sexta-feira, junho 13, 2014

[RESENHA] O Teste - Joelle Charbonneau

O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Única Editora

Malencia "Cia" Vale estudou 16 anos com a intenção de ser escolhida para O Teste, não é segredo que só os melhores alunos são selecionados, e quando em um primeiro momento acredita não ter sido escolhida sua família soa aliviada. Mas as coisas mudam e um representante de Tosu City aparece na cidade e convoca junto com ela outros três membros de sua comunidade. O que é uma surpresa já que há 10 anos ninguém da colônia Cinco Lagos é escolhido, há muito mais por trás desta informação do que pode se esperar. Mas Cia só irá dar ouvidos a isso quando já for tarde demais e estiver no meio d'O Teste. Agora Cia sabe que suas boas notas não serão suficientes para manter a ela e seus amigos vivos. A Comunidade das Nações Unificadas procura jovens brilhantes e com instinto de liderança que futuramente irão comandar o país e para isso é preciso entrar para a universidade, mas antes de tudo passar n'O Teste, que definitivamente não é o que parece.

A primeira coisa que tenho a dizer é que fui maravilhosamente surpreendida por essa história. primeiro (e não me julguem) ainda não tinha lido nenhuma distopia com uma narrativa tão tensa e intensa. Charbonneau, escreveu uma história surpreendente e de tirar o fôlego que deixa o leitor na expectativa e envolto por mistérios do início até o fim. A ambientação é muito bem construída, a autora não foca no romance como vemos em muitas distopias por ai, e, esse é com certeza um lado forte da narrativa. Com uma escrita muito bem desenvolvida e coerente O Teste pega o leitor e o agarra para soltá-lo apenas na sua última página.
"O Teste nem sempre é justo, nem sempre é correto."
O que corrobora para esta configuração é a personagem principal, Cia não tem frescuras, não é dada a mimimis e com certeza não é frágil. Sua inteligência e modo de pensar conduzem seus atos, nada é feito por impulso e a construção e desenvolvimento da personagem transformam ainda mais a narrativa. Porém, apesar de ter feito de Cia uma perfeita personagem principal Charbonneau não desenvolve muito mais sobre os outros personagens. Há muitas mortes, mas não tempo suficiente para que possamos senti-las, não há tempo de conhecer melhor os personagens da narrativa a não ser Tomas, este por sua vez me deixou com a pulga atrás da orelha do início ao fim. Levando-se em consideração que no início do livro o pai de Cia pede que ela não confie em ninguém acredito que ela passou a confiar em muitos em um curto período de tempo. Nem todos são o que parece e é preciso estar atento a tudo e a todos, um simples bolinho pode incapacitar um participante e levá-lo sabe-se lá para onde os que fracassam no teste são enviados. Além disso existe um certo personagem que me instigou, quero saber mais sobre ele e seus motivos por ajudar Cia, acredito que há muito mais por trás das boas intenções e carisma de Michal.

Este é um dos fatos que mais instigam no livro, tentar entender junto com Cia quem é confiável ou não é uma jornada a ser empreendida do início ao fim. As cenas melhor desenvolvidas e mais interessantes acontecem na quarta e última parte do teste, mas nem por isso as anteriores deixam algo a desejar. O Teste tem um desenvolvimento de tirar o fôlego, e ao mesmo tempo soa de forma natural. As situações não parecem forçadas, as alianças ocorrem naturalmente e o desenvolvimento é coeso, mas apesar disso a história trás emoção e várias reviravoltas, além de se tornar brutal em alguns momentos. E, sério, eu estou louca pela continuação. Descobrir como Cia vai lhe dar com tudo o que lhe aconteceu e algumas outras coisinhas. . Espere pra ser surpreendido, pois acredito que você será.

Quanto aos elementos de edição a Única Editora tem dado show e feito um excelente trabalho, também creio que deveria parabenizá-los por ter mantido a capa original, que por sinal é linda e, claro, ressaltar o excelente trabalho de revisão. Enfim, se você procura uma distopia de tirar o fôlego O Teste é altamente recomendado!

Melhores Quotes:
"[...] é melhor que você saiba. Melhor que você vá para Tosu City preparada para questionar tudo o que vê e tudo o que encontra. Isso pode ser a diferença entre sucesso e fracasso."

"A terra é resistente, mas é difícil imaginar uma época em que este lugar será qualquer outra coisa além de um terrível lembrete do que nós seres humanos podemos fazer."

"Quanto mais chegamos perto do fim do teste, mais perto estamos de nos tornarmos os próximos líderes de nossa geração. Muitos dos colegas candidatos demonstraram sua crença de que o fim justifica os meios. Eu tenho dificuldade em entender isso, mas uma coisa é certa: o passado não pode ser mudado." 

18 comentários:

  1. Nossa q legal, gostei dessa resenha e o livro parece ser muito interessante, vai pra minha listinha :D

    ResponderExcluir
  2. O mais torturante desse livro é justamente essa questão, do pai da Cia alertar sobre confiar nos outros e mesmo assim ela confiar tão facilmente. E realmente a autora poderia desenvolver melhor alguns personagens e outros ela deixou de uma forma meio misteriosa e que contribuiu bastante para querer ler o próximo livro. As mortes foram tão desnecessárias, não sofri por nenhuma. Ótima resenha!
    http://eomundoterminouemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro distopias, simplesmente o melhor gênero! "O teste" me chamou muito a atenção, ele tem um enredo diferente e eu adoro esses livros que tem mistério do início ao fim, como você mesma falou!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhuma distopia, mas sempre acabo comparando com Jogos Vorazes, até mesmo porque a maioria foi escrita depois dele.

    Queria muito ler O Teste p conhecer mais uma distopia com o tom mais forte do que romântico, como você falou.

    Acho que seria um ótimo filme.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Como amo distopias, já to doida pra ler o livro, e a resenha foi muito bem escrita, só aguçou minha curiosidade. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Este livro tem uma história super envolvente pelo que li. Espero conseguir poder ler e conferir cada detalhe mencionado aqui. Adorei esta nova distopia. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Já li resenhas positivas e negativas sobre o livro. Estou em duvida em ler a trilogia, mas, cá entre nos parece um livro maravilhoso e incrivel. Adorei Resenha bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente adoro distopias, eu passei por elas no ano passado, mas espero ganhar esse livro pra poder voltar ao gênero! O livro parece ser profundo e interessante, e estou empolgada por ele! Espero que a protagonista seja tão boa quanto você diz ser e que eu me apaixone pela história!

    ResponderExcluir
  9. Amo muito distopias, e o que mais me chamou a atenção foi que a autora fez uma história de tirar o fôlego e com muitos mistérios.
    O que não gostei foi isso de uma morte atrás da outra, mas isso deve ser uma característica do mundo distópico que a autora criou.
    Amei a resenha estou louca pelo livro! Bjs <333

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha e com certeza vou ler O Teste devido à quantidade de críticas positivas que eu já observei em relação a esse livro além de ser uma distopia, o que pega no meu ponto fraco literário. Mas nem todas as distopias são boas, por isso vou entrar no mundo de O Teste assim que possível para desenvolver minha própria opinião a respeito desse livro que, tenho certeza, está chegando para deixar marca assim como outras diversas distopias fizeram.

    ResponderExcluir
  11. Já vi muitas opiniões positivas sobre esse livro, mas infelizmente ainda não pude lê-lo :/
    Sei que a Joelle caprichou nele, e como distopia é um dos meus gêneros favoritos, estou ansiosa pra ler <3

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha, ainda não li ao livro, mas pretendo ler em breve,parece ser muito bom, e fico felizem saber que a autora soube criar uma ótima protagonista, mas como você não curti o fato de que ela não deu mais importancia aos outros personagens.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu não acredito que você nunca leu distopia :O ha ha Não estou te julgando, é claro, e apesar de que eu não gosto muito deste gênero meu preferido até agora é Jogos Vorazes... Eu já vi muitas resenhas desse livro, negativas e positivas, mas, estou muito curiosa para saber como é o tal do teste... Amei a Cia, amo personagens inteligentes que conseguem descobrir as coisas primeiro que eu, então acho que vou gostar muito desse livro. E você tem razão, a editora caprichou na capa !!!!

    ResponderExcluir
  14. Vejo várias resenhas e comentários positivos sobre esse livro, parece muito bom mesmo, e eu já tenho esse livro aqui, só que tenho tantos pra ler que estou vendo como faço pra encaixar ele, adoro livros que me surpreendem, e vc disse que surpreende né?? *-*

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Tenho muita vontade de ler este livro, adoro distopias e gostei muito de saber que a narrativa te surpreendeu. O enredo parece ser mesmo ótimo, estou curiosa para acompanhar a personagem neste mundo criado pela autora. Parece ser uma leitura cheia de tensão mesmo, quero ler também!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Amo distopias, e essa, com todas as resenhas positivas que já li, com certeza eu vou amar também, e espero que sim mesmo, rs
    A capa lembra até um pouco a de "Divergente", que por sinal, ambas são lindas demais!
    "O Teste" parece ser um livro com incrível, e acho que quando eu começar a ler vou devorá-lo pq me parece ser daquelas leituras rápidas e fáceis. Creio que vou ser surpreendida mesmo, haha, adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. uaua, esse parece ser um liro que vai nos prender totalemnte, além de nos fazer vivicar na leitura. Adoro distopias e pelo que vi em sua resenha, essa tem tudo pra se tornar uma das minhas favoritas.. Parabéns pela resenha, ficou incrível.Amei a capa..

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha!! Fiquei bem curioso pelo livro, e sempre que vejo um resenha positiva desse livro sinto mais e mais vontade dê lê-lo. Você deveria procurar se envolver mais com distopias pois é um excelente gênero.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)