terça-feira, abril 16, 2013

#SemanaEspecialAlma? - Dia 2 - O que é SteamPunk?


Você já sabe o que é Steampunk? Se não, não se apavore, eu acreditava não saber também, até me dar conta de que um dos meus maiores ídolos literários (Júlio Verne) já utilizava esse estilo há muito tempo. O fato é que nunca fui ligada a rótulos, o que me importa mesmo é a boa literatura, mas como é sempre bom saber um pouco mais, estou aqui para compartilhar com vocês o que descobri sobre o Steampunk.

Fonte: http://www.outracoisa.com.br
Tenho certeza que você, mesmo sem saber que se trata do gênero, já deve ter ouvido falar em alguns dos nomes citados a diante, como a série O Mundo Perdido, ou o seriado e o filme James West, talvez o filme De Volta Para o Futuro III e os anime Steamboy e Full Metal Alchemist, lembrando que, além desses, temos também os filmes A Liga Extraordinária e Van Helsing. Claro que sim não é mesmo? Pois bem, todos eles tem o seu pezinho no Steampunk.

Steampunk é um sub-gênero derivado de outro sub-gênero mais conhecido, o cyberpunk, segue o estilo vintage, vitoriano e colonial dos séculos passados. O Steampunk surgiu entre os anos 80 e 90, e suas obras retratam histórias passadas em uma época anterior da história humana, geralmente no século XIX, em que a tecnologia a vapor não foi tão rapidamente superada e é tida como a maior invenção do homem. É comum encontrar neste tipo de literatura grandes máquinas que são movidas a vapor (Steam), que não se tem notícia real de existência e que são absurdamente avançadas para a época em questão. Mas como estamos falando de ficção tudo é possível.

Como vocês já leram ali em cima, o sub-gênero não se limita apenas à literatura, sendo retratado no cinema, em animes e até mesmo em alguns games. Além disso é possível encontrar em todo o mundo grandes entusiastas do gênero  que não se limitam apenas a ficção e trazem o estilo para a vida real, transformando-o quase em uma filosofia de vida. Para saber mais e ver algumas fotos do movimento é só acessar o site http://pr.steampunk.com.br/, dei uma revirada por lá e tem bastante coisa legal.

“Edge of Twilight” – da SouthPeak Games. Fonte: http://www.outracoisa.com.br
Enfim, o porque da postagem? Bom, como estamos na #SemanaEspecialAlma? nada melhor do que passar maiores informações sobre o gênero que, por sinal, vem ganhando destaque na literatura atual. Para observarmos isso é só nos lembrarmos dos aclamados Boneshaker, A invenção de Hugo Cabret, a trilogia Leviatã de Scott Westerfeld e também a série As Peças Infernais de Cassandra Clare.

E agora me digam, já conheciam o estilo? Sabiam do que se tratava ou assim como eu conhecia sem saber exatamente qual era o rótulo dado a esse tipo de história? Durante a minha pesquisa descobri vários livros, filmes e animes do estilo e estou muito afim de mergulhar mais ainda nesse universo. Espero que tenham gostado e não deixem de comentar.

Júh
              Zanotti

11 comentários:

  1. Conhecia e não conhecia, rsrs. Já assisti a alguns dos filmes citados e não sabia que se tratava desse gênero.
    Legal saber um pouco mais, =D
    Só acho exagero trazer isso para o estilo de vida, mas cada pessoa tem seu livre arbítrio né, ;)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia e quando eu li o nome eu não tinha a mínima ideia do que era kkkk
    Achei legal o post porque eu já li alguns livros assim e nem sabia que era SteamPunk c:

    ResponderExcluir
  3. Já vi várias pessoas usando esse termo e eu não sabia do que se tratava. Acho que nunca li nada do gênero, mas já assisti o filme Van Helsing e o anime Full Metal Alchemist.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o gênero, e não vi nenhum dos filmes citados, não fazia a minima ideia do que se tratava até ler esse post, gostei de saber mais sobre o assunto já que pretendo ler algumas da séries citadas como Peças Infernais da Cassandra Clara vai ser uma ótima oportunidade para saber mais sobre esse gênero.

    ResponderExcluir
  5. Cada nome que dão para as coisas! rs
    Eu conhecia o gênero sim, mas realmente nunca parei para ler um livro destes. Não me identifico e tenho a impressão de que não vou gostar (posso estar errada sobre isto). Acho que pareço uma velha quando se trata de "inovações" literárias. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Conheci o termo Steampunk no ano passado e fiquei boba como já tinha visto filmes e série sobre o tema e nem fazia ideia da existência dessa palavra. Acho que até alguns HQs de super heróis poderiam se enquadrar no termo. Adorando saber que vários livros já foram e vão ser publicados no Brasil!!
    =D

    ResponderExcluir
  7. Eu já conhecia algumas dessas obras, mas não sabia que eram consideradas "Steampunk". Aliás, só soube desse termo com o lançamento de "Alma?". Adorei esse post esclarecedor.
    Parabéns, Júh!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Steampunk? Como eu AMO Steampunk :O
    Eu adoro Julio Verne, li pois fiquei sabendo que ele usava o estilo steampunk.
    Sou viciado no anime Fullmetal Alchemist e Steamboy.
    E realmente Steampunk é um universo fantástico e lindo! :D

    ResponderExcluir
  9. Já procurei saber o que era esse estilo quando a editora valentina começou a divulgar o livro que continha esse gênero ! Também tenho a mesma opinião com você, não tenho pré-conceitos, gosto é de uma leitura ótima ! Parabéns pelo post, é sempre bom adquirir conhecimento

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Steampunk <3<3
    Gosto do Julio Verne desde antes de saber o que é Steampunk. Já perdi as contas de quantas vezes li A Volta ao mundo em 80 dias
    Esse estilo está comigo até nas música. Abney Park é minha banda favorita do gênero forever and ever.
    Queria ter grana pra investir no visual Steampunk...

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o gênero, mas o achei bem interessante. Já vi ele em alguns filmes mas passou batido por mim, agora sei do que se trata e prestarei mais atenção!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)