terça-feira, dezembro 06, 2016

[Resenha] Just One Night - Gayle Forman

Just One Night
Apenas um Dia 2.5
Autora: Gayle Forman
Editora Viking Children’s Books
Skoob


Sinopse: Depois de passar um dia especial em Paris ao lado do jovem ator holandês Willem De Ruiter, a boa menina Allyson "Lulu" Healey descobriu que seu novo amante havia desaparecido sem deixar rasto. Apenas um Dia seguiu a busca de Allyson para se reunir com Willem; Apenas um ano narrou o ano do casal para além da perspectiva de Willem. Agora, voltando juntos, finalmente, esta deliciosa e-novela revela o capítulo final do casal.
Estou em busca de Just One Night há pelo menos 2 anos, desde que terminei a leitura de Apenas um Ano. Crente que ao terminar de ler o segundo livro da série minha expectativa seria sanada fui com toda a sede ao pote, pra no fim levar o mesmo tapa na cara que fui vítima ao terminar Apenas um Dia o primeiro livro da série.

Para esclarecer Just One Night é um conto da série Apenas um Dia, escrita por Gayle Forman e publicada no Brasil pela Editora Novo conceito, ou seja, os leitores estão mofando a algum tempo esperando por essa conclusão na história. Felizmente e não me julguem, achei uma tradução feita por uma fã, que apesar de não ser das melhores foi suficiente para aplacar a saudade que eu tinha destes personagens e minha curiosidade com o desfecho da história. 

Quem teve a oportunidade de ler qualquer um dos dois primeiros livros compreende a necessidade de um pouco mais de informação e Just One Night veio justamente para tapar esse buraco. Apesar de ser um conto bastante curto ele nos dá aquela sensação de completude. Senti durante a leitura aquele aquecimento gostoso de me envolver novamente com algo que eu já conheço. 

A história de Allyson e Willem começa e termina em um único dia, mas durante um ano em que ambos cresceram, resolveram seus problemas e evoluíram como pessoas, nunca deixaram de se procurar. Os desencontros foram diversos, contudo a hora certa tarda mais não falha. É isso que Just One Night vem nos contar, o depois, o destino, uma pequena visão do futuro deste casal tão improvável inicialmente e com uma bagagem tão linda como a que construíram. Não, eu não estou exagerando, a jornada de ambos depois da separação é mesmo muito linda, é uma das coisas que mais valem a pena no livro.

Enfim, Just One Night é exatamente o que eu esperava, geralmente sou contra pequenos contos para encerrar uma narrativa, prefiro um epílogo. Contudo, no caso de Apenas um Dia era essencial essa história um pouco mais extensa, deu super certo. Voltei a me apaixonar por Willem e me encantar com a determinação e doçura de Allyson e tenho certeza que todo leitor destes livros também vai se sentir bem ao ler este encerramento que, acima de tudo, vale a pena por seguir o ritmo e leveza dos livros anteriores, nos transportando novamente para o contexto e ambientação que já bem conhecemos.
"- Você não pode ficar... - Willen começou - Por apenas um...
Allyson não esperou que ele terminasse a pergunta - hora, dia ou semana - porque a resposta era a mesma.

- Sim." (Tradução Livre)



9 comentários:

  1. Sério...definitivamente eu não sei por quê eu ainda falo com você!!!
    EU ODEIO A GAYLE FORMAN, e vc? Você dá 5 estrelas e ainda FAVORITA!!
    Não cara...eu não posso te respeitar depois dessa... desculpa...rsrsrsrs
    O dia que eu te encontrar pessoalmente numa dessas Bienais da vida, vai rolar uma DR muito séria entre a gente!!! Hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!!
    Tudo bem?

    Também gostei de dois livros que li da Gayle Forman, mas ainda não li Apenas Um Dia.
    Uma pena que o conto está demorando para chegar mesmo. Só que pelo menos você conseguiu matar as saudades, né?
    Vou colocar na lista para conferir depois.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Onde você encontrou o livro traduzido por um fã? Eu quero!

    ResponderExcluir
  4. Aonde eu acho Apenas uma noite para comprar ?

    ResponderExcluir
  5. eu amei os dois livros e li o conto pela internete, e realmente foi um desfecho muito bom, romantico para finalmente terminar a historia.

    ResponderExcluir
  6. cadê a tradução que você achou????? Compartilha com a gente por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa seu email ou chama no meu blogliteratas@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, poderia mandar no meu também, por favor?
      Caso possa, meu email é: soll852silva@gmail.com

      Excluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)