quinta-feira, outubro 13, 2016

[Resenha] Eu Estou Aqui - Clélie Avit

Eu Estou Aqui
Autora: Clélie Avit
Editora Rocco
Selo Fabrica 231
288 páginas
Skoob


Sinopse: No cenário frio e asséptico de um hospital surge a paixão entre Elsa, uma montanhista em coma há cinco meses depois de cair durante uma escalada, e Thibault, que se refugia no quarto da moça, por não querer visitar o irmão, o motorista bêbado que causou a morte de duas adolescentes num acidente automobilístico.
Delicadamente composto, o romance mostra o envolvimento gradual entre dois personagens cuja comunicação se dá instintivamente. Enquanto Thibault pode conversar e incentivar Elsa a retomar o domínio de suas ações, a jovem ouve, percebe e sente toques em seu corpo, mas não tem como comunicar seus desejos e anseios. Os dois passam a se conhecer tanto pelo que transmitem um ao outro – Thibault em suas confidências, Elsa tentando demonstrar que corresponde a seus estímulos – quanto pelo que os amigos da montanhista comentam a respeito do rapaz ou falam a ele sobre Elsa. Junto da moça em coma, Thibault sente-se tranquilo e protegido da revolta contra o irmão, internado em estado grave no mesmo hospital. Elsa, embora cercada pela família e por amigos, se entusiasma com a ousadia de Thibault, que não se acanha em beijá-la. E quando os parentes discutem a possibilidade de desligar os aparelhos que a mantêm viva, é com ele que Elsa conta para lutar por sua própria sobrevivência.
Narrado em primeira pessoa, alternando os relatos dos dois protagonistas, Clélie Avit consegue abordar problemas universais e atuais, como eutanásia, violência no trânsito e alcoolismo. As novas famílias urbanas também se superpõem aos laços biológicos. Thibault acompanha a mãe ao hospital, mas se recusa a enfrentar a situação do irmão, à beira da morte por um desastre causado por irresponsabilidade.
Não sei bem explicar os motivos pelos quais solicitei "Eu estou aqui", a capa não me agradou totalmente, mas talvez eu tenha pedido porque precisava de uma leitura leve, sem um romance muito elaborado, um livro que não tivesse esse foco, mas que ao mesmo tempo fosse leve. E foi exatamente o que encontrei no romance de Clélie Avit, apesar de bastante voltado ao drama não é um livro difícil ou sentimental a ponto de levar o leitor as lágrima, ele é objetivo e direto e talvez esse seja o motivo de ter me desagradado um pouco no início.

Aqui conhecemos dois personagens bastante distintos. Elsa é uma montanhista que sofreu um grave acidente e se encontra em coma há cinco meses, sendo que depois de três meses do mais absoluto nada ela passa a ouvir tudo o que acontece a sua volta, mesmo que não tenha o controle de seus outros sentidos. Isso a ajuda a estabelecer os dias e compreender a rotina a sua volta, bem como a forma como cada um dos seus parentes e amigos se comportam em torno de si. Por isso, quando de repente um estranho invade seu espaço e passa a tratá-la sem parcimônia ou delicadesa Elsa se vê ligada a vida de forma diferente e deseja mais do que nunca sentir novamente. Thibault enfrenta seu próprio dilema, não sabendo como lidar com a condição do irmão, que depois de uma bebedeira atropelou e matou duas adolescente, ele tenta escapar dos sentimentos sufocantes se enfiando sem querer no quarto de Elsa e encontra ali um lugar calmo, onde pode se refugiar, porém tudo se torna ainda mais confuso conforme ele compreende a história de Elsa e seus próprios sentimentos.
"Como , em meu estado, posso dar importância tão capital a uma história de amor? Eu devia querer viver para me mexer, para voltar a uma geleira, ver minha família, encontrar pessoas, descobrir o mundo, sorrir de me acabar e rir e rir mais ainda. Sei que essas são as coisas que importam. Enormemente. Mas também sei que o sentimento de amar é o que dá cor a tudo isso."
Baseando me no pequeno resumo que fiz acima, Eu Estou aqui é exatamente o que eu esperava, é um livro calmo, leve, sem muita ação ou grandes reviravoltas, visto que se passa em sua maior parte em um quarto de hospital. O problema está na narrativa objetiva demais, sem muitos detalhes ou preocupação com a ambientação a autora acabou optando por uma narrativa bastante direta e truncada, o que fez com que eu não me conecta-se com o livro no início, porém acabamos por nos acostumar com isso e a necessidade de saber como a história irá se desenrolar nos instiga a continuar. A verdade é que Avit narra sentimentos e não cenários, então somos jogados no íntimos dos protagonistas fazendo com que depois de um tempo o ritmo lento da narrativa deixe de incomodar.

Os poucos momentos em que saímos do cenário pré estabelecido do hospital e para acompanharmos a vida e as esperanças de Thibault. Sua relação com a futura afilhada, seus melhores amigos e sua vida no trabalho, porém assim como ele ansiamos muito para voltar a Elsa. Não que a vida dele seja um marasmo, mas tudo acontece mesmo é no hospital e é lá que queremos estar para acompanhar o desenrolar da trama.

Algo que me chamou atenção neste livro foram os papeis distintos dos médicos que acompanham o caso de Elsa. Ambos tem opiniões divergentes sobre o caso e não se preocupam em discuti-lo em frente a paciente, acreditando que por estar em coma ela não tem a capacidade de compreendê-los. O que notei é que enquanto um deles se fia a esperança o outro já está completamente convicto que não há mais nada a fazer. Diante de suas atitudes torcemos para que não se deixem levar pelo diagnóstico e sim pela esperança, mas infelizmente para ambos tudo acaba sendo muito concreto e só um milagre pode ajudar Elsa.
"Fico surpresa comigo mesmo. Essa é a primeira vez que tenho pensamentos sensatos a respeito do médico que assumiu meu caso. De todo modo, não consigo conceber como alguém pode ser um médico dedicado a salvar vidas e se tornar cem por cento desinteressado diante da morte programada de alguém. Mas como que se faz para passar do envolvimento pessoal, como é o caso de meu médico residente, ao distanciamento total desse médico chefe?"
Este livro é classificado com o selo Curtir ♥ que se propõe a trazer histórias com finais felizes, o que é um alivio, porém esperava bem mais do final. Senti falta de um epílogo ou ao menos mais alguma coisa ante de terminar a história abruptamente. Mas compreendo a intenção da autora por optar em não se estender. Enfim, Eu Estou Aqui é um livro leve, com o ritmo lento, mas que ainda assim instiga o leitor. Porém se você está em busca de ação eu não recomendo que leia esta história. Quanto a edição e diagramação a Editoraa Rocco (Selo Fabrica 231) fez um excelente trabalho, letras  e espaçamento bastante confortáveis, alem disso não encontrei erros na revisão. Enfim, este livro foi uma agradável surpresa.


14 comentários:

  1. Adorei sua resenha, a história parece bem interessante, e provavelmente eu nunca leria a sinopse dele para saber do que se trata se não fosse o seu blog, pq a capa não me chamou a atenção :/ Só fiquei com uma dúvida: ele não se parece muito com o Se Eu Ficar? no sentido que a protagonista está no hospital e tal, e consegue ouvir o que se passa ao redor?
    De qualquer forma, nunca tinha ouvido falar nesse Selo Curtir ♥, é algo da Rocco? Achei bem interessante a ideia, pois nada pior do que pegarmos um livro que deveria ser um romance leve com final feliz e encontrarmos um drama onde tudo acaba mal hahah

    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diovana, sim ele é bem no estilo Se eu Ficar, mas a narrativa não é tão ágil quanto e a protagonista não se refugia em seu passado. Então, eu estou procurando informações sobre esse selo da Rocco para poder compartilhar aqui no blog, mas este selo imboloco se destina a livros com finais felizes

      Excluir
  2. Nossa Ju, fiquei de cara com a sua resenha. Eu jurava que esse livro era um daqueles dramas pesadíssimos pelos temas que ele propõe e por isso não solicitei porque não tô nessa vibe. Mas ao saber que a leitura é leve, até me interessei agora. Também não curti muito essa capa não, me lembra aquela de Antes que eu vá, da Lauren Oliver. Enfim, bacana sua perspectiva sobre o livro, vou pensar se peço pra ler ou não hahaha são tantas opções *.*

    bjos

    Dana
    www.feedyourhead.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou com alguns livros na lista de leitura, mas já anotei esse para futuras aquisições. =*

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei muito da premissa. Engraçado que lendo a resenha tive uma impressão totalmente contrária da sua, achei que fosse uma história bastante intensa, mas lendo sua resenha vi que não deve ser tanto. Acho que a questão da narrativa muito objetiva, sem detalhes ou aprofundamentos, também me incomodaria. Mas como fiquei curiosa com a história, com certeza pretendo ler.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro e a capa me chamou a atenção. A história não me pareceu leve, não sou muito fã de histórias em hospitais, me sinto um pouco sufocada rs' mesmo você me falando que o livro tem uma história leve.. fiquei curiosa para saber mais detalhes sobre os personagens, mas com uma narrativa tão objetiva fica difícil não é? Irei anotar a dica e espero conseguir conferir!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Diferente de você, eu curti a capa. Achei o olhar da moça tão profundo, que fiquei afim de saber sobre a trama, e no fim, a trama também me conquistou. Mas é muito bom saber que é uma leitura leve. Tô precisando de algo do tipo nos últimos dias, rsrs. Eu solicitei esse livro, e estou pensando seriamente em passar na frente dos outros. Sobre o final, que pena saber que foi abrupto, odeio quando isso acontece, muito mesmo! u-u
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Helloo, Ju! Tudo numa nice?!
    Eu fui ler a sinopse desse livro porque uma amiga no skoob comentou que era fofo. Tipo, eu já tinha deixado passar esse lançamento porque a capa desse livro definitivamente não me agradou, e a sinopse da mesma forma. Sei lá. Achei meio sem noção um cara que não conhece a mulher em coma começar a falar com ela do nada e depois beijá-la? Hã?! Eu acharia isso meio assustador. Enfim, a sua resenha me fez pensar um pouco mais, talvez eu dê uma chance brevemente, não sei.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju!
    Apesar de não ter curtido muito a capa também, a sinopse me deixou curiosa desde que a editora anunciou o lançamento. Esse livro já está na minha lista de desejados e fico feliz em saber que é uma leitura leve e direta. Gostaria que fosse mais elaborada, mas como você disse que a maior parte dele se passa em um hospital, acho que é meio complicado ter muitos detalhes. Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?
    Eu conheci esse livro em outro blog, mas novamente senti uma vontade louca de ler ele. Algo na trama me chama a atenção e preciso de uma leitura mais leve e calma. Ainda bem que, depois do início, você foi acostumando com a escrita da autora e acabou gostando do livro.
    Enfim, quero muito ler esse livro e espero pode fazer a leitura em breve. Mesmo esperando mais do final, eu fico feliz que ele é do selo de finais felizes..rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Esse livro entrou em minha lista de leitura através do drama que me despertou. Agora lendo sua resenha fico em dúvida se realmente para mim a leitura valerá a pena, pois o excesso de objetividade e a lentidão do desenvolvimento do livro podem lhe tirar aquele sabor que me atrai, de me sentir dentro da história (sofrendo) ao lado dos personagens. Fico feliz que, mesmo não tendo tanta ação e tendo um ritmo lento, o livro lhe foi uma agradável surpresa. Não vou retira-lo de minha lista, mas a sua ressalva ficou anotada.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!

    Olha confesso que quando vi o livro, pensei que tivesse uma pegada mais de suspense, mas me surpreendi ao ver que é um drama. Gostei de saber que é uma leitura leve, mas acho uma pena que seja direta demais, não sei, mas isto não pode deixar a trama um pouco rasa demais? Até entendo que a intensão talvez fosse essa, narrar mais os sentimentos, mas por exemplo, se o livro for em terceira pessoa (tô só supondo), não seria mais interessante ter mais detalhes para situar o leitor? Mas enfim, apesar disto, podemos notar que o livro é interessante tem pontos bons, talvez eu leia sim.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    O livro aborda uns temas interessantes, tipo a questão de desligar os aparelhos e acho que é sempre legal se falar sobre essas coisas. Acho bonitinho também um romance que acontece nesses termos tão dificeis. Porém to numa fase que talvez esse livro não seja o mais indicado pra mim por ser muito calmo, to precisando de mais ação. Mas num futuro quem sabe!
    Fiquei curiosa com o final apesar de você ter achado que poderia ser melhor, já imagino como termine mas queria saber mais.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu não me importo com alguns momentos mais calmos na narrativa e nem com finais um pouco em aberto, desde que a autora pelo menos explique todas as tramas antes do desfecho. O que me incomodou um pouco foi você não ter conseguido se conectar com a história no início. Se eu não consigo me conectar, é porque o livro não passa verdade para mim. Por isso, dessa vez, o livro não me ganhou. Uma pena, porque essa questão dos médicos discutirem na frente dela, ela ouvir, estar consciente e não conseguir se comunicar, é muito interessante. Gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)