segunda-feira, dezembro 30, 2013

Resenha: A verdade Nunca Morre - Valter dos Santos

A Verdade nunca Morre
Autor: Valter dos Santos

Sinopse: E quando descobrimos que a verdade nunca morre? Michael, Gina e Paul vivem em Londres, na Inglaterra, mas ainda hoje enfrentam os reflexos de um passado sombrio, marcado pela tragédia. No mundo dos espíritos, Michael vislumbra a cidade de Liverpool, em pleno século 19. Atravessando o tempo, o ódio bate à porta daqueles que pretendem abraçar a felicidade. Entre dois mundos, um triângulo amoroso está formado.



Vou começar essa resenha de uma forma diferente, primeiro porque nunca havia lido um livro espírita e depois justamente porque não saberia como resumir esta narrativa de uma forma compreensiva para vocês. Então não temos aqui aquele pequeno resumo que sempre faço sobre a história, vamos direto a análise. Confesso que quando esse livro chegou em casa fiquei meio com receio, como já disse nunca tinha lido nada como ele e também não o havia solicitado a Editora. Mas como tinha chegado acreditei que não havia problema em dar-lhe uma chance.

Comecei a lê-lo sem muita pretensão, tanto que perguntei no twitter se alguém havia lido e o que havia achado, pois eu estava realmente com um pé atrás. Mas falando do livro em si a narrativa começa nos contando da morte de Michael e nos dá uma pequena explicação sobre a existência espiritual pós-morte, tudo foi muito novo para mim. E me aventurei na leitura sem pensar demais. De uma forma simples vamos sendo inseridos na vida da família de Michael e junto com o personagem principal aprendendo e redescobrindo tudo que o levou até ali.

Há mistério, romance e uma boa pitada de religião. Fiquei bastante impressionada em algumas partes e confesso que pensei em pesquisar um pouco mais sobre o Espiritismo. Somos levados a pensar sobre a consequência dos nossos atos e o mau ou bem que inconscientemente fazemos para os outros. Michael e todos os outros foram personagens muito bem construídos, apenas senti falta de uma maior participação da criança Gabrielle, tive a impressão que poderia se desenrolar uma bela história através dela e de sua mãe. 

A escrita do autor é fluente e depois de tanto receio li o livro tão rápido que já não me lembrava mais o porque de ter demorado tanto para ler. A revisão deixou um pouquinho a desejar, encontrei vários erros no decorrer da leitura, mas creio que isso possa ser mudado em uma futura edição. A diagramação é simples, mas excelente só não achei a capa muito chamativa. Mas acho que esse não é um tipo de livro que se julgue pela capa.

Bom, para encerrar queria dizer que sou católica não praticante, mas realmente me interessei por esta doutrina que fala de vida e amor. Não sei se um dia pretendo me aventurar novamente em livros do gênero, mas posso dizer que este me tocou profundamente. Eu recomendo é de certa forma um crescimento pessoal ao leitor.


Quotes do livro:

"- Não dioga isso, por favor, você não está morto. Nó nunca morremos, Michael. Nós evoluímos e nos tornamos espíritos melhores, mas nunca morremos. Nossa existência é infinita. Não fomos criados para morrer, mas para evoluir e progredir para nos tornarmos espíritos puro"

"Quanta vaidade pensar que uma pequena esfera é o único lugar a ser habitado  por seres racionais! Há vida em qualquer local no universo, e eu posso garantir a você que cada planeta neste universo infinito é habitado por seres que trabalham conforme os objetivos da Providência Divina."

"Aquele que torna sua existência inútil - seja no mundo material ou espiritual - desperdiça valiosa oportunidade de progresso. Vive as custas do trabalho dos outros, ignora que Deus é justo e deseja que cada um se torne útil de acordo com suas aptidões."

"O pensamento maldoso carrega em si mesmo uma corrente fluídica que causa má influência. O pensamento benevolente nos envolve com uma agradável impressão."
 

7 comentários:

  1. Own, não conhecia esse livro, quem sabe eu possa lê-lo um dia certo? Beijos!!
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom, atualmente não tenho religião, mas já frequentei centros espíritas e me sentia muito bem. Como você disse, é uma doutrina que fala sobre o amor e o respeito que devemos ter não só com a vida, mas também com a morte. Nunca li algo do gênero e não sei se me aventuraria também, mas se por um acaso esse livro parar em minhas mãos, daria sem pensar duas vezes uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Eu tentei ler uns dois livros espíritas, mas acabei abandonando. Acho que não estava na "vibe", mas tenho vontade de ler algum em breve. O enredo desse livro é bem interessante, apesar de não ir a centros espíritas (não mais, por falta de tempo, preguiça rs) ainda acho a religião bem interessante, com alguns preceitos que levo pra vida. Então, acho que a leitura fluiria pra mim. Quem sabe um dia eu venha a ler, agora com a quantidade de livros que tenho/quero ler, nem dá. ahuah =/

    ResponderExcluir
  4. Eu vi que você havia recebido esse livro sem solicitar, e fiquei curiosa para saber o que você acharia dele, já que nunca tinha lido um livro espírita. Na minha resenha, indiquei esse livro para quem nunca leu nada do gênero e quer conhecer algo sobre o assunto, e fiquei feliz de ver, através das suas impressões, que ele realmente serviria para ser lido por alguém que não sabe nada a respeito da doutrina espírita. Que bom que o livro te tocou! O importante não é a religião que cada um segue, e sim o quanto a gente se esforça para ser uma pessoa melhor a cada dia. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Já comecei a ler um livro Espírita mas nunca terminei porque era da minha tia e um dia ele sumiu kkk eu não sei se é porque eu só li aquele livro e eu gostei dele mas histórias assim me deixam curiosa e com A Verdade nunca Morre não foi diferente.

    ResponderExcluir
  6. Hmmm.. eu acho que pela resenha eu daria a chance que outros livros do estilo não tiveram.
    A capa é linda e eu gostei tanto da sinopse que quase obriguei você a ler, lembra? Kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Nunca li livros espíritas, mas tenho vontade. Acho que esse livro atingiu um objetivo interessante, pois te fez refletir sobre seus atos, e te incentivou a pesquisar sobre o Espiritismo. Enfim, acho que é uma boa pedida para uma primeira experiência com o gênero.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)