quarta-feira, abril 17, 2013

Resenha: Alma? - Gail Carriger - #SemanaEspecialAlma? Dia 3



Título: Alma?
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Primeira Publicação: 2013

Skoob


Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

A narrativa se passa em plena era vitoriana, em que vampiros, lobisomens e outras coisas mais bizarras viviam em completa harmonia na sociedade londrina. Alexia é uma jovem de 26 anos, descendente italiana por parte de pai, e considerada solteirona. Sua beleza em nada condiz com a moda atual, ou seja: ela tem belas curvas, seios fartos e um nariz um tanto quanto arrebitado. Sem contar a sua personalidade. Determinada em seus objetivos a personagem chega a ser tachada como teimosa e é dona de um sarcasmo hilariante e de um  grande intelecto. Além disso ela não tem alma, sendo considerada uma pretenatural. Sua condição neutraliza poderes sobrenaturais e ela tem uma propensa mania de se meter em confusão. Como quando ela encontra um vampiro faminto que tenta se alimentar de si e, a mesma, acaba o matando. Mas esse é só o inicio de sua atribulada história.

No meio de tudo isso está o ensandecido Lorde Maccon, não que ele seja louco, mas Alexia consegue tirá-lo do sério. Ele é um lobisomem Alfa e também o representante do DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais, e parece ter uma preferência por mulheres com curvas fartas. Em um primeiro momento tive a impressão de que talvez ele fosse ser uma pedra no sapato, mas me enganei. É ele que investiga o que aconteceu para que um errante vampiro desconhecido tenha aparecido em uma festa da alta sociedade sem qualquer indicação ou registro no DAS. Mas enquanto as investigações ocorrem mais coisas estranhas parecem acontecer. Enquanto vampiros novos surgem outros conhecidos estão desaparecendo e Alexia parece estar sempre metida no meio dessas confusões.

Os personagens me encantaram de primeira, principalmente Alexia, que nada tem a ver com as mocinhas da literatura atual, ela é cheia de determinação e nem um pouco frágil. Já Lorde Maccon não é o mocinho perfeito e nem aparenta querer ser, mas também não chega a ser um bruto dominador. O casal principal se encaixa de forma maravilhosa. Os personagens secundários foram muito bem trabalhados e entre eles os que mais se destacam são Hisselpenny, Lodre Akaldema (um vampiro afetado com um gosto peculiar para roupas extravagantes) e também, o Beta na alcateia de Lorde Maccon, Professor Lyall.

É preciso ressaltar que a narrativa se passa no século XIX e que a Srta. Tarabotti é uma dama bastante a frente do seu tempo. A história mescla o estilo SteamPunk, com aventura e romance histórico, com algumas cenas hot. O que mais me agradou é que o romance em nenhum momento se mostrou vulgar e olha que a tensão sexual entre Alexia e Lorde Maccon é quase palpável. A autora soube encaixar esses diversos elementos sem pecar em nada na história. Eu realmente me vi envolvida com os personagens e enquanto lia era espontaneamente surpreendida pelo humor sarcástico de Alexia. Eu como boa apreciadora de romances históricos e recém descoberta fã de Steampunk, adorei a narrativa e todos os elementos que a cercam. A história flui e em nenhum momento deixa de fazer jus ao que é prometido, não é previsível e nem enfadonha. É claro que sabemos o rumo que o romance irá tomar, mas de forma alguma isso torna a história menos peculiar. E confesso que eu adoro casais que devido a teimosia vivem entre tapas e beijos.

Eu acreditava que talvez, por ser o primeiro de uma série, o livro fosse deixar muita coisa vaga e se focar apenas na apresentação dos personagens e na ambientação do cenário. Me senti surpreendida ao me dar conta que a autora não foi vaga em nenhum momento. Eu simplesmente estou apaixonada pelo livro e pelo carrancudo mas dosado Lorde Maccon.

Bom, como vocês já sabem O Protetorado da Sombrinha é uma série e já tem cinco livros lançados no Estados Unidos. Segundo a Editora Valentina, responsável pela publicação aqui no Brasil, o segundo volume será lançado no segundo semestre deste ano. E vale ressaltar o capricho e carinho que a editora vem tendo com seus lançamentos. A diagramação de Alma? está perfeita, ou seja, bom espaçamento de linhas, letras em tamanho legível e folhas amareladas. A capa não foi alterada, apenas a fonte do título, nada que prejudique absurdamente o design. Ao final do livro você encontra uma pequena entrevista com a autora, que por sinal é bastante caricata, adorei a foto de apresentação da mesma. Recomendo!

Um enlace perfeito de romance, aventura e Steampunk.

Quotes do Livro:

"Pobre coitado. Deve ser difícil ser tão fraco o tempo todo."
A sra. Loontwill nunca conseguira entender a filha mais velha. Imaginou que, se a mantivesse longe do altar, a moça irritante não se meteria em confusões. Mas, ao agir assim inadvertidamente, dera mais liberdade a ela. Pensando melhor, considerou que deveria ter arranjado um casamento para a filha. Naquele momento, a família inteira seria obrigada a aturar seu comportamento ultrajante, que parecia piorar à medida que envelhecia."

"Pobre coitado. Deve ser difícil ser tão fraco o tempo todo."

"-Hum, Alexia?" - Ele a encarou. Seria medo o que transparecia naqueles olhos cor de caramelo? "-Vou me aproveitar de você" – disse ela, e sem lhe dar uma chance de responder, começou a soltar a gravata."


Lorde Maccon nunca a vira chorar antes. Isso o deixou bastante abalado. Ele ficou furioso ao se dar conta de que algo entristecia sua corajosa Alexia. Queria matar alguém, e, daquela vez, não por ser lobisomem. Até porque, como ela o segurava com firmeza, mostrava-se tão humano quanto possível.

Júh
              Zanotti

11 comentários:

  1. Quero comprar esse livro antes que o segundo seja lançado. Não sou fã de romances mas esse me deixou super curiosa porque não é de mimimi kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Todos elogiando o livro, e eu não tenho vontade alguma de lê-lo!
    Não sei porque, mas não me interessei pela história. Além disso, acho as capas bem feinhas.. :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A capa já é bonita, a sipnose então muito interessante, só de ler as primeiras linhas da resenha já pensei "tenho que ler esse livro" adoro quando os autoras "misturam" as criaturas sobrenaturais nos livros de forma natural, adorei saber do sarcasmo da Alexia, costumo adorar personagens assim, outro fato positivo que foi citado foi o cuidado da autora com os personagens secundários, não é uma coisa que a gente veja sempre, também tenho uma "quedinha" por romances históricos, se antes de ler essa resenha eu já queria ler Alma?, depois de ler então tenho vontade de correr para a livraria, espero que seja uma das minha próximas leituras.

    ResponderExcluir
  4. Steampunk <3. Ah todos os steampunks publicados no Brasil fico louca o//, e a série da Gail é tipo suuuuper amado pelos americanos, tem muitas reviews boas e tô apostando todas minhas fichas nele. Como não amar protagonista engraçada, sem mimimi e inteligente?! E tem romance cheio de brigas e amassos ahahaha. Eu gostei da capa. A Editora Valentina tá de parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro, e a cada uma delas, inclusive essa, vai aumentado minha vontade de lê-lo.
    Gosto de romances sobrenaturais, e se forem Steampunk, melhor ainda.Passei a conhecer esse termo com o lançamento desse livro.
    A narrativa e a trama em si me parecem ser muito boas mesmo. Sem falar nessa mistura de seres sobrenaturais bem interessantes.
    Resumindo, quero ler o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. A autora é bem diferente mesmo, rsrs.
    Estou fugindo de séries e essa até o momento já tem 5 volumes, mais um motivo para manter-me bem afastada, rsrsrs.
    Ainda não li nada Steampunk, um dia quem sabe...
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Por que todos os livros agora são em série? Esse parece ser muito interessante, mas saber que ainda virão mais 4 até o fechamento da estória me deixa um pouco desanimada... Fiquei curiosa para entender esse enredo tão peculiar, mas ao mesmo tempo permeado de seres que estão em alta atualmente, como vampiros e lobos. Tomara que ele valha a pena esperar mais 4 volumes.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. A capa não me agradou muito, mas o fato de ser um livro steampunk, me deixou muito interessado!
    Adoro essa coisa com criaturas sobrenaturais, romance historico...
    Tenho visto várias resenhas positivas sobre o livro, e a sua me deixou com mais vontade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  9. Parece um bom livro, principalmente porque ganhou 5 "ratinhos" :D !
    Acompanhei de perto a divulgação da editora e teve muita gente questionando se seria um bom investimento em livros Steampunk e pela sua resenha acho que foi uma atitude certa da editora. Espero lê-lo assim que possível!

    ResponderExcluir
  10. Estou bem curiosa para ler o livro, adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa. Adoro livros que envolvam coisas sobrenaturais e fiquei bem feliz em saber que Alma? é bem diferente de alguns livros que costumo ler!

    ResponderExcluir
  11. Não é que parece ser JUSTAMENTE o meu TIPO DE LEITURA???
    \O/ \o/ \o/
    Jú agora tenho a certeza de colocar na listas do meus desejados!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)