terça-feira, junho 04, 2013

Resenha Jardim de Inverno - Kristin Hannah




Título: Jardim de Inverno
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2013

Skoob

Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.
Meredith e Nina Whiston são irmãs e seguiram caminhos completamente diferentes. Os anos de descaso por parte da mãe as fez seguir cada uma seu caminho em busca de ser tudo o que a mãe não conseguiu ser. Nina é uma fotojornalista que viaja o mundo em busca da imagem perfeita que retrate o sofrimento das mulheres que estão sempre lutando nesse mundo. Meredith é uma executiva, mãe e exemplar dona de casa que vê seu casamento ruir aos poucos. O que as liga? O conto que a mãe Anya contava na infância sobre uma terra gelada, duendes e príncipes. Mas isso a muito foi perdido e agora que o pai morreu elas precisam descobrir uma forma de fazer a mãe contá-lo novamente, como uma última promessa ao homem que foi o fio que ligava aquela família. Ao mesmo tempo não podem deixar suas próprias vidas desmoronarem.

Quando peguei o livro para ler já sabia que as lágrimas seriam inevitáveis, já haviam me informado que era bastante triste, mas sou persistente e lá fui eu. Imaginava que iria odiar Anya, a mãe de Nina e Meredith, de cara, mas me dei conta que a personagem tem um motivo, que ainda não conhecemos, mas que parece ser bem trágico. Acontece que quem me despertou um certo sentimento de ódio foi Meredith. Ela é a filha mais velha e esteve toda sua vida focada a não ser como a mãe e no fundo ela é exatamente igual ou talvez pior, mas acalmem-se isso é apenas no início do livro. Ela geralmente esconde o que sente e prefere calar-se a se mostrar fraca, mas sim ela também tem suas fraquezas e tem muito a aprender com a história da mãe.

Já Nina é uma personagem viva, cheia de sangue aventureiro correndo pelas veias e que vive pelo seu trabalho, deixando amor, família e todo o resto em segundo plano. Depois da morte do pai ela não consegue se manter por perto, mas sabe que terá que voltar pois foi a ela que o pai pediu que escutassem todo o conto de fadas que a mãe nunca terminou de contar. E é graças a determinação de Nina que a história começa a ser narrada. Foi a partir desse momento que me senti realmente envolvida pela narrativa e pude ignorar as chatices de Meredith.

O Conto de Anya é narrado em pequenas partes intercalando com a história dessas três mulheres que tem muito a aprender uma com a outra. Uma história de superação e muito sofrimento que transmite magia até um certo ponto. Durante a narrativa da personagem o leitor mergulha dentro de sua história e não há como não se emocionar. Eu sempre disse que histórias de amores perdidos me deixam abalada, fico com a sensação de que o tempo  poderia ter sido usado de outra forma, mas as vezes é simplesmente inevitável seguir em frente. Sei que talvez não seja absolutamente justificado o desprezo que Anya teve para com as filhas, mas tem certas dores que nunca nos deixam e acredito que não julgar as pessoas é essencial neste processo. A personagem passou por muito sofrimento e abnegação pelos filhos e é até possível compreender o porquê de suas atitudes.

Quanto a capa eu finalmente posso dizer que a Novo Conceito fez um excelente trabalho ela é muito linda e já de cara nos colocar de frente com a narrativa. A diagramação é boa e não encontrei muitos erros de ortografia, nas partes em que Anya narra o conto as letras são itálicas, isso pode parecer meio sem sentido mas de alguma forma isso ajudou a me trasportar para a Rússia de 1941. Recomendo muito!!!

Dominante e triste!

Quotes do Livro:


"Aos 12, ela já havia descoberto os espaços vazios que cresciam entre as pessoas."

"Talvez pensasse que o tempo era mais elástico, ou o amor mais capaz de perdoar."


"Cada escolha mudava a estrada pela qual se seguia e era fácil demais terminar indo na direção errada."


Júh

              Zanotti

20 comentários:

  1. Ju, li uma duas vezes sua resenha para depois escrever este comentário... Livros que relatam amor, superação e afins sempre me chamaram a atenção. Esta é a primeira resenha que leio sobre o livro. Eu gostei bastante da maneira como vc descreveu sem dar detalhes dele, fiquei curiosa pq alem de esta ser a primeira resenha, foi a primeira vez que eu realmente parei pra ler a sinopse.eu estava, neste caso julgando o livro pela capa rss, que alias é realmente linda! So espero que o final nao seja previsível, daqueles que vc mal chega no meio do livro e ja sabe o fim.

    ResponderExcluir
  2. Já fiquei emocionada só pela resenha, to lendo um livro que já começou triste e tô aqui com o coração apertado. E to com um pouco de ressaca de um outro livro, que o final não foi muito feliz (tem continuação) :/ hehe, mas gostei muito da resenha, pode ser masoquismo mas eu curto livros tristes e tal... parece que prendem mais a gente, pelo menos me sinto assim. Ele acabou de entrar na minha enorme lista!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha!!!!
    Parece ser uma história realmente emocionante!!!!
    Gosto muito dessa capa e espero ler o livro, só espero não chorar.

    ResponderExcluir
  4. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi António, fico muito feliz que tenha gostado e também pq vai continuar acompanhando. Seja bem vindo e que as bençãos retornem a ti em dobro!

      Excluir
  5. Ahhh *-* to louca pra ler kkk
    Adorei a capa também, e a resenha só me fez ficar com mais vontade c:

    ResponderExcluir
  6. U_u podia ser o premio desse mes tbm ne uahsua, perdi mes passado... Ah, gostei demais. O livro parece otimo! Ahhhhw gosto de historias que falam de sonho, mesmo sendo algo q n seja tao focado, mas o sonho da menina e tal e ela corre atras, curti *-*

    ResponderExcluir
  7. A narrativa me lembrou um pouco a do livro que eu estou lendo agora O Caminho para casa. Adoro histórias assim, meio tristes e verdadeiras... choro rios! rs
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    E eu amei muito essa capa do livro, tão simples e cheia de significado...
    Beijinhos.

    http://missthay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O meu primeiro contato com a autora foi com um livro que a Arqueiro lançou no ano passado e como eu fiquei comovida. Esse parece seguir a mesma linha do primeiro, mesmo sendo durona sei que esse provavelmente vai me deixar com as lágrimas no ponto.
    Ainda esse mês eu quero ler ele.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  9. Essa capa é muito linda!
    Estou super curiosa para conhecer a escrita da Kristin Hannah, pois só vejo elogios por aí, :)
    A trama parece muito envolvente e gostei da premissa.

    ResponderExcluir
  10. Realmente a capa é muito linda, e eu amo livros neste estilo que tem a relação de mãe e filha e tudo mais. geralmente quando a filha não quer ser igual a mãe acaba igualzinha kkkkkkkk,o livro parece ter uma narrativa muito linda e eu já sou manteiga derretida sei que vou chorar horrores...

    ResponderExcluir
  11. Pra começar, a capa desse livro é perfeita.
    E pela sua resenha, parece ser uma história cheia de surpresas e emoção né?
    Fiquei super curiosa pra ler o livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que a história era assim tão triste.
    Acho que é um bom livro para ler quando se está enjoado de livros de fantasia, distopia, etc. e se quer algo mais tocante e profundo.
    Acho que iria adorar a Nina, já gostei dela só de ler a resenha.. haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que o livro seria triste achava que era um romance bem meloso rs,eu tenho problemas com livros tristes..geralmente nãao leio, de tristeza ja basta a realidade..
    Mas acho que vou dar uma chance e ler mesmo assim, gosto quando o livro conta uma história que ja se passou, e curiosa pra saber oque aconteceu com a mãe delas na sua juventude,
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Mais um ótimo livro dela. A mulher escreve heim? Queria ler alguns e esse foi mais um que entrou na lista. E pelo que já vi é bom mesmo, a aprovação está grande, poucas resenhas de pessoas que não gostaram. É um bom livro.

    ResponderExcluir
  15. Eu li também e posso dizer que é um livro emocionante , no começo é bem parado , mas nas últimas páginas tudo fez sentido e eu me vi derramando rios de lágrimas....amei , é um dos meus favoritos...

    ResponderExcluir
  16. Quando parte pra histórias mais dramáticas, foge um pouco da minha zona de conforto. E às vezes é bom sair dela. Acredito que esse livro seja emocionante, e por quê não dizer, reflexivo?!?! Nesse momento, não estou aberto a esse tipo de leitura, mas quem sabe em um futuro breve?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Bem ultimamente nao estou sendo muito fan de livros que abordam dramas (olha qeu antigamente era um vicio) porem gostei da trama desse livro, mas vou passar, qeum sabe futuramente eu nao leia e volte a gostar do genero Drama?1

    ResponderExcluir
  18. Eu já me apaixonei pelo livro quando vi a capa. Depois de ver as pessoas falando super bem já sei que vou ter lê-lo

    ResponderExcluir
  19. Estou com muita vontade de ler esse livro, pois esses problemas familiares sempre dão bons livros.
    E agora depois de ver sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de saber como essa historia vai se desenrolar.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)