quinta-feira, março 23, 2017

[Resenha] O perfume da folha de Chá - Dinah Jefferies

O Perfume da Folha de Chá
Autora: Dinah Jefferies
Companhia das Letras
Editora Paralela
432 Páginas
Skoob 

Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurencek no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

Quando solicitei "O Perfume da Folha de Chá" para a Editora Paralela eu não fazia ideia de como classificá-lo. Apesar de ter noção de que era um romance a sinopse me mostrou diversas possibilidades, poderia ser um daqueles romances leves, sem grandes reviravoltas ou até mesmo um romance de época sem grande pretensões. No fim fiquei feliz por não ser uma coisa nem outra, Dinah Jefferies conta uma história profunda e intrincada que apesar de inicialmente dar a entender que não trará grandes reviravoltas acaba sendo surpreendente da melhor forma possível.

Gwendolyn Hooper tem uma vida perfeita. Acabou de se casar com um homem gentil e que ama profundamente. Ela faria o que fosse possível para levar esse casamento a diante. Mas não podemos controlar tudo em nossas vidas e algumas atribulações serão capazes de balançar essa vida perfeita. Laurence, seu marido tem um passado bastante misterioso, algo terrível o faz se afastar cada vez mais de Gwen, para se manter firme ela faz o que está ao seu alcance. Ainda assim a presença da irmã do marido, a distância de casa e estar rodeada por desconhecidos pode ser demais. Quando algo inesperado acontece Gwen precisa tomar um difícil decisão que irá mudar sua vida para sempre e pesar mais do que todos os problemas que ela precisou carregar até aquele momento. O amor no fim pode ser um fardo.
"Gwen sabia muito bem que a culpa era capaz de consumir uma pessoa por dentro, e que era uma presença persistente, invisível a princípio, mas que ia crescendo até ganhar vida própria."
Definitivamente eu não esperava o que encontrei neste livro. No início da leitura tinha certa dificuldade com a narrativa, a escrita da autora é bastante delicada e detalhista em um primeiro momento e o ritmo estava me cansando. Contudo, quando entendemos o caminho que a história está tomando fica impossível não se envolver, e para ajudar a narrativa ganha um ritmo mais ágil. Não posso contar muito sobre a história pois o principal dessa obra é o que o passado, presente e futuro envolve. Tudo tem a ver com segredos e atitudes e qualquer detalhe seria um spoiler para o leitor que pretende se surpreender com o livro.
"Ela sentia que a decisão terrível que acabara de tomar tiraria seu sono e sua paz de espírito para sempre. E a culpa certamente impediria a volta das sensações paradisíacas que desfrutara com Laurence."
Se cheguei a não gostar de algo, ou melhor alguém, esse desgosto tem haver com Gwen, em certos momentos a personagem soa bem irritante. Talvez por sua inocência ou pela forma como ela encara alguns problemas, o caso é que ela me passou uma imagem de fraqueza apesar de não ser exatamente fraca. Felizmente, isso é uma pequena parcela dessa obra tão bem elaborada e profunda. Já aviso para se preparar, você se sentirá incomodado com muitas coisas durante a narrativa, a história aborda preconceito, miséria, trabalhos forçados, estupro e muito mais. Mas o que mais chama atenção é como a ambição do ser humano pode interferir em tantas vidas.

Enfim, não há muito mais o que falar " O Perfume da Folha de Chá" é um livro forte e ao mesmo tempo leve, romântico e angustiante, tudo que posso pedir é que vocês deem uma chance a ele. Conheça a história de Gwen, se surpreenda como eu fui surpreendida. Este é aquele tipo de livro que é muito mais do que promete. Quanto a edição não posso deixar de falar sobre um detalhe da capa, a textura do título é áspera, creio que a intenção foi fazer uma associação com o chá, adorei isso. A parte física da edição deixa a leitura confortável, a fonte tem bom tamanho e espaçamento e os profissionais de revisão fizeram um bom trabalho. Agora saia daqui e vá ler esse livro.



Um comentário:

  1. Oi, Ju!!

    Adorei sua resenha e estou morrendo de vontade de ler esse livro agora!!
    Uma amiga minha tem ele e já vou pedir emprestado. Hahahahaha

    Espero gostar tanto quanto você!! :D

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)