sexta-feira, dezembro 21, 2012

Resenha Filha da Floresta - Editora Butterfly

Título: Filha da Floresta - 1º Vol. Trilogia Sevenwaters
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Lançamento: 2012

Resenha: Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da Natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que os transformou de bravos guerreiros em belos cisnes selvagens...
O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Os invasores da floresta, os salteadores de além-mar, os bretões e os vikings, estão todos decididos a destruir este lindo paraíso. Porém, o mais urgente para os guardiões de Sevenwaters é destruir o mal sombrio que se introduziu em seu domínio: Lady Oonagh, uma feiticeira, bela como o dia, mas com um coração negro como a noite. Landy Oonagh conquista Lorde Colum, mas não consegue encantar a prudente Sorcha e seus bravos irmãos. Frustrada por não conseguir destruir a família, ela aprisiona os jovens guerreiros com um feitiço que somente a força silenciosa de Sorcha pode quebrar. Se falhar, todos continuarão encantados e morrerão! Mas os seres da floresta veem Sorcha como sua filha e a colocam sob a guarda de um destemido guerreiro, porém o preço dessa proteção é abandonar a segurança de tudo o que conhecia para seguir até terras estrangeiras e hostis... Em pouco tempo, a jovem se vê dividida entre o seu dever, que significa a quebra da maldição que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.
Seguindo a tendência atual de releitura de clássicos para o público juvenil e adulto, Filha da floresta é uma fantasia medieval baseada na obra germânica dos Irmãos Grimm, o conto Os seis cisnes, também conhecido como Os cisnes selvagens. Além dos clássicos elementos das fábulas (a madrasta perversa, eventos que causam transformação interior e grandes obstáculos a serem vencidos), o romance descreve uma história de coragem, nascida de perdas, e de vidas modificadas para sempre, além de apresentar dilemas humanos dentro de um contexto de fantasia, pois o objetivo dos contos é descrever experiências difíceis e mostrar o que há de melhor e de pior no ser humano e mostrar a recompensa merecida ao fim de sua narrativa.


Filha da Floresta é uma releitura de um conto dos Irmãos Grimm, Os seis cisnes ou Os cisnes selvagens como também é conhecido. A narrativa conta a história de Sorcha e seus seis irmãos Finbar, Padriac, Diardmid, Cormack, Conor e Liam. Depois que o pai resolve se casar com uma moça jovem e bela a vida deles muda completamente. A madrasta é o que o próprio nome já diz, o que ela não contava era com a força dessa família ligada por laços maiores do que os de sangue. Quando se reúnem para planejar a derrocada da madrasta e pedir a ajuda dos seres da floresta, eles são surpreendidos pela madrasta má, Lady Oonagh, que os transforma em cisnes. A única que consegue fugir é Sorcha e só ela pode quebrar a maldição que caiu sobre seus irmãos, mas para isso ela precisará sofrer, e muito.

Quando terminei de ler o livro eu estava em estado de choque, não sabia como poderia escrever uma resenha e passar para vocês tudo o que eu realmente senti lendo-o. Bom, primeiramente eu tenho que salientar que o livro é perfeito, ele vai te causar ódio, angústia e vai fazer com que você sinta o mais puro dos amores. Sim, amor!!! Sorcha ama os irmãos mais do que tudo, eles tem uma ligação tão imensa que mesmo depois do infortúnio que cai sobre eles ainda mantém-se ligados. 

Mas antes que tudo isso aconteça somos apresentados à vida em Sevenwaters, os irmãos guerreiros, outros nem tanto, ao ponto de se opor ao pai e soltar prisioneiros. Dentre eles o que mais me cativou foi Finbar, honesto e justo ele não suporta nem pensar na ideia de partir em campanha para defender as terras da família junto com os outros, não mataria alguém nem que sua vida dependesse disso. É ele que pede ajuda à Sorcha quando pretende soltar um prisioneiro, juntos ele libertam o pobre rapaz que está absurdamente debilitado pela tortura e a quem Sorcha, como curandeira, irá ajudar a se restabelecer. Mas antes que seu trabalho se conclua o pai anuncia o noivado e a garota se vê obrigada a abandonar tudo, deixando para trás o rapaz a quem devia ajudar.

Durante a leitura eu me angustiei bastante, Sorcha passa por muito sofrimento para poder livrar os irmãos da maldição, enquanto os mesmos são cisnes ela é obrigada a se "auto-flagelar" dia após dia até que consiga cumprir sua missão. Apesar de o livro ter muitos personagens você não vai perder-se na narrativa, pois Juliet Marillier soube trabalhar muito bem cada um dos personagens que compõem essa história. Eu disse ali em cima que o que mais me cativou foi Finbar, mas esta história não é feita de apenas um herói, eu particularmente me encantei com todos os irmãos e com outros personagens também. E por ser um conto de fadas é de se esperar que tudo acabe na mais perfeita ordem, não é mesmo? Só que não nesta história. Marillier deu um toque especial na obra, principalmente em seu final.

Esta não é uma história feita apenas para encantamento e distração, ela envolve fidelidade, amor incondicional e fé nos seus objetivos. Sorcha é uma baita de uma personagem, muito bem construída e forte. A história é recheada de magia, o que estimula mais ainda a leitura. Tem seus vilões, heróis e mocinhas, mesmo que eles não sejam do jeito que estamos acostumados a ver. Posso dizer também que a autora fez um nobre trabalho de pesquisa, ela aborda a cultura celta de um jeito simples e fantástico. Ouso dizer, e não sou a única, que ela chega a se igualar à Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, concordo que os estilos são diferentes e esta história tem uma abordagem muito mais fantástica, mas ambas fizeram um excelente trabalho.

Quanto à capa já disse aqui que não gosto de capas com pessoas, acho que poderia ser feito um trabalho muito mais bonito se fosse uma capa desenhada, mas mesmo assim ela atinge seu propósito tendo algo a ver com a história. A diagramação é perfeita e facilita a leitura que é em primeira pessoa e que por sinal flui maravilhosamente. As páginas são amareladas (benza deus) e esse acho que já é um grande ponto positivo para a editora.

Bom, agora resta esperar pelos outros volumes da trilogia que são: O Filho das Sombras e A Filha da Profecia, ambos narram a história de descendentes de Sorcha. Queria ressaltar que a trilogia ganhou vários prêmios internacionais e se isso não é suficiente para que você queira lê-lo provavelmente a bela história o será.

É fantasia de encher os olhos...


Book Trailer:



Quotes do Livro:

“Tinha dito a Simon que ele podia fazer sua própria história terminar como desejasse. Mas não era bem a verdade. Pode-se traçar um caminho, mas sempre há pessoas e fatos que influenciam e o modificam, tornando-o muitas vezes difícil e confuso.”

“Uma vez que alguém escolhe seu destino, não há retorno.”

“- Creio que vc está sendo duro demais – disse padre Brian em tom delicado. – Ainda não conhece o tipo de amor que atinge o coração como um raio; que toma conta de sua mente e se torna sua única razão de viver. (…) mas em sua família parece que todos amam assim. Quando sua mãe morreu, Colum precisou de todas as suas forças para superar a perda. Sobreviveu mas pagou um alto preço. Perdeu a capacidade de amar vocês ou a qualquer pessoa.”

“Da escuridão do inverno surge a luz da primavera. Do sono do inverno vem vida nova que chega com ela. Não podemos perder a esperança, não quando esta verdade da natureza nos é mostrada a cada ano.”

“Mesmo sem usar palavras, falava com ele como ninguém, direto com seu coração (...)” 


Júh
                Zanotti

27 comentários:

  1. O tipo de livro q gosto, uma coisa meio celta e ainda baseada em conto dos Irmãos Grimm, q eu adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regi achei mesmo que você fosse gostar, tenho a impressão que curtimos mais ou menos o mesmo estilo literário, a única diferença é que você tem a mente mais aberta para alguns rsrsrs. Assim que der leia este, vc vai adorar.

      Excluir
  2. Sabe, já tinha visto esse livro pelo mundo literário, mas nunca tinha parado pra ler a sinopse dele.
    E que surpresa boa!!!
    Não fazia ideia q era uma releitura de um conto dos Irmãos Grimm. Essa mistura de fantasia, sofrimento, romance e libertação chamou minha atenção.
    Acho que livros assim, tem o estranho poder de nos remeter pra dentro da história e percebi isso lendo sua resenha, qdo vc diz q sofreu com a personagem.
    Não achei a capa de todo ruim.rs pelo contrário.
    E sim, esse vou caçar pra ler :)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mistura é justamente a parte mais intensa do livro, e sim é sofrível, você embarca dentro da história, se vê participando da vida de Sorcha. Bom, você tem razão, a capa não é de todo ruim, mas realmente as capas com pessoas estão me irritando absurdamente, mas sim a capa é bonita.

      Excluir
  3. Gostei do livro pelo fato de ser baseado em um conto dos Irmãos Grimm, adoro!! Vou procurar pra eu poder ler logo1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim Jessica, é muito boa e envolvente esta história

      Excluir
  4. Já estou angustiada pois não saberei quando poderei ler esse livro, tenho que comprar ele urgentemente.
    Amei sua resenha, espero ler esse livro e gostar dele como você gostou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehhe que bom que gostou Virginia, não perca tempo e compre o mais rápido possível, vc não vai se arrepender :)

      Excluir
  5. Eu nunca li muitos livros nesse estilo, de muito magia e tal. Mas agora eu fiquei imensamente curiosa para ler, principalmente porque aborda a cultura celta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bacana, e se você gosta de aventura vai gostar bastante desse. É muito lindo e vale a pena parar algumas horas para lê-lo :)

      Excluir
  6. Vou te falar que eu não conheço esse conto. =X Acho que faltei no dia que a tia contou essa historinha. rs! Mas achei interessante o enredo. Não gostei da capa também, a primeira coisa que pensei foi em Chapeuzinho Vermelho. =P
    Essa editora eu tb não conhecia, tô bem desinformada nesse post. rs!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não conhecia, alias já tinha ouvido falar mas não lembrava de tê-lo escutado. huahuahauha eu tbm pensei por aí, mas depois vi que nem poderia ser e pesquisei um pouco mais para saber de qual conto ele tratava. huahauhuah eu conhecia, mas sabia que não era muito conhecida, acho que é o único livro bom do catálogo deles. Só espero que continuem publicando :_)

      Excluir
  7. li e me apaixonei. Estou procurando os otros dois livros da trilogia e não estou encontrando.É um livro místico, romantico, dramatico,histórico, tem um pouco de cada. Uma bela surpresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cacau, não conta para ninguém mas eu achei eles em e-book rsrsrs mas é em português de Portugal, se quiser caço o link aqui. É só me pedir. Bem vinda ao blog!!!

      Excluir
  8. Não é algo que eu leria por vontade própria, mas sua resenha me encantou. Juh fiquei super curiosa para ler Filha da Floresta. Acho que em grande parte porque adoro ler releituras de contos... Linda resenha, me encantou. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è bom demais Rafa, tornou-se para mim um dos melhores livros de 2012 simplesmente adorei como dei para ver na resenha :)

      Excluir
  9. Ai ... preciso desse livro... eu ainda não tinha visto resenha dele... vi ele na Bienal e fiquei encantada mas como não tinha $$ , não pude comprá-lo e depois esqueci completamente dele... Agora mais um que entrou ara minha listinha de 2013 ...

    Adorei sua resenha, ela me deixou com muita vontade de ler... ...

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, coloque em todas as suas litas possíveis, agendas sei lá, mas leia. Ele vale muito a pena é muito bom mesmo!!!!!

      Excluir
  10. Gente pura novidade. Não conhecia o livro e nem a editora. Mas achei o livro bem interessante. Gosto desse tipo de ficção.

    Beijinhos

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Deve ser maravilhoso! Sonho com ele desde que vi a edição em Portugal. Obrigada por apresentar a edição brasileira e pela resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei super curiosa agora depois de ler essa resenha para ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. KD e-book da trilogia? Vou procurar depois! ;x
    Pode me xingar, fazer um escândalo, mas eu não li nada dos irmãos Grimm, só sei os contos de mocinhas que vão pra tv.. =/
    Eu não gosto de personagens que sofrem muito, sou uma pessoa água com açúcar, e você me recomenda a leitra mesmo assim? Porque eu gostei bastante sobre o amor e fidelidade entre irmãos(preciso ter isso com as minhas ;x)pra vencer os obstáculos nessa jornada.
    Fico por aqui e os spoilers eu quero saber por DM, ok? .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhuahahua aí vc me complica né, e-book rs. Quanto a recomendar é claro que recomendo, mas como disse é muito sofrimento chega a ser angustiante. E sim o amor e fidelidade neste livro é a coisa mais linda que vi, é encantador. Só queria matar a autora pelo final, Finbar é minha paixão secreta, nem tão secreta assim kkkk. Bom leia eu recomendo sim vaquinha!

      Excluir
    2. Vai ter maus tratos aos animais? kKKKKKKKKKK
      Essa é a minha maior dúvida e receio. .-.

      Excluir
    3. Hum tem em uma cena, mas acho que é só, mas é de cortar o coração :(

      Excluir
    4. isso mata qualquer um, sabe ? x.x principalmente eu.

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)