segunda-feira, dezembro 04, 2017

[Resenha] Só escute - Sarah Dessen

Só escute
Autora: Sarah Dessen
352 Páginas 


Sinopse: Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.
Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.
Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.
Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?
Ser completamente apaixonada pela escrita de uma autora não quer dizer que as vezes você não se irrite com alguns elementos de seus livros. Assumir que nem tudo é perfeito acaba se tornando quase um alívio, diminui a expectativa e pode te surpreender no fim. É assim que vejo os livros de Sarah Dessen, eu os amo, sempre tenho uma opinião bastante positiva sobre a história, mas também há sempre algo que me irritou ou incomodou. No caso de Só Escute não foi diferente.

Annabel, tem a vida perfeita, ao menos é isso que todos pensam e o que seu último comercial mostra, mas basta chegar um pouco mais perto de sua família para notar que há muito mais ali. Desde o último verão isso parece ainda mais certo na cabeça de Annabel, a garota perfeita e popular vive agora uma outra realidade e se sente sufocada com os próprios segredos. Depois de ser pega com o namorado da melhor amiga em uma festa e julgada por algo que não é exatamente o que parece Annabel se tornou uma pária e, em sua casa, o único lugar em poderia buscar conforto as coisas estão ainda mais complicadas. Com o relacionamento distante entre suas irmãs, o distúrbio alimentar de uma delas e a recente depressão enfrentada pela mãe, Annabel acredita que o melhor é guardar seus medos e segredos para si. É através da inesperada amizade com Owen que ela irá encontrar conforto e perceber que tem muito a aprender, principalmente sobre verdades e músicas.
"Se fizer a escolha errada, você só pode culpar a si mesma pelas consequências."
A narrativa de Dessen se inicia de forma lenta, antes de mergulharmos na parte interessante do livro é essencial que a personagem contextualize sua história. A partir disso conhecemos mais sobre a família de Annabel e passamos a compreender seus motivos. Ainda assim me incomodei muito com esse momento, principalmente com a ideia de que nossa protagonista guarda tudo dentro de si por altruísmo, seu receio de complicar ainda mais a vida das pessoas que ama chegou a me causar angustia, o problema é que sua omissão não era apenas algo que ocorria em seu circulo familiar. Annabel não tinha voz em qualquer seguimento de sua vida, ela simplesmente deixava que fizessem o que bem entendesse com ela, sem retrucar.

Porém, quando ela conhece Owen as coisas começam a mudar, ao menos na presença dele. Owen é um rapaz problemático que através de um programa de gerenciamento de raiva aprendeu que o melhor para si é ser sincero a todo momento. Por isso, pequenas verdades que podem magoar não o afetam, ele as interpreta de forma crítica e por vezes debate suas ideias com Annabel, é assim que aos poucos ela compreende o sentido da verdade e porque é tão importante compartilhar nossa dor e nosso ideais. Owen é um personagem completamente oposto a nossa protagonista, mas que além de suas verdades trás música para vida de Annabel, até mesmo os mais horrendos sons se tornam interessantes quando ele se propõe a falar deles.
"[...] a música é uma constante. E é por isso que temos uma ligação tão visceral com ela, sabe? Porque uma música pode te levar instantaneamente a um momento, um lugar ou até uma pessoa. Não importa o que tenho mudado em você ou no mundo, aquela música permanece a mesma, exatamente como em outro momento. Isso é bem impressionante."
Quem já leu Sarah Dessen sabe que suas histórias vão muito além do clichê. A autora insere no cotidiano de seus personagens assuntos que precisam ser discutidos e conhecidos. No caso de "Só escute" vamos nos deparar com distúrbios alimentares, estupro e depressão. Através destas problemáticas a autora apresenta diversas visões. Seja da família que não quer enxergar o problema ou do espectador que se maravilha com um corpo magro, quando na verdade isso é resultado de uma doença muito séria, bem como as diferentes formas de lidar com o abuso sexual.

Assim como em outras obras da autora, todas essas dificuldades são tratadas em um âmbito familiar, o que dá consistência a elas. Dessen não se preocupa em apresentar personagens perfeitos, ela vai ao cerne das famílias que apresenta e ainda assim não consegue transformar todos os problemas em algo feio, mas sim em assuntos que precisamos conhecer e compreender. São temáticas que precisam ser tratadas com seriedade, mas que ainda assim são muito bem exploradas no tom leve que Dessen dá aos seus livro, elas nos faz compreender para não julgar.

Enfim, "Só Escute" é mais um livro da autora que se tornou meu favorito, apesar de o caminho até a última página parecer um pouco entediante nada neste livro é por acaso. Mais uma vez Dessen conseguiu passar o que queria ao seu leitor, pelo menos a mim, que compreendi o quanto ficarmos calados pode ser um corrosivo pra nós mesmo. Diante da situação pela qual Annabel passa eu compreendi que talvez eu também precise externar um pouco do que sinto, acontecimentos que moldaram minha vida e que me tornaram o que sou hoje, mas ainda sei que não é nada fácil. Dessen tem uma capacidade tremenda de me tocar com suas histórias. É uma autora que deveria ser muito mais lida e que tem todo meu carinho. Me avisem quando publicarem mais, porque eu nunca estou completamente cansada dos livros dessa mulher!
"O passado afetava o presente e o futuro, de maneiras que conseguimos ver e de milhões de outras que não conseguimos. O tempo não é uma coisa que podemos dividir facilmente; não há meio, início ou fim. Eu podia fingir que tinha deixado o passado para trás, mas o passado não tinha me deixado."

17 comentários:

  1. Uau!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler Sarah Dessen, mas ultimamente estou lendo comentários super positivos sobre os livros dela.
    Interessante os temas abordados, e me parece que ela aborda de uma maneira franca.
    Bom saber que os personagens não são perfeitos, deixa a história mais a real.
    Gostaria de conhecer a escrita dela, mas acho que não começaria por esse. Vou procurar mais sobre ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju,
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora, mas tenho aqui na estante "Os bons segredos" e "Canção de ninar", que pretendo ler logo, logo (é muito livro para tão pouco tempo!)
    Em relação a este livro "Só escute", é muito bom saber que é bem ambientado e contextualizado, assim ficamos conhecendo inteiramente os personagens.
    A protagonista parece ser alguém que vai do "luxo ao lixo", e vai ter que aprender a lidar com uma nova realidade, e talvez não ter o entendimento da mãe e da irmã, que tem seus próprios problemas.
    É também muito interessante quando um livro tem o poder de mexer com nossos sentimentos, nos fazendo policiar nossos atos e analisar nossos pensamentos. E os quotes escolhidos, são muito bons, mostram bastante a profundidade da estória. Meu favorito foi este último, que mostra como nossas ações passadas continuam influenciando nosso presente e até o nosso futuro.
    Com certeza, o livro irá para minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Os livros da autora sempre trazem grandes reflexões para o cotidiano de nossa realidade, talvez porque aborde problemas tão reais que as personagens e enredo tornam-se críveis de forma incontestável.
    E tem um pouquinho de tudo, inclusive de música, deve ser um ótimo livro.
    Que dezembro seja repleto de realizações e a semana cheia de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. O que mais me chama a atenção nos livros desta autora além de sua escrita envolvente, e a capacidade de incluir momentos rotineiros da vida dos personagens, fazendo com que acompanhemos, em passos lentos, confesso, seus cotidianos, de forma que percebemos que são pessoas como nos com pontos positivos, e negativos, que comete erros, e toma decisões precipitadas. Pelos temas abordados neste livro, acredito que esta será uma leitura que tende a me agradar, espero de coração não me decepcionar.

    SORTEIO NO AR, VENHAM PARTICIPAR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Não conheço a escrita da autora mas já ouvi muitos elogios a ela. Sobre a trama não gosto muito de protagonistas "coitadinhas", que se subestimam e se põem como inferiores, como a Annabel. O jeito como a autora aborda assuntos tão polêmicos é bem leve e perspicaz, fazendo com que leitor também se envolva. Realmente guardamos muitos segredos, medos e constrangimentos só para nós mesmos e isso é muito ruim. Quero conferir a evolução da trama e descobrir que final Sarah Dessen deu a essa emocionante história. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Todo livro que li dessa autora eu gostei sentindo falta de algo no final. Não tem um que me agradou completamente. Mesmo gostando demais. Dá medo de começar outros e passar isso de novo, de ficar faltando alguma coisa e não ter nada, isso me desanima. Mas quando leio vicio naquilo. Ahh é uma loucura me entender com essa autora xD
    Achei legal essa história porque de novo tem ali uns temas bem interessantes. A garota com a vida perfeita e que não é bem assim depois, distúrbio alimentar, depressão...tem umas coisas legais aí pra explorar, coisa importantes pra serem ditas. E adorei o Owen. Acho que iria amar esse personagem bem fácil. Os problemas da história e dos personagens chamam atenção e tem muita coisa ali que o jeito dela de escrever acaba impactando mesmo porque ê autora pra fazer as coisas mais simples e mais reais.
    Uma hora tenho que pegar os outros livros dela pra ler. Esse é mais um que tá na lista.

    ResponderExcluir
  7. Olá, apesar do ritmo arrastado da trama, a obra dá ênfase ao poder transformador do diálogo, uma vez que estamos sempre precisando de alguém para conversar. Confesso que a caracterização dos personagens aparenta ser bem superficial, porém ainda tenho interesse em ler a obra. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    A forma que a Annabel se comporta, deixando as pessoas fazerem o que quiserem com ela, é também algo bastante negativo pra mim, gosto de personagens fortes, que tem voz e que lutam pelo que deseja... por isso achei bem mais interessante o Owen e suas músicas, e acredito que irei gostar mais dele do que da Annabel...
    Valeu pela dica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora, só conheço alguns livros mesmo, mas "Só Escute" faz parte da minha wishlist. Futuramente, quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Que temática interessante e mensagem positiva! Apesar de não conhecer a autora, me interessei bastante pela história por meio dessa resenha, principalmente do Owen. Ele parece ser um personagem com uma história de superação bem legal, de fato, acho que me interessei mais com a história dele do que com a história da protagonista, que não é tão inovadora assim. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Nossa, essa autora parece realmente importante pra você por tudo que ela aborda na história. Não é pra menos, são temas atuais, polêmicos e ainda muito pouco discutidos, que precisam de maior atenção. Achei interessante um livro de onde se pode extrair tanto! Uma pena que seja entediante em alguns momentos e não tão fluido assim por conta disso, mas acredito que deve valer a pena conhecer a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Que livro legal, parece ima história adolescente com uma capa madura. Gostei bastante, acho que vale a pena ler e se o livro for bom, vale acompanhar a autora. Se eu tiver a oportunidade, com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Entendo o que quis dizer com adorar a escrita d autora, mas não ver algumas coisas com bons olhos, eu confesso que tenho muita vontade de ler esse livro, todavia ainda não tive a oportunidade, eu adoro que a autora não se preocupa em criar personagens perfeitos, muito pelo contrário, ela cria personagens q que tem sentimentos como qualquer outro ser humano e que aprende também com seus erros, outro ponto que também gostei, é que els fala de assuntos que precisam sim, e debatidos e discutidos, enfim, quero muito ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju...
    Só pela sua resenha já percebi que o livro é simplesmente sensacional!!! Ainda não tive contato direto com a escrita de Sarah Dessen, mas com certeza "Só escute" é um livro que quero ler o quanto antes... Aposto que é um daqueles livros que te prende à leitura do início ao fim e cheio de boas lições para a vida... Adorei o quote "Se fizer a escolha errada, você só pode culpar a si mesma pelas consequências.".
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas claro que já li inúmeros elogios às letras da autora! E principalmente sobre este último livro! Juntar o lado família, mas também o lado humano da questão, talvez tenha sido o ponto alto. Mexer com sentimento, jogar o leitor de fato dentro do enredo, junto com os personagens, é coisa que poucos autores conseguem e por tudo que já li, Sarah consegue isso.
    Lerei o livro com certeza!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ju!!
    Apesar de ter lido comentários super positivos da autora Sarah Dessen, ainda não tive oportunidade de ler nada dela. Mas pelo que li o livro fala de tema bem interessantes na estória. Gostei bastante de conhecer essa indicação!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Quero ler esse livro desde que foi publicado pela outra editora pela primeira vez aqui no Brasil. Ainda não conheço a escrita da autora, então não sei por qual livro começar. Pois como você disse, gostar da escrita de um certo autor não significa que você necessariamente vai gostar de todos os livros e de todas as coisas abordadas. A primeira vista a protagonista parece uma menina metida, mas logo no começo da resenha já posso perceber que ela não é bem assim, ela tem seus conflitos e acho que é fácil se identificar com ela. Vive numa casa onde está distante de suas irmãs, uma delas ainda tem um distúrbio alimentar e a mãe está passando por uma depressão. Só nisso já podemos ver uma carga emocional. E ainda aborda o estupro. Uma das coisas desse livro também que parece ser um elemento que eu vou gostar bastante é isso da protagonista não falar dos seus problemas e como está se sentindo, já que é algo muito comum. Aliás, adorei os quotes, passou bem o que a história promete.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)