sexta-feira, junho 30, 2017

Meus problemas...ou nem tanto, com romaces


Amigos, conhecidos e visitantes do blog devem ter uma boa noção que vira e mexe eu afirmo que não gosto de romances. Por isso, ontem enquanto fazia a postagem dos livros desejados para 2017 eu me assustei ao notar que a maioria das obras na lista eram romances. Foi isso que me fez escrever a postagem de hoje. Como assim não gosto de romances e a maioria da minha Wishbooks é deste gênero? Bom, eu cheguei a uma conclusão.

Meu problema não é exatamente com romance, mas com livros vazios, e no caso dos romances que mais gosto os livros não são assim. Veja só, sou grande fã de Sarah Dessen, e suas histórias mediam satisfatoriamente romance e conteúdo, há sempre algo mais, o que não encontro em caso de romances eróticos ou melosos. Existem por aí muitas histórias que focam no romance em detrimento do conteúdo. Não estou generalizando, mas acontece que não tive boas experiências com eróticos que li. A percepção que tenho é que livros New Adult abordam o romance exatamente da forma como eu prefiro. Há história e não só amor, trazem uma problemática interessante que instiga a leitura, não que todos sejam assim, mas a maioria dos livros que li do gênero e gostei traziam essa característica.

Mas não é apenas isso que me chama atenção em alguns livros e nem só por isso que dou chance a determinados romances. Mas por ser uma leitora que prefere livros mais densos em alguns momentos preciso de leituras mais leves e encontro isso em romances singelos.

Acredito que o real problema é que muitos romances apresentam relacionamentos vazios. E obras do gênero geralmente são clichês, não que todo clichê seja ruim, mas pensa comigo: na maioria das vezes os livros retratam a história de uma mocinha inocente que nunca se envolveu em um relacionamento sério e nem teve relações sexuais, mas de repente aparece na vida dessa guria um cara lindo, rico e badboy, um típico canalha, que vai faze-la subir pelas paredes e implorar pra ser amada. Ai do nada o cara se vê loucamente apaixonado e mudado por esse amor, tornando-se assim um príncipe encantado certinho e desejável.

Caramba quem dera a vida fosse fácil assim, mas na real as pessoas só mudam por si mesmas. E você diz "Ah, mas é só ficção, não dá para levar a sério". Claro que não dá! E se alguém realmente está a espera de que aquele romance lindo entre personagens virá a acontecer em sua vida é melhor tirar o cavalinho da chuva. A realidade é bem mais embaixo monamu. No mínimo você vai conseguir um relacionamento abusivo e frustrante, não caia nessa.

Então sim, como muitas outras coisas na vida há o lado bom e o lado ruim, eu por minha vez não encho mais a boca para dizer que não gosto de romances, a ideia agora é dizer que talvez eu não goste da história, chega de generalizar. Ah e se conhecerem um romance bacana e com uma problemática interessante sou toda ouvidos.

2 comentários:

  1. Oi, Ju!!!

    Eu adoro romances - mesmo os clichês. Hahahaha
    Acho que tenho momentos. Algumas vezes quero ler algo mais sério, mais denso ou com um conteúdo diferente. Mas tem horas que eu só quero esquecer que o mundo existe e todos os problemas da minha vida, aí eu quero um romance fofo que sei que vai ter um final feliz de alguma forma - foi assim que comecei meu amor pelos romances de época. Hahahaha

    Mas compreendo o que você está dizendo. Acho que personagens problemáticos nos dão nos nervos. Quando comecei a ler a saga Crepúsculo eu quis bater no Edward, no Jacob e na Bella. Todo mundo errado e problemático. Típicos exemplos de relacionamentos abusivos. Quem eu mais gostava na série era o Emmett - acho que até hoje. Mas li até o último, meio que viciei. Hahahahahaha

    Mesma coisa quando li os primeiros romances da Abbi Glines. Gente, os relacionamentos eram muito irreais, mas meio que li tudo. Hahahahaha
    E fiquei curiosa para saber o que ia acontecer depois. Não sei explicar porque não acho a história tão boa assim, mas mesmo assim quero ler. xD

    Os New Adult que eu realmente gostei e indiquei para minha amiga que também amou foram: A Voz do Arqueiro, Beleza Perdida, O Lado Feio do Amor e No Limite da Atração.
    Não sei se já leu algum desses, mas acho que são os melhores, na minha opinião.

    E também amo a Sarah Dessen!! <3 Os livros dela são ricos na simplicidade, né? São histórias lindas. Quero ler todos ainda. Um dia lerei. *-*

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ju, sou parecida com você. Sempre penso que não gosto de livros românticos, mas sempre tem algum que adoro! Então concluí que o problema não sou eu, não sou insensível ahaha o problema é o tipo de história de amor. Tipo, odeio quando numa distopia, ou suspense, ou fc, por exemplo, o lado romântico prevalece; também odeio esse monte de clichês que entram na moda... fica parecendo que todos os livros são iguais, e não gosto de perder tempo e dinheiro com histórias muito, muito iguais, e isso tem acontecido com livros românticos. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)