segunda-feira, novembro 11, 2013

Resenha: Morra Por Mim - Amy Plum

Morra por Mim
Autora: Amy Plum

Sinopse: Depois que seus pais morrem em um acidente de carro, Kate e sua irmã, Georgia, vão morar com os avós em Paris. Enquanto Georgia encontra na balada a cura para sua tristeza, Kate é mais introspectiva e se recusa a sair e se divertir, até resolver ir para um café com seus livros para tomar um pouco de sol. Ela conhece Vincent, um belo e misterioso garoto parisiense. Ao se relacionar com o menino e descobrir sua história, Kate tem que escolher entre deixar sua paixão de lado e seguir a vida em segurança, e assumir seus sentimentos e toda a complicação que seria namorar alguém imortal e com inimigos, e mudar para sempre sua vida.
Kate é uma adolescente de 16 anos que acaba de perder os pais e muda-se para Paris para viver com os avós. Ela é apaixonada por arte e literatura e a nova cidade pode ser o palco  para que as mudanças acontecerem e também o lugar em que ela poderá superar toda a dor da perda. Completamente diferente de sua irmã Geórgia, uma garota com vida social agitada, Kate precisa se adaptar. Em um dos seus passeios pela cidade ela se depara com Vincent, um jovem de extrema beleza que aparenta perigo, mas que não sairá mais dos pensamentos da jovem. Quem será Vincent e porque há tanto mistério em volta dele?
"Eu sabia que existia algo diferente em Vincent. Eu tinha sentido isso, mesmo antes de ver sua foto no obituário. Era algo distante de mim, e muito obscuro para eu conseguir entender. Então eu ignorei. Mas agora vou descobrir quem ele é."
Imagine você começar o livro com uma certa expectativa, lê-lo durante um bom tempo, e até gostar, e de repente se dar conta de que ele é mais um dos percursores de Crepúsculo. Para mim isto não foi muito agradável, pois não gosto da história de Meyer, mas porque não dar chance a essa nova narrativa? Talvez eu pudesse ser surpreendida. Isso não ocorreu, no entanto tenho algumas coisas interessantes para dizer à vocês sobre as minhas impressões com relação a narrativa.

Para começar Kate é o clichê dos clichês das mocinhas de livros do estilo. Ela se acha dona de uma beleza inferior, apesar de as outras pessoas parecerem alheias a tanta feiura. Insegura e sem graça, de repente tira forças do nada para enfrentar seja quais forem os perigos. Além disso, se joga no perigo como se fosse uma coisa natural a se fazer. Já Vincent é a já conhecida mistura de um jovem lindo, encantador, inteligente e perigoso que vai com certeza fazer qualquer leitora suspirar (sim, eu também). Aqui quero ressaltar as semelhanças entre a família de Vincent e a de Edward Cullen, se vocês chegarem a ler tenho certeza que isso não irá passar despercebido. Os personagens secundários não me encantaram, justamente por parecerem muito com Alice, Emmett, Jasper e companhia limitada, faltou originalidade na constituição das personalidades de cada um.

O que me agradou é que os diálogos entre os personagens são bem humorados e incluem um leve tom de sarcasmo, o que para mim fez com que a leitura ficasse um pouco mais agradável. As situações são algumas vezes inusitadas e o segredo de Vincent não é revelado logo de cara, esse talvez tenha sido um ponto alto da narrativa, apesar da imortalidade estar presente o tal segredo era algo que eu ainda não tinha me deparado em leituras sobrenaturais. Há bastante ação, mas ao mesmo tempo achei que a autora chegou a enrolar um pouco demais em coisas desnecessárias. Apesar de tudo que tenho a dizer sobre não ter me agradado com a narrativa eu li o livro super rápido, pois a leitura é leve e cumpre o intuito de entreter o leitor.

A capa é linda mas a não ser por Paris ao fundo e provavelmente Kate em destaque não sei muito bem o que ela tenha a ver com a história. A fonte é de bom tamanho e a diagramação muito bem feita com ilustrações nos inícios dos capítulos. Segundo informações a autora irá lançar um livro que narre a história pelo ponto de vista de Vincent e é possível que o livro vire filme em um futuro próximo. Eu recomendo para quem está a procura de uma leitura leve, clichê e sobrenatural sem grandes expectativas. A verdade é que quem gosta de um romance sobrenatural vai amar esse livro e este nem sempre é o meu caso!


Quotes do Livro:

"Estava fria por dentro. Mas eu me agarrava a frieza como a uma tábua de salvação: quem saberia dizer o que ia acontecer se eu deixasse o gelo derreter e voltasse a sentir as coisas de novo? Com certeza eu ia me desmanchar, virar uma idiota chorona e regredir ao comportamento inútil dos primeiros meses após a morte de meus pais."

Aqueles olhos escuros e pensativos me atraíam para ele, enquanto minha mente me dizia para correr para longe. Bem longe.

"Aquele cavaleiro de armadura brilhante tinha me carregado para sua ilhazinha de paz no meio da cidade agitada e queria que nos sentássemos juntos por alguns momentos de contos de fadas. isso não poe ser verdade."

"- A resposta para sua pergunta sobre onde eu estava levando você é... para o lugar mais belo de Paris. Com a garota mais bela que já tive a sorte de encontrar, e que torço desesperadamente que concorde em sair comigo de novo. O quanto antes melhor."

17 comentários:

  1. Creio que esse livro não é para mim! Pelo que pude perceber, esse livro não faz o meu tipo! Gosto de livros marcantes, com uma história, uma base. Nunca li nem quero ler Crepúsculo, não curto nem um pouco essas coisas sobrenaturais, prefiro histórias voltadas à realidade! rsrs.

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de Crepúsculo então não vou querer ler, até porque agora não to com muita vontade de ler livros desse gênero. Não gostei da capa, achei muito cheia de detalhes e eu realmente não gosto de capas que tem pessoas (só algumas se salvam)

    ResponderExcluir
  3. Indiscutivelmente, a capa é muito bonita. Sou apaixonado por capas com tons puxados para o vermelho. Mas em relação à trama, não me agradei muito. Gosto de sobrenatural, mas quando parte pra um clichê que já não aguento mais ler, me desanimo. E logo "Crepúsculo"?!?!?! É demais pra mim. Então, esse eu passo!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha lido algumas resenhas do livro, mas nenhuma delas fazia comparação com crepúsculo. rs Eu gostei bastante de quando li, acho que hoje não iria curtir tanto. Na verdade nem sei. kkk Ultimamente os clichês estão me irritando um pouco, apesar de gostar bastante deles quando os autores sabem usar de forma única sabe? não que dê pra comparar com outras obras, por exemplo. Isso vem me irritando!
    Quando lançou esse livro fiquei bem curiosa, hoje a curiosidade já não está tanta. Se um dia tiver oportunidade, lerei. Mas se não... não faço tanta questão.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que fiquei surpresa por saber que é sobrenatural. Mas a capa é linda, a premissa ainda que um pouco clichê, promete uma trama bem envolvente por não ter o foco só no romance ou no sobrenatural. Tem um suspense, uma ação, um mistério e um pouco de humor por trás.

    ResponderExcluir
  6. OI, este é um livro que tem chamado muito minha atenção. Espero ler em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Sério que é clichê...
    Desde que eu vi que esse livro seria lançado pela Farol fiquei super ansiosa para lê-lo e espero fazer isso em breve, achei a capa linda, espero que eu também goste do conteúdo.

    ResponderExcluir
  8. Vaca, eu ACHO que morra por mim seria perfeito pra mim. Gostei de crepúsculo e te digo que os primeiros vampiros literários que conheci foram os Cullens que brilham no sol. kkkkk Então, acho que mesmo ficando irritadinha por ser uma família Cullen com nomes diferentes, tendo um Emmet, Alice e Rosalie pra alegrar minha leitura com certeza eu ficarei feliz... kkkkk
    Vai me chamar de que agora, hein!? :p
    QUERO "SEUS" QUOTES PRA MIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu não sou apaixonada por Crepúsculo, já fui confesso, mas sei lá o encanto acabou depois de algumas considerações. Morra por Mim é legal, não são vapíros, mas ao mesmo tempo a Kate é a própria Bella, e os outros personagens tbm, só acho que não tem nenhuma parecida com o Rosalie kkkkkkk. Os quotes não são meus =P são do livro kkkk

      Excluir
    2. São dos livros, mas você é quem seleciona as passagens mais fod*as! U_u'
      Eu gosto da maioria dos sobrenaturais.. :x
      A Kate não fica mordendo o lábio, né? kkkkkkkkk

      Excluir
    3. Acho que ao menos isso não!! Não me lembro kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. E ela era uma maníaca sexual? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk :3
      PARAMOS POR AQUI, OK?

      Excluir
    5. Bom, ainda não, mas tem sequência então nunca se sabe quando é que o desejo sexual dela vai aflorar, ok paramos kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. CACETE! Quantos livros? ç;ç 4? -'-

      Excluir
    7. Não sei Yaya, to caçando aqui mas não acho nada. Acho que deve ser trilogia!

      Excluir
    8. Só falta terminar em 4 e todos serem felizes forever brincando de coelhos zumbis.. kkkkk

      Excluir
  9. Oi Ju :)
    Depois da sua resenha, fico em dúvida se me arrisco na leitura dessa obra.
    Confesso que gosto dos livros da Meyer, mas existem outros muito melhores.
    Já basta o caos que teve quando foi lançado a saga Crespúsculo (acusando a autora de plagiar várias obras), ter um livro que os personagens parecem ser os mesmo criados por Meyer acab desanimando qualquer leitor de romances sobrenaturais vampirescos.
    A capa do livro é muita linda, mas estou em cima do muro com relação à leitura desse livro. Sério. Não quero me decepcionar com ele. Tenho-o em e-book, mas acho que ano que vem dou uma oportunidade à ele.
    A sua resenha está maravilhosa Ju. A cada resenha que leio sua percebo o quanto vc escreve bem. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)