sexta-feira, maio 19, 2017

[Resenha] Kingmaker - O Abandono da Fé - Toby Clements

O Abandono da Fé
Kingmaker #2
Autor:
Toby Clements
Editora Rocco

464 Páginas
Skoob

Sinopse: No segundo volume da série Kingmaker, iniciada com o aclamado Uma jornada no inverno, o escritor e jornalista britânico Toby Clements vai até o coração da Inglaterra dividida do século XV para narrar como pessoas anônimas de então viveram, amaram, lutaram e morreram. Tendo como pano de fundo a sangrenta Guerra das Rosas, a série mescla uma precisa reconstrução histórica com o ritmo ágil e envolvente dos melhores romances, ao acompanhar as peripécias de Thomas e Katherine, dois jovens cujos caminhos se cruzaram de forma inesperada e irreversível numa madrugada gelada de 1460, nos arredores de um monastério. Em sua jornada pela sobrevivência numa Inglaterra dominada pelo medo e pela violência, os dois protagonistas seguem para o norte, levando consigo um livro misterioso com uma revelação bombástica que pretendem mostrar ao enfraquecido rei Henrique, enquanto, no sul, os príncipes da casa de York se preparam para a guerra.
Kingmaker - O Abandono da Fé é o segundo livro da trilogia Kingmaker, logo que terminei a leitura do primeiro livre estava curiosa com o desenrolar dos fatos, porém precisei dar um tempo na leitura para fugir da ressaca literária. Posso dizer que foi a melhor decisão que tomei, quando peguei pra ler O Abandono da fé já tinha passado tempo suficiente para eu absorver a história do livro anterior e durante esse período pude compreender melhor alguns detalhes da narrativa, o que colaborou com uma melhor compreensão dessa continuação.

Kingmaker - O Abandono da fé, começa mais ou menos dois anos depois do fim de Uma Jornada no Inverno. Aqui vamos descobrir o que aconteceu com Thomas e Kit (Katherine) depois da trágica batalha que encerra o livro anterior o autor deixou várias questões em aberto, mas principalmente um questionamento sobre o futuro dos personagens. Fui surpreendida por um detalhe que ocorreu exatamente na última linha da história, algo que eu imaginava certo se desfez logo no início desta nova leitura. Um recurso muito bem utilizado por Clements, já que isso aguça a curiosidade do leitor. De forma brilhante o autor utiliza uma jogada que vai desconstruir tudo o que quem está lendo acredita ser real. Tornando a narrativa mais ágil que o livro anterior.

A descoberta que fazem pode mudar todo o rumo da guerra que até o momento parecia pender a favor dos York. E Thomas e Katherine são os portadores dessa verdade, mas estando envolvidos com o inimigo é necessário muita cautela antes de seguir em frente com seus planos. Em meio a tudo isso o relacionamento entre os personagens se estreitam, e existe um pequeno detalhe que pode mais do que qualquer coisa levá-los a morte.Algo essencial muda em Thomas nesta nova jornada, é como se ele se descobrisse e passasse a compreender seus verdadeiros objetivos. Há um crescimento exponencial com relação aos personagens, aqui Clements pode deixar de lado a questão da fé nos designios de Deus e trabalhar a força e dedicação humana intrinseca aos personagens.

Além disso, Clements nos possibilita ver a história por outro angulo. Geralmente quando se trata da Guerra das Rosas nos deparamos com narrativas pelo ponto de vista do lado vencedor. Mas no caso deste livro podemos ter um vislumbre da outra ponta dessa guerra. Nunca tinha me deparado com um livro que abordasse a guerra pelo ponto de vista do exército do Rei Henrique e foi uma experiência bastante satisfatória

Felizmente o autor ou a editora trabalham melhor a diagramação da obra. Se no primeiro livro as passagens erram corridas e não existiam intervalos entre um momento e outro, neste não há essa confusão, toda a narrativa é muito bem pontuada. Também há menos batalhas nessa continuação, a história se torna mais envolvente, mas não menos sangrenta. A verdade é que Toby Clementes evoluiu como escritor e isso fica bastante óbvio. Algo que adorei é a forma como o autor utiliza referências, não só as históricas, mas em determinado momento ele une sua narrativa a de outro autor e isto fez meu coração dar um pequeno salto de alegria, me refiro a menção de Thomas de Hookton, personagem de A Busca do Graal de Bernard Cornwell. Foi uma jogada sensacional para os leitores deste gênero que já conhecem a obra. 

Enfim, Kingmaker - O Abandono da Fé é uma sequência muito bem trabalhada e necessária que só aguça ainda mais a ânsia do leitor pela finalização da trilogia. Há mais romance neste livro e também uma imersão mais real a história da Guerra da Rosas, o que estimula o leitor a pesquisar mais, ir em busca do real na história toda. Eu definitivamente coloco Toby Clements entre meus autores preferidos do gênero e isso não é pra qualquer um. No mais, leia, comece a trilogia e descubra como um autor absurdamente bom no faz sabe instigar o leitor.
*Sem quotes 😢

2 comentários:

  1. Oi, Ju!!!

    Tenho muita vontade de ler esses livros, mas me falta tempo ultimamente.
    Estão na minha listinha infinita Hahahahaha
    Espero conseguir pegar pelo menos o primeiro em breve e gostar tanto quanto você!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!!

    Tenho muita vontade de ler esses livros, mas me falta tempo ultimamente.
    Estão na minha listinha infinita Hahahahaha
    Espero conseguir pegar pelo menos o primeiro em breve e gostar tanto quanto você!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)