terça-feira, julho 12, 2016

[Resenha] O Cisne e o Chacal - J. A. Redmerski

A resenha de hoje é sobre um livro do qual não se deve esperar o romance, tive várias oportunidades de suspirar e achar algo bonita, no entanto o que pesa em O Cisne e o Chacal é a história sombria e torturante que a autora nos impõe.
O Cisne e o Chacal
Na Companhia de Assassinos #3
Autora: J. A. Redmerski
Editora Suma de Letras
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob


Sinopse: Fredrik Gustavsson nunca considerou a possibilidade de se apaixonar certamente nenhuma mulher entenderia seu estilo de vida sombrio e sangrento. Até que encontra Seraphina, uma mulher tão perversa e sedenta de sangue quanto ele. Eles passam dois anos juntos, em uma relação obscura e cheia de luxúria. Então Seraphina desaparece. Seis anos depois, Fredrik ainda tenta descobrir onde está a mulher que virou seu mundo de cabeça para baixo. Quando está próximo de descobrir seu paradeiro, ele conhece Cassia, a única pessoa capaz de lhe dar a informação que tanto deseja. Mas Cassia está ferida após escapar de um incêndio, e não se lembra de nada. Fredrik não tem escolha a não ser manter a mulher por perto, porém, depois de um ano convivendo com seu jeito delicado e piedoso, ele se descobre em uma batalha interna entre o que sente por Seraphina e o que sente por Cassia. Porque ele sabe que, para manter o amor de uma, a outra deve morrer.
Na Companhia de Assassinos é uma série que me surpreendeu desde o início, a forma como a autora conta sua história sem se importar em colocar o romance como o foco principal é de fato uma inovação no gênero. Redmerski presa por contar uma boa história, seja ela feliz ou não e seus personagens trazem consigo uma carga intensa, dramática, mas acima de tudo cruel. O que chama mais atenção é que ninguém é tratado como sendo acima do bem e do mal nesta série e foi exatamente por isso que é um dos melhores New Adults (uma classificação minha, já que a autora deixa bem claro que este é um livro bem diferente) que já li.

O Cisne e o Chacal narra a história de Frederick, um homem marcado por uma infância cruel que em determinado momento da vida julgou ter encontrado sua versão sombria na forma de uma mulher tão sem piedade quanto ele. Porém, seis anos antes desta narrativa começar Seraphina, sua outra metade, sumiu sem deixar rastros e quando ele encontra uma jovem que é o completo oposto de sua ex-mulher, mas ainda assim a única que pode ajudá-lo a encontrá-la, Frederick Gustavsson não vai perder tempo de espremer até a última memória dessa mulher, mesmo que isso signifique torturá-la incansavelmente de várias maneiras.
"Eu nunca vou parar. Nunca posso parar.O passado me transformou em um monstro. Um monstro de coração obscuro e alma morta."
Tenho que confessar que achei o começo dessa narrativa um pouco sem graça, não que seja ruim, mas sendo Frederick quem é eu esperava por mais ação. No entanto, tudo que consegui extrair da história no início foi à personalidade doentia do protagonista. Porém, em um determinado momento a autora nos joga uma bomba no colo que eu fiquei sem ação, na verdade eu quase entrei em choque. Obviamente que não posso contar o que é e como acontece, mas tenho certeza que quem quer que se proponha a ler este livro vai ficar tão pasma quanto eu. Principalmente por que é isso que nos faz compreender muito do que Frederick faz, e é a partir deste momento que vamos descobrindo o que aconteceu tanto no passado do protagonista quanto a verdade sobre Seraphina. Só posso dizer que é de tirar o fôlego.

Se na história de Victor e Sarai, a autora conseguiu prender minha atenção, neste livro ela definitivamente me ganhou como fã. O Cisne e o Chacal é uma história sombria, com personagens perturbados e sofridos, que acima de tudo não se importam em estar fazendo o bem ou o mal desde que encontrem a verdade. Não espere por uma história de amor, por um final limpo e claro. Assim como a autora já disse este terceiro livro da série não é esse tipo de história, não pende para o romance e pode ter total certeza de que é muito mais que isso. 

O Cisne e o Chacal foi lançado no Brasil pela Suma de Letras, selo do grupo Companhia das Letras, a edição simples dá um toque a mais de seriedade a obra e o cuidado com revisão e diagramação é perceptível, o livro traduz que a história apresenta. No mais O Cisne e o Chacal é aquele tipo de narrativa para quem está cansado de histórias melosas e perfeitas, se você procura algo sombrio e, porque não, sádico este livro com toda certeza é para você. Lembrando que este é o terceiro livro de uma série, contudo não acho que faça muita diferença não ler os antetiores, a não ser por pequenos detalhes, mas acredito que o livro pode ser compreendido facilmente. Recomendadíssimo!
Melhores Quotes:

Uma criança não nasceu naquele dia. Uma criança morreu naquele dia. Sua inocência. O que ela poderia ter sido. Quem ela poderia ter sido. Seu nascimento foi o início de uma vida muito longa e cruel.Não, uma criança não nasceu naquele dia, e sim um assassino."

"Ele me encara, e não consigo decifrar seu olhar. Tantos conflitos. Tantos remorsos, raiva e emoções que nem sei se um dia quero descobrir quais são. Uma fera vive dentro desse homem, e eu já a vi, mas nunca mais quero encontrá-la. Não cara a cara, como outros encontraram. Sinto, na parte mais funda da minha alma, que ele controla essa fera pelo meu próprio bem. "

"Cassia é meu castigo. Eu sei que é. Por tantas coisas horríveis que fiz a tanta gente durante todos esses anos, sei desde o ano passado que ela deve ter sido enviada como meu castigo. E minha perdição. [...]A dor de estar perto dela,  sabendo que  não posso ceder aos meus sentimentos, é a pior que já senti."

9 comentários:

  1. Oi Ju!
    Amei sua resenha, já quero ler! Conheço a autora, mas nunca li nada dela,porem sei o quanto os livros dela agradam os leitores, sempre vejo comentários positivos no face. Dica anotada! Bjk
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju. Estou lendo um livro no estilo deste, com torturas, assassinos e todas essas coisas. Estava precisando fazer a leitura de um livro do tipo no momento, pena que não li sua resenha antes. Já li várias críticas positivas a respeito da autora e ela parece ser muito boa no que faz.
    Anotei a dica e pretendo futuramente lê-lo para conhecer a história!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu reconheço que estou empurrando com a barriga os livros da autora, estava doida quando lançaram o primeiro, mas me perdi entre tantos outros, preciso voltar a pegar. Parabéns pela resenha, me deixou puta curiosa e isso é bem raro de ser fazer, ficou ótima!
    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. Histórias sombrias e torturantes não são nada a minha cara... sádicas, piorou. Personagens com carga intensa e dramática normalmente me agradam, mas colocar o cruel no meio faz eu perder o interesse. Que bom que a autora te ganhou como fã depois desse livro, mas realmente não acho que seja leitura para mim.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá. Não tenho o hábito de ler livros com toques de suspense e terror, essas torturas sobre as quais você menciona costumam me provocar muita angústia durante a leitura do livro. Mas fico feliz que tenha gostado tanto da leitura e que tenha se tornado fã. Achei interessante o fato de o livro não ser classificado em nenhum gênero literário e por misturar romance em um caso tão sádico e sombrio, sem perder a originalidade.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.
    Só de ler a sinopse e sua resenha o livro me pareceu surpreendente. Não imaginaria uma história dessa. Com certeza se parece uma leitura intensa, daquela que mexe com a gente com essas pitadas sádicas. Mas apesar de ter despertado minha curiosidade, ainda não pretendo le-lo por enquanto rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!

    Achei muito interessante essa história! Confesso que não conhecia esse título da autora ainda, mas fiquei curiosa!

    Uma pena que o romance não é tão forte, mas às vezes uma leitura mais sangrenta assim faz parte, né? E é até necessária! Hahahaha

    Vou checar depois o livro!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!

    Pera, deixa eu ver se entendi direito... O tal do Fredrik é assassino e tortura a Cassia pra conseguir informações sobre a namorada que também é assassina? Sei não, acho que esse tipo de história num tem nada a ver comigo, apesar de eu ter gostado do fato de não focar no romance.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este livro é Intenso, Intenso, Intenso e Intenso. Não é um romanzinho previsível água com açúcar que sinceramente já deu!!! Amei a resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)