terça-feira, julho 04, 2017

[Resenha] Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington

Claros Sinais de Loucura
Autora: Karen Harrington
256 páginas

Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.
Sarah é uma garota de 12 anos que tem muitos motivos para ser moldada por seus traumas. A mãe que hoje vive em um hospício tentou afogar ela e o irmão quando ambos tinham apenas dois anos. O pai tornou-se alcoólatra depois do ocorrido e raramente dá atenção a filha como deveria.Tentando fugir da fama que o caso ainda carrega dez anos depois Sarah nunca teve um lugar pra chamar de lar. Com a chegada do verão Sarah tem novos anseios e uma vontade natural de que a vida possa seguir um curso simples, mas nem tudo é fácil quando sua vida é governada por Claros Sinais de Loucura.
"Como sempre, tenho que descobrir as coisas por conta própria e responder às perguntas que o meu cérebro inventa. Se você quer saber, estou à procura de qualquer sinal de estar enlouquecendo. Quando mais informação eu tiver, melhor poderei me defender do mundo, do cérebro dentro de mim que pode ou não ser igual ao dela."
Geralmente quando leio um livro em que tenho certos problemas com a idade dos personagens eu começo a pensar que sou uma leitora complicada. Em Claros sinais de Loucura isso ficou ainda mais aparente. Não que eu não tenha gostado do livro, mas Sarah é uma contradição ambulante, em alguns momentos ela parece ter um grau de maturidade bastante elevado para seus 12 anos, em outros ela só parece infantil demais. Acredito que o problema é que determinadas atitudes da protagonista não condiziam com sua inteligência e maturidade, tornando seu lado infantil muito absurdo. Não que o ser humano seja forjado em um único molde e todos somos exatamente iguais, mas definitivamente algumas coisas em Sarah beiravam o extravagante.

Contudo seus momentos de maturidade são assertivos, notamos isso principalmente nas cartas escritas para Atticus Finch, é através destas cartas que notamos sua maturidade, mas também na forma como ela cuida do pai. Há uma pequena inversão de papéis. Apesar de o pai nem sempre ser tão ausente a bebida o transforma em um pai relapso. Contudo, não posso dizer que a dor desse pai não seja justificada, apesar de existir outras formas mais saudáveis de lidar com problemas. Mas penso que se a situação já é difícil para Sarah que tinha apenas dois anos quando tudo aconteceu e "só" sofreu os efeitos colaterais de toda tragédia imagine para esse pai que enfrentou a perda de um filho, a loucura da mulher e toda a repercussão advinda do caso.

 Lendo o que escrevi dá a entender que Claros Sinais de Loucura é um livro pesado, contudo o que menos gostei na protagonista é parte do que torna o livro leve. A inocência de Sarah trás sutileza a narrativa, tornando a leitura fluída e gostosa. As partes que mais gostei estão ligadas as cartas da protagonista para seu personagem preferido, senti vontade de eu mesma escrever para vários dos que mais gosto. Com relação personagens secundário não há como negar que alguns tem papel fundamental na obra, por exemplo os irmãos Finn e Charlotte (ela é amiga e "baba" da protagonista): a interação entre Sarah e eles é uma delícia de acompanhar, apesar da ilusão romântica de Sarah com relação a Finn. Só esperava mais sobre a história de Sarah e a mãe, foi algo que ficou relapso na obra, infelizmente.

Enfim, Claros Sinais de Loucura é uma história que tinha tudo pra ser mais, porém achei a protagonista um pouco chata e contraditória. Ainda assim, é uma história rápida e gostosa de acompanhar, sem muitas firulas. Então, participem do nosso Top Comentarista pois este é um dos livros que está no sorteio.

8 comentários:

  1. Ju!
    Acredito que a instabilidade em relação ao comportamento da protagonista, seja justamente por causa de tudo que viveu. Teve de amadurecer para cuidar do pai e possivelmente dos irmãs, ao tempo que é uma criança ainda para tanta responsabilidade...
    Adoro livro com cartas, minha paixão pela correspondência vem desde os 12 anos também.
    Quero muito poder ler.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, Finn e Charlotte são amigos da Sarah, ela é uma espécie de baba e ele uma paixonites da protagonista

      Excluir
    2. Agora deu para ler... Sim entendi.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. faz muito tempo que este livro esta na minha lista, e eu achei o enredo do livro bem interessante, bom essa coisa de maturidade é algo bem "normal" no nosso dia de hoje, tem pessoas com mais idade porem com maturidade de alguem de menos idade e vice-versa, quero ler para poder tirar minhas ppróprias conclusões do livro, é ruim quando não nos damos bem com a protagonista, mas a história parece ser super interessante !!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me chamou atenção justamente pelo tema pesado, eu nunca tinha me ligado tanto a idade da protagonista, porém acho que essa instabilidade se dá pelo o que ela passou que provavelmente fez ela adquirir certa maturidade porém ao mesmo tempo ela não deixa pra trás os dilemas de uma pré- adolescente, enfim, agora com a sua resenha fiquei ainda mais curiosa, pra ver se é realmente isso que eu disse sobre o comportamento da personagem

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha lista já tem um tempo, coloquei depois de um resenha que eu li.
    Essa oscilação no comportamento da protagonista seria algo que poderia me incomodar um pouco, mas talvez possa ser justificada pelo trauma que passou.
    Achei uma pena não ter tido uma pouco mais da história com a mãe.
    Mas como gosto de leituras pesadas, espero ler essa.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Bem, como sou fã de escrever e receber cartas, fiquei curiosa para saber mais dessa história.
    Achei a premissa bem interessante e espero ter a oportunidade de conferir e tirar minhas conclusões.
    Sua resenha está ótima, muito esclarecedora.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Odeio quando a protagonista fica se contradizendo, mas parando para pensar, essa infantilidade pode ser simplesmente os único momentos em que ela pode ser alguém que não precisa ser responsável e madura, enfim, adorei a resenha, mas o livro não me despertou muito interesse.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)