sexta-feira, abril 18, 2014

Polêmica: E que comecem os jogos...

 

Talvez esse seja um assunto batido, mesmo porque vira e mexe ele está em alta na blogosfera literária. No entanto, e cada vez que acontece, me pergunto quão grande é a hipocrisia das pessoas. Se atente ao fato de que não cito nomes e nem ao mesmo estou defendendo ou ofendendo alguém. Contudo, senti necessidade de dar publicamente aqui no blog a minha opinião sobre a Editora e suas formas de Marketing. Já sei que ao menos um dos leitores dessa postagem vai pensar: "Ela está fazendo isso por que tal Editora está fazendo as renovações de parceria". Mas eu lhes repito, não estou defendendo ninguém, está é apenas minha opinião.

Bom, a questão é a seguinte: Novo Conceito anunciou a poucos dias que está revendo sua imensa lista de parceiros e que até o final de maio dará uma lista final de todos os blogs oficialmente parceiros. É claro que isso gerou fortes expectativas no twitter. Mas tudo começou a cair por terra quando alguns blogs muito bons tiveram a parceria cancelada. Outro fator que deu ainda mais gás ao falatório foi que alguns blogueiros ficaram no mínimo "desesperados" para colocar tudo em ordem antes dessa seleção finalmente ser anunciada. E eu lhes digo, sou uma blogueira inclusa no segundo caso.

Vou lhes explicar por que deixando a hipocrisia de lado: Me responda quem é que não fica feliz quando todo início de mês chega em sua casa uma caixa recheada de livros, na sua maioria os mais comentados entre os blogueiros e os mais almejados por qualquer leitor? Eu fico! Mas para que isso aconteça é necessário um retorno, afinal parceria é um trabalho que exige dedicação de ambas as partes. Infelizmente, blogueiro também tem uma vida e não dá para ler tudo quando quer. E aí vem o próximo mês, mais uma caixa, mais livros almejados, algumas puladas de fila e muitos livros que ficam para trás. Bom, no caso especifico da Novo Conceito eu não costumava me preocupar com a demora na leitura por serem muitos livros e meu tempo muito curto. No entanto, sempre fiz o possível para ter um ou outro livro resenhados por mês no blog. Mas acontece que a fila cresceu demais, e há algum tempo percebi que preciso dar conta de toda a pilha de livros da Editora que tenho em casa. Ai veio o anuncio de renovação de parceria e com ela o desespero só aumentou. Eu preciso ao menos dar um upgrade nas minhas leituras. E vou fazer isso, sem hipocrisia, eu vou lutar para manter uma das melhores parcerias que tenho, não desmerecendo as outras. Todas são excelentes, mesmo porque não costumo manter parcerias que não me agradam (falando nisso preciso rever algumas). O que quero que entendam é que sim, agora mais do que nunca farei um esforço para continuar meu trabalho. A ideia que tinha antes agora está mais clara e mais urgente na minha cabeça. Não vou ser hipócrita e dizer que não me preocupo, porque sim eu me preocupo com esta parceria. E sei que não sou a única.

Mas mudando um pouco o foco, vamos falar da primeira questão lá em cima: Os ótimos blogs que foram cancelados. Assim como tenho certeza que vocês foram surpreendidos pela notícia de que eles não eram mais parceiros, EU TAMBÉM FIQUEI! Parece até impossível que o LiteRata continue quando tantos blogs mil vezes melhores foram cancelados. Mas o que lhes digo é que, antes de criticar e cair em cima: vamos pensar na Editora como uma empresa. É claro, para nós leitores que não estamos lá, soa ilógico o que aconteceu. Mas como eu disse não sabemos como funciona. Não sabemos qual a estratégia de Marketing da Editora. Talvez esse fuzuê todo em cima de algumas atitudes da mesma traga retorno e nós aqui sem nem saber disso. Também concordo que não foi feito de forma correta, deveriam ter avisado, mas não fizeram.

Enfim, sei que muitos de vocês não irão concordar comigo, mas tenham em mente que essa é a minha opinião. Eu costumo ser cética e bastante prática, para mim uma coisa é ou não é, acontece ou não. Então, não me odeiem e obrigada por chegarem até aqui!

9 comentários:

  1. Oie Júh
    essa polêmica toda só tá começando rs Prevejo muito mais confusões até o anúncio da tal lista em maio. Assim como você fico imensamente feliz de receber um monte de livros. Afinal, quem não gosta de ter todos os lançamentos em primeira mão? Mas no momento tem sido impossível dar conta de tudo, até porque eu tenho outras editoras parceiras, e procuro me dedicar a todas de forma igual.
    Bem, tamu junta no desespero de tentar resenhar pelo menos uma grande parte do que recebemos...rs
    E espero que nosso blogs sobreviva aos cortes, porque eu amo a editora e os lançamentos.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. oi Ju, eu não sabia desse limpa, fiquei sem net um dia por causa do trabalho no outro porque faltou luz rsrs e a minha amiga Fabi é que lançou a bomba, confesso que fiquei de boca aberta, pelo mesmo motivo que você são ótimos blogs e de repente sem mais nem menos foram descartados. Não acreditei, mas depois vi a conversa e vi que a coisa é séria. Assim como você quero essa parceria, quem não quer?
    entretanto o que mais me choca é a falta de aviso por parte da editora, não importa se daqui seis meses esses blogs podem se recandidatar! mais que bravos por terem sido colocados na geladeira acredito que estejam magoados pela falta de respeito da editora para com eles. Acho que se tivessem avisado, mandado um e-mail antes ia ser chato? ia, mas pelo menos haveria uma explicação, princípios e ética.
    Eu não acredito que vou passar na seleção isso me chateia por que acredito no meu trabalho e adoro os livros da editora, mas ao mesmo tempo fico pensando e se eu passa e o povo descer a lenha? uma vez que meu blog é pequeno se comparado aos que foram descartados e a gente sabe como essa blogosfera é: sempre que possível ataque! e de repente eu me vi no meio de uma guerra: de um lado os defensores da editora, do outro o pessoal que foi excluído e no meio os que ainda tentam a parceria que com certeza vão se sentir mal e pera, se a avaliação vai ser semestral como ficam os novos que ainda nem divulgados foram? em junho/julho ja serão reavaliados? vai ter rodizio? vai ser fixo? como excluir blogs gigantes, de alta categoria e deixar aqueles que nem atendiam aos requisitos da nova seleção? Oi, tudo isso parece muito confuso e não tem um pronunciamento oficial, as dúvidas rolam soltas e as agressões verbais ja começaram como é possível ver e só tem um jeito de resolver: que a editora se manifeste, diga: olha vai ser assim, vai ser assado, vai acontecer isso e isso! Pronto acabou! acredito que toda essa evasividade é prejudicial ao trabalho deles, que tem um compromisso importante com a literatura e precisam reverter a onda de críticas negativas que tem os tem acometido nos ultimos meses, eu mesma fui uma das que criticou pela demora e pelo descaso em revelar seus novos parceiros.
    Falei demais, não sei se fui coesa e coerente ao longo do discurso, mas acredito que tenha falado um pouco das coisas que tem me incomodado ao longo dessa semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Juh, concordo contigo, é ótimo receber os livros recém lançados, mas também temos que ver, como você mesmo disse, o lado da editora. Já soube (não sei se é verdade) que tem gente falando que vai deixar o blog caso perca a parceria. Acho isso triste. Meu blog não existe por conta de parceiros, que aliás, são sempre bem vinda. Meu blog existe para eu dividir minhas opiniões, e não só com livros. E mesmo que fosse só com livros, eu não deixaria de ler por conta da perda de uma parceria. Acho que algumas pessoas tem que rever sim e não são as parcerias, mas seus conceitos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Jaja, vou falar em duas partes também!
    Primeiro: eu imagino a felicidade de receber todo mês(nem sempre chega por motivos de esquecimento da ed.), uma caixa cheia de livros queridos e desejados com vários brindes fofos e únicos. Agora imagina receber essa caixa mais outros mil livros de outras editoras e autores parceiros todo mês? É excesso de livro pra uma pessoa só ou até as vezes pra uma equipe com essas 24 horas. kkkkk
    Segundo: eu acho que as editoras deviam contratar ou colocar a mídia social como fiscalizadora dos blogs e não apenas ver as postagens que são enviadas por e-mail, formulário ou outro meio. As vezes tem blog que não posta uma resenha da tal editora há séculos ou não atualiza o blog ou até colocou o blog em férias sem tempo determinado. Com uma fiscalização a editora ia ver isso, ia saber que o blog não tem o perfil certo e só tava no perfil "desejado" quando tava no período de teste..

    Eu apoio a maratona NC porque quero ler a sua opinião sobre as histórias, romances e etc, principalmente, do mês de Abril.. xD

    ResponderExcluir
  5. Mais uma coisa: Se você não é notificado, não podem cortar a sua luz.Se é cortada, processo neles..!
    Devia correr um processo assim e quem sabe eles teriam um amor aos parceiros? É engraçado que eles querem interação, amor, devoção e etc pro lado deles e cadê o respeito com os blogueiros? ^^
    bjs da pessoa esquecida e revoltada, Yayá. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaya super concordo com essa sua opinião sobre a social mídia, assim as editoras teriam uma forma mais eficiente de fiscalizar blogs. Como disse essa coisa de não avisar os blogueiros foi até uma atitude anti ética. Mas sei lá, foi um deslize, o problema é eles não aprenderem com o erro. E se acabou sendo um erro da própria social mídia, não saberemos mas acho que a Editora deveria se pronunciar de alguma forma! Bjinho e comentário super coerente rs

      Excluir
    2. Espero que tenha algum pronunciamento durante a semana! :D

      Excluir
  6. Oiee Jaja.
    Bem tenho um pensamento reto e direto.
    Eles erraram por não comunicarem os blogueiros sobre o corte, erraram feio!
    Mas por outro lado, ele acertaram em fazer mudança, poxa tantos blogs que recebem seus livros e não leem, não divulgam, e pior plagiado etc... Acredito que tem que ter mudanças e dar oportunidade para outros blogs também. u_U

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito tempo por fora das coisas sobre blogs e editoras então não sabia nada disso até agora :c Como tu disse, não sabemos como funciona lá dentro mas achei errado da parte deles de não dar nenhum sinalzinho antes.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)