segunda-feira, outubro 10, 2016

[Resenha] Noite sobre as Águas - Ken Follett

Noite Sobre as Águas
Autor: Ken Follett
Editora Arqueiro
Skoob


Sinopse: Setembro, 1939. Poucos dias após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha, um enorme hidroavião está prestes a partir da costa sul da Inglaterra. A aeronave mais luxuosa do mundo tem como destino Nova York, no que deve ser o último voo civil a sair da Europa antes do conflito. 

A bordo dela encontram-se tanto a nata da sociedade quanto a escória da humanidade. Contudo, não é apenas a guerra que motiva os passageiros a deixar o continente: eles também querem se distanciar do próprio passado. 

Confinados por trinta horas em meio a todo o conforto, porém numa época em que voar ainda é um empreendimento arriscado, eles veem a travessia do Atlântico se tornar uma viagem de crescente angústia, com perigos inesperados que os conduzem a uma tempestade de violência, intriga e traição. 

Em Noite sobre as águas, Ken Follett exibe mais uma vez sua escrita magistral ao narrar as histórias dos mais diferentes personagens e fazê-las colidir neste emocionante voo cinco estrelas.
Ken Follett é um dos meus autores de ficção histórica preferidos, ele tem todo um jeito de envolver o leitor e fazer de uma história simples algo interessante que nos prende. Portanto foi uma surpresa não me ver envolvida pela trama de Noite sobre as Águas. Este não é o primeiro livro do autor que não me agrada totalmente, mas é o primeiro que passo boa parte da leitura duvidando que eu vá ao menos gostar do livro no final. Felizmente eu persisti e no fim fui recompensada, porque obviamente o livro não foi de todo ruim, mas vou explicar melhor porque não me envolvi tanto.

Noite sobre as Águas como qualquer outro livro do autor trás personagens bem delineados e estruturados, apesar de trabalhar com diversos caracteres, Follett não se perde em momento algum na personalidade de cada individuo. Mas o problema aqui foi justamente os personagens, devido ao cenário limitado da trama o foco da narrativa esteve todo voltado para os personagens, seus dramas, medos, desconfianças, pensamentos e história. Alternando pontos de vista o autor vai contando diversas tramas dentro da trama e as interligando de forma sutil. Porém nem todas as histórias são muito interessantes, pelo menos no início. Há muita reflexão, nos tornamos quase íntimos dos personagens, visto que há muita coisa passando pela mente de cada um.
"Ela irritava Margaret quando fingia ser estúpida. Achava que não era feminino compreender as tecnicidades. Homens não gostam quando as moças são espertas demais, querida, dissera à filha mais de uma vez."
Dentre as personagens nos deparamos com mulheres mimadas que conseguem tudo o que querem apenas por ter uma condição favorecida e que tem uma ideia deturpada e romântica demais da realidade, isso acabou me irritando um pouco. Mas não trato isso como uma falha do autor, visto que no fim o amadurecimento é justificado. Seria complicado aqui falar sobre a trama em si, justamente por causa desses diversos dramas que permeiam a obra. Cada um dos personagens tem uma história e um sentimento para nos apresentar então, não posso dizer que Noite sobre as águas é a história de fulano ou sicrano. Mas confesso que tenho alguns personagens preferidos em meio a tantos apresentados. Harry e Eddie são peças chaves da obra e me conquistaram, Diana e Margaret me irritaram, Nancy e Mervyn me fizeram rir, mas torcer também. Enfim, cada personagem é bem distinto e acabei me apegando as suas características por conhecer parte de seus dramas.

Lembro que ao ler a sinopse do livro eu não sabia bem o que esperar e a verdade é que até os últimos capitulo Follett me manteve no escuro. Enquanto eu estava crente que havia desvendado o grande ápice do livro eu estava mesmo é sendo cega. O fato é que já não sei mais se posso dizer que não gostei do livro, pois mesmo sem muita ação no decorrer da história, o fim me surpreendeu por desconstruir minhas certezas. O autor deixou para que todo o drama se desenrolasse nas últimas páginas e apesar de acompanhar o progresso do que estava por vir durante todo o livro através de Eddie quando realmente acontece parece tudo novo, justamente por acharmos que tudo já está determinado. Enfim, Follett foi um gênio e apesar de ter um ritmo lento o que acabou atrapalhando minha leitura o autor ainda assim conseguiu me fazer gostar da trama como um todo.

Sei que comecei dizendo no início da resenha que o livro não havia me agradado tanto, mas após analisar como esta história funcionou como um todo me vejo na obrigação de mudar de opinião. Ainda acho que a trama não foi muito ágil, mas entendo as limitações e compreendo o que o autor quis fazer, e ele conseguiu com certeza. Noite Sobre as Águas é aquele tipo de livro em que você acredita seriamente que compreende do início ao fim, até ter todas as suas certezas desconstruídas. A edição e diagramação da Editora Arqueiro são bem simples, bem no estilo padrão da editora, o diferencial fica por conta do mapa de assentos do Clipper e também o mapa do trajeto percorrido pelo avião. Enfim, se gosta de histórias com uma pitada de mistério e muita intriga leia este livro e, por favor, persista, você terá em mão uma história incrível.



10 comentários:

  1. Oiee Ju

    Ken Follet é um dos meus favoritos!! Tomei um susto no começo da resenha quando você falou que a história não foi tão cativante, acabei de comprar esse livro rs.
    Depois entendi o que se passou e fiquei mais tranquila para uma futura leitura. Eu também me sentiria irritada com o comportamento das mulheres um tanto mimadas, mas caso fique entendiada vou seguir seu conselho e persistir na leitura. O autor vale muito a pena.
    Adorei sua resenha, ficou excelente!!

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro do Ken Follet, mas tenho "Os Pilares da Terra" a minha espera na estante. Fico feliz em saber que o final compensou o desenvolvimento lento e a leitura às cegas. Além disso, gostei de saber que apesar de ter alguns personagens mimados alguns outros são bem interessantes. Provavelmente irei começar a ler os livros do Ken Follet a partir do que já está na minha estante para depois me arriscar em outros, tenho grandes expectativas e espero gostar da escrita do autor.
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler suas resenhas de livros do autor. Me faz ter ainda mais vontade de conferir algo dele, porém, o que normalmente me trava é a quantidade de páginas. :( rsrs
    Eu te entendo de não gostar tanto de um livro, mas ao mesmo tempo entendê-lo e gostar no fim de tudo, rsrs. Parece meio contraditório, mas muitas leituras são assim pra mim também.
    Não gosto de leituras com ritmo lento, mas mesmo assim vou tentar dar uma chance a esse livro.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. OOi!
    Confesso que o livro não chamou muito minha atenção. Não é uma história que leria no momento, também por conta do gênero que não é um dos meus favoritos. Ainda assim, pelos seus elogios anoto a dica para uma, quem sabe quando, saída da zona de conforto que estou planejando. haha

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!

    Entendo suas ressalvas é bem complicado, quando gostamos do livro, vemos como a leitura completa foi boa, mas ainda faltou algo para que conquistasse totalmente, talvez pelo estilo do autor, essa lentidão seja justificada, mas sinceramente, é algo que me incomodaria também, gosto de um livro bem descritivo, mas quando isso é extenso demais e longo, pois pelo que percebi os livros do Ken são sempre enormes, então a leitura muitas vezes fica até massante, pode ser esse o caso. Eu achei interessante o enredo e mesmo com as ressalvas, principalmente em relação aos personagens, fiquei curiosa e acredito que os livros do autor fossem uma boa escolha para mim, principalmente porque não costumo ler o gênero com frequencia.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.

    Ainda não li nenhum livro do Ken Follet, mas tenho vontade, porque para começar as capas são bonitas, principalmente este livro. Mesmo que você ressaltou alguns detalhes que não agradou no livro, eu ainda fiquei curiosa para conferir a história inteira e conhecer os personagens, pois não tenho costume de ler este gênero e será bacana sair da zona de conforto. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Nunca li nada do autor, então não sei muito bem o que pensar apesar de tudo, mas que bom que, mesmo com algumas ressalvas, o autor conseguiu te surpreender e te cativar ainda que no final. Certas histórias às vezes possuem objetivos que realmente não iremos captar logo no início, faz parte, acho, apesar de que sinceramente não me atrevo a ler uma do gênero pois não costumo ter muita paciência com personagens irritantes e fúteis, digamos, como alguns que você citou, então provavelmente não leria. Mas valeu a dica mesmo assim. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    As vezes isso acontece comigo, principalmente quando é um autor que gosto muito e que os livros sempre me arrebatam. A gente espera demais, acaba sendo algo abaixo das nossas expectativas, mas quando vamos analisar ele acaba sendo um bom livro, só não foi tuuuuuudo aquilo que esperávamos.
    Nunca li nada do Ken Follet, mas tenho dois livros dele na estante e morro de curiosidade de ler por ter temas que me agradam. O bacana desse livro foi perceber que mesmo com tudo trabalhando contra (personagens irritantes, narrativa mais arrastada, falta de agilidade em determinadas partes) ele conseguiu criar uma trama interessante. E o fato de ter te deixado no escuro eu acho bem positiva. Eu adoro ser surpreendida.
    Espero um dia conhecer a escrita do Ken. Quem sabe não começo por esse antes de pegar um melhor (pra evitar a decepção)?
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!
    Sei seu apresso pelo autor mas mesmo vendo que você sempre acaba gostando da história, não me sinto muito animada em ler não. Por mais que o autor seja bom no que faz, me falta a paciencia necessaria pra esse genero, ainda mais ja sabendo que a leitura é lenta.
    Focar nos dramas dos personagens ao mesmo tempo me parece bom e ruim, bom por ser legal ver o que eles pensam, o que eles passam e ruim porque eu gosto de mais ação e atitudes na coisa rs
    Enfim, consegui compreender que apesar de tudo a leitura foi boa, já passei por isso algumas vezes.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Ju, tudo bem?

    Resenhei esse livro no blog, eu sou suspeito pra falar desse autor, gosto demais da escrita dele e curto cada livro de maneira singular, não da para comprar um livro com outro, claro que alguns nos deixa sem fôlego mas todos são ótimos......ótima resenha....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)