sexta-feira, setembro 13, 2013

Resenha: A Falsa Princesa - Eilis O'Neal - Farol Literário

A Falsa Princesa
Autora: Eilis O'Neal
Farol Literário Facebook | Twitter 

Sinopse: Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.
Nalia é a princesa herdeira de Thorvaldor, quando nasceu uma profecia foi feita em seu nome, algo cruel iria acontecer com ela no palácio antes que completasse 16 anos. Para protege-la seus pais, o Rei e a Rainha, decidem que trocar a princesa por um bebê qualquer seria uma boa ideia. Nalia é mandada para longe e Sinda é trazida ao palácio e cresce sem saber de nada. Pouco tempo depois de completar 16 anos a jovem é chamada a comparecer em uma audiência com o Rei e a Rainha e ali eles lhe contam que ela não é a verdadeira princesa e que é hora de partir para que Nalia possa finalmente assumir o lugar que lhe é de direito. Perdida e abandonada pelas pessoas que achava serem sua família Sinda é obrigada a enfrentar uma nova realidade na qual ela não tem habilidade nenhuma, mas pior que tudo isso foi deixar Kiernan seu melhor amigo e filho de um conde para trás. Agora ela precisa se redescobrir, afinal de contas quem é Sinda e do que ela é capaz?

Quando anunciei o lançamento deste livro pela editora Farol Literário ele já havia me chamado a atenção, era justamente o tipo de história que me fazia mergulhar algumas horas em um novo universo, me sentir parte de algo diferente. Então quando tive a oportunidade de solicitá-lo não pensei muito, tinha certeza que iria gostar. Eu não estava errada, no entanto algo que eu não esperava encontrar no livro saltou aos meus olhos, este seria um livro clichê, tanto na questão personagens quanto em romance. Sinda é a típica personagem perdida, desengonçada e que faz coisas sem pensar, mas ao mesmo tempo ela é cativante e determinada o que fez com que eu gostasse um pouco mais dela. Ri algumas vezes com sua falta de coordenação, é verdade, mas a personagem parecia perder todo o senso de direção e equilíbrio quando estava distraída. Já Kiernan é um bom amigo, que tem estado ao lado de Sinda desde sempre e que não irá abandoná-la mesmo quando resolve faze-lo. Ele, claro, é apaixonante.
Sinda sobre si: "Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar ao descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Eu devia saber. Devia ter imaginado."
O que me chamou bastante atenção é que durante a leitura você irá criar várias teorias para o mistério que envolve a trama. Ainda mais quando descobre que depois que foi liberada do feitiço que fazia com que Sinda parecesse a princesa, um poder contido por 16 anos começa aflorar e está completamente descontrolado. Quem é a mãe de Sinda? Essa é uma das perguntas que você irá se fazer. O livro envolve muito mistério e a autora conseguiu com maestria manter o foco e deixar o leitor curioso pelo próximo passo. Em alguns momentos é claro tive um certo receio, cheguei a comparar esta leitura com outras séries que envolvem bruxos e escolas de Magia, uma delas é a Trilogia do Mago Negro, de alguma forma o universo de O'Neal me fez pensar constantemente nesta outra obra, e vários elementos são idênticos, apesar de não ter me parecido original gostei da forma como a autora conduziu sua narrativa.

A realeza alheia as necessidades de seu povo foi algo bem abordado também, uma escola de magia que aceita apenas nobres em detrimento dos menos abastados, que no caso teriam que pagar um alto valor para poder aprender a controlar a magia. Acho que tem algo parecido com isso na Trilogia do Mago Negro, não é mesmo? Apesar disso, ao mesmo tempo que é igual é diferente, não sei bem explicar. Diria que a autora conseguiu trazer originalidade para algo um tanto quanto clichê. A narrativa tem um ritmo fluído, apesar disso quando estava chegando ao final comecei a pensar que talvez a autora não iria conseguir concluir tudo de forma coesa, que esse ritmo pudesse acelerar e acabar com o charme da história, e no entanto ela nos dá um desfecho em poucas páginas que não soou nem um pouco corrido.

Quanto a diagramação e revisão eu confesso que me surpreendi com a editora, o trabalho é muito bem feito, eles tem o cuidado que muitas outras grandes editoras não tem e isso com certeza ganha pontos comigo. Falando da capa eu diria que achei ela bonita em um primeiro momento, mas assim que reparei no colar e na foto achei que é um pouco macabro, sei lá rs, mas isso sou eu, sei que muita gente gostou e ela tem tudo a ver com a história. Para encerrar vou dizer que recomendo a leitura para todos que gostam de fantasia envolvendo romance e muito mistério, vale apena e a leitura é super rápida, sabe aquela leitura envolvente que te transporta para uma outra realidade? Esta é A Falsa Princesa. Pena que é livro único, pois tem potencial para ser uma série.


Quotes do Livro:

"Afinal, de que adiantaria fugir, quando o que eu realmente queria era fugir de mim mesma?" 

"- Vim aqui procurar você. Teria ido a qualquer lugar - ele acrescentou mais veemente. - Ao distrito Copper em Vivaskari ou aos pântanos de Mossfeld, ou ao inferno do Deus Sem Nome. Você é minha amiga. Vim procurar você."

"- Tudo tem um preço - ela disse com alegria. - A magia é como todo resto, você precisa investir alguma coisa para ver um resultado."

"Só quero ser eu, só queria ser útil e... contente. Quero parar de me perguntar se algum dia voltarei a me sentir inteira e simplesmente estar inteira. Quero ter um propósito, um objetivo para o qual eu posso olhar sem me sentir menos do que sou."

18 comentários:

  1. E finalmente a resenha que eu tanto esperava chegou ♥
    Meu Deus, quero invadir esse mundo também! Fiquei um pouco inconformada com o início da história, esse lance de "abandonar" a verdadeira princesa e uma filha adotiva assumir seu lugar... Fiquei com pena das duas (e imaginei uma cena de novela mexicana quando a verdade é revelada!).

    E pena que é livro único... Tem tantos livros de séries que DEVERIAM ser únicos e esses assim, não são (deu p entender? T_T)

    Beeeijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cá, deu para entender sim, fiquei triste por ser livro único também, queria mais do Kiernan e a história tem potencial e assunto para se tornar uma série, quem sabe a autora muda de ideia né? Espero que sim rsrsrs

      Excluir
    2. Se a Trilogia da Cassandra virou série, por que a falsa princesa também não pode? kkkk

      Excluir
  2. Toda resenha desse livro que li até agora fala que esse livro daria uma ótima série. kkk Fiquei bem curiosa pra ler esse livro, parece ser bem interessante. Fiquei um pouco revoltada sobre o lance dela ter usada assim pelo rei e a rainha. ¬¬ E tem essa parte de fantasia, que só me deixou MAIS curiosa. Não li Trilogia do Mago Negro, então nem imagino como deve ser. rs Sobre a capa do livro eu gostei, mas não achei tudo isso. Ela é bonitinha, só isso. kk

    ResponderExcluir
  3. Desde que li a sinopse desse livro, fiquei mega curiosa para lê-lo. Essa é primeira resenha que leio sobre ele, e parece que é ainda mais legal do que eu imaginei! Vai subir vários ''degraus'' na minha lista de desejados! rs
    Beijos

    Karen Costa
    @ViajandoEstante
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Interessante, e totalmente diferente do que eu havia imaginado. Quando eu li a sinopse primeiro eu achei que seria só mais um romance em meio a tantos outros, depois eu fiquei meio cabreira por estar misturando o que poderiam ser duas histórias distintas (a história da princesa trocada e a da magia), então eu estava bem confusa sobre o que pensar de fato. A questão é que nunca apostei minhas fichas na história, apesar da Natália viver insistindo que quer porque quer ler o livro. PORÉM, agora lendo a resenha começo a repensar seriamente minhas opiniões sobre ele. Tenho minhas ressalvas ainda, é verdade, mas acho que finalmente fui fisgada pelo bichinho da curiosidade. Sem falar que gosto dessa ideia de escola de magia, da realeza não se importar com o povo (mas como esperar algo diferente de pais que trocam sua filha por uma plebeia?), e gosto principalmente desse amigo dela (sério, que quote mais fofa!). Acho que vou me juntar com a Nat no time das que querem ler, ehehe. :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cada vez que eu leio uma resenha desse livro eu fico pensando que a história faz um caminho inverso, porque normalmente a menina se descobre princesa e não o contrário. Mas acho que bem por isso, o enredo me chama muito a atenção e queria muito ter a oportunidade de ler. Bom também saber que a parte editorial não deixou a desejar, valorizando ainda mais o livro.

    ResponderExcluir
  6. Vi diversas resenhas desse livro, e nenhuma delas foi negativa :X
    Acho que é um sinal né, PRECISO lê-lo :D
    Adorei sua resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Hoje posso dizer que mudei de ideia quanto ao livro, pensei que fosse só mais uma história de magia e reinados. Mas fiquei encantada com toda esta jornada que a personagem é forçada a enfrentar. Parece um conto "às avessas", em que a mocinha descobre não ser quem pensava, mas negativamente (eu acho). E aí ela parte em direção a uma nova realidade, em que terá que aprender a ser "ela mesma".
    Bela resenha, de verdade, mudou minha opinião sobre o livro!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ju, fiquei curiosa em saber se o Rei e a Rainha eram amorosos com a Sinda já que eles sabiam desde o início que ela não era filha deles.
    Não posso comparar com o Clã dos magos porque também não li. :p
    A capa é linda e eu só fui reparar que tinha uma foto no colar depois que li a observação. kkkkkk ;x
    Quotes como sempre me deixando curiosa.
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Verdade, tenho encontrado muitas editoras grandes com um trabalho bem porco na diagramação, não tenho nenhum livro da Farol, mas se você diz que eles fazem um bom trabalho acredito. Acho a parte gráfica muito importante no livro! Estou curiosa por esse livro de maneira geral!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, acabei de ganhar o livro em uma promoção e não vejo a hora de poder ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Não fiquei com vontade de ler, é meio que pra mim ficou só no clichê não me surpreendi com a resenha nem nada, talvez algum dia eu leia mas acho meio difícil. Não gostei da capa porque não sou muito fã de capas que tem pessoas :c

    ResponderExcluir
  12. Nossa, essa resenha ficou maravilhosa, quase morri de vontade de ler esse livro, pena que não o tenho :(! Fiquei com muita pena da falsa princesa, acostumada desde bebê a ser tratada como uma princesa e logo aos 16 anos tem que se desfazer de tudo... Pelo menos uma editora que se preocupa com a diagramação dos livro né Ju!!! Bom, eu amei o 1° e o último quote, são bem legais!!!

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Me interessei... eu não tinha gostado muito da capa e pela sinopse, talvez não iria atrás, mas depois lendo a resenha, me envolvi com historia. Já li a trilogia do mago negro e gostei bastante! Legal a autora conseguir ser original e levar bem o livro ate o final, e eu particularmente, prefiro livros únicos, não em series, claro que eles tem que fechar redondinhos, mas prefiro os mais objetivos! =D

    bjosss

    ResponderExcluir
  14. Adoro mistérios e de tentar resolvê-los. Então esse é um ponto positivo neste livro para mim.
    Parece ser aquele típico romance clichê, e por isso eu não sei se leria o livro. Apesar de trazer uma história completamente diferente do que estamos acostumadas a ver, o livro não despertou tanto assim a minha curiosidade. Se tivesse a oportunidade, eu o leria. Mas não é algo pelo qual estou louca pra fazer.

    ResponderExcluir
  15. Que bom que a editora teve bastante cuidado com a revisão,a diagramação isso conta muito, a capa é linda demais, a sinopse interessante, depois da resenha me apaixonei,eu quero!

    ResponderExcluir
  16. Realmente, se formos observar mais a fundo, essa é uma história cheia de clichês. Personagens, situações, etc.
    Pelo menos a autora conseguiu desenvolver uma narrativa interessante, e fazer com que essa história ficasse bem interessante. Em relação a diagramação, a Farol Literário está de parabéns, pois eles estão tendo um cuidado bem legal com isso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)