quinta-feira, agosto 04, 2016

[Opinando!!!] O que se deu com as Bibliotecas?

Por volta dos anos 90 eu conhecia uma guria que acabara de aprender a ler, todos os fins de semana durante muitos anos ela se sentava em frente ao bar que era propriedade de seu pai com uma garrafa de coca cola, um pão com mortadela e o que para ela na época era o mundo: uma pilha de gibis. É assim que essa história começa, ou ao menos é assim que eu me lembro. Há flashes de ocasiões anteriores em que alguém lhe contava histórias, algumas vezes ela se lembrava de apenas folhear várias páginas, mas a lembrança mais marcante é essa que vos contei.

No decorrer daqueles anos os gibis passaram a ser apenas uma pequena parte daquele mundo, foi quando em uma ato de misericórdia (sim, misericórdia) seu pai lhe apresentou um cartão de biblioteca. Não dá para dizer que ela ia até lá sozinha, nem que seu pai ou sua mãe tivessem muito tempo para isso, mas de alguma forma os livros começaram a chegar em suas mãos. Seu mundinho se expandiu até que um dia ela descobriu livrarias, Harry Potter e acabou definitivamente percebendo que aquilo era algo muito importante para si, até que já no século seguinte, mais precisamente em 2009 ela criou seu primeiro blog literário e está aqui hoje lhes contando essa história. Mas tudo isso não é exatamente o mais importante para nós no momento, a pergunta do opinando de hoje é: O que se deu com as bibliotecas?


Me lembro de que durante meu período escolar o lugar mais movimentado no quesito pesquisa, livros e trabalhos escolares era a biblioteca municipal. Sempre que os professores faziam uma exigência, fosse ela literária ou investigativa lá íamos nós, um grupo de desengonçados pré adolescentes se perder naquele lugar que para mim era mais do que um lugar para estudo. Me lembro que a bibliotecária não era lá muito simpática, na verdade hoje vejo que eu estava muito enganada (ela se tornou minha chefe) ela só presava pelo silêncio, queria manter aquele lugar o mais perfeito possível e um grupo barulhento de adolescentes é mesmo muito incomodo.

O que importa é que naquela época meu grupo de amigos não era o único ali, me lembro de sempre ver aquelas mesas de estudos cheias. Até que vieram os computadores. Acredito que por um tempo, logo no começo desse boom digital a movimentação persistiu, já que muitos não tinham acesso, porém com o tempo a biblioteca ganhou seu próprio laboratório de informática, contudo isso aconteceu na mesma época em que o acesso em casa se popularizava até que chegou o momento em que nem todos precisavam mais se deslocar até lá para trabalhos e pesquisas.

Mas e os livros, os apaixonados por história, o que aconteceu com eles? Bom, eu lhes digo! Eles continuam lá, mas em menor número, felizmente o mercado literário também cresceu, e apesar de não sermos o maior país leitor do mundo temos nossa cota de interessados e o movimento continua, ao mesmo tempo leitores tem maiores condições de comprar seus próprios livros, montar suas bibliotecas particulares e serem felizes.

Mas se querem saber minha opinião, se você tiver oportunidade de ir visitar uma biblioteca vá, lá com certeza você vai encontrar algo que não se vê mais nas prateleiras chiques de uma livraria, um livro que já há muito se esgotou nas lojas virtuais. Lá você vai sentir o cheiro de infância, reconhecer livros que você nem lembrava que um dia já leu, lá você vai se sentir nostálgico e assim como eu lembrar de como tudo começou!


11 comentários:

  1. Oi, Ju. Tudo bem?

    Adorei o texto, assim como você alcancei, ainda que por pouco tempo, as idas às bibliotecas para fazer os trabalhos e era uma experiência singular passar um tempo circulando entre as prateleiras. Felizmente sei que não perdi isso quando vou até a biblioteca da faculdade e sinto o mesmo que sentia quando ia fazer os trabalhos, uma sensação de fascínio pela infinidade de histórias ali guardadas <3

    Também aconselho todos a irem à biblioteca, mesmo que seja só pra ganhar horas e horas ao lado dos livros...

    Um beijo!
    Crônica sem Eira
    Participe do Sorteio de 2 anos do Blog Livros: Hoje, Ontem e Sempre

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ju, como vai?
    Realmente eu adorei o texto e sempre quando posso estou visitando a biblioteca da minha faculdade, é o lugar mais lindo e fantástico que eu pude conhecer até hoje, claro que aqui existem outras bibliotecas lindas e encantadoras <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu amei o seu texto e eu aqui na minha cidade visito a biblioteca municipal toda semana, pelo menos uma vez por semana, por causa da nostalgia e porque me sinto bem, me sinto eu mesma lá e acho que as pessoas deveriam ir mais lá, pois é um lugar maravilhoso com mundos e universos a serem explorados.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Ju, uma biblioteca é um lugar mágico, cheio de histórias, de magia, um lugar único! simplesmente sou uma rata de biblioteca
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Realmente, apesar de toda a tecnologia e crescente distribuição dos livros em livrarias e lojas digitais, as bibliotecas ainda resguardam uma essência sem igual. Infelizmente não tenho nenhuma perto de onde moro, então não tenho esse hábito, mas quem mora perto de alguma certamente é privilegiado.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  6. Hey, tudo bem?
    Adorei o texto e confesso que nunca fui muito de frequentar bibliotecas mas que as acho incríveis. Existem muitas bibliotecas de tirar o fôlego e que eu adoraria visitar. A tecnologia reduziu o número de frequentadores dela e ainda tem muitos que dizem que ela irá substituir os livros mas discordo. Ah, e agora eu frequento mais a biblioteca por conta da faculdade...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha Ju, vou pouco a bibliotecas hoje em dia, mas eventualmente não resisto e vou passear entre as prateleiras. Na minha pós escrevi a monografia só com livros emprestados da biblioteca, e achei uma delícia frequentar com regularidade. Pena que não tenho nenhuma perto de casa, ou iria mais, bibliotecas sempre fizeram parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!!
    Tudo bem??

    As bibliotecas ficaram esquecidas, né? Na minha época eu também vivia indo na biblioteca da escola (bem pequena e com poucas opções), mas que me apresentaram livros incríveis!! <3

    Acho que a facilidade do digital acabou ganhando o espaço das bibliotecas e dos antigos livros. Até porque é muito fácil (e totalmente legal) baixar alguns clássicos da literatura no computador, celular e etc.

    Espero que a gente reencontre uma forma de ocupar esse espaço tão legal que é uma biblioteca.

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu ia muito na biblioteca da escola e da faculdade, mas confesso que depois que me formei nunca mais entrei em uma. Sinto saudade de visitar uma biblioteca, realmente é bom ter aquela nostalgia da infância, de livros mais usadinhos e tal. Ultimamente nem livrarias tenho ido muito, acaba sendo tudo virtual, ou a leitura ou a compra mesmo, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Helloo, Ju! Tudo numa nice?!
    Eu acho que nunca fui a uma biblioteca quando era criança. Eu estudava em casa qualquer coisa que fosse necessário - buscava no meu acervo - e onde eu morava não tinha uma próxima. Tipo, eu mesma tenho dinossauros a minha estante que me fazem lembrar da minha infância. Mas agora que estudo na federal e lá obrigatoriamente tem uma biblioteca eu vou lá muito nos horários vagos para ler e passar o tempo. Mas não é silencioso em algumas alas devido ao outros universitários que não sabem o que significa silêncio. Só em algumas cabines ou na sala de acervos que dá para encontrar silêncio.
    mas enfim, um bom texto.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu adorei o seu post e super me identifiquei. Eu ia muito à biblioteca, principalmente para fazer trabalhos de escola. Na escola tínhamos uma aula para aprender a achar livros na estante. Hoje em dia, ninguém mais gosta de ir, ninguém dá o menor valor aos livros, em fim... nem doação as bibliotecas do meu bairro aceitam mais. As pessoas estão perdendo a chance de saber o que é ler toda a parte da prateleira do seu autor favorito, sentir a emoção da infância.... em fim... senti muita nostalgia ao imaginar tudo isso.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)