terça-feira, agosto 22, 2017

[Resenha] A Ordem dos Clarividentes - Samantha Shannon

A ordem dos Clarividentes
Bone Season #2
Autora: Samatha Shannon
Editora Rocco - Fantástica
448 Páginas
Skoob


Sinopse: No segundo volume da série Bone Season, uma fantasia distópica com toques paranormais, Paige Mahoney escapou da colônia penal Sheol I e é a pessoa mais procurada de Londres. Ela é uma andarilha onírica, um dos tipos mais raros de videntes, que são uma realidade na Inglaterra em 2059, mas nem por isso deixam de ser marginalizados e perseguidos pela sociedade. Com a comunidade clarividente dividida por segredos obscuros e ameaçada pelos Rephaim, Paige deve seguir em frente, até que o destino de Scion, e o seu próprio, seja decidido.
Quando falei sobre Temporada dos Ossos há alguns dias atrás aqui no blog, reforcei bastante que o livro me pareceu mais uma introdução a série, e também deixei bastante claro que havia ainda diversas coisas a serem explicadas. Bom, A Ordem dos Clarividentes vem para preencher algumas lacunas que o primeiro livro deixou, principalmente com relação ao sindicato dos clarividentes, um tipo de organização que funciona nos cantos obscuros de SciLo (Londres). Definitivamente, este segundo livro trás muitas revelações e novas dúvidas e termina de forma a deixar o leitor ansiando pela continuação.

Paige conseguiu finalmente se livrar de Sheol 1. Porém a liberdade que ela tanto desejou só parece ter sido trocado por um tipo mais sutil de escravidão. Depois de tudo que passou Paige passa a ver a sua antiga vida com outros olhos, não sabe mais em quem confiar. Seu novo propósito é derrubar Scion e junto com eles os Rephaim, mas nem tudo vai ser tão simples, já que a corrupção parece enraizada em todo lugar. Este é o momento de Paige se mostrar ainda mais forte do que foi até aqui e a ousadia é sua maior arma, bem como os segredos que precisa guardar das pessoas em que um dia mais confiou.
"Algumas revoluções alteram o mundo em um dia. Outras levam décadas, séculos ou mais, e outras nunca dão resultado. A minha começou com um momento e uma escolha. A minha começou com o brotar de uma flor em uma cidade secreta na fronteira entre dois mundos.
Você vai ter que esperar para saber como essa história termina.
Bem-vindo de volta a Scion."
Na resenha anterior rasguei elogios para Paige, e ela não está muito diferente aqui, porém precisa ter mais cautela do que nunca. O problema é que isso atrapalha o seu curso de ação e a narrativa da autora volta a ser mais explicativa do que efetiva. A ação passa a acontecer bem depois dos primeiros capítulos. Ainda assim a história continua instigante. Conhecer mais sobre o funcionamento interno do sindicato dos clarividentes foi essencial e as revelações que advém dessas explicações torna a história ainda mais envolvente. E o mais importante é que aqui passamos a conhecer mais sobre a personalidade de alguns personagens que foram pouco aproveitados no livro anterior.

O romance ainda continua sem sal, algo que eu definitivamente não estou sentindo firmeza, porém até mesmo os personagens envolvidos na situação estão céticos sobre o futuro dessa relação. Deixando isso de lado é essencial falar do mistério mantido durante toda o livro. Shannon sabe como deixar uma grande incógnita no leitor até que ela seja essencial ser evidenciada, isso torna a narrativa bastante instigante. Há durante boa parte do livro algo obscuro acontecendo, e todos os elementos estão aquém da compreensão do leitor, o que nos deixa apenas a opção de criar mais e mais teorias sobre o verdadeiro enigma da trama. Intrigas, traição e algo muitos mais perigoso do que inicialmente se apresenta está no caminho de Paige Mahoney e o leitor vai sentir mais e mais vontade de descobrir até onde isso vai dar. Quando cheguei ao final eu ria, não por ter sido algo engraçado, mas por ter sido surpreendida e ainda mais por algo que eu imaginava finalmente ter sido revelado. Isso me deixou tão ansiosa pela continuação, por saber o que está por trás da grande revelação da última página. O que posso dizer? Há anos que não lia uma fantasia (seja distópica ou não) que me fizesse tão curiosa como estou agora.
"- Então, o que você quer de mim?
Ele se recostou.
- Não podemos derrubar Scion sozinhos. Como você deve ter notado, nós, os Rephaim, não somos especialmente generosos com nossas paixões - disse ele. - Não podemos inspirar a insurreição no coração do seu povo. Mas um humano pode. Alguém com um conhecimento profundo do sindicato e dos Rephaim. Alguém com um dom poderoso e gosto pela revolução. - Quando não falei nada, sua voz se suavizou. - Não peço isso de você levianamente.
- Mas eu sou a única opção.
- Você não é a única opção. Mas, se eu pudesse escolher qualquer pessoa na Terra, ainda assim seria você, Paige Mahoney."
Enfim, A Ordem dos Clarividentes é uma continuação ainda mais instigando do que o livro anterior, uma história que deixará o leitor inquieto por revelações e por muito mais, mas acima de tudo é uma história inteligente, criada sutilmente e que não subjuga a capacidade do leitor. Só não dei nota máxima ou favoritei porque infelizmente o início foi um pouco lento. No mais, só tenho que dizer que o trabalho editorial está bem trabalhado, mas a Editora Rocco deveria tomar um grande cuidado com erros de digitação (rsrsrs). Bom, é isso aí, comece a ler logo, você vai adorar, certeza!

9 comentários:

  1. Ju!
    Bom ver que esse segundo livro veio para esclarecer mais sobre a ordem dos clarividentes e que pena que o romance não é tão bem desenvolvido.
    Nossa! Paige parece muito destemida e espero que ela consiga dominar seu dom e usá-lo a favor da causa.
    Gosto muito de livros com dons e poderes.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju. Eu li a resenha do livro anterior e você tinha dito que estavam com umas incógnitas. Que bom esse segundo preencheu, pois séries com muitos furos não me chamam a atenção.
    Legal que a personagem não perdeu a característica do livro anterior e nesse tem mais desafios.
    Ainda pensando se vou começar essa série rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo benm?
    Estou cada vez mais curiosa para ler esta série, vi em uma outra resenha que o começo é bem lento para engrenar a leitura, assim como você pontuou. Também acredito que o primeiro livro tenha sido meio paradão por ser o primeiro. Que bom que você curtiu a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. E bom saber que neste segundo livro algumas lacunas são esclarecidas, e nos deparamos com algumas revelações que iram nos surpreender, além do mais a premissa desta série e muito bacana, e acredito que vale a pena insistir nesta leitura. Uma pena que o começo tenha apenas explicações, e não tenha muita ação, porém acredito que todos este fatores tenham um próposito de deixar a trama ainda mais cativante e envolvente.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    Como a resenha do primeiro do livro essa resenha me encantou.
    Adoro livros distópicos e esse parece ser um dos bons.
    Ruim mesmo são as quantidades de livros que ainda não foram lançados..
    Mas parece ser uma ótima série!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá, acabei de ver a resenha do primeiro livro da série, que por sinal gostei bastante. Diferente do primeiro livro, que é cheia de informações sobre o universo criado pela autora, o segundo eu já achei que tem um pouco mais de ação, apesar de que você achou o romance sem sal, me desanimou um pouco para ler a série. Mas ainda está na minha lista de desejados.
    Como sempre uma ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Assim como a resenha do primeiro livro, esse também me despertou interesse. É bom saber que muitas questões em aberto no primeiro, foram respondidas no decorrer do enredo, nesse segundo livro. Gosto muito de distopias, quando a proposta é inteligente e inovadora.
    Espero que publiquem os próximo livros, em breve, não é mesmo?
    Já na lista de desejados.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que segundo livro da série acabou revelando as questões deixadas pelo primeiro.
    Adoro distopias e quero saber mas sobre continuação dessa série.
    Adorei resenha!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Parece que a autora por tornar a personagem mais consciente e forte dá uma quebra no ritmo da narrativa no começo, é algo que tem que melhorar nos próximos.
    Tomará que essa relação romântica realmente não vá pra frente, porque forçar algo assim só pra não deixar a série sem um par é algo que pode ser desastroso, a resenha desse me chamou muito mais a atenção por saber que a construção do mistério e o sentimento de desconfiança é muito bem trabalhado e o leitor pode bolar mil teorias e ainda ser surpreendido, a editora está lançando rápido, tomará que logo seja encerrada para eu ler todos de uma vez só!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)