quarta-feira, outubro 26, 2016

[Poema] O Corvo - Edgar Allan poe



O Corvo foi a primeira obra de Edgar Allan Poe que me dispus a ler e mesmo não tendo me esgueirado muito pelos cantos de sua literatura posso afirmar sem erro que é e continuará sendo minha obra preferida do autor. Não me julgo grande entendedora de métrica, estrutura e quaisquer outras denominações que tenham a ver com poesia, contudo sou como qualquer ser humano suscetível ao sentimento e é nisto que essa resenha se baseia, sem grandes pretensões. 

Em O Corvo, Poe, nos apresenta em uma narrativa lírica, poética e cheia de significado em que um homem atormentado pelo luto recebe a visita de um corvo que lhe rouba toda a esperança. Todas as perguntas mais profundas de seu coração são respondidas pelo visitante alado com um definitivo "Nunca Mais", já depressivo e esgotado da vida o homem se fecha em si mesmo jogado a desesperança. O Corvo representa toda a dor do luto e o infortúnio de um futuro que ele já não consegue mais vislumbrar.

Se nos atássemos apenas ao teor sombrio da obra que é representado em uma narrativa lírica e poética já seria o suficiente para fazer deste breve poema algo intenso. Porém, há mais em Poe, e eu estou a pouco de descobrir que isso é algo costumeiro em sua obra, sempre há mais. Devo começar falando da capacidade do autor de tornar-se íntimo do leitor! Poe é capaz de fazer do leitor parte intrínseca de sua obra. Sentimos suas palavras como se fossem nossa, compreendemos a dor do seu personagem, o pesar pelo luto e principalmente assimilamos a desesperança em suas palavras. Poe nos atinge no âmago com esta obra. É como se estas palavras fossem o sangue que corre nas veias do leitor, algo essencial por aqueles breves minutos.

Devo confessar que poesia geralmente é algo que não me causa empatia, são poucos os autores que conseguem fazer com que eu me conecte com suas palavras. O extraordinário no caso de Poe é que ele não foi apenas capaz de me conectar as suas palavras, mas também ao seu personagem, a dor e o luto. Não tenho memória de algum dia ter compreendido e me conectado com personagens de forma tão completa. Sim, personagens no plural, visto que não só o narrador, mas o corvo e até mesmo Lenore se tornaram algo mais do que meros acasos no poema, tudo ganha vida nas palavras do autor, até mesmo o sombrio, que acaba sendo por si só um personagem.

Além de tudo isso, depois tanto blablabla apaixonado não posso deixar de comentar que cada vez que me proponho a ler esse poema o sinto de forma diferente, é sempre como se tivesse conhecendo algo novo, percebendo e absorvendo novas nuances do autor a cada releitura. Enfim, acredito que não há muito mais o que dizer, a não ser pedir para que leiam e tirem suas próprias conclusões, tenho absoluta certeza que será impossível não ter algo de bom para assimilar desta obra magnífica!

13 comentários:

  1. Olá Ju, tudo bem?

    Achei bem interessante o poema o corvo que você expôs, para te falar a verdade, tenho uma obra aqui da Tordesilhas Livros que adquiri algum tempo atrás, parece ser completa, pois é muito grande, mas até agora não li. Vou tentar ler o quanto antes. Escreva mais sobre Edgar Allan Poe!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sua opinião sobre O Corvo. Já tinha ouvido alguns comentários sobre esse poema e na maioria das vezes as pessoas diziam que a versão original era muito melhor, e eu acabei ficando um pouco desanimada de ler ele traduzido e não gostar. Fiquei feliz em saber que mesmo com a tradução O Corvo ainda é muito bom, e agora pretendo ler em breve e tirar minhas próprias conclusões. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei saber suas impressões sobre O corvo de Poe.
    Confesso que não li nada ainda do autor e essa negligência se deve a dois fatos: primeiro não sou muito fã de ler contos e segundo o gênero literário.
    Mas é bem interessante saber que a narrativa é lírica e já vi alguns comentários dizendo que a versão original é melhor.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também não sou muito fã de poemas e não consigo me conectar, exatamente com você. Apesar disso, tenho vontade de conhecer as obras de Poe e já tive um breve contato com O Corvo por conta de uma série pela qual sou apaixonada. Ainda não li, sinto que preciso de paciência e paz (?) hahahaha. Sério... Ler por ler não vai adiantar. Preciso me dispor a sentir tudo isso que você falou. Depois conto o que achei, beijos!!



    Participe do sorteio de O ERRO no Instagram: @ourbravenewblog
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa é uma das obras de Poe que mais quero conhecer. Acho que é a que mais vejo falarem, e sempre muito bem, assim como a sua excelente resenha. O fato de você ter conseguido se conectar aos personagens só reforça a preciosidade da obra.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.

    Tem um bom tempo que li O Corvo e sempre que faço uma releitura das obras que já conheço de Poe, traz uma sensação diferente. As vezes sinto como se estivesse na pele do personagem, por causa da escrita envolvente. Adorei sua opinião sobre o Corvo e quero reler esse poema novamente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Poemas em geral podem ser interpretados de várias formas, né? Acho que depende da pessoa e do momento. E não sei se sempre se aproximaria do que o autor quis passar.
    Eu não lembrava, ou não sabia?, que O corvo era em forma de poemas. Achei interessante, penso que deve ser uma leitura um pouco mais difícil exatamente por ter que interpretar e tal, mas deve ser ótima!
    Amei sua resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Ju, não sei porque mas sempre tive a impressão de que as histórias de Poe eram assustadoras, até você me dizer que na verdade eram sombrias. Inicialmente eu descartaria essa leitura por ser um poema, mas depois que você disse que é como eu, que dificilmente se conecta, não consegue sentir empatia mas nessa poesia se conectou não só com as palavras mas também com os personagens, fiquei bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!!!

    Sempre tive curiosidade sobre esse poema pelos inúmeros elogios que vejo.
    Vejo que você também se apaixonou pela obra e fico mais curiosa ainda para conferir!! :)

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Pelos seus comentários dá para ter uma ideia do porque essa é uma das obras mais famosas do Poe.
    Isso me deixa com a questão de por que eu ainda não li... conheço a história por resenhas, análises, filmes e adaptações, mas o poema em si eu ainda não li, o que me parece um super erro nesse momento.
    Acho interessante que a poesia tem essa coisa de cada leitura parecer ser uma nova leitura pois percebemos coisas diferentes. E isso só acontece quando o poema é bem escrito e acerta nos sentimentos - sejam eles quais forem. curti saber que isso acontece também no trabalho do Poe :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Eu já li, mas faz tanto tempo, que confesso que não lembro muito. Adoro quando os autores nos fazem parte de suas histórias, quando me sinto da mesma forma que o personagem acredito que o autor passou verdade.E o tema escolhido por ele realmente toca fundo, a perda de alguém que amamos. Por sua causa fiquei com vontade de reler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Jura, que é um poema, Ju? Nossa, sério, não sabia, pensei que fosse mesmo um conto e agora fiquei surpreendida, conheço a história de O Corvo, que é o clássico do autor, mas ainda não tive o prazer de ler e estou entusiasmada com a sua resenha, com certeza a leitura será muito significativa e prazerosa, preciso ler o quanto antes!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju. Tudo bem?
    Sabe que eu morro de vontade de ler O Corvo, mas ainda não li? Mas pretendo mudar isso logo ;) Já li outros trabalhos do autor e curti bastante. Nenhum favorito ainda, mas quem sabe eu não esteja esperando por esse? hahahha. Espero gostar dele tanto quanto você gostou =D
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)