quinta-feira, outubro 06, 2016

[De blogueiro para blogueiro] Escrevendo Resenhas

Não sou nenhum tipo de especialista no assunto, não sou formada em Letras e não estou aqui para falar como se fosse a voz da verdade, tão pouco posso julgar corretamente o que é uma resenha literária. Porém, sou leitora e tenho alguns anos de experiência como blogueira e principalmente acredito que é importante falar sobre o assunto. A questão é: não raro visito blogs, leio resenhas e me deparo com publicações que não atraem o leitor, que parecem vazias e sem conteúdo, devido a isso sinto-me inclinada a dar algumas sugestões.



Bom, essa postagem não é exatamente uma novidade, basta pesquisar um pouco na web que você provavelmente encontrará textos que exploram o mesmo assunto, mas acho que quando a dica é válida um novo ponto de vista nunca é demais. Então, sintam-se a vontade para dar suas próprias sugestões na postagem.
Vou dividir as dicas em três categorias, aquela que é mais pessoal e tem haver com alguns hábitos do blogueiro, depois tratarei especificamente da parte do conteúdo da resenha e por fim abordarei a crítica ao livro. Agora chega de falar demais e vamos as dicas!

Você...
Lê?

Sim, essa é uma pergunta séria! O essencial para ter um bom vocabulário é a leitura, além do hábito despertar diversas outras qualidades como: criatividade e a consciência crítica. Quanto mais leituras você tiver no "currículo" mais aberto e perceptivo aos pequenos erros, incoerências e lapsos do autor você vai estar. Se você é um leitor compulsivo já deve ter sentido a experiência na própria pele. 

Como:

Lembra aquele livro que você leu quando era bem mais novo e achou muito bom, até classificou no skoob com nota máxima ou favorito? Analise ele agora depois de anos sendo um leitor assíduo e me diga se não passou a reparar detalhes que antes não importavam. Esta é uma consequência do ato de ler, um leitor torna-se mais observador e crítico com o passar do tempo. Então leia, leia cada vez mais!

Dica dentro da dica:

Procure acompanhar resenhas de outros blogueiros e até mesmo críticos literários profissionais, se inspire. Este é um ponto essencial para moldar seu modo de se expressar, faça isso aos poucos, comece a estruturar sua resenha de um modo padrão e com o passar do tempo vá aperfeiçoando. Se inspire!

Gosta de escrever?

Sim, outra pergunta séria, talvez devesse ser "Sabe escrever?". De certa forma esse tópico está ligado ao anterior. É conhecimento explorado cientificamente e comprovado que quem lê escreve melhor. Então, além do primeiro seria bom que você gostasse do segundo. Não estou falando especificamente de ortografia e gramática, o ponto aqui é saber se expressar. Para uma boa resenha isso é essencial!

Exemplo:

Eu! Sim, eu mesma. Não sou hipócrita a ponto de dizer que sempre fui uma ótima resenhista, até hoje tenho críticas e receios sobre o que escrevo. Sempre preciso pedir para algum amigo ler e me dizer o que achou, mas com o tempo acabei melhorando, hoje olho para as primeiras resenhas que escrevi e sinto muita vergonha, mas foi escrevendo que aperfeiçoei o hábito. Se eu consegui todo mundo pode (rs).

O conteúdo
Faça anotações:

Esta é uma dica importante. Durante a leitura passamos por diversas fazes que no momento de escrever a resenha possam não estar tão frescas em nossa memória. Algo muito bom durante a leitura pode acabar ofuscando algum detalhe que não agradou e dificilmente recordaremos de detalhes do processo de leitura enquanto escrevemos a crítica. 

Não posso dizer que sempre utilizo esse recurso, muitas vezes não tenho papel a mão e me esqueço de registrar minhas impressões no histórico do skoob ou leio o livro tão rápido que nem tenho tempo para isso. Mas quando anoto consigo acessar alguns sentimentos e impressões o que torna muito mais fácil escrever a resenha e dar argumentos para os meus sentimentos.

Solte a franga:

Quero dizer...escreva! De liberdade as suas ideias, coloque-as no papel, mas lembre-se, é importante ser objetivo. Você tem todo direito de fazer comparações entre obras, falar sobre o autor e despejar seu amor pelo livro, mas nada de encher linguiça ou fazer conjecturas extensas. Quando o leitor procura uma opinião ele não quer detalhes demais, ele quer o que foi procurar, ou seja: sua opinião sobre o livro!

Revise:

Preciso falar mais alguma coisa? Acho que sim! Já me deparei com tantas, mas tantas postagem cheia de erros que me dá urticária de lembrar, e não estou falando de escrever o português correto, o que por si só já é horrivel (mas não sou ninguém para falar sobre isso), estou falando de erros bobos que estão ali apenas porque o autor do texto não se deu ao trabalho de revisar, erros de digitação. E falo por experiência própria eu mesma não tenho tempo de revisar as vezes e encontro um errinho ou outro, então essa dica vale para mim, gastar cinco minutos para ler o que escreveu e procurar erros não vai te matar.

A Critica:

Sinopse:

Essa é uma opção do blogueiro, obviamente que ele tem todo direito de decidir como vai expô-la. Alguns preferem publicar a sinopse oficial, outros criam o próprio texto. Eu particularmente já trabalhei dos dois jeitos e até mesmo já utilizei os dois juntos. 

O ponto aqui é como fazer isso se resolver escrever seu próprio resumo. O problema é que diversos blogueiros perdem a mão nesse momento e acabam escrevendo um resumo do livro bastante detalhado, e isso é muito cansativo, faz com que o leitor da sua resenha se disperse e para piorar alguns acreditam piamente que três parágrafos de resumo e um de opinião é suficiente.

PARA, PARA TUDO!

Você como farinha do mesmo saco sabe que um leitor normalmente gosta de ser surpreendido, de descobrir detalhes, existem alguns pontos na obra que podem não ser considerados spoilers, mas que o leitor ficaria muito satisfeito de descobrir sozinho. Então se contenha, passe o mínimo de informação possível, dê apenas o suficiente para que o leitor se situe na trama, o básico.

Analise:

Assim como seu resumo não deve ser muito extenso, sua opinião não deve ser absurdamente curta (já vi opiniões de uma única linha). Argumente! Se não gostou explique porquê, se gostou faça o mesmo, seja acima de tudo sincero com seus leitores. Mais uma vez preciso ressaltar que não precisa encher linguiça, você pode ser direto e objetivo, mas explique seus sentimentos. Dê ao leitor uma analise, mostre os porquês, faça-o compreender o que você sentiu. Simples!


Sobre Edição:

Diga o que achou! Revisão, tradução, diagramação são detalhes que podem passar despercebidos mas que se não forem bem trabalhados acaba atrapalhando o desenvolvimento da leitura. Sei que nós blogueiros não somos especialistas no assunto, mas alguns pontos são perceptíveis, quando se deparar com algo mal feito critique, não deixe passar. Eu sou prova de que as editoras prestam atenção nisso!
NÃO DÊ SPOILER! 

A não ser que te peçam. Sem mais!

8 comentários:

  1. Amei, faço resenhas para o blog As 1001 Nuccias e procuro estar sempre melhorando. Já fui ler resenhas sobre livros que queria adquirir e, simplesmente, nas resenhas continham até o final do livro. Acho que temos que ter muito cuidado ao fazer uma resenha, creio que o objetivo é instigar a vontade do leitor em ler o livro e um bom português é imprescindível.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, como você mesma disse, informação nunca é demais. Faço resenhas a 2 anos e ainda tenho muito o que aprender. Melhorei bastante ao longo do tempo, mas ainda assim me bate uma insegurança na hora de soltar a resenha. Tento deixar o post mais pessoal, porque a pessoa quer a minha opinião e não só saber o que o livro fala (isso ela pode encontrar em qualquer luar), mas às vezes a emoção passa dos limites, rs, e é algo que tenho que aprender a administrar. Raramente coloco sobre a edição do livro, vou tentar lembrar disso mais vezes. Gostei mesmo do post, vou tentar melhorar cada vez mais.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista e concorra por um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas. E nossa, outro dia mesmo estava olhando o skoob e vi uns livros que marcava como 5 estrelas que hoje em dia nem 3 daria. A gente vai ficando mais crítico mesmo.
    O que gosto em resenha é a opinião que o pessoal tem do livro. É pra isso que a gente lê, né. Não curto muito quando contam a história, enfiam um monte de spoiler no meio e coisa assim. Tem umas que dá até nervoso de ler ejá pulo um monte de coisa :S
    Adoro quando o pessoal começa a se empolgar e soltar a franga também, ainda mais quando é pra falar bem. Ou falar o que não gostou, também fica interessante porque aí dão um motivo e você pode analisar se aquilo é algo que também não gosta ou adora e coisa assim.

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei as dicas e mesmo eu que já estou a um bom tempo resenhando, para mim, algumas dicas serviram e acho que será muito util para quem está começando ou quem tem dificuldade em por em palavras aquilo que acha acerca do que escreve. Adorei a postagem.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!!

    Gostei das suas dicas. Concordo com você que muitas vezes a gente acaba visitando o blog e não achando um conteúdo bacana.
    Eu gosto de ser bem sincera sobre cada livro que li sem contar nenhum spoiler. ODEIO gente que faz resenha e conta spoiler!!!
    Li uma vez uma resenha de um livro que estava louca para ler e aí tava lá um imenso spoiler da história que super me brochou. Faz um ano e ainda não consegui pegar o livro por falta de vontade mesmo. Tipo, já sei o que vai acontecer! Muito chato isso.

    Acredito que algumas pessoas precisam sim fazer um curso de como escrever antes de começarem as atividades propriamente ditas.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ju, concordo em muitos pontos com você.
    Não precisa ser expert para fazer uma resenha.
    Basta você ler e pensar no que gosta de saber sobre um livro antes de comprar e obviamente nada de spoilers.
    Super bacana seu post.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Acho que todo o blogueiro deveria ler esse post sério mesmo! O que vemos de resenhas mal elaboradas ou mal feitas dá até dó, entendo que é algo que cada um tem seu estilo, mas há alguns detalhes que podem e devem ser melhorados. Me cansa as resenhas resumo, acho que deveriam ser excluídas da blogosfera, resumo eu vejo no Skoob, Amazon, não em resenha, na resenha quero a opinião da pessoa e outra, não é só dizer que gostou ou não, quero detalhes, não curtiu, por que? Qual a razão de ter gostado? As vezes pego para ler algumas resenhas dos livros que estou lendo e fico de cara, vendo que a pessoa gostou simplesmente por gostar e vice e versa, não ter argumento e isso é um saco, ver blogueiro literário fazendo isso é ainda pior!

    Enfim, as dicas são super úteis e como falei, todos deveriam ler e pesquisar ainda mais, para não fazer feio em seus blogs.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  8. Ou!!! Que postagem incrível :) Você disse tudo na mais pura verdade. Hoje vejo as minhas primeiras resenhas e comparo com as de hoje, eu morro de vergonha.Quando nos esforçamos tudo tende a melhorar. E não exite nada melhor que reconhecermos que precisamos sempre melhorar. Eu vejo isso em mim todos os dias. Anotei as suas dicas e muitas vou colocar em prática.
    Bjss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)