sexta-feira, agosto 12, 2016

Definindo: Romance Histórico, Literatura Épica e Romance Épico

Fonte da imagem: Vamos Falar sobre livros
Tenho notado já há algum tempo a confusão que alguns leitores tem em se tratando de livros épicos, históricos e romances de época. Por isso achei que seria interessante abordar o assunto por aqui e especificar cada um dos gêneros para que fique mais claro. Lembrando que não sou nenhuma especialista e a postagem se baseia no que eu acredito que seja o correto, o que na minha opinião é mesmo. 

Resolvi escrever esta postagem principalmente depois da última resenha e de alguns comentários que tenho lido classificando Ken Follet e até mesmo Javier Moro como escritores épicos, espero não ofender ninguém, é apenas uma postagem explicativa de acordo o meu conhecimento.

Romance: Romance é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla. Fonte

*Clique nas capas para ser direcionado às resenhas. 

Literatura Histórica / Romance Histórico:

   

Levando em consideração a definição acima, Romance Histórico para mim é o mesmo que Ficção Histórica, ou seja, narrativas que mesclam fatos históricos e diálogos fictícios. Aquele livro que retrata um episodio da história da humanidade e traz personagens verídicos para suas páginas, sejam eles protagonistas ou coadjuvantes. Há alguns autores que normalmente tendem por esse gênero, entre eles os mais conhecidos são Ken Follet, Bernard Corwell, Philippa Gregory e Javier Moro entre outros. Obviamente que cada um trabalha a história de uma forma, no caso de Cornwell as narrativas são mais ficcionais, ele utiliza momentos históricos em que ambienta sua história, assim como Ken Follet, já Javier Moro e Philippa Gregory se utilizam de ficção, mas se baseiam em pesquisas mais aprofundadas sobre os seus personagens, não que isto seja um padrão, essas são observações que fiz dos livros que li.

Literatura Épica:

  

Não creio que esse seja um termo acertado, já que um livro desde que não seja uma biografia, é por si só uma ficção. Porém resolvi utilizá-lo para especificar a categoria. A meu ver Ficção Épica remete a livros de fantasia e aventura em que geralmente ocorre fenômenos sobrenaturais e/ou mágicos, geralmente as narrativas se passam em cenários imaginários. Acredito que neste ponto você já deva ter pensado em autores como J. R. R Tolkien, G. R. R Martin, Patrick Rothfuss e afins, e com certeza não está enganados, são exatamente esses autores que me vem a mente também. A Literatura épica ou Fantasia épica é um gênero que cresceu expressivamente nos últimos anos e é facilmente identificável.

Romance de Época:

  

Não encontrei uma fonte na qual basear o comentário a seguir. Contudo, a meu ver Romance épico é aquele gênero que se passa por volta do período regencial, em que encontramos jovens heroínas impostas a uma sociedade machista e que na maioria das vezes tem uma forte inclinação a liberdade e vontade própria. A narrativa é envolta por romance e esse é o foco principal das história, geralmente as protagonistas são moças fortes e cheias de atitude que não buscam o amor mas acabam irremediavelmente se apaixonando. Dentre as autoras mais conhecidas temos Julia Quinn, Jane Austin, Patricia Cabot e a fabulosíssima Loretta Chase

É isso pessoal, espero que tenham gostado e que as definições tenham ficado bem esclarecidas. Lembrando que alguns livros apesar de trazerem elementos relacionados aos citados acima não necessariamente se encaixam nos gêneros. Até a próxima!

10 comentários:

  1. achei bacana você fazer essa contextualização pois realmente muita gente confunde!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Adorei o post! Mas essas confusões são bem comuns e não só com os de época/históricos, mas outros gêneros também.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju.
    Muito explicativo seu post. Eu mesma acho que nunca tinha visto essa classificação, romance épico, mas parando pra pensar só consigo imaginar todos os livros do Tolkien nessa definição, não consigo pensar em nenhum outro, sinceramente.
    Você poderia trazer mais posts assim, com definições de gêneros literários. :)

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!

    MEUDEEEUS eu sempre falei errado HAHAHAHAHAHAHA. Sempre achei que romence histórico e romance de época era a mesma coisa... :(

    Adorei a sua postagem! Muito esclarecedora, obrigada!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Adorei o seu post. É comum com a quantidade de subgêneros existentes na literatura nos confundirmos e o texto que você escreveu é bem esclarecedor. Romance histórico e de época são termos que me confundo com frequência, agora eu sei distinguir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!!!
    Tudo bem??

    Eu também divido as categorias como você, mas nem conto mais com isso porque já vi outras pessoas usando outra forma. É difícil definir "Romance de Época" e "Romance Histórico", né? Hahahaha

    Mas o que interessa é que os dois são ótimos!!! <3

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sobre a primeira categoria, realmente não curto livros com muitos fatos históricos, mas se for só ambientado em uma época e em sua maior parte ficcional, eu curto. Romances de época não costumo gostar porque teimam em colocar uma parte hot, agora literatura épica é uma das minhas preferidas. Gostei muito da postagem, é tanta gente chamando romance de época de romance histórico que já estava me achando maluca...rs...

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?
    Muito legal essa sua definição dos gêneros e é interessante a postagem, pois vejo muitas pessoas com dificuldades para diferenciar. Concordo com você sobre as escolhas. Meu preferido é romance de época, principalmente Jane Austen.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!

    Como mencionei no zap, a postagem foi muito útil para mim, pois sempre fico na dúvida entre os tipos de romance, principalmente entre os de época e histórico, agora fico mais fácil de distinguir ambos. Enfim, além de esclarecedora, a postagem ficou ótima, pode trazer mais temas assim, eu gosto bastante! ;)

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. Oi! Como romances históricos e de época são os meus favoritos, eu não tenho tanta dificuldade em diferenciar os dois. Mas é uma postagem útil para quem possui essa dificuldade. Beijos de luz, Ca.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)