terça-feira, outubro 10, 2017

[Resenha] O prisioneiro do Céu - Carlos Ruiz Zafón

*Sentada na cadeira olhando para tela sem saber bulhufas do que dizer.
(É assim que me encontro agora 11h50 - 10/10/17)

O prisioneiro do Céu
O Cemitério dos Livros Esquecidos #3
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora Suma de Letras
248 Páginas
Skoob


Sinopse: Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A sombra do vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente. Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O conde de Montecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá-lo a qualquer custo. O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade. Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele. Transbordando de intriga e emoção, O prisioneiro do céu é um romance em que as narrativas de A sombra do vento e O jogo do anjo convergem e levam o leitor à resolução do enigma que se esconde no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.
Acho que é questionamento válido nos perguntarmos porque um livro que gostamos demais é tão mais difícil de resenhar. Sinto que eu poderia comprar vários exemplares dos livros de Zafón e sair distribuindo para as pessoas, simplesmente porque o autor é um dos melhores na minha lista de melhores. E no entanto a pergunta que realmente me faço é: porque demorei tanto para ler O prisioneiro do Céu? Tenho o livro desde o lançamento, já emprestei para algumas pessoas de confiança e com a pilha de livros de parceria ele foi ficando na estante. E confesso que só saiu de seu confortável lugar na prateleira porque a Suma de Letras acaba de publicar O Labirinto dos Espíritos, quarto livro da série O Cemitério dos Livros Esquecidos.  
"Há épocas e lugares em que ser ninguém é muito mais digno do que ser alguém."
Essa demora em ler me prejudicou bastante, principalmente no que diz respeito a um determinado personagem, a verdade é que minha memória de O Jogo do Anjo tem lacunas que só uma releitura poderiam sanar. Mas não pense que isso prejudicou a leitura em si, digo que foi desconfortável para mim pois eu queria lembrar de certos detalhes, mas para qualquer outro leitor que não tenha lido os livros anteriores isso não faria diferença alguma. Como está dito na própria edição apesar de ter uma ordem cronológica na série o novo leitor não vai se sentir lesado ao começar a leitura por qualquer dos livros que escolher, ainda assim eu recomendo que comece do início para se familiarizar com todos os personagens. Particularmente eu gostei de ter iniciado a leitura por A Sombra do Vento, a experiência com O Jogo do Anjo foi totalmente diferente de como seria se eu tivesse seguido a ordem, mas quando eu fizer a releitura seguirei a sequência

Adendo: caso queira ler a obra em ordem cronológica a sequência é a seguinte: O Jogo do Anjo, A Sombra do Vento, O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos.

Em o Prisioneiro do Céu temos uma convergência entre personagens já conhecidos de O Cemitério dos Livros Esquecidos. É neste romance que vamos entender mais sobre o que liga Daniel Sempere, Fermín Romero de Torres e David Martín. Aqui Zafón traz de volta à série o clima que me conquistou em A Sombra do Vento, um ar de mistério misturado ao saudosismo de algo que não existe mais e principalmente o mistério e a magia do Cemitério dos Livros Esquecidos. Se em O Jogo do Anjo o autor conseguiu perder um pouco do meu respeito ele o conseguiu de volta aqui com honra e mérito.
"- Às vezes a pessoa se cansa de fugir - disse Fermín. - O mundo é muito pequeno quando não se tem aonde ir."

Há na escrita de Zafón algo intrínseco com a literatura, a essência de O Cemitério dos Livros esquecidos traz em suas páginas o amor por livros. De forma singela o autor traduz o que nós como amantes da literatura não conseguimos expressar em palavras. Talvez e acredito que não só por isso, a leitura se torne envolvente a cada momento. Eu me peguei sorrindo na rua, e me emocionando no ônibus, cada nova descoberta é algo para nos aproximar mais da história. A forma como Zafón vem montando esse quebra cabeça que é O Cemitério dos livros Esquecidos é fenomenal e tem me deixado a cada livro mais apaixonada pela obra. A cada nova linha compreendemos a profundidade de sua história e de seus personagens, é inevitável não sentir o coração aquecido ao terminar a leitura de cada novo livro dessa obra.

Enfim, depois de tudo isso sinto que sou suspeita para falar sobre os livros dessa série. O Cemitério dos Livros Esquecidos me ganhou desde o primeiro parágrafo, as frases contidas ali são ainda as melhores que já li na introdução de um livro. O prisioneiro do Céu não perde em nada para os livros anteriores e só acrescenta na ligação entre leitor e livro. Záfon é o tipo de autor que não precisa se preocupar e encher linguiça ou ser prolixo, visto que todas as suas palavras e frases trazem significado. Depois de tudo isso acho que só me resta pedir para que leiam e se apaixonem por esta série tanto quanto eu!
"Tudo se perdoa nessa vida, menos dizer a verdade."
 

18 comentários:

  1. Ju!
    Também tenho dificuldade em resenhar quando os livros são muito bons.
    Para mim esse é o maior problema com as séries, porque se não lemos logo, aabamos esquecendo de detalhes do anterior e por vezes pode até preudicar a leitura atual.
    Não li ainda nenhum dos livros dessa série, porém a escrita do Zafon é inquestionável e esse exemplar deve ser inesquecível, sempre com a profundade dada pelo autor.
    Pretendo ler.
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nem um livro do autor Carlos Ruiz Zafón, mas leio diversos comentários positivos referentes aos livros deste autor, inclusive os seus nesta resenha, o que acabou me deixando bem curiosa e interessada em ler este livro, pretendo ler a série O Cemitério dos Livros Esquecidos, acho que serão bons livros para conhecer a escrita do autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, não tive contato com a escrita do autor ainda, mas pela resenha vejo que sua objetividade combinada às tramas bem construídas proporcionam ao leitor uma leitura muito prazerosa. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Não conhecia a série e já me interessei por completa por ela.
    Enredo mto bem escrito que me prendeu atenção e despertou curiosidade.
    Qro ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.
    Já li os três livros da série e agora só está faltando o último.
    Meu favorito é A Sombra do vento e o que eu menos gostei foi O jogo do Anjo.
    Acho que preciso reler os três antes de ler o último. Vou reler na ordem cronológica sugerida. Como você, eu li A Sombra do vento primeiro rs
    O Zafón é um dos meus escritores favoritos! A forma que ele escreve é muito envolvente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!
    Confesso que ainda não li nada do autor, mas pretendo corrigir isto em breve. Já ouvi comentários excelentes sobre seus livros, em especial relacionados à esta série. Vou conhecer a escrita do autor com ela.
    Muito bom saber que este livro não deixa nada a desejar em relação aos outros da série, muitas vezes vemos uma série começando muito bem e depois sofrendo uma caída.
    Vou querer com certeza ler e me apaixonar, e fico contente em saber que não vou precisar esperar séculos entre a publicação dos volumes!
    Vão direto para a lista de desejados!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    To morrendo de vontade de conhecer esta série, vi que ela é a preferida de muitas pessoas e estou curiosa para saber porque. A premissa dos livros é envolvente e quero ler o quanto antes. Acho que eu leria na ordem porque tenho TOC em pular livros haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aaah, de fato é difícil falar quando você ama um livro, são tantos adjetivos, hehe

    Faz um tempão que ouço falarem bem dos livros do záfon, mas não dei nenhuma chance ainda, o pior é que sei que já passou da hora, espero mudar em breve!
    Como quero começar a ler a série, foi ótimo você ter indicado a ordem cronológica, e essa resenha foi brilhante!!!!

    Bjs! :D

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Ainda não tive o prazer de ler nada do Carlos Ruiz Zafón, mais pelas resenhas incríveis que li dos livros sei que vou adorar ler essas estórias maravilhosas!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Também nunca li nenhum livro do autor, mas sempre me surpreendo com as críticas positivas a respeito da obra, o quanto a trama e bem descrita, com uma estória muito bem desenvolvida, capaz de nos prender a leitura do começo. Inclusive já incluir está serie na minha lista de desejados e espero ter a oportunidade de lê-la.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Eu ainda não lo nada do autor e a impressão que tenho agora é que estou pendendo a escrita de um grande autor.
    A premissa é intrigante o que me chamou bastante a atenção, pelo que pude ver as frases realmente são bonitas, apesar de ter ficado feliz em saber que posso ler fora da ordem, acho que não consigo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Todos os elogios que eu vejo ao Záfon me fazem ser apaixonada pelo autor sem nem mesmo ter lido os livros dele ainda. Pode? rs
    Quero muito ler e só me falta oportunidade de comprar mesmo. Não sabia que o primeiro livro da ordem cronológica é o Jogo do Anjo! Sempre achei que fosse o Sombra do Vento! Vou ler na ordem indicada, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju :)
    Quantos elogios ao autor! Não li nada ainda dele, mas tanta gente comenta e fala super bem.
    É tão bom quando o autor consegue de uma forma tão singela e simples, emocionar o leitor *-* Não sabia a ordem de leitura, porque mesmo dando pra ler esparsos, acho que prejudica de alguma forma não ter esse contato anterior com os personagens.
    Obrigada pela indicação ;)
    Abc

    ResponderExcluir
  14. Que resenha mais bacana de se conferir. Li somente um livro do autor, e gostei bastante, então me animei para poder ler outros livros do autor. Tão bom historias emocionantes e que nos ensinam lindas lições ♥ Já esta na lista de desejados!

    ResponderExcluir
  15. Olá, já tinha ouvido/lido falar muito sobre este livro e nunca parei pra saber do que ele se tratava. Devo confesso que fiquei impressionada com sua resenha, pude perceber o quanto você gostou de ler o livro e sua empolgação a escrevê-la. Pelo que li dos trechos destacados deu pra perceber o quanto o autor escolher as palavras certas pra tornar tudo poético. Eu adorei a escrita dele, sério. Nossa, como eu preciso ler esse livro!
    Obrigada pela super dica, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju,
    Eu sou apaixonada pela escrita do Zafon.
    Esta é uma das minhas séries preferidas e já estou super ansiosa para ler o ultimo da série que lançou!

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju ;)
    Não li nenhuma obra do Zafón até agora, mas O Jogo do Anjo já estava na minha lista. Pelo que sempre leio e ouço falar, o autor tem uma forma única de escrever e narrar os acontecimento, sempre fiquei curiosa para ler um livro dele!
    Acho que fiquei meio perdida lendo a resenha, pois não conheço os personagens dos outros livros e que aparecem em O Prisioneiro do Céu!
    Já coloquei os livros que você citou dele na lista de leitura, e espero conseguir ler em breve, quem sabe até comprar o primeiro na Black Friday se estiver com um precinho bom ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada do Carlos Ruiz Zafón e pra ser sincera nunca procurei a respeito pra saber do que os livros dele se tratam. Já vi alguns pela livraria, olhei pra capa, mas nunca nem olhei a sinopse, apesar disso achava que os livros eram únicos. Não sabia que esse faz parte de uma série. Muito interessante ter essas partes na livraria um lugar que é quase impossível um leitor não se identificar e gostar de ler. E não é só uma "parte" mais todo um enredo. Bem interessante descobrir mais sobre essa série. E além de ter quotes fortes e verdadeiros. Imagino pra quem ler marcando com post-it, quase um pacote todo, hein? "O mundo é muito pequeno quando não se tem aonde ir.", adorei isso.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)