segunda-feira, outubro 23, 2017

[RatCine] Filme: Ele está de Volta



Sabe aquele domingo preguiçoso que não tem absolutamente nada para fazer e você acaba sapeando filmes na Netflix, pois bem meu dia ontem foi exatamente assim. Fiquei algum tempo pesquisando sem saber o que queria ver até que me deparei com a adaptação de "Ele está de volta", do autor Timur Vernes. Quero ler este livro desde que a Editora Intrínseca publicou-o aqui no Brasil, tenho ele no Kindle, mas acabou que foi mais um dos tantos livros que esperam no limbo enquanto eu dou conta da pilha de parceria, então resolvi ver o filme.
O enredo na verdade é bem simples, ele retrata uma sátira sobre Adolf Hitler, em que o ditador acorda em pleno século XXI, sem ter ideia do que ocorreu em 1945 e onde diabos foi parar todos os seus aliados. Sem um teto e nenhum dinheiro Hitler se uni a um produtor de TV desesperado e ganha fama instantânea, visto que todos o veem como um comediante. As mídias sociais se tornam um grande aliado e o ditador irá utilizar de seu eloquente discurso e "carisma" para plantar novamente seus ideais na cabeça do povo alemão. Que por sinal são bastante suscetíveis as suas ideias. 


O mais preocupante desta história é que o filme foi rodado como uma espécie de documentário aliado a ficção. Para compor e interpretar o papel de Hitler, Oliver Masucci fez uma turnê  pela Alemanha caracterizado do personagem, e diversas pessoas se mostraram suscetíveis a sua causa e falaram abertamente sobre suas preocupações com estrangeiros e refugiados, que segundo eles estavam causando problemas ao país. Goebbels deve ter sentido inveja no túmulo do propagandismo que as mídias sociais trouxeram a Hitler, e a forma como o ditador se utilizou do que a maioria das pessoas encaravam como piada, para tentar reconstruir o Terceiro Reich.


A interpretação de Masucci foi tão real, tão próxima do pouco que sei sobre a personalidade de Hitler que tudo fica ainda mais assustador. As respostas rápidas, as ideias que parecem fazer todo sentido e a ambição do ditador está ali na tela. Confesso que eu mesma tive medo ao acabar concordando com algumas das ideias apresentadas na obra. Assim como o personagem de "Ele está de volta" as pessoas do século XX não levavam Hitler a sério no início, a ideia geral é que logo ele iria passar, o frisson Nazi cairia em desuso, até que tudo se tornou normal, as pessoas se acostumaram e a Alemanha estava orgulhosa de seu líder cruel e violento.

Apesar disso tudo "Ele está de Volta" é uma história absurdamente válida, o filme, se não o livro (não li ainda se lembram), não é uma crítica apenas ao passado, ou a como as pessoas reagem diante de algo que parece inofensivo, mas é também uma crítica as mídias sociais e a como sociedade reage sem pensar no que está na tela de um computador ou celular, tudo é compartilhável. Mas é válido principalmente porque ele deixa o espectador desconfortável diante de suas próprias opiniões, pelo menos foi isso que aconteceu comigo.

18 comentários:

  1. Olá Ju!
    Uma pena o filme não ter me prendido atenção ou se quer vontade de assistir, não curto mto o gênero ...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Deve ser uma comédia bem fundamentada e trazer para o século XXI a história do Nazismo e um Hitler sem memória, deve ser um filme bem interessante. Nem conhecia o livro.
    Semaninha de muita luz e paz!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, ele não está sem memória, ele se lembra de tudo, só que foi jogado no século XXI sem saber como a guerra acabou

      Excluir
  3. Realmente a gente acaba lembrando direto da capa do livro. Não havia nada sobre o filme, então fui pega de surpresa ao conferir tua postagem sobre o filme, achei mais do que válida a proposta do filme, deve ser algo bem diferente, engraçado e com um fundo de crítica. Sem dúvida, uma ótima pedida para conferir.

    ResponderExcluir
  4. Eu também me lembro claramente da capa do livro, apesar de não ter tido a oportunidade de ler. Sempre que via a capa me dava até um certo medo.
    Agora, vou já adicionar o filme na minha lista do Netflix (desconhecia), não sabia que se tratava de uma sátira. Já imagino Hitler tentando formar seu "império" nos dias atuais, principalmente sem saber que a guerra acabou!
    Achei interessante o livro mostrar uma crítica, ao mesmo tempo, ao passado e a nossa realidade atual. Concordo que seja bastante válido para repensarmos nossas atitudes. E o ator parece mesmo com Adolf Hitler!

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa deste filme ilaria, e eu particularmente estou morrendo de curiosidade para saber como está estória ira se desenvolver, até porque este não e um personagem comum, sabemos que foi real tudo que ele executou trazendo sofrimento a uma raça inteira. Enfim, já vou colocar o filme na minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.
    Achei a ideia do filme/livro bem interessante.
    Acho que nos dias atuais, a grande maioria das pessoas é bem influenciável. As pessoas aceitam as "informações' que as mídias sociais passam sem ao menos verificar se são mesmo verídicas ou as fontes. Tem tanta coisa que é fake e sem sentido, e mesmo assim viralizam.
    Acho que Hitler conseguiria bastante seguidores no mundo de hoje. É só ver como Donald Trump conseguiu ser eleito nos EUA com seus discursos anti-imigração, xenofóbicos.
    Não é um filme que eu veria no momento, mas é bom saber da sua existência.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem?
    Fiquei super interessada no filme. Que baita crítica ele faz ein. Sempre fico procurando um filme para ver na Netflix e nunca escolho algum, da próxima vez já vou procurar por este.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, o longa é interessante pois nos faz questionar se somos totalmente contrários aos regimes totalitários tal qual o de Hitler, pois sempre associamos o período do Nazismo como algo desumano, mas será que algumas das ideologias seguidas não seriam aceitas pelas massas atualmente? Eis a questão para refletir. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não vi este filme, mas esta na minha há um bom tempo rsrs
    Parece ser um filme de comédia muito bom, mas que faz uma critica sustentável!
    Amei e vou ver se eu assisto domingo agora haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Seria terrível ver isso acontecendo, ainda bem que é só ficção!!!
    Sabia no livro e do filme, mas não sabia que tinha na Netflix, maravilha, qualquer hora dessas vou assistir, quero ver de perto como a trama vai se suceder.
    Resenha incrível!:D

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia este filme e nem o livro, mas lendo um pouco mais sobre o filme, percebi que não faz muito o estilo de filmes que costumo assistir, então acabei não me interessando em assistir este filme.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Nos fazer questionar nossos próprios valores e opiniões é realmente algo forte e importante. Não sei se necessariamente algo bom, porque não vi o filme e não conheço a história, mas é interessante. Realmente vivemos em um mundo do instantâneo, tudo é compartilhado e comentado sem ser digerido, sem se buscar fontes e sem preocupação com a veracidade. Deus me livre Hitler vivendo nos dias de hoje, não precisamos de mais problemas, mas é uma ideia curiosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!!
    Ainda não tinha ouvido falar desse filme, achei bem interessante o Hitler cai no ano 2011 sem saber o que ocorreu em 1945 no fim da Segunda Guerra Mundial, sem dúvida o filme deve ser bem interessante, obrigada pela indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Sei bem como é esses dias preguiçosos.
    Eu adoro livros que falam sobre a Segunda guerra mundial. Eu achei a ideia do livro bem interessante, principalmente pelo fato de que o autor interpretou muito bem a ideia que se tem dw Hitler, enfim eu adorei e não vejo a hora de conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro ler livros deste gênero, porém quando é filme não consigo me prender na tv.
    Mas gostei bastante da sinopse, o ator ficou bem parecido fisicamente e imagino que nas característica tenha ficado parecido também.
    Boa indicação.

    ResponderExcluir
  16. Olá Ju ;)
    Ai que legal ver você falando desse filme! Assim que o livro dele lançou fiquei com muita vontade de ler, mas ainda não tive a chance. Sabia que tinham feito o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ver também, mas depois dos seus comentários quero correr e ver agora!
    Acho que vou gostar dessa sátira que o diretor faz no filme, e não sabia que o ator tinha entrado tanto no personagem... gostei de descobrir essa curiosidade!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Adoro ver filmes. Tenho uma conta no perfil Filmow que serve pra organizar que é simplesmente ótimo. Já vi o cartaz desse filme por aí, mas nunca assisti. Gostei de saber mais sobre ele, não sabia exatamente do que se tratava e que se passa num período atual. Acredito que a proposta incluía exatamente isso, deixar os telespectadores desconfortáveis com suas próprias opiniões.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)