sexta-feira, outubro 07, 2016

[Resenha] Mentira Perfeita - Carina Rissi

Mentira Perfeita
Spin-off de Procura-se Um Marido
Autora: Carina Rissi
Skoob


Sinopse: Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.
Quando descobri que Mentira Perfeita era um Spin-off de Procura-se um Marido e consequentemente a história de Marcus Cassani eu endoidei. Porém, só consegui ler o livro recentemente e só posso dizer que valeu muito a pena esperar. Como já disse na resenha do livro anterior eu demorei muito para achar um livro da Carina que eu dissesse "Putz, ela escreve muito bem", já tentei ler Perdida diversas vezes e sinto que narrativa não segue o mesmo ritmo dos outros livros, mas talvez eu me sinta assim porque não consegui ir muito além de alguns capítulos e não me conectei com a história. O que com Procura-se um Marido e Mentira Perfeita aconteceu quase que imediatamente.

Júlia é uma jovem esforçada e determinada, desde que a mãe a abandonou ela vive com Tia Berê, uma senhora alegre, amorosa que tem o sonho de ver Julia casar. Tia Berê sofre de um grave problema de coração e precisa de um transplante urgente e quando a senhora sofre mais um ataque do coração e quase morre, Julia se vê na obrigação de mentir para ela e dizer que encontrou um homem lindo, um príncipe de conto de fadas, e que está prestes a ficar noiva. Com essa noticia a senhora retoma a vontade de viver. O problema agora é que para não aborrecê-la e mandá-la para o hospital novamente Julia precisa encontrar um noivo de mentirinha para apresentar a Tia. É ai que Marcus entra, determinado a viver sozinho ele precisa enfrentar a família e provar ser capaz de se cuidar, mesmo que todos pensem que a qualquer momento ele pode tentar dar fim a própria vida, tudo devido a um acidente vergonhoso que levou sua família a acreditar que ele já havia tentado. A condição é que ele arrume uma cuidadora, alguém que estaria por perto sempre que precisasse. Então, depois de se conhecerem e trocarem algumas farpas Marcus e Júlia fazem um acordo, ele será seu noivo de mentirinha enquanto ela será a babá que a família de Marcus exige. Mas a mentira não dura muito e quando menos se espera ela se enrola com a realidade.
"Você me deu uma razão para lutar. E eu venci! Você é o motivo de eu ainda estar aqui, meu amor. Quando é que vou conhecer seu futuro noivo?"
Mentira Perfeita é um livro gostoso, cheio de situações hilárias que irão fazer o leitor soltar altas gargalhadas, contudo isso não é tudo. Durante a narrativa me senti compadecida da situação de Tia Berê, a preocupação de Júlia é palpável, mas não posso dizer que não queria mandar a senhorinha para aquele lugar com a loucura que ela faz do noivado da sobrinha. Eu me senti sufocada no lugar de Júlia. Além disso, a protagonista se liga a alguns dramas tão desnecessários que cheguei a revirar os olhos muitas vezes, acontece que são situações tão fáceis que podem ser resolvidas objetivamente que eu não conseguia entender o porquê do drama. Outra coisa que me irritou muito em Júlia foi sua inocência. Ela se sentia obviamente atraída por Marcus, mas passou mais da metade do livro dizendo que ele lhe dava alergia porque, obviamente, nunca tinha sentido tesão por ninguém, não tem outra explicação. Enfim, são pequenos detalhes sobre a personalidade da protagonista que me irritaram, felizmente não foram suficientes para destruir minha leitura.

Marcus além de ser um personagem apaixonante é também o responsável por nos dar uma nova visão sobre a condição de um cadeirante. Através dele Carina Rissi abordou o tema nos mostrando as dificuldades e limitações que pessoas com deficiência física enfrentam, e são coisas tão sem importância no cotidiano de pessoas sem deficiência que acabaram me surpreendendo, pois não presto atenção a isso no dia a dia, me senti envergonhada e omissa por isso. O drama que o personagem enfrenta sim é válido e me compadeci de sua situação, contudo sua força superou tudo e me vi mais apaixonada ainda por sua determinação em não se deixar vencer no fim.
"Ás vezes você se sente tão sozinho que parece estar á deriva no meio do oceano. Nada á frente, nada atrás, nada em lugar nenhum exceto as ondas que quebram sobre você, ameaçando engoli-lo. Mas algumas vezes - raras vezes - um ponto negro surge no horizonte e vai crescendo até se tornar a silhueta de um barco, até uma mão se esticar em sua direção e você sair do inferno. Júlia era o meu barco, a mão estendida, o ponto negro do meu nada."
O problema maior na narrativa está no fato da autora ter abordado diversos temas como abandono, uso de entorpecentes, abuso sexual, demência(?) e não tê-los trabalhado tão a fundo como com a deficiência física. A abordagem leve deixa a desejar já que são assuntos bastante reflexivos e que necessitam de um aprofundamento, contudo estamos falando de uma romance e é bem possível relevar. Outro problema são as discrepâncias na obra, encontrei algo que me incomodou, um pequeno detalhe, mas que deveria ter sido percebido durante a revisão.

Enfim, Mentira Perfeita é um ótimo romance, com bom ritmo e delicioso de ler, principalmente devido ao tema tratado no pano de fundo da obra, ou seja, as limitações de um deficiente físico. A edição é simples, tem a impressão bem marcada e fonte confortável, pelo menos para mim não preciso usar óculos. Contudo faltou revisão, não encontrei erros ortográficos, mas divergências como a que já citei deveriam ser percebidas antes da impressão do livro. No mais se você gosta de romances leves e bem escritos esse livro já deveria estar na sua estante. Lembrando que ele pode ser lido individualmente de Procura-se um Marido, mas se eu fosse você leria os dois.
"Uma coisa é fingir ter coragem. Outra, completamente diferente, é convencer suas pernas dessa coragem."

12 comentários:

  1. eu adorei a história, amo todos os livros de Carina, mas esse ganhou verdadeiramente meu coração por essa minuciosa caracterização do Marcus
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!

    Eu ganhei recentemente esse livro e ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas gosto muito das histórias da Carina e tenho certeza que vou gostar dessa também.

    Uma pena que o livro apresenta essas divergências. Mas como sua nota foi boa ainda, imagino que a história compense esses pequenos erros, né?

    Já está na minha lista pra leitura! :D

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Já vi outras pessoas comentando que também gostaram mais do livro procura-se um marido. Achei muito importante a autora tratar da deficiência física, não são todos os autores que fazem isso. Que pena que os outros temas não foram desenvolvidos a fundo. Mas no geral, estou louca para ler esse livro. Gostei da sua sinceridade e da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que engraçado, Ju, eu vejo mais gente gostando de Perdida que de Procura-se um marido, mas gostei de saber que você prefere ele e Mentira Perfeita, assim me animo mais pra ler algo da autora, já que depois que fiquei sabendo que a série Perdida ia ter seis livros meio que desisti dela. Achei bem legal a Carina ter abordado a deficiência física com um personagem cadeirante, mas realmente me parece demais tratar de todos esses outros temas que você citou, que normalmente precisam mesmo ser mais aprofundados, mas deve dar pra relevar mesmo. Só fiquei com medo mesmo dessas divergências, vamos ver se me incomodarão.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, achei super bem explicada. Já ouvi falar bastante sobre essa autora, mas nunca li nada dela. Seus livros de fato parecem muito divertidos, mas não sabia que esse, além de leve e divertido, abordava a deficiência física. Uma pena a autora não ter conseguido (ou ter escolhido) aprofundar os demais assuntos. Acho que os dramas da protagonista também me incomodariam um pouco... Ando meio sem paciencia hahaha.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ju.
    Eu tenho uma amiga que gostou muito de "Perdida", pelo visto o mesmo não aconteceu com você.
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da Carina Rissi, mas achei que seria uma boa começar por esse, já que tem uma história leve e que me fará dar risadas.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu ainda não li nada da autora? Até tentei Perdida, mas para mim, também não rolou, infelizmente. talvez Procura-se um Marido seja o que preciso para curtir de vez a autora - que eu acho muito querida e carismática, mas confesso que sua resenha me desanimou um pouco para ler esse livro.
    É que essa coisa de ter passado detalhes na revisão - principalmente por serem divergências e não erros que eu acho um pouco mais tolerável- e de ter ficado meio superficial em alguns pontos me faz passar a leitura por enquanto. Quem sabe mais para frente eu mude de ideia...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra da autora, mas estou muito curiosa para conhecer sua escrita pelo fato de ouvir sempre muitos elogios!
    Fiquei bem curiosa para saber como Julia irá lidar com toda a situação e confesso que a minha maior curiosidade é para conferir as situações hilárias que você citou!
    Sem contar que a autora parece abordar de forma leve sobre a deficiência e as limitações que ela pode causar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju.

    Eu li algumas resenhas positivas sobre Mentira Perfeita, mas adorei a sua resenha, porque ela foi bem explicativa e despertou interesse pelo livro. Pena que ainda não tenho ele, senão eu começaria a leitura rapidamente. Dica anotada ainda mais sabendo que a leitura é leve e abordam assuntos interessantes.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Meu primeiro contato com a Carina foi Procura-se um marido e acabei amando, ai depois li Mentira Perfeita e adorei rever esses personagens maravilhosos e conhecer os novos.
    Perdida eu também não consegui ler, tive a mesma coisa que você e não senti uma conexão.
    Eu li esse livro quando estava fazendo meu TCC e foi muito bom, porque estava tão estressada e louca da vida que me ajudou muito no processo de leitura, pois estava bem desanimada. Foi uma leitura muito boa e que achei muito interessante, principalmente nas mensagens que ele trouxe pra mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Sou fã de Carina Rissi e adorei saber a sua opinião sobre esse livro dela. Eu adorei "Procura-se um marido" e estou louca para ler esse "Mentira perfeita". Que pena que a autora não abordou outros temas de fundamental importância como fez com as dificuldades do cadeirante, mas acho que ela preferiu focar apenas nesse. Carina normalmente tem personagens principais dramáticas, mas nesse parece que ela abusou da ingenuidade da nossa personagem, não é mesmo? Quanto ao humor, coisa que eu adoro na autora e na leveza com que escreve suas histórias, acho que dão uma suavidade à leitura. Vou ler em breve.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ju! Conferi essas dias mesmo uma resenha sobre o livro e achei bem divertido! A sua também confirmou isso. Fiquei atenta também às suas observações quanto o aprofundamento dos temas que poderiam ser mais explorados. Parabéns!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)