segunda-feira, maio 21, 2018

[Resenha] A Primavera Rebelde - Morgan Rhodes

A Primavera Rebelde
A Queda dos Reinos #2
Autora: Morgan Rhodes
Editora Seguinte
424 Páginas
Skoob


Sinopse: Depois que o rei Gaius de Limeros conquistou as terras de Auranos e subjugou o povo sofrido de Paelsia, passou a dominar toda a Mítica com seu punho de ferro. A rica população de Auranos parece não se importar com o novo governante, desde que seus privilégios sejam mantidos; os paelsianos, como sempre, aceitam seu destino de exploração. Mas a tranquilidade é só aparente: grupos rebeldes começam a surgir nos reinos dominados, questionando as mentiras e os métodos sangrentos do novo rei.

Enquanto isso, Gaius obedece à sua mais nova conselheira e dá início à construção de uma estrada passando pelas temidas Montanhas Proibidas. Mas essa via não servirá apenas para interligar os três reinos: ela faz parte de uma busca pela magia elementar, perdida há mil anos, que conferirá ao tirano um poder supremo. O que ninguém esperava era que essa obra desencadearia uma série de eventos catastróficos, que mudarão aquelas terras para sempre e forçarão Cleo, Magnus, Lucia e Jonas a tomar decisões até então inimagináveis.
 Pode ter spoilers leves do livro anterior 

A única coisa que me fez dar continuidade a série A Queda dos Reinos, foi a esperança de que no segundo livro a história melhorasse. No primeiro volume que leva o nome da série eu terminei a leitura do livro com a sensação de que a história tinha muito potencial, mas que a autora não soube trabalhar muito bem os personagens, não soube desenvolver seus sentimentos e a forma como eles reagiam as coisa, tudo foi apresentado de forma muito rasa, o que deixou uma sensação de incompletude na construção de suas personalidades. Agora sou grata por ter insistido na série, pois como já haviam me dito a história melhora, não chega a ser nada excepcional, mas reforçou minha ideia de que ainda há esperança.

Depois do desfecho de A Queda dos Reinos o mundo de Mítica está prestes a entrar em colapso, a ambição do Rei Gaius é ainda maior do que o que nos é apresentado no primeiro livro. Diante de tudo o que aconteceu o povo continua sendo o povo. Para os habitantes de Auranos tudo está bem quando acaba bem, o que lhes interessa é que suas vidas seguem normalmente, são do tipo que fecham os olhos quando o problema não é com eles. Já os Paelsianos continuam a sofrer, depois da batalha que levou Limerios ao trono absoluto de Mítica, o já sofrido povo de Paelsia é feito de escravo. Oprimidos por Gaius eles são obrigados a trabalhar exaustivamente na estrada que ligará os reinos. Mas para os inimigos do rei, entre eles o rebelde Jonas e a voluntariosa princesa de Auranos Cleiona, as coisas não caminham como deveriam e ambos farão o possível para derrubar Gaius e alcançar seus objetivos.

A Primavera Rebelde como o próprio nome já diz irá abordar mais sobre a rebelião que ocorre as margens do reino conquistado por Limerios. Depois de ser traído pelo rei Gaius e ver seu povo ser feito de escravo na construção da ambiciosa estrada que ligará toda Mítica, Jonas precisa assumir a liderança da resistência rebelde, porém, sua já apresentada atitude impulsiva e exagerada não condizem com o papel que ele representa, seus pensamentos e ações não acontecem de forma coesa. Senti que a autora quis dar a Jonas o status de grande líder, porém o que vemos é um personagem confuso, com um temperamento inadequado ao seu propósito. Por vezes ele acaba criando mais confusão do que propriamente fazendo algo efetivo pela rebelião.

Cleiona, por sua vez, cresceu como personagem, nesta nova fase da história ela precisa apreender a conviver com seus inimigos, precisa ser a personagem forte que vem indicando ser desde o primeiro livro mas que até agora não tinha chegado a convencer. Se escondendo atrás de uma mascara de ingenuidade a personagem passa a ser subestima por aqueles que a oprimem o que dá a ele espaço para planejar sua vingança e recuperar o que restou de sua antiga vida e de seu reino. Mas retomar o trono de Auranos não é seu único problema. Cleo vai precisar de aliados, além de um excelente plano para chegar aonde quer.

Enquanto isso Magnus continua uma incógnita, é claro que o filho do perverso rei Gaius é muito mais do que aparenta, ainda assim é tão movido por agradar ao pai que por vezes nos perguntamos qual lado de sua personalidade irá falar mais alto. O jovem além de todas as responsabilidades que lhe são impostas ainda precisa lidar com o amor não correspondido, o que o corrompe cada vez mais. Apesar disso, e de ser peça chave para o desenvolvimento da história o personagem não tem tanta apelação nesse livro.
"O mal é uma escolha que se faz, não um estado natural do ser."
Lucia que no início da série era totalmente sem sal nem açúcar, ganha força neste livro, há escuridão em sua história e a personagem passa ser mais agressiva. Infelizmente isso não me convenceu de todo, senti que essa escuridão fazia parte apenas da criação de uma garota mimada acostumada a ter tudo o que quer, bom... e crescendo onde cresceu não é surpreendente que ela de vazão a maldade. Senti nojo da personagem por um bom tempo Apesar disso, há uma explicação para o que vem acontecendo com ela, mesmo não tendo me convencido de todo.

Devo dizer que a melhor parte deste livro foi a interação entre os personagens, apesar da autora continuar querendo enfiar goela abaixo alguns pretensos romances. Mas a relação que mais me animou foi entre Magnus e Cleo, não vou dizer o que acontece a ambos mas definitivamente a forma como se tratam, o sarcasmo empregado em suas palavras torna o livro bem divertido. As relações nesse livro são expandidas e podemos ver como os protagonistas funcionam juntos tornando a história mais ágil.
"Nem todo amor é eterno. Nem todo amor tem o poder de mudar mundos."
Com relação ao desenvolvimento da história não posso deixar de dizer que a autora melhorou muito, desta vez ela soube trabalhar melhor os acontecimentos e o desenvolvimento da narrativa sem deixar tudo corrido demais. Além disso, há novos personagens incluídos no livro e através deles temos uma nova perspectiva das coisa, alguns já nos eram conhecidos, mas o fato de a autora ter dado voz a eles, como a rainha Althea de Limeiros por exemplo, expande a história dando a série a consistência que faltava. Já Gaius está presente para mostrar seus reais objetivos e a partir daqui tudo fica mais nítido na história. Diferente do livro anterior em Primavera Rebelde a história flui mais rápido e se torna mais interessante, acredito que isso se deva pela melhora na construção narrativa de Morgan Rhodes.

Enfim, A Primavera Rebelde é um livro superior ao primeiro da série, e mesmo ainda tendo seus defeitos foi uma leitura intrigante. A sensação que tive no primeiro livro de que esta história tem potencial foi confirmada após terminar a leitura dessa sequência e só queria dizer que as coisas só melhoram com o desenrolar dos fatos (sim já li o terceiro livro de tanta ansiedade). Se você gosta de fantasia de uma chance a esse livro, se desistiu da série em algum momento persista, vai valer a pena! 

15 comentários:

  1. Vou admitir que parei o primeiro livro bem antes da metade dele..rs e até o emprestei a um amigo que gosta mais do gênero do que eu(pra ver se ele conseguia concluir a história e ainda não perguntei para ele a opinião).
    Só agora lendo a resenha do segundo livro, foi que me recordei disso.rs(preciso ir atrás do meu livro)
    Talvez seja hora de dar uma chance a esta série, mesmo que parecia ser um enredo bem intragável.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Graziela.

    O Jonas e a Cléo são personagens que têm um papel importante para a trama, pois eles acabam sendo responsáveis pelos destinos de um povo sofredor.

    A unificação de seus objetivos, é uma boa tática e fator determinante para o fim do poderio opressor.

    Apesar do livro ter essa dosagem de romance, a autora soube priorizar outros contextos relevantes, que envolvem os personagens, tornando o livro denso e abrangente, e é isso que me agradou e chamou minha atenção.


    ResponderExcluir
  3. Ufa! Fico feliz que tenha melhorando. Pelo visto a autora trabalha com evolução e foi melhorando cada vez mais.
    Mas casal forçado não rola, né... Mas pelo tem um que vai conquistar.
    Ainda estou começando a ler fantasia, então estou bem seletiva com os livros.
    No momento não vou incluir na minha lista, mas quem sabe no futuro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Legal que trama tenha melhorado. Quero só ver quando for ler...
    Tô adiando tentando ter todos pra ler de uma vez e tirar uma ideia melhor desses livros. Meio chato isso dela tentar fazer uns romances aí, mas dependendo de como vai sendo cada livro pode ser legal. Talvez esse primeiro volume tenha sido mais pra estabelecer pontos e poder ir fazendo mais coisas nos outros, explorando sabe? Parece que ela já melhorou bastante algumas coisas com o segundo e só deixa esperança pra ver o que acontece nos próximos mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju!
    Adorei conhecer o livro, confesso que pela capa eu já ´pegaria pra ler, lendo sua resenha só fiquei ainda mais interessada em conhecer a escrita tbm que parece boa.
    Vou add aos desejado.s
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    Não me importo em saber de alguns spoilers, mesmo porque não tenho previsão de fazer essa leitura tão cedo, mesmo sendo um livro de fantasia e sei que quando for ler, já não me lembrarei mais do que vi por aqui.
    Bom ver que Cleo amadureceu, nem que seja um pouquinho de nada.
    Gosto de livros com profecias...
    Espero mesmo que a autora melhore o que acha falho nesses primeiros exemplares.
    Maravilhosa semana!
    “Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!
    Que bom que nesse segundo livro a autora consegui desenvolver melhor a história do personagens, e também que a interação entre os personagens foi muito melhor. Espero que o próximo livro seja melhor ainda.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não curtir muito esse gênero achei muito interessante a premissa!
    Gostei da capa também.
    Não sei se um dia lerei mas é interessante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Não conhecia a série A Queda dos Reinos - fui correndo ler sua resenha de A queda dos Reinos para só então ler sua resenha de A Primavera Rebelde a fim de entender um pouco desse universo que Morgan Rhodes criou... - e apesar de gostar do gênero fantasia não curto livros com tantos protagonistas e/ou tantos personagens... Mas quem sabe ao ler sua resenha do próximo volume eu acabe me interessado e decida ler essa série?!...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. An-nyong-ha-se-yo!
    Huuum, não foi algo que me cativou muito não. Tem tanta série hoje em dia que acabo por achar que todas são iguais (ou muito parecidas).
    Beijos...

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo uma série parecida, não gostava muito desse gênero mas agora ja me vejo apaixonada. Imagino o quanto foi difícil pra o Jonas e a Cleiona ver seu povo sendo escravizado e ter que lidar com um rei super poderoso em busca da libertação de todos. Sobre o Jonas ser atrapalhado, ja notei que em toda fantasia tem um personagem que acaba colocando todo mundo em apuros por não tomar atitudes corretas mas a gente não consegue odiá-los kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju.
    Fico muito feliz em saber que essa foi uma leitura melhor para você, pois, essa é uma série que eu estou muito ansiosa para começar a ler. Eu adoro que os personagens cresceram no decorrer da trama e que alguns que antes era "apagados" ganhou força e destaque nesse volume. Em relação aos romances, não quero muito saber muito a respeito, quero ir livre de qualquer influência kkkk, enfim, não vejo a hora de ler.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  13. Olá, desde o lançamento de A Queda dos Reinos tenho muita curiosidade para iniciar a série, e é ótimo saber que a autora consegue contornar os erros do primeiro livro e entrega uma sequência consistente e que faz jus ao universo extremamente criativo no qual se passa. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas a premissa de fantasia medieval me chama a atenção.
    Fui dar uma lida na sua resenha anterior, e achei uma pena a autora percar nos personagens que são o que mais dão emoção a trama.
    Pelo que vi, ela ,evoluiu bastante na trama e o segundo volume parece ter sido bem melhor.
    Acho que leria só para poder tirar minhas próprias conclusões.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  15. O livro não me interessou, não gosto muito de fantasia e com essa temática mais medieval fiquei ainda mais confusa, são muitos nomes complicados, como, Gaius de Limeros, Auranos, Paelsia, eu fico confusa apenas de ler os nomes. Eu gosto muito de livros únicos e quando leio uma série eu espero que o primeiro livro seja maravilhoso e o seguinte seja excepcional, então se eu leio o primeiro e ele foi mais ou menos fico desanimada e nem continuo a série, mas sei que existem muitos leitores que como você dão uma chance e acabam se surpreendendo e a história melhora, os personagens são melhores desenvolvidos e fica aquela sensação de que valeu a pena insistir. E pelo visto valeu a pena mesmo (apesar de alguns detalhes que você comentou, como ter alguns defeitos) já que você leu até o terceiro de tanta ansiedade. Não pretendo ler o livro, mas espero que a série surpreenda você cada vez mais.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)