terça-feira, julho 22, 2014

[RESENHA] Desastre Iminente - Jamie McGuire


Desastre Iminente
Autora: Jamie McGuire
Verus Editora (Record)
Skoob

Sinopse: Travis perdeu a mãe muito cedo, mas, antes de morrer, ela lhe ensinou duas regras de vida - ame muito, lute mais ainda. Tendo crescido em uma família de homens que gostam de jogos e lutas, Travis Maddox é um cara durão. Musculoso e tatuado, bad boy até o último fio de cabelo, ele leva uma mulher diferente para casa a cada noite. Até conhecer Abby Abernathy. Determinada a se manter longe de problemas, Abby resiste com todas as forças ao charme de Travis, sem saber que assim só o deixa mais determinado a conquistá-la. Será que o invencível Travis 'Cachorro Louco' Maddox vai ser derrotado por uma garota?
É estranho você ter uma história em mãos da qual já sabe começo meio e fim e ao mesmo tempo acabar surpreendida por ela, mesmo que moderadamente. Bom, Desastre Iminente é a mesma narrativa de Belo Desastre, porém desta vez temos o ponto de vista de Travis Maddox e para melhorar ainda mais nos deparamos com alguns extras que não são narrados quando Abby nos conta a história, o que é óbvio. Contudo, quando terminei Belo Desastre, ao contrário da maioria, eu não estava ansiosa para começar este outro livro, não sei bem explicar, mas é mais como se eu precisasse dar um tempo de Jamie McGuire. E quando finalmente resolvi ler, fiquei empacada. 

A expectativa era que a história se aprofundasse mais diante da perspectiva de Travis, porém não vi muita diferença do livro anterior. Exceto que, não tive que aguentar a linha de pensamento da Abby, que para mim é uma personagem completamente insuportável. Mas aí você me diz: "Mas você disse que se surpreendeu!". Bom, sim, me surpreendi, mas simplesmente pelos extras que citei, saber um pouco mais de Travis sem todo o julgamento que fazem da pessoa dele, de seu passado e de sua família. essa foi a parte gostosa. 

Sobre a leitura em si, ela se torna morna caso você já tenha lido o livro anterior, não há a expectativa sobre o que irá acontecer quando você já sabe de tudo. Outro ponto que quero ressaltar é que em alguns momentos senti falta de certos diálogos, já que os mesmo eram utilizados como ironia páginas ou capítulos a frente, pareceu que algo estava faltando, o que pode deixar a leitura confusa para quem não leu Belo Desastre.

O maior ponto positivo do livro é o epílogo, que se passa onze anos após o final de Belo Desastre, porém senti falta de saber como as coisas chegaram onde chegaram, por ser justamente um epílogo esta etapa foi bastante superficial em sua construção, mas uma boa surpresa. Enfim, não fosse o fato de que algumas cenas que aconteceram em Belo Desastre não aparecerem neste livro, mas serem citadas eu diria que o livro anterior foi desnecessário, mas como isso acontece recomendo que leiam o livro anterior, antes de mergulhar no universo conturbado de Travis Maddox.

Melhores Quotes:
"Um dia você vai se apaixonar meu filho. Não se acomode com qualquer uma. Escolha a garota que não vem fácil, aquela pela qual você vai ter que lutar, e então nunca deixe de lutar po ela. Nunca..."

"Decidi há um bom tempo me alimentar dos abutres até que um colibri aparecesse. Um beija-flor. O tipo de alma que não empatasse a vida de ninguém, que simplesmente caminhasse por aí se ocupando das próprias coisas, tentando levar a vida sem puxar ninguém para baixo com suas carências e seu egoísmo. (...) Uma criatura que arruma um companheiro para a vida toda. Inatingível até que tenha uma razão para confiar em você."

"   - Abby. Ela é um beija-flor. Um beija-flor demoníaco que fode tanto com a minha cabeça que não consigo mais pensar direito. Nada mais faz sentido, Cam. Todas as regras que eu tinha estão sendo quebradas, uma por uma. Sou um molenga. Não... pior. Sou o Shep."

"Talvez fosse só comigo. Talvez fosse só com nós dois. Talvez juntos nós fôssemos uma entidade volátil que ou implodiria ou se fundiria. De uma forma ou de outra, parecia que, no momento em que a conheci, minha vida tinha virado de ponta-cabeça. E eu não queria que fosse de nenhum outro jeito". 

13 comentários:

  1. Deve ter ficado meio chato mesmo saber de todo o enredo e depois tê-lo que ler de novo, só que de outro ponto de vista. Não me interessei por essa série, achei meio...sei lá.
    Boa resenha! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Interessante saber com o que você se surpreendeu e também sua franqueza sobre a leitura em geral, porque eu comprei a série, porém não me animei ainda para ler... Por enquanto, passo outros livros a frente. Mas fico curiosa sempre, ahahaha! Beijos da Leitora Viciada.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive muita curiosidade para ler essa série apesar de amar essa capa. A série completa está muito linda. Mas pelo que já li é só beleza mesmo e pelo que pude perceber agora não faria MUITA falta não ler o primeiro livro já que a única diferença entre Belo Desastre e Desastre Iminente é que são contados de pontos de vista diferentes. Então não espero muitas surpresas quanto a leitura. Apesar disso, vou ver se consigo aguentar a personagem principal ja que pelo visto ela não é muito querida entre os leitores.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro da autora e confesso que estava ansiosa para comprar esses livros. Mas sua resenha me desanimou um pouco. Gosto de livros que contenham ação, que surpreenda e prenda a atenção! Se vc ficou empacada na leitura, acho que também ficarei e estou repensando se devo ou não comprar o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  5. Li ontem a resenha e não comentei, sou muito esperta rs.

    Acredita que eu gostei mais da leitura em Desastre Iminente? Também não suportei todo o drama da Abby e foi bem legal conhecer um outro lado do Travis. Apesar de levar um susto quando percebi que a história era a mesma nos dois livros, me senti enganada, mas no final adorei a leitura e o epilogo foi o melhor do livro, fato.

    ResponderExcluir
  6. Esses livros que narram a mesma história do ponto de vista dos personagens principais nunca me chamam a atenção, ouvi falar muito sobre a narrativa da Jamie e a maioria gostou de seus livros, mas algo não me agrada, talvez seja o fato da Abby ser uma personagem tão inconstante e o Travis um bad boy com todos os motivos para ser rebelde e revoltado, o romance deles, o ponto de vista quase igual sobre os mesmos acontecimentos, enfim acredito que um livro não acrescenta nada ao outro, talvez Belo Casamento mude um pouco minha opinião, caso isso não aconteça será um romance que não conhecerei.

    ResponderExcluir
  7. Sempre pensei em qual seria a utilidade do lançamento do livro pelo ponto de vista do Travis, após a leitura da resenha acho que a utilidade foi meio que nula, não li nenhum dos livros apesar de Belo Desastre estar na minha ~pequena~ lista de desejados, sempre achei a estória meio clichê e resisti fortemente as recomendações de amigos pra que lesse, vou esperar e quando finalmente decidir ler, espero que seja uma boa experiência.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Tenho que dizer que concordo em muitos pontos que você mencionou. Eu li Belo Desastre e gostei bastante, mas pelo Travis do que pela Abby, então depois de um tempo, li Desastre Iminente e pensei o mesmo que você, é um livro morno porque você já conhece o que acontece, mas é muito mais gostoso no sentido de conhecer os laços familiares de Travis (a carta da mãe me emocionou demais) e de sua êxtase ao conseguir a Abby, muito fofo isso, além do epílogo, muito bom de ler. No fim, eu gostei da leitura, mas acho que a Jamie poderia ter juntado os dois livros com narrativas intercaladas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li Desastre Iminente, mas tenho muita vontade, sempre vejo muita gente elogiando e parece ser muito bom. Gosto da ideia deste livro, é bem legal quando temos a chance de conhecer o ponto de vista do outro personagem, deve nos permitir conhecê-lo melhor. Apesar de seu comentário sobre faltar alguma coisa, parece ser uma boa leitura para quem leu o primeiro volume, deve expandir o mundo dos personagens, apesar de não acrescentar tantas novidades.
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente cai de amores por esse casal em Belo Desastre, mas em Desastre Iminente...o que já era bom ficou ainda melhor! É a mesma história, mas quando contada pelo Travis ela se torna muito melhor, porque ele é bem mais engraçado do que a Abby e é muito legal ver a neuras que passam na cabeça dele enquanto tenta manter a fachada de bad boy.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro o Travis, gostei mais de Desastre iminente do que de Belo desastre, como você eu não curti muito a Abby, ela realmente é insuportável heheheh, mas o Travis apesar de safado, e do maior galinha que existe eu adoro ele, eu amei e epilogo, estou louca para ler Belo casamento agora.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Jujuperi, olá? :p É por isso que prefiro um livro único, com os dois pov, sabe? É mais econômico e feliz! Eu tenho MUITA vontade de ler Pausa(Métrica <3) e também tem esse drama:saber tudo que acontece. Agora você me pergunta: "Yaya, se essa porra tem o mesmo início e fim, por que você quer esperar Desastre Iminente e Belo Casamento pra começar a ler?" Minha resposta: porque eu sou doente e gosto de saber que eles vão tar a minha disposição se eu ficar fascinada pra ler. XD
    Será que a Abby é mais fdp que a outra personagem da Glines que você detesta? :3

    ResponderExcluir
  13. Não acho tão necessário criar outro livro pra contar a mesma história sob um ponto de vista diferente, pra mim alguns capítulos já bastam...
    Enfim, sempre vejo outras pessoas rasgando seda pra esses livros, mas ainda não me empolguei com a história o suficiente pra ler, então por enquanto nenhum dos livros está na minha lista de futuras leituras ou desejados.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)