta. Mas minha mão ficou fechada num punho por três anos, e agora está bem fechada. Eu estou todo congelado e prestes a apagar completamente."

15 comentários:

  1. Parece mesmo bem melhor que o primeiro, com muito mais emoção, e nos angustiar com a dor do personagem.
    Amei a resenha! Bjs, Júh <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Para Onde Ela Foi parece mesmo ser muito melhor que Se Eu Ficar, com muito mais emoção e menos chatice por parte da Mia. Adoro o Adam então não tenho o que reclamar.
    Comprarei meu exemplar em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Agora sim eu fiquei curiosa pra ler Se Eu Ficar, só pra poder ler Para onde ela foi, você conseguiu me convencer Juh! Indo pela resenha esse segundo livro me parece ser bem melhor que o primeiro, com uma dor bem mais palpável, uma história bem melhor de se ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muuuito este livro. Eu ja li Se eu ficar fiquei muuuito feliz pois a
    expectativas positivas que estava em relação ao primeiro volume foi exatamente com
    pensei que seria. A continuação Para Onde Ela Foi ainda não li mais como o primeiro estou cheia de certezas que será otimo! Lendo sua resenha, não me aguentei tinha que conferir. Isso fez aumenta ainda mais minha vontade de ler. Sabe que Adam esta diferente
    do livro Se eu ficar me chamou atenção! Ainda sabe que livro foi baseado na dor, na sensação da perda isso fez fica ainda mais incrivel e triste ao mesmo tempo!
    Sobre a sua resenha, minha flor saiu perfeita! Não poderia ser melhor, acho que voce disse tudo sua opinião sincera, falou como e historia .... etc ! Não ser preocupe em relação a isso! Ta perfeita!

    ResponderExcluir
  5. Olha numa boa ... eu não rinha curiosidade nenhuma em ler Se eu Ficar, mas acho que vou tentar esse livro só pra ler a continuação, que parece ser mais emocionante que o primeiro livro, desculpa se to falando mal do livro so que ... não tive aquele sentimento de " esse livro vai ser top". Mas acho que vou dar uma chance ^^ Ótima resenha, ficou muito legal e simples, mas mesmo assim conseguiu desperta minha curiosidade pra ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Já li Se eu ficar e foi muito decepcionante. Não gostei de verdade, não consegui me conectar com a protagonista. O Adam gostei um pouquinho, então saber que a continuação a Mia deixa o cara de lado e segue em frente já não me entrou. Apesar de ter ficado com vontade de ler pra conhecer mais o Adam. No entanto não sei se farei. Quem sabe um dia?! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei Se Eu Ficar em PDF, achei interessante e li até a página 20, então parei para ler um livro físico e nunca mais voltei a ler esse livro. Eu não sei bem o que sinto, pois quero ler ele e ao mesmo tempo não me animo tanto. Pelo o pouco que eu li no primeiro livro eu não pude conhecer o Adam, nem a história deles, e isso me instiga a descobrir, e eu adoro ler livros que são narrados pelos dois personagens.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li Seu Eu Ficar, vi apenas o filme e adorei!! Mas tenho um pequeno medo de começar a leitura chorei metade do filme to imaginando o livro! Mas tenho que ler para poder ler Para Onde Ela foi, que tenho certeza que será uma leitura agradável pela forma que você descreve as emoções do livro em sua resenha Juh.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Uma confissão: não li a resenha toda. Fiz a mesma coisa em outro blog também. Tô com Se eu ficar aqui na minha cabeceira, me encarando, já o emprestei antes de lê-lo e tal... Tô sem tempo e sei lá, não o li. Mas quero fazer isso logo, porque estou ainda mais curiosa com Para onde ela foi. Ouço comentários que ele é melhor. E está aí o motivo de não tê-la lido por completo, comecei a ler uma resenha desse livro em outro blog e quase tive um ataque do coração, já recebi tanto spoiler que já to desencantando com Se eu ficar. Desculpa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não li ainda o livro, tenho apenas o primeiro que não li ainda, quero muito ler mais tem muitos na frente! Ouvi muita gente reclamando sobre a capa e conteúdo, mas não posso questionar ainda, gostei das quotes, e apenas li mais ou menos a resenha, não quero muito estragar a leitura que não li ainda, estou ansiosa para ler, mas gosto de gêneros juvenis e romances, a mudança de Adam, deve ter sido meio pânico para as leitoras, não que ele tenha ficado frio, mas nós mudamos!
    Quero muito ler, e não sei muito o que dizer, não sei muito a respeito.
    Beijos Juliana, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  11. Eu amei o primeiro livro, e saber que passaram três anos e eles não estão mais juntos me deixa triste rs,
    eu sofro junto com os personagens..por isso não leio dramas rsrs.
    eu adorei saber que agora vamos ver o ponto de vista do protagoniusta, é bom saber os dois lados,espero poder ler em breve,
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Curti muito o livro, apesar de achar o primeiro mais pesado emocionalmente. Nesse as emoções estão todas voando pelo ar esperando o momento de se aconchegarem. Apesar de achar ele com menos drama, acho que foi digna a resolução da autora, uma vez que o casal merecia uma luz pra sair da escuridão dos pesadelos de cada um. Adam é <3.

    ResponderExcluir
  13. Bem...levando em consideração que você gostou do primeiro livro, enquanto eu queria tacar FOGO, eu vou deduzir que se você esta dizendo que esse superou o primeiro livro eu VOU LITERALMENTE TACAR FOGO nesse segundo livro. Eu acho muitooooooo difícil que essa autora consiga se redimir comigo, mas como já tenho o exemplar aqui em casa eu vou ler, né? Afinal, eu preciso mesmo abrir espaço nas minhas prateleiras e me livrar de alguns livros...hehehehe

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li o primeiro, mas pretendo ler os dois em breve!
    Gostei muito do filme, achei bem emocionante, mas tantos comentários dizendo que o livro é fraco =( espero realmente não me decepcionar... e que os dois volumes me agradem.

    ResponderExcluir
  15. Eu sentir a dor só pela sua resenha! T___T
    Jaja, se a editora melhorar a tradução do livro eu pego pra ler, mas se tá uma tradução google tradutor ... não é possível sofrer pela história e a trad juntos!
    Eu quero assistir o filme pra depois pegar o livro e sofrer kkkkkk Se um dia melhorarem a tradução que vi muita reclamação.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)