segunda-feira, dezembro 11, 2017

[Resenha] Quando a Bela domou a Fera - Eloisa James

Quando a Bela domou a Fera
Contos de Fada #1
Autora: Eloisa James
320 Páginas

Sinopse: Eleito um dos dez melhores romances de 2011 pelo Library Journal, "Quando a Bela domou a Fera" é uma releitura de um dos contos de fadas mais adorados de todos os tempos.

Piers Yelverton, o conde de Marchant, vive em um castelo no País de Gales, onde seu temperamento irascível acaba ferindo todos os que cruzam seu caminho. Além disso, segundo as más línguas, o defeito que ele tem na perna o deixou imune aos encantos de qualquer mulher.

Mas Linnet não é qualquer mulher. É uma das moças mais adoráveis que já circularam pelos salões de Londres. Seu charme e sua inteligência já fizeram com que até mesmo um príncipe caísse a seus pés. Após ver seu nome envolvido em um escândalo da realeza, ela definitivamente precisa de um marido e, ao conhecer Piers, prevê que ele se apaixonará perdidamente em apenas duas semanas.

No entanto, Linnet não faz ideia do perigo que seu coração corre. Afinal, o homem a quem ela o está entregando talvez nunca seja capaz de corresponder a seus sentimentos. Que preço ela estará disposta a pagar para domar o coração frio e selvagem do conde? E Piers, por sua vez, será capaz de abrir mão de suas convicções mais profundas pela mulher mais maravilhosa que já conheceu?
Logo que a Editora Arqueiro lançou "Quando a Bela Domou a Fera" eu não senti um pingo de interesse na leitura, mas quando descobri que o livro era uma espécie de releitura de A Bela e a Fera em um contexto de romance histórico minha atenção foi despertada. Infelizmente a história não é exatamente o que eu esperava, ou seja, algo mais voltado para o conto original, com muitos elementos da magia do A Bela e a Fera, seria maravilhoso essa incursão em um romance de época. Porém, enquanto lia não vi nada de especial na história, na verdade se considerarmos diversos outros romances do gênero poderíamos dizer que eles são todos releituras deste conto: mocinha impetuosa e um nobre irascível que lutam contra o que sentem, soa familiar?

Depois de ter sua reputação arruinada por um príncipe Linnet precisa desesperadamente se casar, principalmente por que rolam boatos na sociedade de que ela esteja gravida, mesmo isso sendo uma tremenda mentira e ninguém lhe dá ouvido quanto a isso. O plano brilhante elaborado por sua tia é que ela seja mandada ao castelo de Piers Yelverton, o conde de Marchant, ou se você preferir A Fera, o jovem que desde um terrível acidente não pode ter filhos é o engodo perfeito para que Linnet não caia ainda mais em desgraça. Porém o conde é um homem de poucos amigos, com um temperamento frio ele não pretende se casar nunca, mesmo que seja com a única mulher no mundo que parece perfeita para ele.
"Ela é como minha outra metade. Minha outra maldita metade, como uma espécie de piada que Platão inventou. Como algo que eu nunca quis e, então, lá estava ela."
Em quantos romances de época nos deparamos com a situação descrita acima? A maioria dos que eu li se encaixam perfeitamente, portanto me senti enganada quando comecei a ler e vi que não tinha muito a ver com o que eu esperava de uma releitura. Além disso, se formos comparar Bela com Linnet isso fica ainda mais longe. A jovem de "Como a Bela domou a Fera" é arrogante e cheia de si, o que a personagem do conto original não é de forma alguma. Linnet cresceu acreditando em sua beleza, o que não seria ruim se a sua autoestima não ultrapasse os limites, o ar desagradável de superioridade que ela demonstra me irritou bastante. Obviamente que ela estava prestes a se colocar diante do plano mais louco que já ouvira falar, mas ainda assim não foi justificativa suficiente para seu comportamento.
"Provocá-lo era viciante... e perigoso."
Acho que na verdade seria mais razoável a autora dizer que era uma releitura de House. Já que no final da livro ela comenta que seu personagem foi bastante inspirado no tal Dr, o que me fez não conseguir imaginar o personagem do outra forma (não sou muito fã de Dr. House). O que gostei com relação a isso é a forma que os diálogos acontecem, são bastante inteligentes. Além disso, o fato de Piers ser médico trás uma abordagem nova a papel de nobreza, visto que ele é um personagem atípico em comparação aos nobres explorados no gênero. Ademais a escrita da autora é fluída e mesmo não me simpatizando muito com a história em si, gostei da narrativa dela, li a história bem mais rápido do que esperava levando em conta os pontos negativos que observei.

O que mais tenho a dizer? A história é muito bonita, principalmente pela forma como acontece seu desfecho, eu fiquei apaixonada pelo casal, mesmo com todas as ressalvas pelo comportamento eles conseguiram me conquistar. Depois da estranheza com a personalidade de ambos pude ver que são mesmo perfeitos um para o outro.
No mais "Quando a Bela Domou a Fera" não tem nada muito surpreendente se levarmos em conta os livros do gênero, e talvez eu só não tenha gostado por esperar uma releitura com mais elementos da história original. Ainda assim é uma história gostosa de ler, com diálogos inteligente e uma abordagem diferente da nobreza que estou acostumada. Enfim, não se deixe levar pela minha opinião, leia o livro e tire suas próprias conclusões.

19 comentários:

  1. Eu gosto muito de releituras de contos de fadas; também achei que seria interessante uma releitura no estilo romance de época, mas depois que vi comentários e resenhas eu não senti tanta vontade de conhecer essa história.
    Foi bom ver mais uma opinião desse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju! Nossa quando li a sinopse já imaginei mil coisas, interligando romance de época e a magia de A Bela e a Fera. E descubro que a sinopse é pura propaganda enganosa. Me decepcionei um pouco mas os pontos positivos que você ressaltou podem fazer a leitura valer a pena, só não simpatizei muito com a Linnet pois não gosto de personagens nem de pessoas egocêntricas. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Uma pena que tece algumas ressalvas e até entendo...
    É o seguinte...sou totalmente apaixonada pelos contos de fadas e suas releituras, principalmente se é de A Bbela e a Fera, meu conto favorito de todos.
    E ver que mesmo com algumas modificações do original, o livro é muito envolvente e ainda sabendo que a Fera foi baseada no meu tão amado Dr. House, tenho ainda mais interesse em poder ler.
    Desejo uma ótima semana!
    “ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito dessas releituras de contos de fadas, pois eu acho que eu ficaria o tempo todo relembrando os outros personagens dos contos de fadas, e não o do livro em questão! Mas, apesar disso, quero muito ler esse livro, e espero que o mesmo, ne agrade! Vamos ver como será a minha primeira 'experiência' com a Eloisa James!

    ResponderExcluir
  5. Talvez apenas a premissa tenha características do conto original, já que a trama em si se desenvolve de maneira completamente diferente, principalmente porque o personagem masculino foi baseado no Dr. House, por isto acredito que sua personalidade seja forte, e complicada de se lidar. Um ponto que você citou me cativou, que e os diálogos bem construído, um casal cativante, na qual teve um desfecho bastante agradável.

    ResponderExcluir
  6. É, pode até ter uma premissa bem clichê e com cara de coisas que já vi, mas confesso que chamou atenção pela alusão ao conto. É o meu preferido. Achei interessante que a menina seja tão diferente da personagem da Bela. Sei lá se no todo me sentir enganada, mas aí só lendo tudo pra ver o que lembra ou não o conto. O personagem ter essa inspiração naquele Dr. House também me chamou atenção pelo jeito dele. Acho que a graça do livro é ver como esses dois, com as personalidades que tem, se relacionam. Acho que iria gostar. E pelo menos a narrativa dela parece boa né.

    ResponderExcluir
  7. Pelo jeito o Library Journal não possui tanta credibilidade, visto que elegeu um livro que não sai muito doa mesmice do gênero - não que eu não goste, mas tem vezes que tira do sério. Fiquei surpresa em encontrar alguém que admite que esse tipo de livro possui muitos clichês! Sou fã de contos de fada, sobretudo em releituras, já li dezenas... Sua resenha me lembrou da minha primeira incursão à Julia Quinn (que, aliás, possui um releitura de Cinderela),pois pensei que seria algo tipo Jane Austen e me decepcionei. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Olá, confesso que acho estranho o livro ser vendido como uma releitura sendo que temos apenas pequenos traços de A Bela e a Fera aqui. Mas essa vibe Dr House pareceu combinar com a trama, que possui personagens bem caracterizados e uma história bem construída, ainda que genérica. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ju, oi!
    Tenho que dizer, amo demais releituras de contos de fadas, principalmente quando são bem modernos, foi o que me desencantou no livro, não esperava que fosse um romance de época!
    É tão clichê né? De fato o enredo é mto parecido com vários romances que vemos por aí, e o fato da mocinha ser arrogante acaba com tudo, nem de longe da pra comparar com a Bela!
    Não vou mentir, quero ler o livro, porque sou uma leitora curiosa demais, mas não é algo que colocarei como prioridade, se tiver oportunidade de ter o livro vou embarcar na leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju!!
    Gosto muito das releituras de contos de fadas, e "A bela e a fera" sempre foi minha estória favorita. Quando vi este livro, já fiquei tentada, e ele pulou na frente de muitas leituras. Foi o primeiro romance de época que li, e não me arrependi nem um pouco!
    Uma pena que a estória não te cativou, talvez pelo fato mesmo de ela não se aproximar tanto assim do conto original. Mas achei interessante a "Bella" Linnet ser impetuosa e com um humor ácido. No entanto, concordo com você que o livro parece mais uma releitura de House!!! Acho que foi outro fato que me fez gostar da estória, sou super fã deste doutor também!
    Achei que valeu super a pena a leitura, e pretendo continuar a série, que agora virá com a estória da Cinderella!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Que pena que a história não era bem o que você esperava, é muito ruim quando criamos uma certa expectativa que não é correspondida pelo livro. Mas pelo menos você gostou do romance e do casal, ainda que longe dos personagens nos quais supostamente foram inspirados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    Quando decidi ler a história de Linnet e Piers foi por causa de que a Eloisa James se inspirado no Dr House para fazer o Piers pois sou fã desse médico maluco, e ao ler acabei me apaixonando pela história; assim como você também gostei dos diálogos inteligentes e da abordagem diferente da nobreza presente no livro, pra mim foi os pontos forte do livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Eu achei uma pena o fato de que essa não foi uma leitura marcante para você, eu confesso que apesar do desfecho um tanto que clichê, eu adorei a história e os personagens também, a mocinha tem realmente esse senso de superioridade pela sua beleza, so que eu adorei a maneira como a autora abordou isso, aquele final foi demias e estou muito ansiosa pelo segundo livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Todas as resenhas desse livro são maravilhosas. Talvez seja por eu ter me apaixonado logo de cara pela história. Pena que ainda não pude ler, mas esta nos meus objetivos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju...
    Amo releituras de Contos de Fadas... E confesso que "A Bela e a Fera" sempre foi meu conto favorito... Uma pena que a história foge um pouco da versão original, mas mesmo assim pretendo ler o livro e tirar minhas próprias conclusões sobre ela... E uma coisa não posso deixar de dizer... A capa é maravilhosa...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha ouvido falar bastante deste livro, mas confesso que a premissa não havia chamado muito a minha atenção, apesar de o livro ser uma recontagem de A Bela e a Fera, uma história que eu acho muito linda. Após a leitura da resenha fiquei ainda mais cabisbaixo em relação a leitura, estou fugindo de coisas monótonas, logo vou deixar esse pra depois.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju!!
    Sou apaixonada por livros de época e também por releitura de contos de fadas. E quando saiu esse romance fiquei muito entusiasmada para fazer essa leitura!! Adorei a premissa do livro e também por que o mocinho se um pouco parecido com Dr. House.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Consegui entender seu ponto de vista em relação ao livro ser uma releitura não tão releitura assim e acabar tendo elementos que outros livros tem. Sem ser esse diferencial que deveria ter. Ainda não li nenhum romance de época e já tinha visto alguma coisa sobre a Eloisa antes dela ser publicada aqui. Nunca assisti Dr. House e não é lá um série que eu tenha muito interesse. Então, acho que isso é algo que pode ou não ajudar na leitura. Mocinhas como a Linnet tem tendência a me tirarem do sério. Não consigo entender tal comportamento as vezes, fica difícil criar uma simpatia. Então tomara que ela melhore com o tempo. Sei que os romances de época já deixam claro com quem a mocinha vai terminar, só vemos na verdade o desenrolar disso tudo. O livro parece ser legal, ta

    ResponderExcluir
  19. o livro parece ser legal, talvez eu leia um dia.

    Desculpa, o comentário enviou sozinho então estou terminando ele aqui. Notebook doidinho!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)