terça-feira, julho 01, 2014

[RESENHA] #DesafioNC #6 - A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde


A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde

Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
Imagine você que já havia ouvido muito sobre Maurício Gomyde, mas infelizmente nunca tinha tido a oportunidade de ler um livro do autor. Não sigo aquela linha "ler nacional porque é nacional", gosto de bons livros, de boas histórias e não há de se negar que apesar de termos muita coisa boa por aqui nem tudo é lá grandes coisas. Então sim, eu tenho receio quando o autor é nacional, mas isso não me impede de investir, e, portanto, fiquei bastante feliz quando escolheram "A Máquina de Contar histórias" para que eu lesse na semana passada. Primeiro por causa dos elogios que muitos blogueiros dispensam ao autor e depois porque era uma literatura sobre literatura e isso me chamou atenção. Mas a narrativa não é apenas isso, o autor soube trazer de forma magistral a relação conturbada de uma família que acaba de ver suas estruturas ruirem quando perdem alguém querido. É emocionante acompanhar o drama e a forma como a narrativa se constrói.
"Sem amigos, sem esposa, sem filhas. O lugar pelo qual ele tanto havia lutado revelava-se o lugar em que ele nunca havia desejado estar."
Porém, tenho uma pequena ressalva a fazer, pelo fato de a narrativa ser em terceira pessoa, no decorrer da leitura não cheguei a me identificar muito com os personagens, eles pareciam distantes e não criei uma relação com sua dor imediatamente. Contudo, alguns capítulos depois, ou melhor quase nos últimos (o livro é curto) essa situação mudou, me peguei pensando o que exatamente não havia funcionado no início. Bom, não cheguei a uma conclusão, mas posso dizer que esta mudança teve em grande parte a colaboração do autor. Acho que isso soa até óbvio, mas Maurício conseguiu me surpreender. A máquina de contar histórias tem todo um ambiente para tornar-se clichê, mas não o faz, simplesmente porque Gomyde nos mostra seu lado original e prova porque é um bom contador de histórias. Além disso as referências musicais citadas pelo autor me fizeram vivenciar e aos poucos me aproximar da narrativa. Outro fator importante e um tanto quanto particular é que durante a leitura percebi que venho passando pela vida sem observar, sem me focar, apenas vivendo cada dia sem prestar atenção, e isso me pareceu tão triste, me fez querer mudar, observar, ficar atenta ao que acontece ao meu redor, deixar de apenas existir e fazer!

Então nota-se que apesar da falta de identificação com os personagens inicialmente, eu acabei conquistada pela narrativa. Quanto aos personagens senti a força de cada um, todos bem construídos e desenvolvidos. Mas o que mais me chamou atenção neste livro é a forma como Gomyde transcreve a arte de escrever, a forma como o protagonista acaba por notar que nem tudo é literal e permeado por regras, que a literatura e a escrita surgem da alma de quem escreve. É maravilhoso acompanhar o crescimento de pessoas que precisam se reencontrar e aprender a se amar mesmo diante da dor, dos arrependimentos e dos ressentimentos. Ao meu ver, este livro não é apenas sobre saber perdoar, ele vai além, e apesar de soar forçado no início, pelo menos para mim, ao fim tudo parece tão pequeno diante da narrativa tão bem construída, diante das surpresas reservadas, que acabam por finalmente conquistar o leitor.

Enfim, A Máquina de contar histórias é um livro que fala sobre segunda chance, mas principalmente sobre saber amar, perdoar e seguir em frente, esta narrativa vai além do esperado e conquista o leitor deixando o sem opção de volta. Para finalizar posso contar que amei a capa? Além disso, a diagramação está muito bem feita, as poucas páginas com letras em bom tamanho vão fazer com que você passe algumas horas apreciando a história de outras pessoas, mergulhando em um universo paralelo que com certeza irá  te emocionar.

Melhores Quotes:
" — A gente não aprende lendo, aprendo vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos. fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença."

"O importante é tentarmos, seja com o absoluto domínio das técnicas ou com a mais singela das emoções, colocarmos numa tela de pintura, ou numa tela de computador, as almas de nossas histórias. Na nossa vida, podemos optar por sermos detalhistas ou simples. Basta escolhermos o caminho e seguirmos em frente."

"Podem até me achar mesmo parecido com as coisas que eu escrevo, mas... No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade."

21 comentários:

  1. Gosto muito de livros com dramas familiares e reflexivos, e misturando isso com livros falando sobre livros só pode ter ficado ótimo.
    Muitas pessoas elogiam esse autor, não vejo a hora de ler (ou achar uma promoção dele).
    Amei a resenha (também amei a capa)! Bjs <3

    ResponderExcluir
  2. Apesar de adorar dramas familiares estou há um bom tempo sem ler nenhum e lendo a resenha cheguei a conclusão de que nunca li um drama brasileiro, todos livros nacionais que li eram fantasia, e isso me fez me sentir meio desfalcado como leitor. Já li várias resenhas positivas sobre Gomyde e sempre tive interesse em lê-lo, mas não acredito que esse livro seja o mais recomendado para começar, primeiro pela minha falta de familiaridade com o autor e segundo pela minha mania de desistir fácil de um livro caso ele não consiga me conquistar nos primeiros capítulos, mas é sempre bom saber que a literatura brasileira tem talentos como este.

    ResponderExcluir
  3. Ju dou doida pra ler tudo que o Mauricio escreve, seus livros me encantam há muito e ter mais um título sendo lançado é maravilhoso, fico super curiosa para descobrir mais da história!
    o Mauricio tem esse dom de emocionar e ao mesmo tempo fazer que nos apaixonemos por seus professores!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus!!!! Que livro é esse!!! kkk Adorei a resenha.. Adorei por ser uma trama que envolve sentimentos e até mesmo uma questão de superação da morte da esposa, e me surpreendi por se nacional, não que tenha algo contra, mas me surpreendi. Já adicionei na minha lista como prioridade kkk Aliás também adorei a capa :)

    ResponderExcluir
  5. Menina você acredita que eu conheço o Maurício pessoalmente e ainda não li nenhum livro dele, pois é eu não tinha tido a oportunidade ate mês passado quando o livro dele chegou aqui em casa, porem ainda não consegui sentar e ler e eu concordo com você eu não consigo pegar um livro e ler só por que ele é de autor nacional para mim o que chama minha atenção e se a historia e boa e pronto, pelo que você contou o livro do Maurício tem aquele gostinho a mais que desperta no leitor necessidade de saber o que aconteceu com os personagens depois desta perda trágica.

    ResponderExcluir
  6. Capa bem criativa, porém não muito chamativa. Sinceramente, se fosse para ponderar a leitura pela capa, acho que eu não leria. Mas adorei a temática!!! Conflitos familiares e dramas psicológicos geralmente chamam muito minha atenção. Parece ser uma estória emocionante e uma leitura bem rápida, já que o livro tem poucas páginas. No geral, gostei muito do livro, e olha que eu não sou muito fã - digamos assim - de livros nacionais, mas esse chamou realmente minha atenção.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com muita vontade de ler essa obra, desde que soube que seria lançada. Achei muito linda a história, ele acaba fazendo você pensar na forma que você vive baseado com o que a obra passa. E me disseram que ele faz isso muito bem. Além de tudo, um livro que fala sobre as relações familiares? Parece a medida certa.

    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Júh!
    Adoro os livros do Mauricio Gomyde!
    E A Máquina de Contar Histórias já me atraiu pela capa linda! Eu sei, não devemos julgar um livro pela capa, mas que a capa ficou fofa, ficou!
    E a história? Como você comentou na resenha, pode até parecer clichê, mas surpreendentemente não é! Por isso mesmo, eu quero ler este livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Primeiro, tenho que comentar que amei a ilustração da capa! E, segundo, quando li a sinopse pensei que o autor não fosse brasileiro. Achei bem interessante o foco da estória, a reaproximaçao pai/filhos. O reencontro como autor. Confesso que estou bem curiosa com ele e espero que surja uma oportunidade ($$$) para lê-lo! Otima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Juh, querida
    Aprecio suas observações sobre o livro, porque tenho lido algumas resenhas e todas rasgam elogios. Isso é importante para o autor, sim, é muito bom ter sua obra bem aceita. Mas quando vc faz essa análise pontual sobre não ter empata, inicialmente, pelo menos, ajuda e muito na crítica construtiva que vai, sim, ajudar o Maurício em seus próximos livros.
    Estou encantada com a premissa do livro exatamente pelo que fisgou vc: a literatura dentro da literatura - a metalinguística -, além das refexões que a leitura traz. Gosto de me observar nos personagens, tirar lições. E o livro já promete isso, pelo que vejo.
    Estou esperando o meu exemplar, que já deveria ter chegado. Será degustado com calma, para que eu não perca nenhum detalhe. Já conheço a escrita do autor e é um dos meus nacionais preferidos.
    Bela resenha!
    Beijo!

    Minhas novas resenhas, livros que amei (adorarei saber a sua opinião):
    Ler para Divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  11. Tbm tenho um certo preconceito por ser nacional, mais tinha mais agora to lendo um pouco mais de nacionais.To lendo muitas resenhas ótimas sobre o livro.Não tinha muitas expectativas ,mais depois de tanto o povo falar me rendi eu quer ler!

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente tenho me interessado mais por nacionais, me focando em fantasias, principalmente. Mas, quando o livro envolve romance, drama e tem como parte do plot algo como "livros", eu me amarro.
    Não tive a oportunidade de ler este, em especial, mas espero que eu consiga adquiri-lo na bienal (tá chegando!). Pela sua resenha, minha curiosidade apenas aumentou!

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha. é sempre bom ler livros que demostram os sentimentos dos personagens.
    http://quererdelivros.blogspot.com.br/
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Nossa que resenha, adorei, achei ela super profunda, e que bom que você gostou do livro, eu estou louca para ler ele hehehe li somente um livro do autor, O rosto que precede o sonho e gostei muito da historia, acho que ele tem esse dom de nos envolver. Fiquei simplesmente encantada com sua resenha e não vejo a hora de poder ler Maquina de contar historias.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, principalmente pelo fato de saber que pelo menos no final, o autor consegue te prender. Eu já li alguns livros do Gomyde e adorei a escrita dele, ainda não li A máquina de contar histórias, mas adoro dramas desse jeito. Fiquei bem curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  16. Oii, também já ouvi muito sobre esse livro, mas essa é a primeira resenha. A capa é apaixonante. Gostei da ideia do escritor escrever sobre um escritor, é tão metalinguístico! kkk Tem drama familiar, o que já é quase suficiente para me interessar, eu tenho um certo vício sobre essa temática, é algo pessoal. Realmente transpareceu pela sua resenha que o livro te emocionou, se eu lê-lo, espero me emocionar também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. O livro não despertou grande interesse em mim, mas adorei a resenha e achei a capa super legal!
    Morro de saudades de quando tinha uma máquina de escrever! Hoje em dia são relíquias

    ResponderExcluir
  18. Evito ter preconceito com livros nacionais, mas como você disse: as coisas por aqui não andam lá essas coisas :/
    Temos muito autores bons sim, mas infelizmente eles não têm tanto destaque quanto merecem, o que torna difícil conhecê-los...
    Enfim, acho o livro muito interessante, e a capa também é linda!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha! Sempre vejo muita gente elogiando este livro, tenho muita vontade de ler também. Concordo com você que alguns nacionais não são bons, alguns copiam os livros estrangeiros, mas sempre que posso, estou lendo algum nacional, e tenho gostado de muitos!
    Gostei de saber que este livro conseguiu te surpreender, também acho a proposta do enredo bem diferente e os assuntos abordados são ótimos. Quero ler também!
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Jaja, estou abalada emocionalmente, então imagina as lágrimas que derramei no fim do segundo parágrafo! ._. Eu compro nacional porque leio resenhas beeeem positivas e os quero!!
    Ganhei O mundo de vidro(?) do Gommyde e parei bem no comecinho da leitura, então não posso dizer que já li.Também só ouço louvores sobre o mesmo e digo que não o leio por achar que ele é o Tio Sparks brasileiro, que faz romance dramático. u.u'
    No sábado que fui com a Sah na SNL ele tava lá e apresentou pra plateia a musa inspiradora pra uma das filhas no livro(eu acho que era) e é a própria filha mais nova. *--*
    Enquanto estou aqui falando sobre o autor também, tô pensando se quero ler a máquina de contar histórias só pelos dois primeiros parágrafos... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado por esse lado, mas esse livro não é exatamente um drama, mas tem a ver com superação, bom, enfim, acho que no fim das contas é um drama sim. Eu curti, mas não fiquei loucamente interessada em ler outros livros do autor

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)